quinta-feira, 26 de março de 2015

CULTURA:

III Encontro Nacional de Trombonistas do RN acontece na UFRN
 
A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) recebe entre os dias 16 e 19 de abril, o III Encontro Nacional de Trombonistas do Rio Grande do Norte. As inscrições estão abertas até 15 de abril, na página da Associação dos Trombonistas do RN: www.facebook.com/groups/trombonesrn/.

Os interessados devem enviar a ficha de inscrição juntamente com o comprovante de depósito bancário realizado na agência da Caixa Econômica ou na Casa Lotérica, para o e-mail: atrombonistasrn@gmail.com. O valor da inscrição é de R$ 30.

Este ano o evento contará com seis convidados. Entre os artistas que participarão estão: João Luiz, professor de Trombone da Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO); Marcos Flávio, Mestre em Música/Performance pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); José Milton Vieira, o Trombone solo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA); Marcelo Bambam, do Conservatório Musical de Tatuí; e o Quarteto de Trombones da Paraíba.

Uma das principais atrações do encontro é o músico inglês Jarrett Butler, que foi o primeiro Trombonista na Orquestra Sinfônica Portuguesa (Solista A). Jarrett é professor de Trombone na Universidade de Aveiro e foi membro fundador do Ensemble Português de Trombones e Ensemble Português de Metais.

O evento também realizará o Curso de Reparo e Manutenção de Instrumentos com Araken Busto, técnico da Yamaha Brasil. Mais informações pelo e-mail: atrombonistasrn@gmail.com
Fonte: AgeCom-UFRN.
Imagem ilustrativa: www.canaluec.com.br.

quarta-feira, 25 de março de 2015

FATO HISTÓRICO INUSITADO:

TÍTULOS DE CIDADANIAS ASSUENSES FORAM REJEITADOS
Conforme Ata da primeira sessão da Câmara Municipal do Assú do dia 07 de outubro de 1957 os vereadores Celso Dantas da Silveira, Francisco Soares de Macêdo (Chiquito Soares) e Manuel Corcino da Costa emitiram Projeto de Lei concedendo o título de Cidadão Assuense, ao vigário local Monsenhor Júlio Alves Bezerra, ao Senhor Arcelino Costa Leitão e ao escrivão e tabelião da Comarca, aposentado, Senhor João Germano Sobrinho.

Acontece que, no dia 22 de outubro, a Câmara Municipal recebeu oficio do Monsenhor Júlio Alves Bezerra, tratando do Projeto de Lei S/n. de autoria do vereador Celso Dantas da Silveira e outros, da concessão do título de Cidadão Assuense. “No qual Sua Reverendíssima declara não aceitar o título de Cidadão Assuense”. E na sessão do dia 23, foi a vez da Câmara receber outro ofício, desta feita do Sr. João Germano Sobrinho, também não aceitando o título expôs seus motivos: agradeceu aos signatários do Projeto a lembrança e declara, por feito moral e formação religiosa, ser obrigado a renunciar as honrarias do projeto. 

O vereador Pedro Borges fez longas considerações sobre os ofícios, dizendo estranhar e lamentar as atitudes daqueles cidadãos, visto à Câmara só querer através do projeto em questão honrar, os ditos cidadãos.

Na sessão do dia 29 de outubro também de 1957 o vereador Francisco Soares de Macêdo afirmou taxativamente: “Após várias considerações ao Projeto de Lei que concede título de cidadania aos Senhores João Germano Sobrinho e Monsenhor Júlio Alves Bezerra, mereciam melhor estudo aos seus pares”.

Fonte: Câmara do Assú - A História - Auricéia Antunes de Lima. Lançado no dia 16 de outubro de 2001.

TEATRO:

O espetáculo teatral ‘O Mala da Arte’ será apresentado na próxima sexta-feira (27), às 19h30, no Cine Teatro Pedro Amorim, em Assú.
A entrada será franca e limitada. O evento do grupo Cactus será em comemoração ao Dia Mundial do Teatro.
Desse espaço parabenizo a iniciativa e desejo muito sucesso.

REMINISCÊNCIAS:

Prefeita Maria Olímpia e Arcelino Costa Leitão no Clube Municipal. 
Quando não existia clubes sociais em Assu as festas eram realizadas nas residências das pessoas influentes e abastadas daquela cidade festeira. Tempos depois nas dependências do Cine Teatro Pedro Amorim, bem como no auditório do Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia. (Lembrar a figura do músico João Chau que tocava saxofone e clarinete).

Em dezembro de 1953 os funcionários do Banco do Brasil daquela época, tendo a frente José Simonetti fundaram a Associação Cultural e Recreativa do Assu - ARCA, funcionando no andar de cima da prefeitura daquele município. 

Os políticos locais se envolviam muito nas festas, nos bailes da cidade com muito radicalismo. A sociedade era dividida em clubes sociais. Isso nos tempos de Edgard do partido UDN e Olavo Montenegro, do partido PSD, além de Costa Leitão que ao se eleger prefeito do município assuense procurou fundar o Clube Municipal no local onde funcionava a ARCA ou seja, altos da prefeitura, que foi desalojado logo que Seu Costa tomou posse na qualidade de prefeito do Assu, em 1958. 

A ARCA instalou-se novamente nos altos do antigo casarão conhecido como sobrado de Sebastião Cabral, vizinho a casa do poeta Renato Caldas, da Praça Pedro Velho, esquina com a Rua São João, que os correligionários do deputado Olavo Montenegro ferrenho inimigo político do também deputado Edgard Montenegro denominaram pejorativamente de "Clube das Almas".

Tempos depois, 1963, a ARCA construiu a sua sede própria na avenida Bernardo Vieira (cujo terreno fora doação do casal dona Cândida e Manuel de Melo Montenegro - Major Montenegro.

Ainda no começo da década de setenta uma outra associação explorou o cube da ARCA que foi a Associação do Servidores do Sesp de Assu - ASSA, depois a Associação Cooperativista, da Cooperativa Agropecuária do Vale do Açu Ltda - ACC.

Antes, porém no início da década de sessenta fundara no Assu a Associação Atlética Banco do Brasil - AABB funcionando primeiramente numa casa alugada de propriedade de José André de Souza, da Avenida Senador João Câmara
Maria Olímpia recebendo em sua mesa o Mariano Tavares no Municipal
No Municipal, sobre a direção de Costa e Maria Olímpia, foram realizadas grandes festa elitizadas com apresentação de grandes orquestras internacionais como, por exemplo, Marinas Mexican Alma Latina, Cassino de Sevilha, Violinos Italianos e Eder Mandarino que ainda estão na memória de muitos daquela época. 

Por fim, a ARCA passou a ser dirigida pelos correligionários de Edgard e também realizou grandes bailes com apresentação de grandes orquestra nacionais e internacionais como Eder Mandarino, entre outras locais, regionais e nacionais. 

Mais história a contar sobre os clubes sociais elitizados e populares como a Liga Operária Assuense - LOA que muito contribuiu para a diversão promovendo festas marcantes para o povo em geral!

Transcrito do Blog Fernando Caldas

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA:

Foto: Eduardo Maia/Assecom ALRN
A Assembleia Legislativa do RN realizou, nesta quarta-feira (25), Sessão Solene para celebrar a Campanha da Fraternidade 2015, que tem como tema Fraternidade: Igreja e Sociedade, e como lemaEu Vim para Servir.
O evento atendeu a requerimento do deputado Hermano Morais (PMDB), que cedeu o tempo previsto para seu pronunciamento para o deputado José Dias (PSD), segundo release da assessoria de imprensa da ALRN.
“Assim como o Legislativo, a Igreja também tem como missão lutar pela justiça social”, disse o deputado José Dias, que destacou a importância do tema proposto neste ano e as obrigações da igreja e sociedade.
De acordo com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha da Fraternidade de 2015 buscará recordar a vocação e missão de todos os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre igreja e sociedade, propostos pelo Vaticano.
O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, destacou a importância da parceria entre a igreja, sociedade e Poder Legislativo.
“A sensibilidade da igreja se volta para a sociedade como um todo na tentativa de enxergar, de modo muito claro, todos esses desafios do tempo presente. A participação de todos aqui representa a confiança, compromisso, atenção e esperança que podemos ter por um mundo melhor, que passa pela ação de cada responsável pelos representantes da sociedade”, frisou.
O coordenador da Campanha da Fraternidade 2015, padre João Maria do Nascimento compareceu à solenidade junto com o diretor da Emprotur, Assis Oliveira, representando o governador Robinson Faria (PSD); o chefe da assessoria de relações institucionais da Prefeitura de Natal, Públio Otávio José de Sousa, representando o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT); vice-presidente da Ordem dos Advogados do RN (OAB/RN), Marcos Guerra, representando o presidente, Sérgio Freire; 2º tenente Rodrigo Gunter Lemos Guerra, representando o comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Antônio Carlos Barboteo Pinto.
Os deputados estaduais Márcia Maia (PSB), George Soares (PR) e Souza Neto (PHS) também participaram da Sessão Solene.
Postado por Pauta Aberta.