quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ASSÚ DE LUTO:

EDMILSON DA SILVA
A VOZ DO ‘MOMENTO’ CALOU 
 
Ivan Pinheiro
Falar sobre Edmilson é falar de Assú. Ele foi a voz do ‘Momento’ - programa de rádio de maior diversidade de informação, de credibilidade e de audiência da Rádio Princesa do Vale por mais de 30 anos.

Edmilson da Silva se constituiu numa figura ímpar na comunidade. Conhecido e aplaudido nos mais distantes rincões do Assu e região.

Foi, literalmente, o cara de todos os momentos: Esteve sempre presente nas páginas dos jornais escrevendo artigos, crônicas, relatos históricos; nas celebrações religiosas, cantando, rezando, e em determinados momentos até celebrando; nos eventos sociais, articulando, organizando, sendo cerimonialista; sempre alerta no movimento escoteiro convocando para missões sociais, unindo grupos e até participando dos acampamentos; Nas horas tristes de despedidas de pessoas amigas, confortando, rezando, cantando, chorando; em momentos críticos de emergências, calamidades, buscando amenizar o sofrimento dos desprovidos, doando, pedindo, fosse através do Lions Club do Assú ou outra instituição de caráter filantrópico; nas lutas por uma melhor qualidade de vida, defendendo com unhas e dentes os interesses do Assú e do Vale; nos grandes embates políticos, apoiando amigos e correligionários...

Todos sabem, sobretudo nós assuenses, que é impossível definir Edmilson num só vocábulo. Certamente surgirão centenas de palavras. Entre outras encontraremos: família, assuense, religioso, cristão, devoto, escotista, radialista, cronista, jornalista, cerimonialista, escritor, apresentador, articulista, pacato, economista... De todas que o identificavam talvez passasse despercebida ‘economista’, que era a sua formação acadêmica (FURRN – atual UERN). Também pudera, quem algum dia viu Edmilson da Silva economizar esforços para abraçar uma causa?

Edmilson nasceu em Assu no dia 16 de julho de 1944. Filho de Manoel Pedro da Silva e dona Maria Áurea da Silva. Faleceu na tarde de 12 de dezembro de 2017.

A ausência física ficará... ficará na falta da voz nas solenidades e pelos microfones da Princesa do Vale; das risadas; dos abraços... permanecerá também a saudade da amizade, eternizada nas lembranças de cada familiar e amigo e em muitos registros fotográficos.

A sua missão foi cumprida, amigo! Sede feliz ao lado d’Ele.