sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

POESIA:


CABOCLA

Cabocla, é uma tentação:
Esse teu belo gingado,
Com tudo encaixado
É um antro de perdição.
É da fogueira um tição,
É ouro de bom quilate,
Um balaio de chocolate
E, dentro, uma serpente,
Faminta, picando a gente...
Mate, mas não maltrate!

Autor: Ivan Pinheiro - Assuense.
Foto ilustrativa: www.perola-negra.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES PEDE MELHORIAS NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE CARNAUBAIS
Na tarde dessa terça-feira, 01, o deputado estadual George Soares (PR) participou de reunião na CAERN, ao lado do presidente da companhia, Marcelo Toscano, e com comitiva de lideranças da cidade de Carnaubais, incluindo o prefeito Junior Benevides (PSB), vereadores e o deputado José Adécio (DEM).

No encontro, foi pedido pelos representantes populares o melhoramento do abastecimento da região oeste da cidade.

Foi solicitada, também, a construção de uma nova caixa d'Água para o município que, inclusive, se tornou requerimento apresentado na Assembleia do Estado pelo mandato do deputado George Soares essa semana, requerendo celeridade para a obra diante da seca na região.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

CRÔNICA

ROQUE
Só lhe sei o nome de batismo. Roque.*

Na hagiologia, São Roque é advogado das pestes e a ele Vieira dedicou quatro sermões. Neles, refere que, antes de atingir vinte anos, a Roque lhe faltaram os pais que lhe deixaram de herança o estado de Mompilher de que eram senhores. Roque, falo ainda do Santo, embora muito jovem, entregou os bens a um tio e partiu, pobre e peregrino para a Itália, para visitar os lugares santos. À época, em guerras Itália e França, Roque foi ferido pelos italianos e serviu aos enfermos nos hospitais; quando do retorno à sua terra, nem seu tio, nem algum de seus parentes o reconheceu e, então, desconhecido de todos, foi preso como espiã e, enquanto esteve na prisão, curava enfermos, e, narra Vieira em um sermão que “Saiu a imagem, que é a sombra de São Roque, pelas ruas de Constância, e sem se tirarem os enfermos às ruas, saravam nas casas, saravam nas enfermarias, saravam nos hospitais, enfim, em qualquer parte da cidade, por remota, por distante, por oculta que fosse, saravam todos.” (1659).

Lembrar o santo de que trazia o nome parece ser oportuno, porque Roque me ficou na lembrança, junto à história de sua doença. Roque era cego; mas, não de nascença. A respeito de seu mal, as pessoas da cidade contavam que ele fora picado de cobra e, depois de mezinhas e remédios outros, longos dias, viera a sobreviver à peçonha, com a perda da visão.

Andava por toda a cidade, sem levar consigo bastão, conhecendo cada canto e cada dificuldade pelo aguçamento dos demais sentidos. Alto, preto, elegante, estava sempre trajado com calça e camisa de mangas compridas, bem passadas. Atravessava a praça, caminhando com passo firme, os braços em ângulo reto, cotovelos juntos ao corpo e se dirigia para a Igreja Matriz. Ali, permanecia junto ao altar do Senhor Morto, assistindo à missa dominical. 

Tem imagens que se impregnam na retina. Por serem fortes, por serem repetidas, por suscitarem curiosidade. Roque constitui uma dessas figuras no calidoscópio da paisagem humana do Assu. Era habitual vê-lo passar pelas ruas, vê-lo na Igreja, ao lado da capela lateral. Mas, em torno as particularidades de sua pequena biografia permitiam que se formassem expectativas, estórias e, até mesmo, receios. O homem cego que conhecia os caminhos e as ruas de sua cidade, que, na escuridão das coisas optava por se vestir cotidianamente de branco, que vencera a luta contra o veneno da cobra. Saíra atingido, mas não vencido. 

Talvez por isso, em verdadeira premonição, tenha recebido na pia batismal o nome de Roque. Para lutar, se não contra a peste, contra a doença. Para receber, se não o alento de um cão piedoso a trazer-lhe pão da mesa de seu senhor, as moedas com que seus conterrâneos provinham às esmolas de sua subsistência. Para ser um vulto que passa na memória, humilde, simples, quase anônimo, como Roque retornando a Mompilher passou o resto da vida, necessitado e desconhecido.

Figuras, como essas, que recortam ao longo das ruas, que, sob o forte sol alongam sua sombra nas pedras da cidade, nelas se incrustam e se tornam atemporais, dentro do coletivo. Na cidade sertaneja, o embate do homem picado pela cobra guarda um sinal do cotidiano, da luta contra as dificuldades e as limitações impostas pela natureza. 

Do livro: Daqui eu vejo o Cata-vento – Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro – FASA GRÁFICA – Recife – Recife/PE.
*Roque Teodósio da Silva – salvo engano, era esse o nome bordado, em ponto de cruz, no bolso da camisa branca, alvíssima, de Roque. (grifo nosso).
- Foto: Blog do Fernando Caldas.

TRT/RN:

Na última sexta-feira (27), durante o 3º Seminário de Regional sobre Saúde e Segurança do Trabalho promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN), houve a divulgação e certificação dos jornalistas que participaram do 2ª Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro-RN.
Foram premiados profissionais que atuam no jornalismo impresso e na internet, além de um grupo de estudantes de Mossoró, ressalta informação da assessoria de imprensa do TRT.
Jalmir Oliveira, jornalista do Novo Jornal, foi premiado com a matéria "A construção da Morte" que foi publicada no dia 15 de outubro deste ano e trata do elevado número de óbitos de operários e de trabalhadores da construção civil.
Na categoria Internet, o premiado foi o jornalista Esdras Marchezan com a matéria ''Bravos: a vida dos cortadores de palha de carnaúba'' que trata do dia a dia dos trabalhadores que atuam na extração de palha e na produção de pó e cera de carnaúba no RN.
A matéria revelou que muitos deles não têm garantias trabalhistas e passam até 15 dias dentro dos carnaubais em condições insalubres.
Ainda da matéria ''Bravos: a vida dos cortadores de palha de carnaúba'' saiu vencedor na categoria Fotografia, o assuense Jean Souza Lopes.
Acompanhando o colega Esdras Marchezan, Jean Lopes registrou os trabalhadores nos carnaubais em momentos marcantes do dia a dia da atividade.
Na categoria Estudante, ganharam o prêmio os alunos de Jornalismo da UERN, Alexandre Fonseca, Jessica Mafra e Isaiana Santos.
Sob a orientação do professor e jornalista Esdras Marchezan, os estudantes produziram um Minidoc ''Barro: a vida moldada pelas mãos do homem'', que mostra a produção de cerâmica no Vale do Açu moldada por histórias de desvalorização e falta de condições de trabalho.
O 2º Prêmio de Jornalismo Trabalho Seguro-RN é uma iniciativa do Grupo Gestor do Programa Trabalho Seguro no estado que é composto pelos juízes do trabalho Simone Jalil e Alexandre Érico, com objetivo de incentivar a divulgação de notícias sobre saúde e segurança do trabalho, bem como para a conscientização de trabalhadores e empresas.
Postado por Pauta Aberta. Foto: Assessoria TRT/RN

CAMPANHA VITORIOSA:

 NOTA DE AGRADECIMENTO!

Queremos compartilhar com cada um de vocês, assim como fizeram conosco quando compartilharam do AMOR PELO PRÓXIMO, em prol da campanha de solidariedade "AJUDE AS CRIANÇAS COM CÂNCER 2015" através dos ANJOS DA SOLIDARIEDADE ASSU, esse AGRADECIMENTO vindo da Liga Infantil Contra o Câncer e do Hospital Infantil Varela Santiago.

Foram mais de 3.000 itens arrecadados entre leite em pó, massas para mingau, açúcar, cuscuz e fraldas descartáveis. Foram destinados 1.000 itens para a Liga Infantil, 1.500 para o Varela Santiago e 500 itens para o Centro de Hematologia de Mossoró (que serão entregues na próxima terça-feira), onde a Dra. Edvs Serafim (da Liga Infantil de Natal) já acompanha mais de 30 crianças em tratamento contra o câncer e doenças raras.

META SOLIDÁRIA ALCANÇADA COM SUCESSO!

