sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

PERSONALIDADE ASSUENSE:

PADRE ALFREDO SIMONETTI
Padre JOAQUIM ALFREDO SIMONETTI – PADRE ALFREDO - era filho de Joaquim Alfredo Simonetti e de dona Maria Augusta de Sá Leitão Simonetti. Nasceu na cidade do Assu no dia 24 de outubro de 1932.
Seu batismo foi em Assu no dia 13 de outubro de 1933, sendo oficiante o então Padre Júlio Alves Bezerra. Foi crismado no dia 23 de outubro de 1933, também em Assu, pelo Monsenhor Alfredo Pegado de Castro Cortez.
Estudou o ginásio de 1948 a 1952 no seminário Santa Terezinha, em Mossoró; filosofia de 1953 a 1955, no seminário arquidiocesano São José no Rio de Janeiro e teologia de 1956 a 1959 no mesmo local.
Recebeu a tonsura a 2 de dezembro de 1956, em Assu, sendo oficiante o então bispo da Diocese, Dom Eliseu Simões Mendes. Recebeu as primeiras ordens menores a 21 de junho de 1957, no Rio de Janeiro, em ato religioso oficiado pelo cardeal Dom Jaime de Barros Câmara e as últimas menores recebeu no dia 8 de junho de 1958 pelo cardeal arcebispo do Rio de Janeiro.
O surdiaconato aconteceu no dia 16 de novembro de 1958, também oficiado pelo cardeal Dom Jaime de Barros Câmara e o diaconato no dia 04 de janeiro de 1959, em Assu, em ato oficiado por Dom Eliseu Simões Mendes. O presbiterado aconteceu no dia 26 de julho de 1959, em Mossoró em ato presidido também pelo então bispo diocesano Dom Eliseu. Celebrou a sua primeira missa no dia 2 de julho de 1959, em Assu.  
Foi vigário coadjutor de Areia Branca/RN, de 1960 a 1961. Vigário coadjutor de Assu de 1962 a 1963; em 1964 foi para a Paróquia de São Manoel, em Mossoró. Foi assistente eclesiástico do movimento familiar cristão, em âmbito estadual de 1969 a 1970; assistente diocesano; colaborador da emissora da Diocese de Santa Luzia denominada de Rádio Rural de Mossoró, sob a direção do seu irmão, o também padre, Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti.
Lecionou português na Escola Normal e no Ginásio Comercial de Areia Branca. Em Mossoró foi Assistente Diocesano do Movimento Familiar Cristão, professor da Faculdade de Serviço Social, professor de latim no Seminário Santa Terezinha e professor de Psicologia no Colégio Normal.
Em Assu foi professor do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão. No período de 1979 a 1980 padre Alfredo assumiu como Vigário Cooperador da Paróquia de São João Batista e Capelão do Educandário Nossa Senhora das Vitórias. Escreveu peças de teatro, entre estas a que conta a história do Assu.

Faleceu aos 51 anos incompletos, por volta das 8 horas do domingo, dia 20 de março de 1983, no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, em Mossoró. Seu sepultamento ocorreu ás 9 horas da segunda-feira no cemitério de São João Batista, em Assu, após ato litúrgico de corpo presente, presidido pelo bispo diocesano Dom José Freire de Oliveira Neto.

Em Assú existem duas ruas que tem o nome do Padre Alfredo Simonetti como patrono, uma no bairro Frutilândia e outra no bairro Alto São Francisco. Existe ainda a Escola Municipal Padre Alfredo Simonetti, na comunidade rural de Mendobim I.

O advogado provisionado, João Marcolino de Vasconcelos (Dr. Lou), numa de suas “crônica que escrevi para você” levadas ao ar através da Rádio Princesa do Vale, em determinado trecho disse:

“... Nos dias atuais, de desamor ao próximo, de violências sem contas, o desaparecimento de determinadas pessoas, representa uma lacuna dificilmente preenchível no seio das famílias cristãs, no meio das comunidades.

No seu caso, esta lacuna assume dimensões tamanhas, que só o futuro será capaz de medir a sua dimensão. Você, que nasceu com a vocação nata do sacerdócio, encontrou na grandeza moral e cristã do seu lar, o encorajamento e o complemento das virtudes de que era possuidor.

Você herdou de sua generosa mãe aquelas virtudes intrínsecas das almas purificadas e boas, e do seu saudoso pai a vocação para as missões nobres e sublimes, sem temor aos sacrifícios, pois ser bom e servir era o seu lema constante. Você foi o autêntico ministro de Cristo aqui na terra. Poucos como você foram mais fiéis àquela nobilitante missão que o Mestre confiara aos seus discípulos – ide e pregai o Evangelho a todos os povos. Sim, você que abandonara os prazeres materiais da juventude para se tornar o servo e um escravo do Senhor, foi o mensageiro do amor e da bondade, aquela espécie de liame, que é o sacerdote, entre as coisas do céu e os homens de boa vontade aqui na terra.

Ante a gravidade do mal que sobre você se abatera, a certeza de sua morte, embora a todos consternando, era de há muito esperada, talvez até mesmo por você, que a recebera com conformismo e com a resignação daqueles que acreditam na promessa do encontro...
Diante deste fato consumado, que desde ontem cobre de negro o céu da nossa centenária cidade, pois a claridade que emana do sol, não traz a claridade aos nossos corações enlutados, lembro-me daquela passagem do livro sagrado, em que uma mãe, aflita, fora ao encontro do Divino Mestre e lhe pedira para que restituísse a vida do seu filho que morrera. Ouvindo-a, o Mestre dissera-lhe que voltasse à casa, pois seu filho estava apenas dormindo. Não morrera.

Como gostaria, padre Alfredo Simonetti, que você estivesse dormindo, para que, antes do reencontro prometido, pudesse ao acordar sentir o calor da estima de sua terra e de sua gente, e ouvir agora a CRÔNICA QUE ESCREVI PARA VOCÊ”. (LOU).
Fonte: Novo Vale – Ano I nº 22 de 26/03/1983.
Foto: http://jotamaria-simonetti.blogspot.com.br/

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CULTURA:

MAIS UMA CONQUISTA DO FOTÓGRAFO ASSUENSE JEAN LOPES
O fotógrafo assuense Jean Lopes acaba de conquistar mais um prêmio de fotografia. Seu trabalho ficou entre os três melhores no concurso Fotografe 20 anos. 
Promovido pela maior publicação especializada em fotografia do país, a revista Fotografe Melhor, o concurso foi disputado por cerca de 3 mil trabalhos enviados por 1631 participantes de todas as regiões do Brasil.
A foto premiada é parte da serie Pau-de-sebo, que o fotógrafo documentou por cerca de 6 anos durante os festejos juninos da cidade do Assu.
Com o terceiro lugar, o fotógrafo ganhou uma câmera Nikon D-5500 com lente 18-55mm.
Deste espaço parabenizamos esse grande profissional das lentes mágicas. O povo do Assu agradece. Valeu Jean!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

AÇÃO PARLAMENTAR:

O deputado estadual George Soares (PR) comemorou a informação passada pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh/RN), Mairton França, nesta segunda (09), de que a ordem de serviço para iniciar as obras de recuperação do Canal do Pataxó, entre as cidades de Ipanguaçu e Itajá, foi assinada com recursos oriundos de emenda parlamentar de sua autoria, no valor de R$ 400 mil.

O deputado George Soares agradeceu ao titular da Semarh/RN pelo empenho de sua pasta e do Governo do Estado em acelerar os processos administrativos para garantir essa obra de extrema importância para o Vale do Açu.

“Com essa reforma, teremos as garantias hídricas para a fluidez do Canal do Pataxó e para a adutora Sertão-Central-Cabugi que abastece várias cidades do nosso estado”, disse o parlamentar, através de nota distribuída por sua assessoria de comunicação na Assembleia Legislativa do RN, na capital do Estado.