terça-feira, 31 de março de 2015

REMINISCÊNCIAS:

ANOS SESSENTA
         No dia 03 de janeiro do ano de 1966 chegou a esta Paróquia de São João Batista do Assu, o Padre Francisco Canindé dos Santos (foto), ordenado Sacerdote aos 29 dias do mês de junho de 1965, e que para terminar o Curso Teológico permanecera no recife até o fim desse ano, assumindo lá, no Seminário Menor da Imaculada Conceição daquela Arquidiocese, o cargo de Vice-reitor.

         Padre Canindé trazia consigo, a nomeação, do Sr. Bispo Dom Gentil Diniz Barreto, de Vigário Substituto desta Paróquia, por um mês. A noite desse dia houve concelebração na igreja Matriz de São João Batista, onde o padre Canindé foi o celebrante principal e o reverendo, Vigário Auxiliar, padre Militino Leite concelebrante. Nessa concelebração, o Vigário Auxiliar apresentou o Padre Canindé à assembleia reunida e ao povo, formulando-lhe os votos de boas vindas, e feliz permanência entre nós.
         **
         No dia 23 de junho de 1968, a exemplo dos anos anteriores, ocorreu, as 19 horas, o grande desfile motorizado conduzindo o Troféu de São João Batista pelas principais ruas da cidade do Assu. Antes, na manhã deste mesmo dia, realizou-se o grande desfile dos “vaqueiros”, que terminou com o início da sensacional vaquejada de 1968, que desta vez, foi feita em perfeita consonância com a Paróquia, contando essa vaquejada com a presença de vaqueiros de todo o Nordeste e, com as adesões total dos senhores criadores da Região. Registrou-se ainda a presença da Rádio Rural de Mossoró no dia 23 de junho fazendo as transmissões do local da vaquejada, e, à noite na Praça Getúlio Vargas, encerramento solene da Festa de São João Batista.
**
         Posse das novas autoridades municipais em seus encargos na Prefeitura. Com a celebração solene do sacrifício e Banquete Eucarístico às 20 horas, do dia 15 de fevereiro de 1968, na Igreja Matriz de São João Batista pelo Vigário Auxiliar, Militino Leite, tiveram início as cerimônias solenes de posse do Prefeito Municipal senhor João Batista Lacerda Montenegro (foto) e Vice-prefeito senhor Sebastião Alves Martins.
**
         No dia 31 de março de 1969, comemorando o aniversário da Revolução, os estabelecimentos de ensino desfilaram pelas ruas centrais da Cidade parando em frente à Prefeitura Municipal para saudar o pavilhão Nacional.
Fonte: História da Paróquia do Assu - Auricéia Lima - Livro de tombo nº 3 da Paróquia de São João Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário