sábado, 21 de novembro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares participa de ato de entrega de climatização da UERN
Na noite dessa sexta-feira (20), o deputado estadual George Soares (PR) participou de visita e inauguração da instalação completa da climatização do Campus da Universidade Estadual do RN (UERN), em Assu.

O deputado George, através de uma emenda parlamentar, possibilitou climatizar 100% dessa unidade. Inclusive a guarita dos vigias e a biblioteca, o que melhorou significativamente os serviços prestados pela instituição de ensino.

George Soares foi recepcionado pela diretora do campus, Marlucia Barros, e pelo vice-reitor, Aldo gondin, além de professores e amigos. 

"Fiz meu curso superior em instituição pública e nossas salas não eram climatizadas, isso faz uma grande diferença no aprendizado e hoje estou feliz, pois o campus de Assu é um dos mais bem equipados do RN". Disse o parlamentar que ainda foi apresentado à várias outras demandas e ações a favor do campus da UERN.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

LITERATURA:

ASSUENSE FICA EM SEGUNDO LUGAR EM CONCURSO DE CORDEL, EM NATAL
A Associação Cultural Casa do Cordel, numa parceria com a Prefeitura Municipal do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes - FUNCARTE, promoveu o “1º Concurso de Cordel da Associação Cultural Casa do Cordel”, visando valorizar, divulgar e estimular a produção literária (de Cordel), no município de Natal e Região Metropolitana. 

O OBJETIVO foi de selecionar poesias inéditas, na forma de rima constituída em estrofes de quatro, seis, sete, oito ou dez versos, originárias de relatos orais e/ou ficcionais criadas e/ou produzidas para impressão em folhetos de cordel, objetivando contribuir para a valorização e difusão da cultura cordelista potiguar, bem como o reconhecimento de novos talentos do gênero.

O TEMA a ser tratado pelo Concurso se referiu aos "Encantos da Cidade do Natal". O enredo deveria exaltar as potencialidades da cidade, podendo destacar: os valores culturais, as belezas naturais, os locais históricos, bairros, ruas, monumentos, casarões, personalidades ou qualquer outro elemento desse contexto.

O resultado foi divulgado na quinta feira (19/11) na feira instalada na Praça da Árvore - Mirassol. O resultado foi o seguinte:

Categoria Geral:
1º Lugar: Vera Lúcia de L. Barreto - Ceará Mirim - RN;
2º Lugar: Ivan Pinheiro Bezerra - Assu-RN.

Ensino Médio: 
1º Lugar: Jâncy Wdson Coriolano de Aragão - IFRN São Gonçalo do Amarante-RN.

Ensino Fundamental:
1º Lugar: Hellen Regina de Sousa Neves - Escola Estadual José Fernandes Machado - Ponta Negra Natal-RN.

Vejam as 10 primeiras estrofes, de um total de 32, do Cordel de Ivan Pinheiro que, em breve, será lançado em forma de Cordel e, possivelmente, de livro para divulgar a história, cultura e pontos turísticos da cidade do Natal - capital Potiguar.

OS ENCANTOS DA CIDADE DO NATAL 

Natal – Noiva do Sol,
Amante das belas luas 
Que giram em caracol 
Iluminando suas ruas... 
Lá no além, as sereias, 
Vendo aquelas areias 
Sonham deitadas, nuas. 

Natal – Cidade Presépio, 
Recanto dos Reis Magos, 
Um postal do município, 
Praieira de bons afagos 
Do velho beco da lama 
Onde a boemia de fama 
Aprecia uns bons tragos. 

Dos encantos de Natal 
Eu vou mostrar pouco, 
Apenas o sentimental, 
Porque não sou louco, 
Pra contar sua história, 
Escavacando a memória, 
Imitando um Pato-rouco. 

Sabemos que tem o Forte 
Lugar de grande atrativo, 
Onde o rio tem sua morte... 
Construído pelo nativo 
- Edificação magnífica, 
Que até hoje dignifica, 
O seu molde criativo. 

Tem a Pedra do Rosário 
Um lugar de devoção... 
É um singelo santuário 
Da Mãe da Apresentação 
- Padroeira da Cidade, 
Que com sua santidade 
Nos dá a sua bênção. 

Suas praias são encantos 
Para todos os turistas: 
Sol diário, fortes ventos... 
As ondas, na dos Artistas, 
Faz daquela praia-mar 
Um recanto pra se amar 
Desde os seiscentistas. 

Na praia de Ponta Negra 
Tem o Morro do Careca 
Numa duna alvinegra, 
Ela é nossa boneca, 
Uma obra da natureza, 
Cheia de luz e beleza, 
Onde o mar enche e seca. 

A duna vai correndo 
Para abraçar o mar 
A água vai corroendo 
Lenta, sem reclamar, 
Para manter a beleza, 
Dádiva da natureza 
Que nos faz acalmar. 

Nesse torrão nordestino 
O mar abraça a caatinga 
E, como homem libertino, 
Come buchada com pinga, 
Dança forró pé-de-serra, 
E, depois de beijar a terra, 
Faz do cabaço moringa. 

Outro lugar apetitoso 
É a praia da Redinha 
Um lugar harmonioso 
Que tem até igrejinha, 
Tem ginga com tapioca 
De farinha de mandioca 
Comida topo de linha. (...) 

(São 32 estrofes que serão em breve publicadas em cordel).
Foto Ilustrativa: Assessoria de Comunicação - FENACEF/Prefeitura Municipal de Natal.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

A proposta para a ampliação da segurança nos caixas eletrônicos do Rio Grande do Norte recebeu, na tarde desta quarta-feira (18), sugestões para o aperfeiçoamento. Durante a audiência pública proposta pelo deputado George Soares (PR), autor do projeto, representantes de setores da segurança pública elogiaram o projeto de lei e contribuirão para a matéria, que vai tramitar no Poder Legislativo.

Reunindo representantes de vigilantes de empresas de segurança privada, membros da Polícia Federal, da Secretaria de Segurança do Estado, Ministério Público e outras entidades representativas de classe, a audiência discutiu possibilidades para o aperfeiçoamento do projeto de George Soares, que visa determinar a permanência de segurança armada por 24 horas nos caixas eletrônicos em todo o Rio Grande do Norte. Para os presentes, é preciso mais estrutura para o trabalho dos profissionais.

A falta de cumprimento da lei municipal que trata do assunto foi um dos pontos criticados. Apesar de diversas denúncias ao Ministério Público sobre o caso, ainda não houve uma atitude capaz de garantir a presença dos vigilantes nas agências no período da noite. Além disso, a falta de obrigatoriedade de portas giratórias também foi um fator sugerido para ser acrescentado ao projeto.

“Lógico que a presença de vigilantes não vai evitar todos os crimes, mas vai inibir que boa parte deles ocorram. Mas é preciso que seja obrigatória a presença de portas giratórias. Para um vigilante, qualquer pessoa que entra em uma agência é um cidadão. Bandido não tem mais cara de bandido”, explicou o representante da Polícia Federal na audiência, Edvan Pedro de Melo.

No entendimento do deputado George Soares, a presença de câmeras de segurança não têm contribuído de maneira significativa para inibir crimes, apesar de ainda serem importantes para desvendar os assaltos. Para o parlamentar, “não há segurança sem a vigilância humana” e todas as sugestões apresentadas serão analisadas para que possam ser contempladas no projeto de lei.

“As sugestões serão acatadas e haverá, ainda, de se implementar outras mudanças com emendas que serão apresentadas pelos colegas deputados. Vamos apresentar um projeto amplo e que veja a valorização do setor de segurança pública, mas também os agentes representados aqui de vigilância privada”, garantiu George Soares.
ALRN

ORIGEM DA EXPRESSÃO:

PRESENTE DE GREGO
Presente de Grego - presente ou oferta que traz prejuízo ou aborrecimentos a quem a recebe.
Origem: Após 10 anos de sítio, sem derrotar as defesas das muralhas de Troia, os gregos, num estratagema concebido por Odisseu, simularem terem desistido da guerra e embarcaram em seus navios, deixando na praia um enorme cavalo de madeira, que os troianos levaram para o interior de sua cidade, como símbolo de sua vitória. À noite, quando todos dormiam, os soldados gregos escondidos dentro do cavalo saíram e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar em Troia, conquistar a cidade, destruí-la e incendiá-la.
Fonte: Wikipedia / ilustração: tompirola.jusbrasil.com.br

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

AUDIÊNCIA PÚBLICA IRÁ DISCUTIR INSEGURANÇA EM CAIXAS ELETRÔNICOS
Só em 2015 foram registrados no Rio Grande do Norte mais de 20 arrombamentos a caixas eletrônicos instalados em diversos municípios do Estado. Um grave problema na segurança pública, atualmente. Preocupado com essa situação, o deputado estadual George Soares (PR) propôs audiência pública para debater projeto de lei de sua autoria que determina a disposição de vigilância armada 24 horas em todos os dispositivos bancários instalados no RN.

A audiência será realizada na Assembleia Legislativa nesta quarta (18), às 14h30, e contará com representantes da Polícia Federal, Ministério Público, Sindicato dos Vigilantes, Sindicato das Empresas de Segurança Privada do RN e representantes dos bancos que disponibilizam caixas eletrônicos.

“Esse debate é extremamente necessário, pois a situação de insegurança nesses terminais de saque está tirando a paz da nossa sociedade. Como representante do legislativo potiguar tomei essa iniciativa, a fim de coibir essas ações criminosas em caixas do nosso Estado.” Justificou o deputado George.
-
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares