quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

PESAR:

George Soares publica nota de pesar pelo falecimento de Alba Catunda Soares
Nessa quarta, 13, queremos registrar nosso pesar pelo falecimento da Pioneira do radioamadorismo no Assu, a senhora ALBA CATUNDA SOARES.

A assuense que viveu 91 anos era amante da radiocomunicação, foi a primeira mulher a operar rádio amador no município do Assu, fator que ajudou muitas famílias a se livrarem dos efeitos das enchentes do Rio Piranhas-açu.

Construiu com seus próprios recursos uma Capela nas Casas Populares do bairro Dom Eliseu e a entregou a comunidade.

Um exemplo de cidadã íntegra e dona de um grande coração que ajudava o próximo sem medidas. Sentiremos saudades. Que Deus a tenha. #Luto.

Deputado estadual George Soares.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

HISTÓRIA DO ASSÚ:

LOCAL ONDE, PROVAVELMENTE, FOI EDIFICADA A PRIMEIRA IGREJA DO ASSÚ
Mapa de Assú datado de 1852
Baseado no mapa (acima), publicado na dissertação do assuense Renato Medeiros sob o título: UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DE ASSÚ/RN, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, com requisito para obtenção do título de mestre em Arquitetura e Urbanismo, no ano de 2006, podemos reforçar a tese da assuense Sinhazinha Wanderley deixada em seus relatos (manuscritos) onde afirma que a primeira Igreja do Assú foi construída nas proximidades de onde hoje está edificado o março da chegada do século vinte  (centro da Praça São João). 

"... a nossa primeira igreja, era em forma de casa, chamada “Casa de Oração”. Era aí que se ouvia missa. Desta casa, encontravam-se pedaços de tijolos enterrados, cuja argamassa, afastava-se com o pé. Depois foi demolida, muito arruinada a “Casa de Oração”. O lugar ficou sendo chamado “Alto do Império”, porque foi ali dado o primeiro grito da independência do município".

Podemos observar, nesse mapa, que no quadro da atual Praça São João (antigo Alto do Império) existiam apenas duas edificações: a atual Matriz e a antiga Igreja construída de madeira e barro.

Vejamos o que disse o historiador Nestor Lima:

"A Freguesia do Assú, a mais antiga do interior do Estado, foi criada no ano de 1725 e compreendia toda a zona sertaneja. Foi canonicamente instituída em 1726, sendo seu primeiro vigário o Padre Manoel de Mesquita e Silva. O Templo, que serve de Matriz, é um dos mais belos e amplos do Bispado é seu Orago São João Batista, cujas festividades se encerram a 24 de junho de cada ano e é uma das gratas e fortes tradições do lugar e da sua população. Do primitivo templo de madeira e barro, só há notícia quanto ao seu estado de ruína e pobreza"

Em 1746 Frei Luiz de Santa Tereza se referia à Paróquia do Assú nestes termos: “A 30 léguas de Natal, e a 113 de Olinda, está a Paróquia de São João Batista, no lugar chamado Assú, cuja Igreja suficiente pelas suas dimensões, é construída de madeira e barro, tendo apenas um ornamento encarnado e branco, ressente-se absolutamente de obras de prata: não tem capela alguma filial, mas, carece de muitas, conforme a extensão de seu território de 40 léguas de comprimento por 20 de largura exige. (Relatório do Frei Luiz à Santa Sé).

Fontes:
> MEDEIROS, Renato - UM OLHAR SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-ARQUITETÔNICO DE ASSÚ/RN - 2006.
> Nestor Lima - Trabalho publicado em 1920;
> Mapa do Assú - extraído da dissertação de Renato Medeiros cuja fonte foi: TEIXEIRA, Rubenilson B. - De la ville de Dieu à la ville des hommes. La secularisation de l'espace urbain dans le Rio Grande do Norte - Brésil. Paris: EHESS, 2002, p. 357.
> Sinhazinha Wanderley - Manuscritos.