quarta-feira, 11 de maio de 2016

HISTÓRIA DO ASSU:

SOBRADO DA FAMÍLIA BORGES FONSECA
- BREVE HISTÓRICO -
O Sobrado pertencente à família Borges Fonseca, situado na Rua Prefeito Manoel Montenegro, 353 – Centro – Assu, faz parte do acervo arquitetônico do Município - considerado o maior do interior do Rio Grande do Norte, tanto pela quantidade, quanto pelas belezas, trabalhadas com detalhamento na época colonial.

No passado, essa artéria recebeu o nome de 'Rua das Flores', abrigando cidadãos que atuavam em diferentes ramos de atividades: comerciantes, prefeitos, vereadores, deputados, afortunados agropecuaristas e industriais do extrativismo do algodão e da cera de carnaúba, advogados, juízes, além de tradicionais famílias do Assu. 

De acordo com as fontes consultadas o sobrado pertenceu tão somente a três proprietários, sendo eles: Êneas da Silva Caldas (ou simplesmente “Seu Nôzinho”), comerciante que na época era proprietário de padaria, fábrica de cigarros denominada de União, Hotel Central, além de ser mantenedor de uma Banda de Música. Animava as festas do Padroeiro São João Batista em Assu com fogos de artifício, de fabricação caseira própria. Pai de uma das maiores inteligências Norte-Rio-Grandense, o poeta Renato Caldas, nascido no aludido casarão.

A Renato Caldas - 'O Poeta das Melodias Selvagens' - o município deve muito pela sua verve e dedicação na arte poética, atingindo o ápice da glória, sendo inserido no rol dos grandes mestres da poesia Potiguar, levando e elevando o nome do Assu – “Terra dos Poetas” -, aos mais longínquos rincões do Brasil. 

O segundo proprietário foi o advogado, jornalista, professor, comerciante, criador, agricultor e poeta, João Celso Filho, homem que sempre se destacou no que fez. Pai de outra grande personalidade cultural do nosso Estado, o escritor, jornalista e também poeta Celso Dantas da Silveira, nascido no referido casarão

Com o falecimento de João Celso Filho, na década de quarenta, seus filhos resolveram deixar a cidade para residirem na capital, momento em que venderam o casarão, no ano de 1949, ao criador e agricultor do Vale do Assu, Senhor Abel Alberto da Fonseca, cujo patrimônio arquitetônico sua família tem buscado mantê-lo na sua originalidade, ao longo de mais de 60 anos, preservando-o de conformidade com a sua construção original.

O industrial Abel Alberto da Fonseca nasceu no dia 25 de março de 1887, no sítio Martins – zona rural do Assu. Casado, em segunda núpcias, com Iracema Borges da Fonseca. Apesar de nunca ter se candidatado a cargo político, exerceu uma enorme influência junto à população. Foi líder natural da velha Santa Luzia - Atual Carnaubais -, sendo considerado o seu fundador. No ano de 1951 mudou-se para a cidade do Assu vindo a residir no velho sobrado, permanecendo até o seu falecimento ocorrido no dia 17 de abril de 1959.

Abel Alberto da Fonseca foi um assuense além do seu tempo, pelas suas ações, valores e costumes. Uma paisagem humana do Assu... Personalidade merecedora de admiração e de ser lembrada pelas novas gerações. 

O casarão tem servido de estudos para historiadores, pesquisadores e estudantes de diversas escolas e universidades. Já ilustrou capas de livros e folders promocionais do município. Já foi desenhado e pintado por bons artistas, como é o caso do saudoso Newton Navarro.

O casarão possui cômodos largos, sótão extenso, muro que dá acesso à rua dos fundos, 11 de agosto. A fachada principal possui cobogós do período colonial, cornijas em argamassa, azulejos decorado com motivos florais, bandeirolas das janelas em vidro, balaustrada das janelas em ferro trabalhados artesanalmente, abertura para ventilação do porão, colunas em estilo romano, portões de ferro e uma escada em forma côncava com corrimão em cimento trabalhado sobre bonecas de concreto. O piso sobre o porão é de tabuas de madeiras com sustentação em linhas feitas de carnaúbas, igualmente o sótão (que necessita de recuperação). A cobertura sobre o antigo sótão também é de carnaúba, inclusive as pontaletes que dão sustentação ao teto.

O Sobrado da Família Borges Fonseca é, sem dúvidas,  uma das maravilhas arquitetônicas do município do Assu.

Fonte: Vera Borges - Atual proprietária; Assu - Gente Natureza e História - Celso da Silveira; Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.
Foto Colhida no www.panoramio.com

segunda-feira, 9 de maio de 2016

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Deputado George Soares prestigia a grande vaquejada da cidade de Itajá

Foto: Assessoria
Neste sábado (07) o deputado estadual George Soares (PR) prestigiou a grande e tradicional vaquejada de Itajá, Vale do Açu, ao lado de amigos e lideranças locais.
O pré-candidato a prefeito Alaor Neto, sua esposa Danyelle Lopes, os vereadores Neto de João Silva, Marcone e Geraldo também acompanharam o momento, ao lado do republicano.
"A vaquejada de Itajá, hoje, é uma das maiores do Vale do Açu e faz parte dos melhores circuitos da categoria no nosso estado. É um grande evento da nossa região”, afirmou o deputado George Soares.