Jamais esqueçam... "Quando VOCÊ for fazer algo, faça como se estivesse fazendo para Deus"

Na essência é amor. Na prática é solidariedade.

#JuntosSomosAindaMaisFortes #AnjosDaSolidariedadeAssu

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

GEORGE SOARES PARTICIPA DE CULTO COMEMORATIVO NA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ASSÚ
Na noite desse sábado (28) foi realizado o culto comemorativo pelos 53 anos do Círculo de Oração da Igreja Assembleia de Deus, em Assú.
O deputado estadual George Soares (PR) recebeu convite e participou do momento ao lado do líder da Igreja, Pastor Alfredo Luiz e demais membros.
O círculo de oração é um departamento que tem como objetivo orar e interceder pelos pastores, ministérios e todas as autoridades da nação para o bem estar da Igreja e da sociedade em geral. George Soares recebeu oração do Conjunto, além das bênçãos do Pastor Alfredo. "Emocionante. Senti fortemente a presença de Deus nesse lugar de oração." Revelou o deputado.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

domingo, 29 de novembro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

EMENDAS: GEORGE SOARES DESTINA R$ 1 MILHÃO PARA CONVIVÊNCIA COM A SECA E MELHORIA DA SAÚDE NO RN20151128_121113

Sensível ao instante dramático que o RN atravessa em razão do prolongamento da seca e a perspectiva de que o cenário se mantenha por todo o ano que vem, o deputado estadual George Soares (PR) comprometeu a importância de R$ 400 mil do volume de recursos que lhe cabe na indicação de emendas ao Orçamento Geral do Estado (OGE) 2016 para a restauração integral de um empreendimento de vital importância: o canal de perenização do Rio Pataxó.
Entrevistado neste sábado (28) no programa REGIStrando, na Rádio Princesa do vale, George Soares confirmou que se irmanou ao sentimento que uniu todos os 24 deputados estaduais para garantir aporte financeiro para ações de enfrentamento às consequências da estiagem.
O deputado lembrou que o canal do Pataxó não só é imprescindível para perenizar o Rio Pataxó e abastecer a Lagoa da Ponta Grande, em Ipanguaçu, suprindo a produção agrícola da região, como dele têm origem alguns dos sistemas de captação de adutoras que garantem o fluxo hídrico para dezenas de municípios do estado.
Também comprometido com o esforço para melhorar a prestação de serviços de saúde à população de todo o RN, o deputado declarou que, atendendo pleito do secretário estadual da pasta, Ricardo Lagreca, reservará outros R$ 600 mil para investimentos neste setor, com ênfase no fortalecimento da estrutura do Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos, principal unidade de referência do Vale do Açu, em Assú – onde a atuação de seu mandato já se fez presente com investimentos na climatização do espaço interior e aquisição de outros equipamentos.
Postado por Pauta Aberta.

LITERATURA:

ESCRITORA ASSUENSE LANÇA LIVRO 
Ocorreu, no sábado, 28 de novembro, nas dependências do Yolla Bistrô - situada a Avenida Campos Sales - Natal, o lançamento do livro 'DAQUI EU VEJO O CATA-VENTO', da desembargadora e escritora assuense Maria do Perpétuo Socorro Wandeley de Castro.
O evento contou com a presença de autoridades, imortais da Academia Norte-rio-grandense de Letras, entre esses, o presidente Diógenes da Cunha Lima e João Batista Machado (Machadinho), amigos da justiça, da colônia assuense em Natal e familiares. Foi um evento muito bem prestigiado respaldado na simplicidade que é peculiar da Dra. Perpétua. 
Compareci representando o deputado estadual George Soares.  Registrei minha passagem pelo lançamento ao lado da escritora Perpétua, do amigo Francisco das Chagas Pinheiro e sua esposa Valdite Germano.
O livro retrata lembranças que acompanham a vida da escritora e refletem o Assu e seus símbolos. A dedicatória da obra, além da família, foi exclusiva a todos os amigos assuenses, com registro especial às alunas do Colégio Nossa Senhora das Vitórias, em 1965, e às rebeldes queridas da autora. 
Oportunamente falarei um pouco sobre 'Daqui eu vejo o cata-vento".

COISAS DO NOSSO SERTÃO:

ESTRIBOS
ESTRIBOS - São acessórios de sela de cavalo, geralmente de metal, que descem das laterais da sela, um de cada lado do animal, destinados a receber os pés do cavaleiro para montar sobre o animal e para dar mais apoio durante a cavalgada. Ele fica preso à sela pelo loro  (correia de couro com fivela, para graduar o comprimento de acordo com o tamanho das pernas do cavaleiro). 
Existem vários modelos de estribo, mas o mais comum é em forma de arco. Eles podem ser feitos de ferro, aço, bronze, latão, cobre, alumínio, flandres, madeira e couro. 
Os estribos rústicos em forma de casco de cavalo, feitos de madeira, couro ou flandres, eram produzidos por artesãos (marceneiro, ferreiro e seleiro) das vilas e cidades sertanejas. O silhão (sela para mulher) só tinha um estribo, pois, antigamente, as amazonas não cavalgavam  escanchadas, elas sentavam de lado sobre a sela, daí só ter necessidade de apenas um estribo para montar no cavalo. 
O estribo para silhão era menor e de fino acabamento, com gravuras em baixo relevo, com motivos florais. Os estribos feitos de latão, no formato de sapato, eram muito usados no passado e hoje são raros e caros para se comprar. 
No passado, os  Coronéis do Sertão, e outras pessoas de posse, possuíam estribos e esporas de prata trabalhada, o que lhes davam mais status. Antigamente, a Cavalaria do Exército Brasileiro usava estribos e esporas artisticamente trabalhados.

ESPORAS
ESPORAS - são duas peças metálicas pontiagudas ou com rosetas giratórias  (discos dentados que giram), usadas nos calcanhares de cavaleiros e amazonas  para atiçar o cavalo (estimular para correr). Existem rosetas de vários tamanhos e com dentes grandes e pequenos, muito cortantes ou pouco cortantes. Quando os dentes da espora se fincam muito  no couro do animal podem provocar ferimentos. 
As esporas são geralmente feitas de aço, mas também podem ser fabricadas de ferro, latão, bronze, cobre ou de prata. Elas são colocadas na parte posterior da bota ou sapato do cavaleiro ou da amazona (calcanhar).
Dependendo do condicionamento do animal, elas podem ser úteis para fazer o cavalo ou burro se locomover, pois existem  animais que atendem ao estímulo das esporas e outros não. Para animais bravos, que ainda não foram domesticados (chucros), as esporas podem fazer eles empinar ou disparar na carreira, derrubando o montador. 
O Museu do Sertão da Fazenda Rancho Verde (Mossoró-RN) possui uma belíssima coleção de estribos e de esporas.

VISITAS AO MUSEU:
A próxima visita ao Museu do Sertão será no dia 12 de dezembro (sábado) do corrente ano, de 7:30 às12:30 horas. Cada visitante deverá entregar no Lar da Criança Pobre (Irmã Hellen), 1 Kg. de alimento não perecível e receber o recibo(ingresso).
Fonte: Benedito Vasconcelos - Proprietário do Museu do Sertão. 

AÇÃO PARLAMENTAR:

Projeto que visa isenção na taxa da Carteira de Habilitação é aprovado na AL-RN
Nesta quinta (26), foram aprovados dois projetos de lei de autoria do deputado estadual George Soares (PR) no plenário da Assembleia Legislativa do RN.

O primeiro trata da criação de um cadastro de compra, venda ou troca de cabo de cobre, alumínio, baterias e transformadores para reciclagem no Estado para que se evite o roubo desses dispositivos, crime comum no Estado que prejudica as linhas de transmissões e os cabeamentos.

O segundo projeto concede isenção de taxas relativas à Carteira Nacional de Habilitação no DETRAN-RN às pessoas desempregadas há 6 meses, maiores de 18 anos e menores de 25 que tenham concluído ensino fundamental na rede pública e a deficientes físicos. O projeto não isenta dos custos com auto-escola. 

“Agradecemos aos nossos colegas deputados que votaram a favor dessas ações que irão certamente beneficiar a população do nosso Estado.” Concluiu o deputado.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.