sábado, 18 de abril de 2015

DO BAÚ:

TEATRO NO ASSU

As fotos abaixo registra a apresentação da peça teatral "Teatro no Assu" de autoria de Ivan Pinheiro. O espetáculo de rua foi apresentado na calçada do Banco do Nordeste no dia 16 de dezembro de 1986, em comemoração aos 102 anos do surgimento do teatro no município.

A peça foi uma montagem do grupo de teatro Pingo de Arte tendo como atores: Ivan Pinheiro, Zelda Sales, Aldo Cardoso, Arleilza Bezerra, Luiz Dailson, Anúbia, Evânio Batista e Ana Lúcia Dionísio.

O espetáculo contou com a participação do sanfoneiro Boré e da escola de samba Originais do Córrego. Foi um sucesso.
 
 

quinta-feira, 16 de abril de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares pede recuperação de estrada que liga o Lajedo de Soledade à BR-405
Preocupado com a situação da estrada que liga a BR-405 à comunidade de Lajedo Soledade, em Apodi, o deputado estadual George Soares (PR) encaminhou requerimento ao diretor do DER, Jorge Ernesto Pinto, solicitando a recuperação da malha asfáltica e a limpeza do matagal existente às margens da rodovia.

A estrada que corta a comunidade rural de Lajedo de Soledade possui um intenso tráfego de veículos devido a sua aglomeração populacional e a permanente visita de turistas que se deslocam até lá, para conhecerem o maior sítio arqueológico do Estado.

“Esperamos contar com o apoio do DER para realizar essa recuperação numa região importante de Apodi que merece melhores cuidados pelo seu potencial turístico”. Disse o deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 15 de abril de 2015

REMINISCÊNCIAS:

Da esquerda: Nelson Borges Montenegro (duas vezes prefeito de Ipanguaçu, sendo seu primeiro prefeito, deputado estadual na década de setenta), José Wilson de Souza (vice-prefeito do Assu entre 1983-88, além de prefeito de Ipanguaçu) e o Major Manoel de Melo Montenegro que também foi político exerceu o mandato de deputado constituinte (deposto pela revolução), além de intendente e o primeiro prefeito de Santana do Matos. Foi também o Major Montenegro, o emancipador da terra ipanguaçuense que antes era denominada de Sacramento. 
Crédito da foto: Cid Montenegro.
Postado por Fernando Caldas.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares encaminha ofício solicitando 5 milhões de reais para obras de mobilidade urbana em Assú
O deputado estadual George Soares (PR) fez um pronunciamento na Assembleia Legislativa do RN nesta terça, 14, tornando de conhecimento público o encaminhamento de um ofício do seu gabinete ao governador Robinson Faria, a bancada da Câmara Federal do RN e aos senadores do Estado, solicitando a destinação de recursos no valor de 5 milhões de reais para obras de mobilidade urbana no município de Assú.
Na semana passada, o deputado do PR recebeu da prefeitura um documento expedido pelo prefeito Ivan Junior, pedindo ajuda para realizar obras imprescindíveis para a cidade, como a Reforma do Centro Clínico, uma ambulância com UTI, pavimentação dos bairros Parati 2000, Feliz Assú, Frutilândia, Vertentes, as reformas do Mercado Sofia Frutuoso e a segunda etapa do abatedouro público.
“Vamos somar forças com nossos deputados federais, Dra. Zenaide Maia, Fábio Farias, Rafael Motta, Walter Alves, Antônio Jácome, Betinho Rosado, Rogério Marinho, Felipe Maia e com nossos senadores, Garibaldi Alves, Fátima Bezerra e José Agripino, além do governador Robinson Faria, através deste requerimento apresentado na AL e, assim, conseguirmos recursos para asfaltar a cidade do Assú”. Afirmou George Soares.

terça-feira, 14 de abril de 2015

RUAS E AVENIDAS:

SENADOR JOÃO CÂMARA - AVENIDA DO ASSU
Da série “Ruas e Avenidas do Assu”, destacamos a Avenida Senador João Câmara. Sem a pretensão de menosprezar qualquer rua, até porque todas são importantes no contexto da cidade, porém sabemos que esta é, sem dúvidas, uma das mais importantes ruas de nossa cidade.

Na Avenida Senador João Câmara encontra-se basicamente tudo. Ela abriga bancos, instituições federais, estaduais, municipais, autarquias, casas de materiais de construção, produtos agrícolas, peças para automóveis posto de atendimento à consumidores de água, luz e telefones, oficinas mecânicas, hotel e pousadas, farmácias, cartórios, óticas, postos de combustíveis, panificadoras, bares e restaurantes, igrejas, entre outras. A Avenida Senador João Câmara é composta em cerca de oitenta por cento por comércios e instituições, apesar de contar com dezenas de casas residenciais.

Esta Avenida tem seu início na Rua Aureliano Lôpo com término no Espaço vivo – bairro Janduís. É, portanto, em extensão, uma das maiores avenidas da cidade. Mas porque o nome Senador João Câmara? Quem foi este patrono digno de receber esta homenagem?
João Severiano da Câmara nasceu em Taipu no dia 08 de março de 1895 e faleceu em Natal no dia 12 de dezembro de 1948. Mais conhecido como ‘João Câmara’ foi um agropecuarista, comerciante, industrial e político. Foi Deputado Estadual no Rio Grande do Norte e Senador. 

Constituiu a maior empresa do Estado, de produção, compra de produtos, beneficiamento e exportação de algodão, com usinas instaladas em várias regiões potiguares, inclusive em Assu. A sua empresa adquiriu os armazéns e maquinários da SAMBRA, instalando-se e dando centenas de novos empregos aos assuenses, num período de grande expansão da cultura do algodão, tendo marcado este período áureo na Terra dos Carnaubais. 

Como político foi eleito Senador da República, no exercício de cuja função representativa faleceu. Senador João Câmara foi o mais importante homem público da antiga Baixa Verde, sendo inclusive indicado por Georgino Avelino para ser o candidato a governador com chances reais de vitória, pois teria também o apoio do então governador José Varela e dos partidos PSD e UDN unindo oposição e governo ao seu nome, fato este que não aconteceu, pois viera a falecer próximo à convenção partidária que culminou com a indicação do mossoroense Dix-Sept Rosado.
Cortejo fúnebre do Senador João Câmara - Natal
Cortejo fúnebre do Senador João Câmara - Natal/RN
A Avenida Senador João Câmara, na Cidade dos Poetas, é sem dúvidas a artéria mais conhecida e transitada da cidade, divide o perímetro urbano basicamente ao meio, no sentido Leste / Oeste, facilitando geograficamente a separação e identificação do lado Norte e do lado Sul do perímetro urbano da cidade do Assu.
Fotos antigas: Blog Assis Silva.
Foto do Assu: assuguia.com.br 

LANÇAMENTO DE LIVRO:

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares participa de reunião com representantes do Projeto do Baixo-Açu e secretário de Agricultura do RN
O deputado estadual George Soares (PR) participou de reunião nesta terça-feira (14), com o secretário de Agricultura do Estado, Haroldo Abuana, com o presidente da Assembleia Legislativa, dep. Ezequiel Ferreira e com produtores da Associação do Distrito Irrigado do Baixo Açu (ADIBA). Na oportunidade, os representantes solicitaram agilidade na apreciação do Projeto Irrigado Oswaldo Amorim, também conhecido como Projeto Baixo-Açu, a ser encaminhado à Assembleia nos próximos dias.

De acordo com o Secretário de Agricultura, o Projeto Baixo-Açu tramita atualmente na Controladoria Geral do Estado (CGE) e deverá ser remetido ao legislativo potiguar até a próxima semana. O presidente da ADIBA, Guilherme Saldanha, explicou que a regulamentação do projeto irá beneficiar aproximadamente 115 produtores que, ao receberem os títulos da terra, reconhecendo que são proprietários dos lotes, poderão ter acesso ao crédito rural.

“Com o projeto, cerca de sete mil empregos deverão ser gerados no Vale do Açu e uma área de 3 mil hectares será aproveitada, o que fortalecerá o setor agrícola da região e gerará mais renda aos produtores rurais”. Concluiu o deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Projeto de George Soares que assegura vagas para mulheres na construção civil é aprovado na CCJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, em reunião realizada na manhã desta terça-feira (14), aprovou, por unanimidade,o Projeto de Lei do deputado George Soares (PR), que assegura reserva mínima de 5% de vagas para mulheres na área da construção civil, em editais de licitações e contratos diretos para obras públicas promovidas pelo Governo do Estado. O projeto agora pode ir a plenário para votação.

“Esse projeto de nossa autoria é um avanço para as mulheres no mercado de trabalho. É um importante passo para que elas possam mostrar o seu talento, além de assegurarem melhores condições de trabalho e mais oportunidades para o sustento de suas famílias”, disse o deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares
Foto ilustrativa: ecomaquinas.com.br.

SESSÃO SOLENE

ACADEMIA POTENGIENSE DE LETRAS E ARTES EMPOSSA SÓCIOS FUNDADORES
A Academia Potengiense de Letras e Artes (APLA), instituição cultural constituída por escritores, poetas e artistas da Região do Potengi, tem a honra de convidá-lo (a) para a Cerimônia Inaugural, que empossará os seus membros-fundadores. Este simbólico evento de iniciação institucional será marcado, ainda, por congraçamento literário, apresentação, lançamento de livros, e sessão conjunta de autógrafos.
A Sessão Solene acontecerá as 19 horas do dia 22 de abril, nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi.