quinta-feira, 23 de abril de 2015

REMINISCÊNCIAS:

Legenda: da esquerda para direita: Maria Olímpia Neves de Oliveira (que foi vereadora e prefeita do Assu), Douglas Leitão, Arcelino Costa Leitão e Francisco Amorim. Esses dois últimos também foram prefeitos da terra assuense. 
Dessas personalidades ainda vive Maria Olímpia figura que engrandece e dignifica a terra assuense, atualmente residindo em Brasília/DF. Foi ela, Maria Olímpia, a primeira mulher eleita, pelo voto popular, prefeita da terra assuense, nas eleições de 1962, ganhando para Walter de Sá Leitão com uma maioria de 380 votos. O Municipal (clube) foi o maior palco da vida social da cidade, do povo elitizado do Assu.
Postado por: Fernando Caldas

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Os profissionais contábeis recebem homenagem nesta próxima sexta-feira (24) da Assembleia Legislativa do RN, na capital do estado.

Na oportunidade, segundo notícia publicada no portal do Conselho Regional de Contabilidade do RN (CRC/RN), o Legislativo Potiguar realiza Sessão Solene em alusão ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado no dia 25 de abril.

A partir das 9h30, no Plenário da Casa, o deputado estadual George Soares (PR), propositor da iniciativa, será o responsável por conduzir a celebração.

O parlamentar é graduado em Ciências Contábeis e membro do Conselho Consultivo do CRC/RN, além de já ter sido agraciado com a Medalha Ulisses Celestino de Góis, maior honraria da profissão.

A sessão será a oportunidade de homenagear 10 profissionais pelos relevantes serviços prestados à classe contábil: Antônio Paula da Silva, Carlos Rommel Batista Cosme, Cornélio de Souza Soares, Écia Maria de Moura Viana, Haroldo Leoni da Costa Fonseca, Luzenilson Moreira da Silva, Maria José Cunha Rodrigues, Nise de Oliveira Dantas (in Memoriam), Sunny Chaves Maia de Sousa, Wagner Fonseca Mendonça e Anderson Freitas Barros.

A sessão solene é aberta ao público.

PÁGINA ASSUENSE:

CHICO LUCAS 
Filósofo da Natureza

A Fundação Hélio Galvão de Natal, lançou em agosto de 2002, o informativo GALANTE, número 14 – volume 02, com o título: Previsões do Tempo – Ecossistema e Tradição, sob a direção artística e de pesquisa de Dácio Galvão, com scriptorin de Candinha Bezerra e colaboração da antropóloga da UFRN, Maria da Conceição Xavier de Almeida, cujo trabalho, por sinal muito bem produzido, traz na capa o conhecido agricultor e pescador de Areia Branca, comunidade localizada as margens da Lagoa do Piató, Chico Lucas, numa fotografia ao lado de um tamborete com uma lamparina acesa sobre o assento, demostrando uma de suas experiências.

Conceição Xavier relata um trabalho de pesquisa desenvolvido nas margens da Lagoa do Piató, o qual teve o apoio incontestável dos irmãos Chico Lucas e José Lucas. Segundo a antropóloga esses dois homens expressam uma sabedoria extraordinária. Eles compreendem o comportamento dos animais e das plantas e também a dinâmica dos fenômenos físicos como sinais que permitem prever inverno ou seca.

Todas as épocas têm seus pensadores e intelectuais: pessoas que se distinguem pela maneira de observar os fenômenos com mais atenção e criar métodos específicos para conhecê-los, decifrá-los e explicá-los. Desde que o mundo é mundo, desde o aparecimento da espécie humana na terra, os homens procuram responder aos problemas que lhes são postos em todos os domínios de sua vida, sejam esses problemas individuais ou coletivos, materiais ou espirituais.

Chico Lucas e José Lucas, afirmam, por exemplo, que: “se no mês de janeiro a gata der cria, ou seja, parir e comer os gatos, seus filhos, é uma seca de fazer medo. Se o vento norte “cai” dia primeiro de setembro e “encarriá”, ou seja, continuar, o mês todinho, é bom sinal de inverno”.

“A experiência do pescador, para saber se vai chover, é a curimatã ovar. No ano que é mau, ela só ova, aqui acolá uma. É só de um lado. No ano que ela esta esperando uma enchente grande, então ela ova os dois lados. As duas laterais dela ficam bem ovadinhas. A mesma coisa acontece com o peixe coró”. 

Portanto, algumas das inúmeras experiências destes sábios assuenses, publicadas no “Galante”, numa demonstração de que o homem inteligente nem sempre necessita frequentar a uma universidade, a não ser a da vida.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Comissão de Finanças: George Soares é escolhido relator para o Balanço Geral do Governo
Na manhã desta quinta-feira, 23, o deputado estadual George Soares (PR) participou da primeira reunião da Comissão de Finanças e Fiscalização na Assembleia Legislativa do RN, nesta legislatura.

A comissão foi ampliada e agora é composta por cinco deputados, são eles: Dep. George Soares, Dep. Disson Lisboa, Dep. José Dias, Dep. Ricardo Motta e o Dep. Tomba Farias.

Os trabalhos começaram já com a análise do Balanço Geral do Governo do Estado, referente ao exercício 2014 que foi encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado. Em seguida, o deputado George Soares foi escolhido relator para analisar as contas e a relação dos planos do governo estadual, no último ano.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

 
George Soares presta solidariedade à família de vereador assassinado em Assú

O deputado estadual George Soares (PR) apresentou na sessão ordinária da AL-RN desta quarta-feira, 22, moção de pesar pelo falecimento do vereador da cidade de Assú, Manoel Botinha (PROS).

O vereador foi assassinado hoje com 6 tiros na porta de sua oficina na cidade assuense. O gesto do deputado George Soares gerou, inclusive, apartes dos demais deputados e a questão da segurança pública no estado do RN foi amplamente discutida.

“Somos solidários com toda a família do vereador Manoel Botinha, neste momento em que apresentamos a esta Casa Legislativa essa Moção de Pesar para ser encaminhada a sua esposa, extensiva aos demais familiares.” Afirmou George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares