sexta-feira, 6 de novembro de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

Deputados do RN conhecem parlamento Alemão
A comitiva de deputados do RN formada pelos parlamentares George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB) e Galeno Torquato (PSD) que estão em Missão pela Assembleia Legislativa do RN, conheceram o parlamento do Estado Baden-Wurtemberg em Stuttgart, na Alemanha.

Na oportunidade, foram apresentados o modelo parlamentar local e discutidas políticas de cooperação entre os parlamentos e troca de experiências de Políticas de desenvolvimento regional e econômico.

Os deputados puderam conhecer o modelo estrutural do parlamento alemão. Para o deputado George Soares essa interação possibilita um intercâmbio entre Brasil e Alemanha e fortalece o poder legislativo potiguar na troca e na busca por novas experiências.


--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

A MPB & O RN:

 PROJETO RN CRIATIVO PROMOVE PALESTRA COM O PRODUTOR ZÉ DIAS NA CASA DE CULTURA DE ASSÚ
 
O projeto RN Criativo e a Fundação José Augusto (FJA) entraram em parceira com o produtor musical, Zé Dias e promovem a palestra “A MPB e o RN”, no dia 07 de novembro, sábado próximo, a partir das 19h, na Casa de Cultura Popular Sobrado da Baronesa, em Assú.
A atividade é voltada para músicos e artistas interessados em música e projetos culturais, destaca informação prestada pela assessoria de imprensa da FJA, na capital do estado.
Para participar basta comparecer à Casa de Cultura, localizada na Praça São João, centro de Assú. Zé Dias é produtor musical com larga experiência, produziu cantores locais e coordenou produções importantes para a cena musical do RN.

UERN:

Campus Avançado do Assú vai dispor de dois imóveis para Residência Universitária

Diretora Marlúcia Cabral
Até o mês de dezembro estará sendo publicado pela Universidade do Estado do RN (UERN) o Edital de Convocação referente ao processo seletivo dos universitários lotados no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú, objetivando recrutar os primeiros beneficiários do programa de Residência Universitária do mencionado Campus.
Segundo informação da diretora geral da unidade acadêmica, professora Marlúcia Cabral, já estão em curso as negociações visando o aluguel de dois imóveis na cidade com este fim, sendo um para atender o segmento masculino e o outro para absorver a demanda feminina.
A dirigente da UERN local registrou que, atualmente, estudantes de um total de 22 municípios, do RN e também do vizinho estado do CE, constituem o corpo discente do Campus do Assú.
Ela declarou ainda que, com o objetivo de estruturar as residências universitárias do município, está sendo feita uma mobilização junto à coletividade em geral no sentido de conseguir a mobília e outros apetrechos que serão necessários nos referidos imóveis.
Postado por Pauta Aberta

LITERATURA:

POETA ASSUENSE TEM RECONHECIMENTO NACIONAL
O Escritor e Poeta assuense, Tállison Ferreira da Silva, foi homenageado, no último dia 03 de novembro de 2015, pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE), do Rio de Janeiro/RJ, na condição de Autor em Destaque.

Os Poemas selecionados e publicados nas Antologias da CBJE, Seletivas de setembro, foram: Ribeira, Escritor, escreve! E o Conto Dona Clotilde.

Acadêmico do Curso de Filosofia, pela Faculdade Dom Heitor Sales, Tállison é, também, Educador do Instituto Maria Auxiliadora de Natal/RN.
Fonte: http://www.auxiliadoradenatal.com.br/
Foto: Neto Costa

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

CERIMÔNIA:

Governador empossa novo diretor-geral da Fundação José Augusto

Foto: Demis Roussos/Assecom RN
O novo diretor-geral da Fundação José Augusto (FJA) foi empossado nesta quarta-feira (04) pelo governador Robinson Faria (PSD).
Joaquim Crispiniano Neto assume o cargo com a missão de executar a política cultural do Estado, salienta informação produzida pela assessoria de comunicação do governo potiguar.
Após assinar o ato de posse, Crispiniano Neto disse que vai fortalecer o Plano Estadual de Cultura que contempla, entre outros, os projetos das Casas de Cultura e Seis e Meia e o apoio às Câmaras setoriais como as do teatro e da música.
Compareceram ao ato de posse a secretária estadual de Comunicação Juliska Azevedo; o secretário estadual de Assuntos Fundiários e apoio à Reforma Agrária (SEARA) Raimundo Costa; a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Tereza Freire; o secretário estadual de Esportes e Lazer, George Câmara; e, o subsecretário estadual de Educação e Cultura (SEEC), Domingos Sávio.
Também compareceram o deputado estadual Fernando Mineiro (PT); o vereador em Natal, Hugo Manso (PT); o vereador em São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT); e, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do RN (FETARN), Manoel Cândido da Costa.
Postado por Pauta Aberta.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SONETO:

O CORDEIRINHO

Na torre da Matriz, o cordeirinho
De São João, o Grande Precursor
De Cristo, o Pai Celestial, o pobrezinho
Jesus, do mundo inteiro o Redentor.

Volve o olhar repleto de carinho,
Fita o mundo, este orbe criador.
Tão humilde, pequeno, inocentinho,
Distende sobre nós, o seu dulçor.

Olha o sul, o oeste, o leste, o norte.
Pelo avião um dia "flagelado"
Sofreu resignado um rude corte.

Porém temos na torre outro cordeiro
De São João, por nós tão venerado,
O nosso santo e excelso Padroeiro.

Autora: Maria Carolina Caldas Wanderley
Popular: Sinhazinha Wanderley - Assuense. * 30/01/1876 + 20/09/1954.
Livro: Paisagens da Minha Terra.
Foto: Colorindo a Fé - Luiz Neto - Assu/RN - www.flickr.com

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares visita a Universidade Lusófona em Lisboa/Portugal
Na manhã desta segunda-feira, a Comitiva da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, composta pelos Deputados George Soares (PR), Galeno Torquato (PSD) e Gustavo Fernandes (PMDB), visitou a Universidade Lusófona em Lisboa-Portugal, à convite da Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social (AIPDES) com sede nessa mesma cidade.

A Comitiva teve encontro com o Professor Manuel Damásio, Presidente da Cooperativa Mantenedora da Universidade Lusófona, e o Senhor Flávio José Serrano Roque, Deputado Municipal na Cidade de Alandra/Portugal, Diretor Jurídico da Universidade Lusófona e também Professor da instituição, entre outras autoridades educacionais.

Na reunião, foi proposta pelo o Senhor Fernando Martinho, Diretor da AIPDES e Diretor da União das Cooperativas do Norte de Portugal (Uninorte), da qual fazem partes cooperativas de geração e distribuição de energias renováveis dessa região, a criação de uma frente parlamentar de energias renováveis em Portugal similar a que foi criada no RN, foi explicado que Portugal já possui uma frente parlamentar das cooperativas e, além disso, lançou a proposta de construção de um intercâmbio legislativo e educacional entre a Assembleia e o país europeu.

O Deputado George Soares, Presidente da Frente das Energias Renováveis para o Desenvolvimento Sustentável do RN, concordou com as propostas lançadas e propôs ainda que essa Universidade Lusófona levasse seus cursos de energias renováveis para o Estado do RN, através do Instituto Legislativo Potiguar.

Segundo os Deputados, o foco maior deve ser, portanto, aproveitar a experiência desse país europeu para a construção de uma legislação e de outras iniciativas no campo das energias renováveis no RN que sejam modernas e promotoras do desenvolvimento sustentável do Estado.

--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

NATAL:

A literatura volta a pulsar no coração da Ribeira. De 4 a 7 de novembro, o importante bairro histórico estará em festa com a realização do maior evento literário da capital, o FLIN – Festival Literário de Natal. Escritores, pensadores, poetas, educadores, estudantes e público, ávidos por livros e ideias, poderão curtir a literatura em múltiplas frequências — falada, escrita, interpretada e cantada, em prosa, verso, cordel; em quadrinhos e na web. Todos os dias, das 8h30 da manhã até 0h, os espaços estarão preenchidos com atividades variadas e gratuitas. Debates de alto nível com autores de alcance internacional, encontros onde a literatura potiguar estará presente em várias frentes, espaços do professor, atividades para crianças, palestras, oficinas, recitais, lançamentos de livros e apresentações musicais, numa grande celebração em torno da literatura.

O FLIN contará com a Tenda Principal, espaço climatizado com capacidade para receber 700 pessoas; a tenda Moacy Cirne, também climatizada, com plateia para 100 pessoas sentadas. O museu Djalma Maranhão, com atividades contínuas no auditório Cornélio Campina e salão de exposições Xico Santeiro. E ainda a área externa, com presença dos estandes das principais editoras de livros da cidade, entre elas o Sebo Vermelho e a Jovens Escribas; Cooperativa Cultural da UFRN e Livraria Nobel. Na área de convivência, food trucks, espaço lúdico, biblioteca móvel da Bibliosesc.

Entre as atividades paralelas aos debates noturnos estão o Espaço do Professor Leitor (IDE), Ação SESC de Incentivo à Leitura, Ação Jovens Escribas da literatura potiguar, encontro entre a Academia Brasileira de Letras e a ANRL e Festival de Violeiros do FLIN. Também vai estar integrado ao evento, o espaço Nalva Melo Café Salão, que será ocupado nas três noites com ações da Caravela Selo Cultural.

Este ano, quase 100 autores estarão debatendo nas mesas literárias. Na quinta-feira, a historiadora Mary del Priore, o escritor Alex Nascimento participa pela primeira vez do evento, com Mário Ivo Cavalcanti e Woden Madruga, falando sobre seu novo romance; os poetas Antônio Cícero e Eucanaã Ferraz fazem um baita recital multimídia, na Tenda principal. Também estão no primeiro dia Clarice Freire, Cassiano Arruda Câmara, Marcelo Tavares (Paneloviski), Candice Bezerra, Thiago Gonzaga, Tarcísio Gurgel, Abimael Silva, Antônio Francisco, Hailton Mangabeira, José Acaci, Caroline Cantídio e José Correia Torres Neto. A primeira noite encerra em grande estilo com o concerto da Banda Sinfônica recebendo a ilustre cantora Cida Moreira.

Na sexta-feira, o dia começa com as histórias infantis contadas por Paula Medeiros. Segue com o projeto Elefante Literário e o debate com a escritora carioca Patrícia Barboza, autora de séries de sucesso infanto-juvenis. Os poetas Pedro Balduíno e Regina Azevedo estarão em uma roda de conversa na Tenda principal. Mais debates seguem pela tarde com Aureliano Medeiros e César Ferrario; Roberto Furtado, Wellington Germano e Antenor Laurentino chegam para falar sobre o legado de educação e cultura de Djalma Maranhão. À noite, o foco será para a mesa literária “Gilberto Bem Perto”, com o cantor e compositor Gilberto Gil, a jornalista e biógrafa Regina Zappa e o produtor e poeta Dácio Galvão. Na sequência, um encontro com os grandes historiadores e biógrafos Daniel Aarão e Eduardo Jardim, mediados por Vicente Serejo. A noite será coroada com o show de Gilberto Gil, na praça Augusto Severo.

O sábado será de muitas atividades para professores e jovens. Logo cedo, às 9h, tem o encontro entre a professora, pesquisadora e cátedra em leitura, Eliana Yunes ao lado da educadora Marly Amarilha, dentro do Ação Sesc de Formação para professores. O poeta Eucanãa Ferraz retorna ao palco, desta vez para falar sobre literatura infantil. Depois tem o Concerto Didático com o “Grupo Vocal Acorde”, mais contação de histórias com o Grupo de Teatro Cantos e Encantos, À tarde, a música toma conta com o show “Pipoca Doce” com as cantoras Khrystal, Camila Masiso e Alessandra Macedo (Ação Sesc).

O escritor Tino Freitas é o convidado da tarde com o tema “Palavra também é brinquedo”, a convite do IDE – Instituto de Educação. Milena Azevedo e o desenhista WanderLi estreiam na tenda Moacy Cirne para falar sobre concepção da revista em quadrinhos sobre Djalma Maranhão. O poeta e jornalista Marcelo Panela (Paneloviski) retorna ao papo com Gonzaga Neto e Fábio Farias. Depois, Dinarte Assunção (escritor) e Regina Azevedo. A primeira mesa da noite será uma celebração às Academias Brasileira de Letras e Norte-rio-grandense, com presença de grandes nomes das letras, Antonio Carlos Secchin, Murilo Melo Filho, Diógenes da Cunha Lima, Vicente Serejo, Paulo de Tarso Correia de Melo e Woden Madruga.

Pelo primeira vez no FLIN, veremos o escritor Reinaldo Moraes, que vai debater literatura, erotismo e algo mais, ao lado da jovem escritora Juliana Frank e do jornalista Mário Ivo Cavalcanti. A noite termina mais emocionante na tenda principal, com Marina Colasanti, Affonso Romano de Sant’Anna e Tácito Costa falando sobre Clarice Lispector. Em “Com Clarice”, eles esboçam um retrato sensível da amiga, por meio de ensaios e crônicas, alguns inéditos, eles falam da escritora e de sua obra ou tomam palavras dela para expressar outros sentimentos e ideias guardados desde o começo dos anos 1960. O Festival Literário de Natal termina com o concerto da Sesi Big Band recebe e a cantora Khrystal. 
Postado por ana valquiria

REMINISCÊNCIAS:

 
MADRE CRISTINA WLASTNICK

Poucas vezes temos assistido uma manifestação de apreço, tão espontânea, tão sincera, quanto esta que, as alunas do Educandário N. S. das Vitórias, prestaram à Madre Cristina Wlastnick, ex-diretora deste estabelecimento, no dia de sua partida para Caicó, em obediência às determinações da Madre Geral da Congregação das Filhas do Amor Divino.

Impossível, nos estreitos limites de uma notícia de jornal, dizer o que foi esta demonstração de estima e de gratidão à abnegada religiosa, que por mais de 20 anos, dirigiu este modelar estabelecimento de educação e ensino, com inexcedível dedicação e paternal carinho.

Realmente, Madre Cristina Wlastnick, é preciso que se repita sempre, foi dentro do “Educandário N. S. das Vitórias, uma mãe carinhosa que as centenas dirigiu as suas alunas, merecendo a confiança especial das famílias assuenses e os aplausos de toda população.

Amável, dedicada, tendo sempre um riso acolhedor e carinhoso para todos, Madre Cristina Wlastnick, deixa em nossa terra, fundas saudades – fruto do seu esforço e de sua dedicação, em cooperar conosco, para o desenvolvimento intelectual e moral da mocidade assuense.

Por ocasião da solene despedida, falou em nome do povo assuense, o jornalista Francisco Amorim e em nome das alunas do “Educandário Nossa Senhora das Vitórias”, a senhorita Terezinha Leitão, cujas palavras foram proferidas, entrecortadas de soluços.

Para fielmente descrever a emoção do momento, teríamos de alongar esta nota, feita já a última hora.

Limitando-nos a este ligeiro registro, na primeira página de “ATUALIDADE”, como justa homenagem ao autêntico valor de Madre Cristina Wlastnick, ex-diretora do “Educandário Nossa Senhora das Vitórias”, que, com amor, desprendimento e abnegação, somente próprios nos espíritos crentes e iluminados pela graça da fé, vinha dirigindo este nosso importante estabelecimento educacional, que constitui um dos motivos de que se pode orgulhar a nossa querida terra, temos, assim, expressado a nossa admiração e, tornada público o reconhecimento do povo assuense
De: Jornal Atualidade, de Assu, edição de 19 de Março de 1950.
Fernando Caldas FERNANDO CALDAS

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares comemora a implantação da CIRETRAN em Assú

O deputado estadual George Soares (PR) também comemorou a notícia da instalação da sexta Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), no Departamento de Trânsito (DETRAN) da Central do Cidadão de Assú.

O parlamentar é autor de dois requerimentos na Assembleia Legislativa do RN, um de 2012 e o outro deste ano de 2015, pedindo a instalação da Circunscrição para sanar as reclamações constantes da população da região que demorava até 90 dias para receber alguns documentos.

“Com a implantação da CIRETRAN, o usuário do Vale do Açu será atendido de forma rápida e eficiente na expedição de diversos documentos, entre eles a Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, possibilitará a realização de vistoria e inspeção de veículos, inclusive de outros estados, de forma segura e célere sem precisar se deslocar para outras regiões.” Justificou o deputado em um dos seus requerimentos.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares