quarta-feira, 9 de março de 2016

COMEMORAÇÃO:

"COLÉGIO DAS FREIRAS" COMPLETA 89 ANOS
O Educandário Nossa Senhora das Vitórias - ENSV - comemora nesta quarta feira, 09 de março de 2016, 89 anos dedicados a um ensino de qualidade baseado nos valores cristãos, buscando sempre formar jovens para a vida, para que eles sejam referência no mercado de trabalho e na fraternidade.

As primeiras Filhas do Amor Divino chegaram ao Brasil, pelo Rio Grande do Sul, em 1920, onde exerceram seu apostolado por meio da atuação de Ir. Teresina Werner, que se sentia chamada à missão no Brasil.

Em 1925 a convite do Bispo de Natal, Dom José Pereira Alves, Irmã Teresina Werner decide pela fundação de uma comunidade religiosa das Filhas do Amor Divino no Rio Grande do Norte.


No dia 09 de março de 1927 foi inaugurado o Colégio Nossa Senhora das Vitórias. As obras de construção foram iniciadas em fins de 1922. Foi colocada uma placa luminosa em frente ao Colégio com a seguinte inscrição: “Pede-se um auxílio para o Colégio Nossa Senhora das Vitórias”.

A festa de inauguração rendeu 1.573$000 (hum conto e quinhentos e setenta e três mil réis) , cuja renda aumentou o empenho de todos. A Primeira turma foi formada por 32 meninas. No estabelecimento também funcionou o primeiro noviciado das Filhas do Amor Divino no Nordeste do Brasil.

No dia 19 de dezembro de 1938, foi oficializada pela Santa Sé, a Província Nossa Senhora das Neves com sede em Assu. Esse prédio serviu de residência da Madre Provincial, até o ano de 1950, quando a sede foi transferida para Natal, no Colégio N.S. das Neves, e, em 06 de abril de 1972, para Emaús - Parnamirim.

A Congregação das Filhas do Amor Divino que é uma instituição religiosa de abrangência internacional, presente em 18 países, onde as Irmãs atuam estabelecidas em comunidades circunscritas em 12 Províncias. Destas, duas estão no Brasil desde a década de vinte, do século passado.

Apresentamos nossos parabéns a diretora irmã Maricélia Almeida de Farias e a todos que fazem o ENSV, momento em que reconhecemos os relevantes serviços prestado ao Assu e a Região. Deste espaço fico torcendo para que as festividades rumo aos 90 anos, que estão sendo iniciadas hoje, sejam repletas de êxitos.
Fonte: Oliveira, Roberto Dias, - Meus Setenta Anos – Bodas de Diamante – Educandário Nossa Senhora das Vitórias - 1987. / Silveira, Celso Dantas da, - Assu - Gente, Natureza e História - 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário