sábado, 9 de maio de 2015

ASSEMBLEIA 180 ANOS:

A vocação política familiar é algo costumeiro no país e no Rio Grande do Norte. No entanto, a transmissão de interesse dos deputados pela atividade parlamentar não está limitado somente aos filhos. Nos 180 anos da Assembleia Legislativa, sete casais já ocuparam vagas no Poder Legislativo.

Maria do Céu, a primeira deputada estadual no Rio Grande do Norte e a segunda no Brasil, eleita em 1935, com 12.058 votos, foi casada com o também ex-deputado Aristófanes Fernandes. Oposicionista ao governo de Getúlio Vargas, a parlamentar teve um curto mandato de dois anos, pois foi cassada em 1937, por discordância das ideias getulistas.

Somente 18 anos depois o Rio Grande do Norte pôde contar com a segunda mulher na bancada parlamentar do estado. Em 1955, Lindalva Torquato foi empossada deputada estadual. A parlamentar foi casada com José Fernandes de Melo, que também chegou a ocupar vaga na Assembleia Legislativa.

Entre os casais, a deputada estadual Mônica Dantas, eleita em 1967, foi a parlamentar com maior número de mandatos, somando quatro. Ela foi a única que exerceu a função junto ao marido. Ao todo, ela esteve durante oito anos dividindo bancada com o marido, o então deputado Seráfico Dantas, continuando no Poder Legislativo por mais dois mandatos após o companheiro deixar o Parlamento.

Nirinha Fernandes, mulher do atual deputado Raimundo Fernandes (PROS), também foi deputada. Eleita em 1995, quando o companheiro não disputou vaga no Legislativo Estadual. Na mesma Legislatura, assumiu a deputada Ivonete Dantas, mulher do ex-deputado estadual Dadá Costa.

Outro casal que ocupou vagas na Assembleia foi Sandra e Laíre Rosado. Na eleição de Laíre para deputado federal, Sandra passou a ocupar o posto na Assembleia.

Na atual Legislatura, a deputada Cristiane Dantas (PCdoB), eleita em 2014, ocupa vaga na Assembleia após a saída do marido, Fábio Dantas, eleito vice-governador do Rio Grande do Norte.

A história sobre o mandato das parlamentares e sobre todos os 180 anos da Assembleia Legislativa está exposta e documentada no Memorial do Legislativo Potiguar, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 15h.

ALRN

sexta-feira, 8 de maio de 2015

RECEPÇÃO:

PRESIDENTE DA AL E DEPUTADOS PARTICIPAM DE ENCONTRO COM GOVERNADORES

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), e os deputados estaduais Galeno Torquato (PSD), Cristiane Dantas (PCdoB), Dison Lisboa (PSD), Gustavo Carvalho (PROS), Carlos Augusto (PTdoB) e George Soares (PR) participaram na noite desta quinta-feira (7) de jantar com o governador do RN, Robinson Faria (PSD) e os governadores do Ceará, Paraíba e Sergipe.
Os gestores estaduais estão em Natal para o Encontro de Governadores do Nordeste, que ocorre nesta sexta-feira (8), no Centro de Convenções de Natal. Estarão presentes no encontro, além de Robinson Faria (RN), Ricardo Coutinho (PB), Camilo Santana (CE) e Jackson Barreto (SE), os outros cinco governadores nordestinos. A reunião contará ainda com a presença do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.
No evento serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e questões relativas à Previdência. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.
Além dos deputados, também participaram do encontro os secretários estaduais que integram as comitivas dos governadores do Nordeste; o vice-governador Fábio Dantas (PCdoB) e os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo (PDT), e de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD).
ALRN.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

EVENTO:

Os amantes das artes plásticas têm uma atração a mais em Natal, até o dia 13 de maio. Diariamente, das 8h às 13h, o Salão de Arte da Assembleia Legislativa abre as portas para a exposição “Arte Sacra Contemporânea”, com participação de oito renomados artistas potiguares. Ao todo, 20 obras estão à mostra no local.

Reunindo os trabalhos de Carmelita Ferreira, Cristina Jácome, Newton Avelino, Rosa Maria, Arlete Silva, Tônia, Sônia Jácome e Francisco Eduardo, a exposição tem obras de diversas técnicas, como óleo sob tela e tela com tinta acrílica. As peças fazem referência a ambientes nordestinos e manifestações culturais intensamente desenvolvidas na região.

“Cada um desses artistas já expuseram individualmente aqui na Assembleia e esta é a primeira vez que eles se juntam em um trabalho coletivo. O Salão Nobre está sempre aberto para a valorização de trabalhos culturais dos artistas potiguares”, explica a curadora Socorro Sarmento Alves.

Portas abertas

Com o objetivo de dar espaço para os artistas potiguares, a Assembleia Legislativa oferece a oportunidade para que os profissionais discutam possíveis exposições no local. Para isso, os interessados devem ir ao Cerimonial da Assembleia e procurar a curadora da casa, Socorro Sarmento Alves, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Assembleia Legislativa – Assessoria de Imprensa.

TELEVISÃO:

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN

A Assembleia Legislativa do RN firmou convênio de cooperação com a Universidade Estadual do RN (UERN), na manhã desta quinta-feira (07).
O documento assinado pelo presidente do Legislativo potiguar, Ezequiel Ferreira (PMDB), e o reitor da Universidade, Pedro Fernandes, visa a permuta de programação entre a TV Assembleia e a TV UERN.
Criada há oito meses, a TV UERN exibe programação com conteúdo cultural e educacional produzido por 34 alunos do setor de Comunicação da instituição.
Ao todo, quatro programas da grade serão retransmitidos na TV Assembleia.
A reunião contou ainda com a participação dos deputados estaduais George Soares (PR), Gustavo Fernandes (PMDB) e Carlos Augusto Maia (PTdoB), do diretor da TV UERN e chefe do setor de Comunicação da instituição, Fabiano Morais, e do secretário geral da Fundação Djalma Marinho, Júlio César Queiroz Costa.
Postado por Pauta Aberta.

SONETO:

BOGARI
O pé de bogari da minha casa
Tem atrativos de real beleza,
E quando o sol a pino a copa abrasa,
Mais se esmera em candura e singeleza.

O tempo que consome e sempre atrasa,
Na sua ostentação de realeza,
Não consegui - e Deus dos Céus o praza - 
Matar o seu fulgor, sua beleza.

- Gracioso em sua forma e na estrutura,
Seu conjunto denota formosura,
Seu perfume sutil provoca amores.

Ele é o sonhar ditoso de um poeta,
A minha inspiração, a flor dileta,
Das minhas queixas e das minhas dores.

Autor: Francisco Amorim (Chisquito)
Livro: Essências.
Foto ilustrativa: www.jardimsempreverde.com.br.

EVENTO:

SEMINÁRIO REGIONAL VALE SUSTENTÁVEL, EM ASSU

 
A Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos através do Projeto Vale Sustentável em parceria com a 11ª DIREC e a RESAB estarão realizando, nesta sexta-feira, dia 08 de maio de 2015, o SEMINÁRIO REGIONAL VALE SUSTENTÁVEL onde será debatido o tema: Educação e Desenvolvimento. O evento ocorrerá nas dependências do auditório da UERN-Assu e a programção obedecerá o seguinte cronograma:
 
PROGRAMAÇÃO:
 
7h30 – Inscrição e credenciamento
 
8h30 – Abertura com apresentação cultural
 
9h00 – APRESENTAÇÃO PROJETO VALE SUSTENTÁVEL
Apresentador: Engº Agr º Francisco Auricélio de Oliveira Costa - Coordenador do Projeto
 
10:00– Mesa 01 - CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO: CONVIVÊNCIA E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO
Coordenador/Mediador da mesa: Engº Agr. Francisco Auricélio Costa – ANEA
Palestrantes: Profº Dr. Roberto Marinho Alves da Silva – MTE/SENAES
Profº Mestre Joacir Rufino de Aquino - UERN
 
11:00 – Debate
 
12:00 – Almoço
 
13:30 - Mesa 02 - EDUCAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Coordenador/Mediador da Mesa: Profª Ana Maria Cardoso de Almeida - RESAB
Palestrantes: Profº Dr. Alexandre Eduardo de Araújo – UFPB- Campus Bananeiras
Prof. e Mestre Raimundo Inácio da Silva Filho – 11ª DIREC
 
14:20 – Debate
 
15:00 – Mesa 03 - IMPACTOS AMBIENTAIS E ADOÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE
CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO
Coordenador/Mediador da mesa: Engº Glauber Carneiro Fernandes
Palestrantes: Engº Agr. Francisco Auricélio Costa – ANEA/PROJETO VALE SUSTENTÁVEL
Profº Elisângelo Fernandes da Silva – UERN/ANEA
 
15:30 – Debate
 
16:00 – Encerramento - entrega dos certificados
Informações colhidas através do professor Mestre Joacir Rufino.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares sugere a implantação do Memorial Histórico e Geográfico do Vale do Açu
O deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento em sessão plenária desta quarta-feira (06), na Assembleia Legislativa do RN, sugerindo ao governo do Estado através da Fundação José Augusto, a implantação de um Memorial Histórico e Geográfico no Vale do Açu.

O Vale do Assu é a região que apreende e precede maiores requisitos e oferece condições de instalar um memorial visando preservar o que resulta da presença indígena e da ocupação branca no interior do Rio Grande do Norte. Janduí, no Vale do Açu, constitui uma grande referência para a história do índio brasileiro haja vista que foi o principal imperador dos nativos durante a Guerra dos Bárbaros - maior levante da história indígena do Brasil.

Os costumes dos aborígenes daquele sertão varzeano, denominados de Tapuias, adquiridos através do convívio amigável dos Janduís com os holandeses e da ferrenha divergência com os portugueses, fizeram as bases fundamentais da história do Nordeste nos planos social, econômico, cultural e político que ainda prevalecem na atualidade.

Além deste período de resistência e de massacres, a região se destacou em diversos aspectos tais como: charqueadas, polo algodoeiro, extrativismo da carnaúba, agricultura de subsistência e irrigada, pesca, polo ceramista e, sobremaneira, na literatura, teatro, música, religião, política, esporte... E, ainda detém, o mais importante acervo histórico e arquitetônico do interior Potiguar.

Essas e outras razões justificam o resgate, a preservação e a valorização da memória cultural e da geo-história do povo varzeano, através do MEMORIAL HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO VALE DO AÇU coordenado pela tão conceituada Fundação José Augusto.

"A criação desse memorial irá fomentar e preservar a rica cultura do Vale do Açu que em todos os momentos contribuiu para o histórico fortalecimento do povo potiguar. O Estado e os municípios estão devendo esse merecido resgate por tudo que representa essa Região no contexto Estadual." Afirmou o deputado George Soares.

terça-feira, 5 de maio de 2015

SONETO:


Meu jovem assuense enquanto é cedo
Segue a grandeza dos teus ancestrais
João Celso Filho já não volta mais
Nem Américo Soares de Macedo.

Desvenda da tua'lma este segredo

Traze por fim teus versos geniais
Que a terra esplêndida dos carnaubais
Ainda espera por ti; parte sem medo.

Segue Expedito Dantas da Silveira

De João Lins caldas ergue essa bandeira
Essa bandeira que tão bem desfraldas.

A Francisco Amorim sede fiel

Segue também João Natanael,
Sinhazinha Wanderley, Renato Caldas.

Autor: Francisco Agripino de Alcaniz
           (Chico Traíra)
Arte: dialogospoliticos.wordpress.com

MESA DIRETORA:

George Soares é reconduzido a 3ª secretaria da Assembleia Legislativa do RN
A Assembleia Legislativa do RN, em sessão extraordinária na manhã desta terça (05), realizou a eleição da mesa diretora para o biênio 2017/2018 e o atual presidente da Casa, o deputado Ezequiel Ferreira foi reconduzido à presidência da Casa, em eleição antecipada.

O deputado estadual George Soares manteve a cadeira de terceiro secretário na mesa diretora da Assembleia Legislativa do RN e também foi reeleito com a aceitação de 19 votos dos 24 possíveis dos seus colegas deputados.

“Agradecemos a confiança dos nossos pares para permanecermos na mesa diretora da AL-RN e, assim, colaborar na gestão da Casa do Povo do Rio Grande do Norte como 3º secretário.” Afirmou George Soares.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

POLÍTICA:

PSDB de Assú tem novo diretório formado
Nesta segunda (04) tomou posse em Natal, na sede do PSDB, os novos componentes do diretório municipal do partido em Assú. O presidente estadual do PSDB, deputado federal Rogério Marinho, com a presença do deputado estadual George Soares, oficializou os novos componentes do diretório.

O ex-secretário municipal, Samuel Fonseca, foi escolhido o presidente da sigla no município e os membros empossados foram Renato da Farmácia, o advogado Ivan Tiago, Carlos André e Diego Fonseca. O presidente Samuel falou que "será feito um trabalho de filiação e aproximação do deputado Rogério Marinho com a cidade de Assú, para que possamos cobrar ações do parlamentar em nosso município."

segunda-feira, 4 de maio de 2015

SONETO:

JASMINEIRO

Do jasmineiro quando a noite desce
E das estrelas o seu manto espalha,
Sua folhagem toda reverdece
Sem deixar um defeito, qualquer falha.

Quer seja inverno, quer verão, floresce,
Como se o céu em seu favor trabalha,
A sua floração rebenta e cresce,
- Mimo do Céu, em nada se atrapalha.

Dono de régia forma de espessura,
Domina pelo encanto e formosura,
Como um sonho feliz de namorado.

Exala a sua flor tanto perfume,
Que causa inveja, mágoas e ciúme,
Às flores todas de um vergel no prado.

Essências - Francisco Amorim (Chisquito)

PROJETO EXEMPLAR:

O pastor evangélico Manuel Soares Moreira, da IIª Igreja Batista da Convenção do Assú, revelou através do Programa “Discussão Aberta” apresentado por Luizinho Cavalcante, os projetos sociais que sua congregação está projetando:

* Primeiro um atendimento clinico no campo da fisioterapia, que já está em pleno funcionamento.

* Segundo, um sítio para o tratamento de alcoólatras e dependentes químicos, que funcionará no Sítio Mutamba da Caeira zona rural de Assu, que será inaugurado no dia 20 de maio do corrente ano.

Ação louvável. Esperamos que tais projetos sejam colocados em prática e atinjam o êxito esperado por todos. Sucesso!

domingo, 3 de maio de 2015

SONETO:

NATUREZA

Quando procuro às vezes desvendar
Os mistérios que cercam a natureza,
Sinto a mente confusa fracassar,
Ante tanto fulgor, tanta beleza.

E fico horas a fio a perguntar
A mim mesmo a razão desta grandeza,
Que se harmoniza, para projetar
Um mundo imenso de eternal lindeza.

Tudo reflete a fonte criadora,
Fluído sutil, essência animadora,
Os destinos guiando no Universo.

Ouve-se então bradar a consciência:
- Foi Deus o criador, por excelência,
Oculto às vezes no cantar de um verso.

Livro: Essências.
Autor: Francisco Amorim - Chisquito. 
Foto: Alexandre Cappi

CURIOSIDADES DO ASSU:

GRUTA DOS PINGOS - ASSU

Material fornecido pelo escritor, fotógrafo e amante da espeleologia, Getúlio Moura.

EM TEMPO: Tive a oportunidade de acompanhar uma equipe formada por espeleologistas e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN -, em uma de suas explorações a Gruta dos Pingos (não lembro bem o ano, sei que foi na década de oitenta). Os Pingos é um mistério. Muita sujeira, insetos, serpentes... As abelhas italianas, acredito, são as mais violentas da região. Analisando pelo ponto de vista turístico certamente não é recomendado pessoas leigas, sem equipamentos e sem guias visitarem aquela caverna. 

A Gruta dos Pingos lembra, ligeiramente, a parte superior do nosso crânio. Como se fosse a cavidade de nossos olhos. Pela direita ela dá condição de acesso, no entanto é necessário que o visitante esteja devidamente equipado para evitar picadas de insetos, sobretudo das abelhas. Na cavidade esquerda o acesso é mínimo, da laje superior pinga água constantemente, pouco importa se o período é de inverno ou de longa estiagem. Daí o nome “Pingos”. A gruta possui uma altura próxima a da Matriz de São João Batista. Muito bonita, diferente, amedrontadora.

Poucos moradores do entorno (comunidades de Pingos e Palheiros) são conscientes do valor ambiental daquele sítio para o ecossistema da região. Sendo assim, constantemente a gruta sofre depredações para retirada do mel das abelhas que produzem em larga escala naquele local. Por outro lado, os órgãos responsáveis, não promovem programas de sensibilização ambiental para a valorização e o adequado uso sócio-econômico e ambiental daquele sítio arquelógico. Infelizmente. 
O autor dessa foto me parece que é o Samuel Fonseca.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Aprovado na Assembleia o projeto de lei que torna Luiz Soares Patrono do escotismo no RN
Resultado de imagem para eSCOTEIRO - Professor Luiz Soares de Araújo
O projeto de lei de autoria do deputado estadual George Soares (PR) que reconhece o Professor Luiz Correia Soares de Araújo como patrono do escotismo no RN foi aprovado em sessão realizada pela Assembleia Legislativa, esta semana.

O professor Luiz Correia, natural de Assú, foi um dos fundadores do escotismo no RN, presidente da Câmara de Natal e promoveu ações que o fizeram receber a comenda do Tapir de Prata, do General Baden-Powell, criador do Escotismo - a mais alta honraria que um escoteiro pode receber.

Sua vida de educador e inovador dos métodos diferenciados na educação do Estado foi o marco de sua carreira. Atuou nas fundações da Associação dos Escoteiros do Alecrim, da Escola Profissional do Alecrim, do Grupo Escolar Frei Miguelinho e na construção do Instituto Padre Miguelinho, doando o terreno ao governo do Estado. Faleceu em 1967, vítima de ataque cardíaco.

“É uma justa homenagem que fazemos do nosso mandato, a este ilustre assuense que tanto fez pela educação do Rio Grande do Norte e pelos escoteiros do Estado.” Disse o deputado George.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.