quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FIQUE POR DENTRO:

PADRE CANINDÉ - PASTOR INCANSÁVEL
Não é a toa que chamamos o padre Francisco Canindé dos Santos de pastor incansável. Sabemos que a caminhada de um sacerdote não se mede em números, mas em ações de fé e caridade. O acesso aos livros e documentos da Paróquia de Assu dos anos de 1966 a 2011, revelou-nos números impressionantes que precisam ser socializados. Durante todos esses anos de vida sacerdotal, ministrou muitos sacramentos, principalmente, batismos e casamentos. 

Foram 49.261 batizados. Se tinha uma coisa que o incomodava nos batizados, eram os nomes demasiado esdrúxulos de crianças que os pais colocavam só para parecer com nomes norte americanos. A maioria dos pais não sabia nem se quer pronunciar tais nomes. 

Além disso, celebrou 3.507 casamentos. Dos muitos casamentos que ministrou, sempre foi contra essa história de que noiva deve atrasar. "Se chegasse atrasada, ai pronto!... Nunca admiti atrasos". Ser pontual para ele era sinônimo de respeito. E continua: "uma vez me paramentei, subi ao altar às 16 h. e fiquei esperando a noiva. Ela atrasou cerca de meia hora. Desci do altar, fui para a sacristia e não mais ministrei o casamento. O noivo chegou me gritando e eu disse: pode me matar mais eu não celebro, se você quiser esperar, aguarde o final da Missa (que estava prevista para as 17h30min), que depois eu celebro". No final das contas, o tal casamento foi celebrado dentro da Missa que estava marcada.

Não há registros de que Padre Canindé tenha se atrasado em seus compromissos e celebrações. Ao contrário, sempre foi muito responsável para com suas atividades. Esse foi um valor que trouxe consigo desde sua infância. A pontualidade foi marca registrada do Padre Canindé.
Fonte: Padre Francisco Canindé dos Santos: Pastor Incansável do Vale do Assu - Tállison Ferreira da Silva.
Foto: Blog de Alderi Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário