sábado, 7 de fevereiro de 2015

ARTIGO:

UM OLHAR DE PÁSSARO
Por Chumbo Pinheiro*

A arte da escrita tem se apresentado com vigor e brilho no solo literário potiguar. Vemos surgir novos poetas, contistas, cronistas que enriquecem com seus talentos a produção literária norte-rio-grandense. Vão se afirmando e ocupando seus espaços no cenário da literatura; livros, revistas, jornais divulgam a nossa criatividade; editoras locais e nacionais, sites e outras mídias eletrônicas postam e publicam nossos autores.
Escritores que cantam as nossas belezas, nossos sentimentos e transformam as agruras do dia a dia em palavras que aliviam com sua serenidade e força a luta pela vida. Fazem com seu olhar uma leitura para além da superficialidade com a qual observamos os fatos. Extraem do que parece corriqueiro e banal ou do inusitado, a essência mais sublime dando-lhes um significado e um sentido que muitos de nós na maioria das vezes somos incapazes de perceber.
Entre os gêneros literários que parecem realizar com maior perspicácia esta leitura dos fatos cotidianos e transformá-los compreensivelmente mais amenos e até mesmo agradáveis e explicativos está a crônica. Neste sentido, temos aprendido muito com os mestres desde Machado de Assis, passando por Rubem Braga e Fernando Sabino. E como não lembrarmo-nos de Dorian Jorge Freire, Berilo Wanderley, Sanderson Negreiros, Vicente Serejo, dentre outros. Soma-se a estes nomes Clauder Arcanjo, potiguar de coração, com o seu livro Uma Garça no Asfalto. Segundo, Nicodemos Sena, que escreveu para a orelha do livro “O título... remete ao tema das “coisas fora do lugar”. E ao absurdo que está na base de toda boa literatura...”. E é assim Clauder Arcanjo, que a partir de um olhar para o voo majestoso de uma garça aguça ainda mais o seu olhar de pássaro e que tendo nas veias lápis voa mesmo sem asas, com as pontas dos dedos.
Com seu estilo esmerado eleva as figuras humanas e as coisas mais simples. Tiramos daí lições e exemplos do amor filial e materno como em Tributo à mãe desconhecida, Mãe com fome; Percebe a honra do trabalho na altivez do vendedor de cocadas, Cocada com açúcar, lição e afeto; a nobreza do engraxate, O lorde da graxa; a grandeza humana na solidariedade e compreensão da empregada doméstica, Helena.
Clauder em seus voos dialoga com Bandeira, Machado, Drummond; com os escritores do seu tempo, Manoel Onofre Junior, David de Medeiros Leite, Antonio Francisco; com poetas e pessoas anônimas que nos ensinam o valor e a beleza de um aceno e de um abraço que nos faz parar para refletir sobre estes gestos que parecem tão simples, contudo, expressam a maior grandeza humana.
Fica ao leitor, portanto, o convite: embarque nas asas da garça e nas páginas do livro e mais que o cheiro do asfalto dos nossos dias corridos sinta exalar o perfume das virtudes humanas tão necessárias nos dias de hoje.

*Luís Pereira da Silva que assina com o pseudônimo de Chumbo Pinheiro, é poeta e articulista. Autor de "Alguns livros Potiguares", e coautor de "Nei Leandro de Castro - 50 Anos de Atividades Literárias".
Postado por 101 Livros do RN.

PROJETO CULTURAL:

Em seu aniversário de 14º aniversário, a Casa da Ribeira dá o pontapé inicial nas ações de 2015 com o lançamento do edital do Projeto Cena Jovem. A iniciativa busca abrir as portas para artistas do Rio Grande do Norte, oferecendo quatro prêmios de R$ 30 mil reais, concedido a cada grupo ou coletivo, para o fomento de novos espetáculos de dança ou teatro e seus híbridos. Buscando atingir os grupos do RN em sua plenitude regional, o edital também prevê que um dos grupos contemplados necessariamente terá de ser residente na mesorregião Oeste Potiguar. 

Patrocinado pela Petrobras, Governo Federal e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo, o projeto inclui ainda 64 ocupações do teatro da Casa da Ribeira.

O período de inscrição no projeto vai de 12 de janeiro a 26 de fevereiro de 2015. A inscrição deve ser feita em formulário oficial do Cena Jovem que, assim como o regulamento do edital, está disponível nos sites www.projetocenajovem.com e www.casadaribeira.com.br.
Transcrito do Blog de Ana Valquíria.
Para esclarecimentos entrar em contato com:
Casa da Ribeira educação & cultura
Fone: (84) 3211-7710
Horário: segunda à sexta-feira das 13h às 17h.
Ou pelo e-mail: casa@casadaribeira.com.br

ARTISTA ASSUENSE:

Trabalho de Gerusa Fonseca Pimentel Azevedo

Postado por Fernando Caldas

ZONA ELEITORAL:

 
O município de Carnaubais, sofreu uma alteração jurídica e geográfica no âmbito da Justiça Eleitoral. Por decisão do Tribunal, nos tirou da 29ª Zona Eleitoral de Assú e nos colocou na 47ª Zona eleitoral no município de Pendências. Tudo isto sem nenhuma informação ou audiência pública, tudo de forma altamente autoritária.

Por tanto a partir de segunda-feira, (08), todo movimento com relação a Justiça Eleitoral o Carnaubaense se deslocará para Pendências e não mais Assú.
Transcrito do Blog Luizinho Cavalcante.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

HOMENAGEM

MAIS UMA ITAJAENSE SECULAR
  Neste sábado, dia 07 de fevereiro, a família Lopes se reúne, mais uma vez, para comemoração de 100 anos de vida de uma de suas matriarcas.

A Senhora Francisca Estelita Lopes completou 100 anos de existência. Nascida no sítio Saco, município de Ipanguaçu (atual Itajá), no dia 5 de fevereiro de 1915. Ela fechou um século de vida na última quinta feira. No entanto, seus familiares e amigos, sobretudo do polo Itajá, Ipanguaçu e Assu estarão se reunindo, neste sábado dia 07, em Assu, para comemorarem essa importante data.

Dona Chiquinha - como é conhecida - é uma mulher 
de personalidade forte, no entanto, de coração enorme. Idônea, batalhadora, simples. Foi casada com Luiz de França Lopes de cujo matrimônio nasceram onze filhos: José Wíllame Lopes (in memoriam), Edilha, Benedita, Damiana (conhecida por Djanira), Manuel (Beleleu), Terezinha, Francisca (Titica), Eliene, João Batista, Eliete e Francisco de Assis (Chico / Caté). 

Certamente Dona Chiquinha irá comemora seu centenário olhando para trás com gratidão por tudo quanto conseguiu plantar, por tudo que colheu e por tudo que irá usufruir graças a sua maneira de ser, sempre abalizada na incontestável e inabalável fé em Deus. Por essas e outras razões 
chega a essa esplendorosa idade gozando de boa saúde, memória invejável, extrapolando felicidade por poder conviver em harmonia no seio de sua enorme família composta por 60 netos, 99 bisnetos e 33 trinetos.

Deste espaço desejamos que seu futuro seja esbanjado de felicidade e que cada novo dia seja vivido com paz e harmonia para poder compartilhar essa apurada experiência com todos que a rodeiam. 


Parabéns!!!!


Fonte: Alguns dados coletas no Rabiscos do Samuel.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

Deputado George Soares participa do Jornal Verdade na Rede TV‏

Nesta quinta (05), o deputado estadual George Soares (PR) concedeu entrevista ao vivo para o Jornal Verdade da Rede TV Natal, comandado pelos jornalistas Túlio Lemos e Juliana Celli.

Entre as várias perguntas relevantes, algumas se destacaram, como a questão de uma possível candidatura à prefeitura da cidade do Assú, nas próximas eleições municipais. O deputado George respondeu que obteve mais de 50% dos votos dos seus conterrâneos assuenses no pleito do ano passado, mas que busca alguns nomes novos que possam viabilizar esta candidatura a prefeito em 2016, pois o seu principal foco é manter a cadeira na AL- RN.

Outra questão foi com relação ao apoio, ou não, do deputado George ao novo governo do Estado. “Teremos o mesmo comportamento do mandato anterior, de total atuação independente na Assembleia Legislativa. Até porque não adianta bater no governo de forma irresponsável e depois ser a favor dos projetos vindos do executivo. Nós vamos analisar cada caso, cada projeto, sempre de maneira independente, aprovando o que for melhor para o povo do Rio Grande do Norte.” Concluiu o deputado republicano.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares
.

LITERATURA:

CARTAS PARA FAUSTA
 
Quando pensamos em publicar Cartas Para Fausta, nos preocupamos (Ivan Pinheiro e Gilvan Lopes - organizadores do livro) por se tratar de documentos pessoais, alguns até sigilosos,  que narram a vida privada e levam ao proscênio, parte da história do casal Renato e Fausta. Somente após entrarmos em contato com a família é que decidimos selecioná-las para esta publicação. 

Cartas Para Fausta, tem no seu corpo uma verdadeira e ardente paixão do poeta por sua noiva (Compromisso que durou doze anos, do namoro às núpcias). Época em que ainda se mantinha as serestas, as declarações de amor... Tempo em que o romantismo e o respeito eram pré requisitos para as pessoas que almejavam,  no futuro, uma relação conjugal com capacidade de cultivar o mais sublime sentimento humano, o amor. Tem a inspiração poética, que somente um homem dedicado e apaixonado por uma mulher poderia transmitir.

Fausta da Fonsêca Nobre, foi a musa inspiradora do poeta Renato Caldas (foto acima). Foi sua “fulô do Mato”, seu “Intusiasmo”,  sua “Hirisia”, seu “Juramento”, sua “Cunfissão”. Foi seu “Oiá Pidão”, seu  “Munturo”...  foi “A Muié e o Amô”.

Dona Fausta, como era carinhosamente chamada, foi uma mulher de fibra, compreensiva e de personalidade forte. Uma mulher que demonstrava satisfação pela sua condição de esposa de poeta, portanto, capaz de perdoar, na sua juventude, as peripécias da boemia do seu eterno e único companheiro.

Dona Fausta foi digna deste imenso amor.
                                                       Ivan Pinheiro

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

AÇÃO PARLAMENTAR:

George Soares entrega emenda no valor de 70 mil para prefeito de Porto do Mangue‏

Na manhã desta quarta-feira (04), em Natal, o deputado estadual George Soares (PR) reuniu-se com o prefeito Titico (PMDB) da cidade de Porto do Mangue, para informar ao mesmo que o seu mandato destinou no Orçamento Geral do Estado para o ano de 2015, emenda parlamentar de nº 258 no valor de R$ 70 mil reais.
 A emenda foi destinada a cidade do Vale do Açu para aquisição de um veículo/ambulância no município, um apelo da população ouvido pelo deputado George.
 “Temos certeza que contaremos com o apoio do prefeito Titico para viabilizar esta emenda com a maior brevidade possível e continuaremos a lutar pelas cidades do nosso Estado, buscando melhorias e crescimento para o bem dos nossos populares.” Declarou o deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares 

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PISANDO FUNDO NOS DITADOS:


DITOS, BEM DITOS

Vão-se os anéis, e os dedos juntos
Porque todos nós seremos defuntos.

Casa de ferreiro, espeto de ferrugem
Porque o vento sopra e os tempos rugem.

Quem com ferro fere
A própria alma alfere.

Um sonho que se sonha só
É pesadelo que se vira pó.

Há mais mistério entre o céu e a terra
Quando a cabra canta e o galo berra.

A mão que afaga é a mesma que apedreja
Um olho que se fecha não impede que o outro veja.

Autor: Edivam Bezerra

ATUAÇÃO RECONHECIDA:

Jornalista destaca compromisso de parlamentar com Assú e região

George Soares
O grau de seriedade e comprometimento do deputado estadual George Soares (PR) com questões de interesse coletivo e que atendam, principalmente, à região do Vale do Açu, de quem é legítimo representante no âmbito da Assembleia Legislativa do RN, continua rendendo reconhecimento ao parlamentar em todo o estado.
 
Na coluna semanal “Notícias do Interior”, publicada todo domingo, através do jornal O Mossoroense, o jornalista e diretor-administrativo do periódico, Alvanilson Carlos, registrou, na edição de domingo (1º):

O deputado George Soares também destinou emenda para a cidade do Assú, dessa vez para a construção da sede do Campus da Uern naquele município. George é um deputado que também não esquece suas raízes e vive lutando para melhorar a vida das pessoas da Cidade dos Poetas. É assim que se trabalha, deputado. O povo agradece.
Postado por Pauta aberta.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

FIQUE POR DENTRO:

PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA
As pessoas vivem se deslocando de um lado para o outro. Esse movimento da população é um fenômeno bem antigo. Os primeiros habitantes do Brasil, por exemplo, vieram de terras distantes milhares de anos atrás.

Da Ásia para a América

Existem várias teorias que tentam explicar a origem dos brasileiros pré-históricos. A hipótese mais aceita é a de que os povos que viam no território brasileiro e que foram chamados de índios pelos descobridores portugueses vieram da Ásia. Calcula-se que, há cerca de 50 mil anos, grupos de asiáticos atravessaram o Estreito de Bering - uma espécie de canal que separa a Sibéria, na Ásia, do Alasca, na América do Norte. Uma vez na América, os asiáticos ocuparam todo o continente, de norte a sul, até mesmo o Brasil. 

Como viviam nossos antepassados

Os primeiros brasileiros moravam em buracos ou cavernas. A alimentação variava de acordo com o local. Comiam abacate, amendoim, castanha-do-pará, pinhão, mandioca, batata-doce, feijão e mel, além de carne de tartarugas, peixes, tatus-gigantes, preguiças, veados e capivaras. 
Pintura rupestre - Lajedo de Soledade - Apodi/RN.
Os grupos que habitavam cavernas representavam nas paredes as cenas de caçadas e de festas. Essa arte ficou conhecida como pintura rupestre (foto acima). Outros desenvolveram técnicas de cerâmica refinadas. Foi o caso da civilização marajoara (exemplo em foto abaixo), que viveu há mais de 1.000 anos na Amazônia.
Fonte: História do Brasil - Do Descobrimento à abertura democrática - Coleção: Fique por dentro.   
Fotos: www.ferias.tur.br e www.brasilartesenciclopedias.com.br 

ASSEMBLEIA:

Mesa Diretora: Deputado George Soares é eleito com 22 votos para o cargo de 3º secretário

George Soares
O deputado estadual George Soares (PR), que inicia seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do RN, permanecerá uma temporada ocupando posição de destaque na mesa diretora da Casa.
No segundo biênio da legislatura 2010/2014, o parlamentar do PR exerceu o posto de 4º secretário.
E, agora, para o primeiro biênio da legislatura 2015/2018, ele foi eleito com 22 dos 24 votos possíveis do Legislativo potiguar para ocupar o cargo de 3º secretário na gestão cuja presidência será desempenhada pelo seu colega, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB).
Os demais membros da mesa diretora, eleitos em sessão plenária transcorrida na manhã desta segunda-feira (02), são: Gustavo Carvalho (PROS), 1º vice-presidente; José Adécio (DEM), 2º vice-presidente; Galeno Torquato (PSD), 1º secretário; Hermano Morais (PMDB), 2º secretário; e, Carlos Augusto Maia (PTdoB), 4º secretário.
Postado por Pauta Aberta.

ESCOTISMO:

ACAMPAMENTO ESCOTEIRO MOVIMENTA A CIDADE DO ASSU
O 13º Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado, que tem sede no bairro Frutilândia, promoveu nos últimos dias de janeiro o seu acampamento de férias às margens do Rio Assu, na Comunidade Santa Clara.

O evento anual, que apresentou como tema: A caixa de Pandora e seus 1ºs socorros, foi aberto na noite de quinta-feira (29/01) quando todas as tropas se reuniram em volta de uma fogueira para o congraçamento escoteiro. No dia seguinte, 30/01, as atividades tiveram início com a alvorada, seguida do hasteamento dos pavilhões nacional, estadual, assuense e do grupo, seguindo-se de atividades de campo. Tais atividades se estenderam por toda a manhã e tarde.

Na manhã de sábado, 31/01, todo o grupo vivenciou o momento de espiritualidade que teve como palestrante o Pastor Joaquim, da Igreja Batista. Em sua exposição, o orador tratou acerca da importância dos cuidados com o corpo à luz da mensagem bíblica.

Durante todo o evento, a questões ligadas aos procedimento de primeiros socorros esteve presente. Na noite de sábado, ocorreu o momento áureo de um acampamento escoteiro. A realização do Fogo Conselho é um momento aguardado por escoteiros, chefes e familiares com bastante ansiedade.

Durante a cerimônia do Fogo Conselho, o 13º Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado recebeu novos integrantes. Aspirantes que durante o ano de 2014 fizeram os cursos e preparações necessárias para ingressar, oficialmente, no escotismo. Foram cinco novos escoteiros que prestaram o juramento protocolar e dois outros que fizeram a renovação de suas respectivas promessas.

O Acampamento escoteiro anual do 13º GEMBM teve o seu término na tarde do domingo com o arreamento dos pavilhões e o anúncio dos vencedores dos jogos realizados ao longo da programação.

Na alcateia, que reúne crianças com idades entre 4 e 10 anos, a matilha preta foi a vencedora. Já no Ramo Escoteiro com integrantes de idades que vão dos 11 aos 14 anos, sagrou-se campeã a Patrulha Lobo e no Ramo Sênior, na qual seus membros têm entre 15 e 18 anos, foi vencedora a Patrulha Cabugi. Matéria produzida por Francisco Costa Filho

ASSEMBLEIA:

Segundo Mandato: Deputado George Soares é empossado na Assembleia Legislativa do RN‏
O deputado estadual George Soares tomou posse na Assembleia Legislativa do seu segundo mandato representando o povo do RN, em cerimônia realizada na tarde deste domingo (1). O deputado George foi empossado junto aos demais parlamentares que assumiram a 61ª legislatura em sessão ocorrida no plenário da Casa.

Porém, a sessão preparatória de eleição da mesa diretora que também estava prevista para ser realizada hoje, foi adiada para as 10h desta segunda-feira (2).

O deputado George Soares reitera seu voto para o deputado Ezequiel Ferreira amanhã, na eleição da presidência da Casa do Povo Potiguar.

"Quero dedicar nosso novo mandato aos mais de 38 Mil votantes que confiaram no nosso trabalho. Essa é nossa luta, essa é nossa história." Declarou George Soares.
--
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

GLOSA:

BEBO, FUMO, JOGO E DANÇO
ADORO UM RABO DE SAIA.

Eu em nada boto ranço
Isso é lei na boemia,
Tudo faço com alegria
Bebo, fumo, jogo e danço.

Sei ser bravo, sei ser manso
E nunca fujo da raia
Pois visto a mescla e a cambraia.
Bom ou ruim topo tudo
Sobre mulher não iludo,
Adoro um rabo de saia.


AUTOR: Andiere Abreu – o popular Majó.
Foto Ilustrativa: masaquestaoe.blogspot.com

MEMÓRIAS:

AVIADORA ASSUENSE
As informações foram baseadas na pesquisa de Fernando Hippólyto da Costa com o título: “No Ar - A História das Aviadoras do Rio Grande do Norte” – publicada no jornal O Poti de domingo dia 24 de julho de 1988. 
Maria Enilda de Sá Leitão de Brito nasceu em Assu, no dia 22 de julho de 1927. Pertenceu ao Serviço Público Federal, exercendo cargo destacado na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte. Casada com o Professor Severino do Ramo de Brito.
        Entrou para a Escola de Pilotagem do Aeroclube, em Capim Macio, no ano de 1955, tendo realizado o seu primeiro voo de instrução num avião CAP-4 Paulistinha em setembro do mesmo ano. O seu primeiro instrutor foi José Limeira da Silva.
        Chegando a voar cerca de 42 horas, “solou” em setembro de 1956. Entre seus colegas de turma, recorda-se perfeitamente de Negreiros, Diavani Fernandes, Newton Pereira Rodrigues, Saraiva, Hugo e Daniel Alves de Oliveira.
      Seu “checador” para o voo solo foi próprio instrutor Limeira, e desse dia inesquecível ela falou que “foi a sensação mais audaciosa, quase irreal, de que voando conquistaria a grandeza do infinito e daí, alegria e emoções incontidas”.
        Além do conhecido Paulistinha, “solou” também o Pipper J3. Chegou a tomar parte em duas revoadas, voando com o instrutor uma com destino a cidade de Currais Novos, para a “Festa do Algodão” e outra, para Recife, participando das festividades programadas pelo Aeroclube de Pernambuco.
        A nossa pergunta, se recordava de algum fato pitoresco, respondeu-nos: “com relação a voos, não. Mas no nosso dia-a-dia de instrução, dado o idealismo do grupo, até as grandes dificuldades que a Escola de Pilotagem do Aeroclube enfrentava para manutenção do curso, eram superadas por nós e se transformavam em fatos pitorescos”.
        Perguntamos ainda se gostaria de voltar a pilotar aeronaves e se o marido não colocaria objeções para tal, respondeu-nos de maneira objetiva: “Já não penso em voltar a voar; meu marido tem pavor de avião, não gostando nem que eu fale naquela fase da minha vida...”.

        Esclareceu-nos também ter tido sempre o “fator sorte ao seu lado, pois nunca chegou a sofrer qualquer pane em voo, nem pousou em emergência”. 
        Maria Enilda de Sá Leitão de Brito - Irmã de dona Zuleide, Paulo, Zé Leitão e outros.
Foto ilustrativa.