sábado, 21 de março de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares propõe ao Governo Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar
Revelando perfeita sintonia com as demandas e necessidades da Agricultura Familiar no estado do RN, o deputado estadual George Soares (PR) apresentou requerimento esta semana na Assembleia Legislativa, pleiteando ao Governo do Estado e à EMATER/RN que se institua em lei a Política Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar - PEAF. 

Segundo a proposição do parlamentar republicano, a PEAF tem como finalidade abastecer o estoque alimentar das escolas, estabelecimentos, autarquias, empresas públicas, restaurantes populares, unidades de saúde, programas do governo, ações de segurança alimentar/nutricional com produtos oriundos em porcentagem e de acordo com as safras da agricultura familiar produzida no estado.

"Hoje apenas 20% dessa demanda é atendida pelo Programa de Aquisição de Alimentos gerenciado pela EMATER. Nossa intenção é que pelo menos 50% desses produtos que o governo utiliza diariamente sejam obtidos da produção dos agricultores familiares do nosso Estado. Isso iria motivar os produtores rurais, aumentar a área de cultivo das lavouras e aquecer a economia das cooperativas de Agricultura Familiar de todo o RN. Temos o projeto elaborado e pretendemos, a título de contribuição do nosso mandato, formalizar esta sugestão ao governador Robinson Faria”, reiterou o deputado George Soares.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

sexta-feira, 20 de março de 2015

ELEIÇÕES:



Na intervenção telefônica feita nesta quarta (18), desde a capital federal, dentro do programa Panorama do Vale, na Rádio Princesa do Vale, o deputado estadual George Soares (PR) também respondeu indagações sobre temas políticos, incluindo a eleição municipal em Assú.
 
O parlamentar negou que esteja na ponta das suas prioridades concorrer novamente à Prefeitura em Assú proximamente, caso haja pleito em 2016, embora reafirme que se sentiria imensamente honrado em ocupar tal atribuição pública.

Atribuiu aos seus adversários políticos a disseminação da notícia de que pensa em ser candidato à chefia do Executivo, esclarecendo que os que assim agem na realidade sentem-se incomodados por ele ser o político permanentemente presente em Assú e região, como tem sido desde seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do RN, motivo pelo qual foi merecedor da confiança exposta por mais de 15 mil eleitores da cidade que ajudaram a reelegê-lo em 2014.

Categórico, George Soares disse que, em havendo eleição em 2016, a oposição em Assú se apresentará firme e forte e com nome para ser opção à população assuense: 

“(...) A oposição vai ouvir a população. O nosso candidato ou a nossa candidata não será de quatro paredes. Não será porque quer só apenas ser prefeito, porque acho que isso muita gente tem [vontade] e não tem a condição de ser. Mas, a gente vai ouvir através de pesquisas, através de reuniões, qual o prefeito que a cidade do Assú quer. Se é um prefeito presente, se é um prefeito ausente; se é um prefeito que fale a verdade e cumpra, ou se é um prefeito que maquia [a gestão] e mente; se é um prefeito que se relaciona com as famílias de Assú e compartilha esse mandato de prefeito com todos, ou se forma grupinhos e vive fechado. Se é um prefeito que possa vir à capital federal, andar nos gabinetes, assumir compromissos e cumprir, ou um prefeito que não possa mais vir à capital federal ajudar o município. Então, a cidade do Assú é quem vai responder isso pra oposição”.
Transcrito, na íntegra do Pauta Aberta.

quinta-feira, 19 de março de 2015

CULTURA:


Aconteceu ontem (17), durante a realização do II Seminário Educação do Campo, promovido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), o lançamento do documentário ‘Mulheres da Lama’.
A produção do documentário é dos estudantes do curso de licenciatura Educação do Campo, Francisco Bezerra e Chagas Santos, sob a coordenação do professor Luiz Gomes. No filme é retratada a vida dentro do mangue de dona Terezinha de Jesus, uma senhora de 82 anos, que passou a vida dela catando mariscos em Porto do Mangue.

Produzido de forma artesanal, o documentário com 30 minutos de duração, surgiu a partir da elaboração de um artigo científico.

Presente na sessão de estreia, a protagonista do filme ‘Mulheres da Lama’, dona Terezinha de Jesus, aprovou e gostou de se ver no filme. “Achei muito bonito”, afirmou. Ela trabalha diariamente desde 1950 no manguezal do rio das Conchas, em Porto do Mangue, e de lá tira o sustento de toda a família.

A marisqueira revelou que acorda de madrugada, por volta das 3h, atravessa o rio sozinha, remando uma canoa para catar búzios, que é a fonte de renda e de alimento de toda a família.

No final da sessão de estreia, a protagonista do documentário recebeu das mãos do reitor José de Arimatea e do diretor do filme, Francisco Bezerra, uma comenda relativa ao lançamento da peça audiovisual.
Transcrito do 'Rabiscos do Samuel'.

ATIVIDADE PARLAMENTAR:

George Soares é indicado para a Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do RN
Após compor, em seu primeiro mandato como deputado estadual, a Comissão de Constituição e Justiça e Redação na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, George Soares agora se torna titular em duas novas comissões e suplente numa terceira.

O deputado do PR foi indicado para ser membro da Comissão do Meio Ambiente, Consumidor e Interior, da Comissão de Finanças e Fiscalização e indicado para a suplência da Comissão de Saúde.

Com isso, o deputado estadual George Soares participa de uma das comissões mais importantes da Assembleia do RN, a de Finanças, que avalia os aspectos financeiros e orçamentários públicos do estado, analisa a compatibilidade ou adequação das proposições com o plano plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual do Estado do RN.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares e Deputada Zenaide Maia abraçam lutas do Vale do Açu em Brasília

Na tarde de hoje, 18, o deputado estadual George Soares (PR) entregou no gabinete da deputada federal Zenaide Maia (PR) em Brasília, um ofício solicitando da parlamentar o projeto da federalização da Estrada da Castanha que liga as cidades de Assú, Carnaubais, Serra do mel e Areia branca. A Estrada é um sonho da região do Vale do Açu e encontra-se atualmente, como uma rodovia estadual não asfaltada que liga o Vale à região Oeste e Salineira do Rio Grande do Norte.

A obra irá trazer desenvolvimento, interligando as cidades e escoando suas cargas com muito mais infra-estrutura. "Entregamos a nossa deputada federal, Dra. Zenaide para que na Câmara Federal possa ser apresentado o projeto da federalização da Estrada da Castanha e buscarmos o orçamento federal como forma de executar essa grandiosa obra no Vale do Açu potiguar." Disse George.

Dra. Zenaide aproveitou a oportunidade e entregou ao deputado estadual a emenda no valor de 500 mil reais que foi destinada para UFERSA no novo campus de medicina em Assú. Uma luta da região do Vale e que recebe incentivo desta ação da deputada federal Zenaide Maia que vem consolidando sua atuação como representante do povo potiguar no Congresso Nacional.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 18 de março de 2015

CRÔNICA:

ANTÔNIO DAS ALMAS – O MULATO BENFEITOR
Ivan Pinheiro*
Dos inúmeros temores da minha meninice, a maioria arrogada pelos familiares para me manter em casa ou inibir minha ida a algum lugar guardo, com nitidez, lembranças arrepiantes de cidadãos que me metiam medo, muito medo. Lembro-me que certa vez cheguei a fazer xixi no calção, já que calça era coisa de adulto.

Chico Doido, Miguel da Lata, Perdido, Zé Vidal, Girome, Chico Veneno, Antônio das Almas... Eram tantos! Muitos desses faziam-me mudar de calçada ou retornar a toda carreira em qualquer circunstância. Geralmente, às escondidas, ficava acompanhando com o olhar a trajetória do “espantoso maluco” para retomar o caminho e concluir o meu destino.

Confesso que meu maior pânico era quando me deparava com Antônio das Almas (não encontrei ninguém que tivesse a certeza de onde ele veio... Surgiu. Dizem que tinha familiares em Pendências). Não tenho notícias de que ele tenha dado alguma carreira numa criança em todo o seu convívio em Assu. Os outros sim aconteciam com frequência, até por que eram provocados pela garotada, geralmente, influenciada pelos adultos.

Mas para “aperrear” Antônio das Almas era preciso coragem. Grandalhão, moreno, musculoso, maltrapilho (chapéu velho de palha na cabeça, camisa surrada e amassada, calça segurada na cintura por um pedaço de corda fazendo vez de cinto – que também servia para outras atividades -, pernas arregaçadas, pés descalços - dificilmente usava alpercatas). O cachimbo e um cassetete (um porrete de madeira) completavam sua indumentária. O mais aterrorizante: morava basicamente no cemitério. Ou seja, num quartinho ao lado, situado a atual Rua 29 de outubro. O local era conhecido como “Casa das Almas”. Lá eram guardados os caixões de defuntos para pobres e cadáveres desconhecidos. Tinha um branco para anjos, outro lilás para moças donzelas e o terceiro (o mais arrepiador - era preto retinto, com detalhes prateados) para os demais.   

Cabe uma reserva. Quem já passou dos cinquenta sabe dessa realidade: Até final dos anos sessenta, meados dos anos setenta (com menor intensidade) a maioria dos pobres se enterrava em redes. As criancinhas (anjos) eram transportadas até o cemitério em caixas de sapatos, telhas de olaria ou caixotes de madeira improvisados pelos familiares. A pobreza, à época, era franciscana - como costumava dizer o saudoso João Marcolino de Vasconcelos – Dr. Lô.

O leitor poderá até perguntar: Por que somente três caixões? Porque todos retornavam àquela “Casa das Almas”. O(a) falecido(a) era colocado(a) na cova sem caixão. Depois mudaram o “depósito funerário” para a Igreja Matriz no patamar de onde se toca(va) o sino - primeiro andar do lado esquerdo.

E quem era responsável para levar e trazer de volta aqueles horrorosos caixões? Quem?... Antônio das Almas. Sabe o que era se deparar, num beco estreito, com aquele homenzarrão conduzindo um caixão preto nas costas, vindo em sua direção? Terror!

Uma determinada vez eu caminhava displicentemente pelo “Beco do Padre” (mais parecia um funil, começava razoavelmente largo e terminava estreito em frente à casa de Edgard) quando, de súbito, quase topei com o dito cujo... Fiz um giro de 180 graus tão rápido que o vento e a areia fizeram redemoinho. Acho que cheguei a cair, mas acredito que não toquei no solo. Levantei numa rapidez indescritível já muito próximo de Antônio das Almas que, rindo da situação (acredito), bateu fortemente seus pés no chão. Pernas pra que te quero... Esgoelando-se cheguei à minha casa em segundos, todo mijado.   

Pois bem, continuando: Antônio das Almas era comunicado da morte e levava o ataúde, no ombro, até a residência do(a) falecido(a). Passava a noite ou o tempo necessário “bebendo o defunto” e, ao final, segurando uma das abas do caixão, acompanhava o cortejo fúnebre com destino ao cemitério São João Batista passando, quase sempre, pela Igreja Matriz para as exéquias.

Ao chegar ao Cemitério o caixão era assentado à beira da sepultura e, quando não apareciam familiares e/ou voluntários para ajudá-lo a retirar o corpo do ataúde, com naturalidade, ele descia para a cova, se agarrava com o cadáver e colocava-o no interior do sepulcro.

Na verdade Antônio das Almas que vivia ao “Deus dará” era um voluntário para servir aos pobres com ações humanitárias, gestos incomparáveis... Um cidadão de boa alma.  

Nas horas vagas fazia favores braçais para as pessoas mais afortunadas, como cuidar das sepulturas, carregar água, lenha, dar fim aos animais mortos, entre outras atividades à custa de quase nada, financeiramente. Uma cuia de farinha, feijão, açúcar e às vezes um pedaço de salgado (carne ou peixe) servia como pagamento.

Já adulto, tomei conhecimento que o então vereador Durval de Sá Leitão propôs aos colegas da Câmara Municipal do Assu a concessão de um Título de Cidadão Assuense ao Antônio das Almas, entre muitos outros. A propositura (já esperada pelo Edil) foi rejeitada pelos nobres representantes do povo. Resultado: Durval nunca mais retornou a Câmara Municipal perdendo o mandato por abandono de função.

O tempo passou e devidamente abandonado, já alquebrado pelo tempo, doente e injustiçado, Antônio das Almas retornou ao seu solo berço para o convívio dos familiares e por fim poder repousar eternamente no campo santo de sua terra natal (?).

Aquele peregrino, na sua ingenuidade, tinha a consciência (quem sabe?) de que existiam muitos irmãos precisando da sua força divina transformada em caridade, amparo material e espiritual. Assim, sem receio ou vergonha, se apequenou perante o povo e, com determinação, derramou muito suor e lágrimas em favor da causa, criando a identidade expressiva da sua personificação. Atitudes raras, digo até, inimagináveis, nos dias atuais.

*Ivan Pinheiro Bezerra – Historiador e escritor contista.
Desenho ilustrativo: Ivan Pinheiro 

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares reforça pedido de viatura policial para CDP de Assu
Em aparte ao pronunciamento feito pela deputada Cristiane Dantas (PcdoB), na Assembleia Legislativa do RN, abordando a crise do setor penitenciário do estado, o deputado estadual George Soares (PR) registrou o recebimento de um expediente enviado pela juíza Suzana Correa, titular da Vara Criminal da comarca de Assu, solicitando apoio do seu mandato para conseguir, junto ao governo do estado, a substituição da viatura à disposição do Centro de Detenção Provisória (CDP) assuense que se encontra atualmente em estado crítico para uso da polícia.

George Soares informou que o ofício encaminhado pela magistrada ao seu gabinete foi prontamente materializado em requerimento e apresentado ao plenário da ALRN, oficializando o pleito ao governador Robinson Faria (PSD) e à secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Kalina Leite.

Ainda dentro de suas colocações, o deputado republicano reconheceu os esforços até aqui empreendidos pela gestão estadual, mas sugeriu estreitar laços com o governo federal no sentido de reforçar a presença do poder público na resposta às demandas do setor de segurança como desejam os cidadãos potiguares.

George Soares aproveitou a intervenção para reiterar seu apelo que o governo do estado formalize à criação da Delegacia Regional de Polícia Civil em Assú, mecanismo que, na ótica do parlamentar, poderá assegurar mais condições para o trabalho do aparelho policial no Vale do Açu potiguar.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

segunda-feira, 16 de março de 2015

ATIVIDADE PARLAMENTAR:


Deputado George Soares participa das comemorações a São José em Assú
Nas comemorações para o dia de São José que será nesta quinta-feira, 19, o deputado estadual George Soares (PR) acompanhou toda a programação da festa ao santo na cidade de Assú, este fim de semana.

O deputado republicano participou da Missa realizada na Capela do bairro Frutilândia que terminou em um jantar para os fiéis comemorarem o dia de São José. George também seguiu a Cavalgada a São José que percorreu a cidade até a comunidade de Linda Flor, neste domingo (15). O percurso de 10km à cavalo se encerrou com um almoço para confraternizar todos os devotos-cavaleiros do santo dos agricultores.

"O dia de São José é especial para os que vivem no campo, porque quando chove nessa data, significa que o inverno será bom e abençoará as plantações. Por isso, somamos nosso pedido de fé a todos que desejam a benção da chuva sobre as terras do RN". Afirmou o deputado George.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

domingo, 15 de março de 2015

UM CASAL DE POETAS:


No dia da poesia

Meus parabéns aos poetas
De Assu terra bendita
Onde a rima desperta
Um arrepio, que agita
Paixão que corre na veia
Do poeta em lua cheia
Que entre a gente habita

Uma rima improvisada
Uma tirada um repente
Que nos faz arrepiar
Nos deixa triste ou contente
Poesia em verso e prosa
Uma quadrinha uma glosa
É Assu e sua gente

Então amados poetas
Que flua a inspiração
Pela rima nós tenhamos
Cada vez maior tesão
Vamos enfim dissertar
Rimando ou sem rimar
A poesia é paixão


Autor: Rosivaldo

*_*


O Dia da poesia.

Escolheram este dia
Pra ser o da poesia
E eu quero homenagear
Agradecendo ao Senhor
E dando o maior valor
Para quem sabe rimar.

Quando cada rima vem
A Mente da gente tem
O Poder da imaginação
Ela sai com facilidade
E se torna de verdade
Porque vem do coração.

O Poeta e pensador
Se alimenta do Amor
Que si do seu coração.
E Tudo se torna profundo
Porque ele enxerga o mundo
Com os olhos do coração.

Me sinto muito feliz
Porque sempre que eu quis
Compus uma poesia
Agradeço a Deus este dom
Pois além de ser muito bom
Me da muita alegria.


Autora: Antonieta Guilherme dos Ramos Bezerra.
Postado por Rosivaldo Quirino.

LITERATURA:

Uma coletânea pioneira*

O erotismo é uma das bases do conhecimento de nós próprios,
tão indispensável como a poesia.
ANAÏS NIN

O erotismo está associado à sociedade e à cultura desde o início dos tempos, e na literatura, nas artes de maneira geral, não é uma exceção, embora muitas vezes submetido à censura. São frequentes referências à sensualidade ou passagens eróticas em várias obras ao longo do tempo, às vezes não como o tema principal, mas como capítulos isolados que contribuem para a evolução da história ou o desenvolvimento de um personagem. Num exemplo recente temos “A casa dos budas ditosos” de João Ubaldo Ribeiro: obra, que representa o pecado da luxúria, é narrada por uma velhinha que beira os 70 e que conta, sem pudores, suas memórias libertinas. Poderíamos citar outros trabalhos como, por exemplo, os de Anais Nin, Henry Miller e DH Lawrence.

A literatura erótica é uma vertente que utiliza o erotismo como tema em sua maior parte no conto ou no romance, embora seja encontrada também na poesia. Cultuada mundo afora, essa vertente é pouco expressiva no Rio Grande do Norte, em se tratando de ficção. Mas, agora podemos comemorar um passo importante da nossa cultura literária. Foi publicada recentemente a primeira reunião de contos eróticos de autores potiguares. Organizada pelo editor e escritor José Correia Neto, a coletânea traz ilustrações do artista plástico José Clewton do Nascimento. “Entre Dedos...” prova mais uma vez a sintonia literária potiguar, e seu valor estético, em relação ao que tem sido produzido em outras capitais, com bons autores e que possuem sensibilidade artística para tratar de um tema difícil, o erótico na literatura.

Editada pela Caravela Selo Cultural, a coletânea ficou um trabalho graficamente perfeito, digno de figurar nas prateleiras de qualquer livraria do mundo. A obra foi muito bem produzida e organizada, e merece todos os confetes, pois entra, inclusive, para a nossa história literária como a primeira desse tipo no Estado. "Entre dedos..." tem a participação de escritores experientes, dentre eles, João Andrade, Cefas Carvalho, Jeanne Araújo, Jania Souza, Maria Marcela Freire, Maria Maria Gomes e Sheyla Azevedo.

Algum leitor mais atento irá notar a ausência de escritores potiguares pioneiros no trato da temática tais como Nei Leandro de Castro, Newton Navarro e Francisco Sobreira. Mas, pelo que observamos, o organizador preferiu enfocar apenas nomes da nova geração.

Nos contos selecionados tanto do erotismo masculino como do feminino, relatos e fantasias são ingredientes indispensáveis que instigam a imaginação do leitor a mexer com a audição, o olfato, o tato e a visão, mesmo sem a presença física de um dado estímulo. É que as fantasias ligadas à sensualidade e ao erotismo têm o potencial de aumentar o nível de interesse pela leitura.

Evidente o esmero da editora e dos seus participantes, que realizaram um bonito trabalho. Em suma, “Entre Dedos...” se serve da descrição detalhista da aventura erótica como pretexto para o derramar-se da mais fina literatura.

*Thiago Gonzaga é mestrando em literatura potiguar contemporânea na UFRN.
Postado por 101 Livros do RN.

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares entrega emenda para iluminação do estádio municipal em Ipanguaçu.‏
Um sonho de 17 anos deverá ser realizado com a emenda elaborada pelo deputado estadual George Soares (PR) que foi entregue neste sábado, 14, ao prefeito da cidade de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira.

O estádio municipal Joacy Fonseca não possui iluminação para realização de partidas no período da noite. Vendo essa necessidade e a pedidos de lideranças e desportistas, o deputado George destinou emenda parlamentar no valor de 70 mil reais para que seja realizada a obra em Ipanguaçu.

"O prefeito Leonardo nos recebeu com sua equipe de forma democrática para que a prefeitura possa fazer o processo da emenda e conseguirmos atender um sonho antigo dos desportistas de Ipanguaçu que é a iluminação do estádio Joacy Fonseca". Afirmou o deputado George Soares.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares