segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

REPORTAGEM:

ZPEs de Assú e de Macaíba são apontadas como empreendimentos incertos

O projeto de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Vale do Açu, batizado de ZPE do Sertão, foi citado numa reportagem especial produzida pelo repórter Ricardo Araújo, para a Tribuna do Norte deste domingo (22) sob o título “ZPEs têm futuro incerto no estado”.
A matéria versa em torno da completa indefinição tanto da ZPE do Sertão quanto de sua congênere no município de Macaíba, região da Grande Natal.
Ao se referir especificamente à ZPE do Sertão, o texto assim é colocado: “No Sertão, em Assú, cujo projeto é ainda mais antigo, o sonho da Zona de Processamento poderá ser definitivamente engavetado, caso nenhuma medida seja tomada até meados de 2016, quando vence o prazo final para início da operação do complexo industrial”.
E como esta questão tem sido conduzida pela administração municipal em Assú?
No dia 23 de agosto de 2014 foi publicado no Diário Oficial do Estado aviso relativo à Concorrência Pública n 144/2014 para a seleção da área onde a ZPE do Sertão se assentaria, dentro do novo modelo projetado pela gestão atual, com espaço geográfico inferior ao original.
A referida Concorrência foi marcada para 8h30 do dia 08 de outubro de 2014.
Em seguida, no dia 11 de outubro passado foi divulgado também no Diário Oficial do Estado aviso de prorrogação do prazo do mencionado certame licitatório para 8h30 do dia 27 de novembro do ano passado.
Na mesma data, só que no Diário Oficial do Município, foi editada a Portaria nº 477/2014 que constituiu os nomes para integrar a Comissão Especial de Análise do Processo de Licitação nº 144/2014 (Concorrência Pública) cujo objetivo é “selecionar área contínua para sediar a Zona de Processamento de Exportação de Assú (ZPE do Sertão)”.
Os componentes da Comissão são o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Francisco Paulo de Morais; o consultor administrativo Ulisses Levy Silvério dos Reis; e, o Diretor de Controle Interno Renato Augusto Soares de Souza Lopes.
A tentativa de licitar o projeto no dia 27 acabou sendo deserta e nova data foi marcada: 06 de janeiro deste ano.
Pouco depois, a gestão mudou a data para 16 de janeiro, às 8h30.
E, novamente, a Concorrência Pública nº 144/2014 se frustrou por falta de participantes no dia de sua realização.
Daí para cá não houve novo reaprazamento de data, restando uma enorme interrogação sobre o que será feito agora pela prefeitura municipal do Assú acerca de tal assunto.
Enquanto isto, a placa posta no local pensado para abrigar o projeto continua indicando que a ZPE do Sertão... "está chegando".
Postado por Pauta Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário