quinta-feira, 17 de setembro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

JORNAIS JUNINOS DO ASSU DE OUTRORA 
Acervo de Ivan Pinheiro.

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares destaca importância do Polo Costa Branca na Assembleia Itinerante realizada em Areia Branca
Foi realizado nesta terça-feira, 16, o projeto Assembleia Itinerante que leva a sede do poder Legislativo potiguar a diversos municípios do estado para aproximar a população dos trabalhos parlamentares. A cidade escolhida para sediar o projeto, desta vez, foi Areia Branca.

O deputado estadual George Soares (PR) participou da sessão plenária realizada na Câmara Municipal e destacou a importância do Polo Costa Branca para o Rio Grande do Norte, onde é produzida a maior parte do sal marinho exportado pelo estado.

“Nosso mandato se soma a essa luta para fortalecer o Polo Costa Branca que engloba as seguintes cidades do nosso estado: Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Caiçara do Norte, Carnaubais, Galinhos, Grossos, Guamaré, Itajá, Lajes, Macau, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, São Bento do Norte, São Rafael e Tibau. Pela importância dessa região, iremos realizar uma audiência pública para debater suas potencialidades sociais, econômicas e turísticas”, disse o deputado republicano.

--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

ATUALIDADE:

 
Acervo Ivan Pinheiro.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Ao apartear pronunciamento do deputado Souza Neto (PHS), nesta quarta-feira (16), primeiro dia de atividades da Assembleia Itinerante, do Poder Legislativo do RN, na cidade de Areia Branca, o deputado estadual George Soares (PR) destacou que, ainda durante o decorrer do segundo semestre, patrocinará a realização de uma Audiência Pública na Casa, em Natal, para colocar em discussão os investimentos e ações institucionais em prol dos municípios da região da Costa Branca, cuja abrangência estende-se até o Vale do Açu.
Neste contexto, o parlamentar inseriu na pauta desse debate dois projetos que considerou, dentre outros, de extrema importância para a região: a construção da Estrada da Castanha, a partir da RN-016, cruzando o território da cidade de Serra do Mel e chegando até Areia Branca; e, a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do interior do estado - batizada de ZPE do Sertão -, com sede no município do Assú.
Postado por Pauta Aberta.

ACADEMIA DE LETRAS:

Na tarde de terça feira (15), na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANRL que aconteceu a Sessão Extraordinária para eleição da nova ocupante da cadeira 13, cujo patrono é Luis Fernandes, o fundador Luis da Câmara Cascudo e sucessores Oriano de Almeida e Anna Maria Cascudo Barreto. Concorreram ao pleito as escritoras Eulália Duarte Barros e Naide Gouveia. 

A Sessão contou com a presença de vários Acadêmicos que fizeram questão de votar nesta eleição. Lenine Pinto e Cláudio Emerenciano, compareceram a sede da ANRL mesmo com problemas físicos de saúde. Aberta a urna e feita a contagem dos votos, foi declarada Eulália Duarte Barros a vencedora com todos os votos a seu favor. Naide Gouveia não teve nenhum. 

Saiba mais um pouco sobre a nova imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras: Eulália Duarte Barros nasceu em Goianinha (1935), filha de Manuel Duarte Filho e Maria Nazareth de Andrade Duarte. Casada com Genibaldo Barros. Graduada em Letras, curso de Bacharelado pela UFRN, tem pós-graduação, Mestrado em Educação pela própria UFRN. Trabalhou como professora adjunta IV, foi fundadora do Núcleo Educacional Infantil, diretora do NEI por oito anos, assessora para assuntos da educação na Biblioteca Central Zila Mamede. É membro da União Brasileira de Escritores-UBE/RN e tem as seguintes obras publicadas:

Uma Escola Suíça nos Trópicos, 2000;
Verdes Campos, Verdes Vales, 2004;
Alguns Aspectos da Literatura Infantil;
Escola Doméstica de Natal - 100 anos em retratos, 2014.
Escreveu para diversas revistas (Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Todas as Cores, Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, Revista Monsenhor).
Fontes:
http://franciscomartinsescritor.blogspot.com.br/
Fernando Caldas FERNANDO CALDAS.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

PÁGINA ASSUENSE:

EZEQUIEL FONSECA FILHO como primeiro vice-presidente do legislativo estadual foi convocado a assumir a Presidência que na época, correspondia ao cargo de Vice-governador e, consequentemente, substituto legal e imediato do Governador, conforme entendimento dado pelo Tribunal de Justiça do Estado. Tanto isto, ocorreu, que foi declarado VAGA do seu mandato de deputado, em consequência, foi convocado de imediato, para assumir a mesma, o primeiro suplente FERNANDO ABBOT GALVÃO, do PSP (Partido Social Progressista), que mais tarde, fez parte do quadro do Itamaratí como Diplomata.

Aos que negam reconhecer em EZEQUIEL FONSECA FILHO, que o mesmo tenha ocupado o cargo de VICE-GOVERNADOR do Estado, faço o seguinte esclarecimento:

Quando o então Governador DIX-SEPT ROSADO, faleceu em trágico acidente de avião, assumiu a Governadoria do Estado, o seu substituto legal SILVIO PEDROZA, eleito Vice-governador, que, pela Constituição Estadual da época, presidia a Assembléia do Estado.
Informações de Nilo Ezequiel Fonseca Postado por FERNANDO CALDAS

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

FATO HISTÓRICO:

PONTE FELIPE GUERRA 
A liberação para o tráfego de veículos da ponte sobre o rio Piranhas/Assu ocorreu no dia 17 de abril de 1952 (foto do dia) com a denominação de “Ponte Felipe Guerra”

A Ponte Felipe Guerra - um dos maiores empreendimentos do Governo Federal na região -, nunca foi inaugurada oficialmente. Com 19 pilares, cada um com 20 estacas de 18 metros e, 02 destes pilares, com estacas de 22:50 metros, num total de 555 metros de extensão. A construção foi executada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.

A Felipe Guerra, concluída em fevereiro deste ano, custou doze milhões de cruzeiros (em 1944 tinha sido orçada em cinco milhões), consumiu 650 toneladas de ferro e 36.000 sacos de cimento de 50 quilos. Por muitos anos foi considerada a maior ponte de concreto armado do Nordeste.

A construção da Ponte coincidiu com a perenização do rio, graças à conclusão do açude “Mãe d’água”, na Paraíba, que é alimentado pelo “Curemas”, principal reservatório do sistema do Alto Piranhas.

O Homenageado

Felipe Nery de Brito Guerra era o décimo sexto filho de Luis Gonzaga de Brito Guerra – O Barão do Assu. Felipe Guerra nasceu na Fazenda Aleluia – Augusto Severo, a 26 de maio de 1867. Bacharel pela faculdade de Direito do Recife (1890). Promotor de Apodi no mesmo ano. Deputado ao 1º Congresso constituinte (1891), Juiz de Macau nomeado pelo vice-presidente, cuja nomeação foi tornada sem efeito. Secretário da Junta Governativa ainda em 1901. Deputado ao Congresso pela 2ª vez em 1892 e novamente Juiz em Macau. Removido à pedido para Caicó. Juiz em Mossoró (1909). Desembargador do Supremo Tribunal a 16.05.1918. Procurador Geral do Estado em 1922 e posto em disponibilidade à pedido em 1926. Diretor em comissão do Departamento de Educação, cargo que exerceu gratuitamente durante meses. Quando esteve em Mossoró, em 1909 foi professor do Colégio Diocesano Santa Luzia. Sócio e presidente da Liga do Ensino e e membro do Conselho do Ensino; sócio do Instituto Histórico e Geográfico do rio grande do Norte; membro do conselho penitenciário.

Felipe Guerra – O Sociólogo das Secas – foi ainda fundador e presidente, em 1915, da “Sociedade de Defesa do Nordeste” e de co-autoria com o seu irmão Teófilo Olegário de Brito Guerra escreveu o livro: “Secas Contra a Seca”, além de outros trabalhos. 

Casou-se a 23 de agosto de 1891, em Caraúbas, com dona Maria Jesumira Gurgel, nascida a 12 de outubro de 1869 e filha de Tibúrcio Gurgel do Amaral e dona Caetana Jesumira de Oliveira. 

Felipe Nery de Brito Guerra faleceu em Natal, a 04 de maio de 1951.
Fonte: Marcas Que se Foram - Inédito - Ivan Pinheiro. 
Foto: Acervo de Tarcísio de Sá Leitão.

CRÔNICA:

Dos filhos todos, ele foi o único que não se deixou seduzir pela cidade grande. Só vinha à Natal em caso de extrema necessidade, o que significava consulta médica. Gostava de morar no Assú. Gostava da gente do Assú. Da vazante molhada, das carnaúbas elegantes, do mugido dos bois no curral da velha casa simples nas Itans, onde cheguei a ir de férias algumas vezes. Era, com certeza o guardião da memória do velho Ludgero Batista de Araújo, nosso Pai, cultuando sua lembrança, vivendo do jeito que Ludgero gostava.
Até aquele verve sertaneja, exercitada por Ludgero quando lhe pediam opinião sobre alguém ou sobre algo que acontecera, Araujo cultivava. E saia com cada argumentação! E todo mundo ria, cúmplice da sua sabedoria aprendida sofridamente em cada beco, rua ou praça do Assú. E foi ficando, negociando com a lanchonete, vendendo gado, leite, dirigindo táxi. Mas, nunca quis vir para a cidade grande melhorar de vida, seguir o caminho trilhado pelos irmãos. Nem quando Papai e Mamãe, vencidos pelo cansaço dos anos, alquebrados pela luta inglória de tocar a terra das Itans, decidiram vir para Natal, Araújo animou-se. Não veio. Ficou no Assú.
Preferia pelejar, guerrear com a vida, ora ganhando, ora perdendo. Mas, guerreiro gosta de quê? De guerra. Era assim o meu irmão Araújo. Ontem, ele perdeu a maior de todas as batalhas e deixou o Planeta. Fragilizado pela doença, caiu. Tentou pendurar-se se numa nuvem que passava. Queria ficar aqui. Não deu. Foi embora e nunca mais o veremos.
Só tem uma coisa, Araújo: a gente não vai te esquecer!
Texto transcrito da linha do tempo/facebook de Ojanilza Maria Niniza / Blog Fernando Caldas

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares recebe homenagem a Edgard Montenegro em noite de eventos sociais em Assu
O deputado estadual George Soares (PR) participou de intensa agenda social no município de Assú, na última sexta, dia 11.

Ao lado de amigos, o parlamentar prestigiou a inauguração do mais novo parque de vaquejada no estado do RN, o Assu Park Center. Idealizado pelo vice-prefeito assuense, Eurimar Nóbrega, o Parque é o único do estado que possui licença do IDEMA e instalações adequadas seguindo orientações do corpo de bombeiros do RN.

Na mesma noite, o deputado George também participou de homenagem a seu avô, o ex-deputado e ex-prefeito Edgard Montenegro, onde recebeu da Liga de Desportos Assuense a Medalha de honra e mérito pelos relevantes serviços prestados a sociedade esportiva da cidade. A ocasião ocorreu no estádio Edgarzão, na final do Campeonato amador de futebol, organizado pela Liga, que teve o ABC da Mutamba da Caieira como grande campeão. O deputado assuense e sua mãe, Rizza Montenegro também entregaram o troféu aos campeões da noite em meio a muita comemoração.

"Esses momentos refletem como estamos próximo das pessoas e como é importante nossa participação, pois fortalecemos os laços com nosso povo." Disse o deputado George.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares