quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

REMINISCÊNCIAS:

José Tarcísio Tavares e sua irmã Evangelina Tavares de São Leitão.

José Tarcísio Tavares ou simplesmente Purueca como era mais conhecido na sua cidade de Assu/RN era tipo magro, baixa estatura, bom de copo, boêmio inveterado. Teve a infelicidade de ter perdido na morte seus pais Fernando Tavares e Maria Celeste Tavares, num desastre aviatório do Rio do Sal, em 12 de julho de 1951, fato este que deixou a sua família atordoada. Estudou no Colégio Diocesano de Caicó e no 7 de Setembro, de Natal, na década de cinquenta. No Assu, frequentou todos os bares e botequins que povoavam aquela cidade de tantos boêmios como ele próprio.

Ele, Purueca, foi proprietário em parceria com Tarcísio Tavares da famosa Sorveteria denominada "Ponto Chic", estabelecida na esquina com o antigo Banco do Brasil, em frente a praça Getúlio Vargas. Era o ponto de encontro da juventude assuense nos anos sessenta. 

Dele, em razão do seu temperamento ignorante qualquer coisa que lhe desagradasse dizia um nome de baixo calão), conta-se que certo amigo lhe fizera uma proposta numa mesa de bar, madrugada a dentro: 
- Purueca, eu pago a despesa se você passar cinco minutos sem dizer um nome imoral! 
- Tá fechado, pode marcar no seu relógio! 
Quando foram já se aproximando do cinco minutos, não suportando mais esperar, explodiu: 
- Os ponteiros da porra deste relógio não rodam, não?
E Purueca foi obrigado a pagar a despesa.

Em tempo: Ele era meu tio pelo lado materno.

Postado por: Fernando Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário