quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

LINGUAGEM POTIGUAR:

GOROROBA
GOROROBA - Árvore da família Guttiferae (Clusia affinis). Do tupi: guara-roba - a madeira amarga. De guara (madeira) + roba (amarga). 
Na gíria militar significa a comida dos soldados. O mesmo que pegar o rancho ou a chêpa. É comum também, e num tom jocoso, talvez por influência da vida militar, essa expressão em certas casas de família:
- Menino vamos pegar a gororoba.   
Fonte: Contribuição Indígena à Fala Norte-Rio-Grandense - Protásio Pinheiro de Melo.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Projetos de George Soares são aprovados na AL, com destaque para a lei que beneficia a classe dos vaqueiros‏
Mais dois projetos do deputado estadual George Soares (PR) foram aprovados em votação da sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta quinta, 04. 

Os profissionais e ex-profissionais de futebol vão ter gratuidade de ingresso nos locais de realização de competição organizada e promovida pelas entidades de administração do futebol no RN. Também foi aprovado o Projeto que assegura exame gratuito do Mormo e Anemia Infecciosa Equina para todos os animais do estado. 

Com isso, os desportistas do estado passam a ter um direito assegurado de acompanhar os principais campeonatos de futebol do RN, gratuitamente, e os vaqueiros e criadores de cavalos passam a ter um amparo do governo estadual com relação a sérias doenças que podem atingir os animais, inclusive evitar a contaminação delas em seres humanos. Ambos projetos agora, aguardam serem sancionados pela atual governadora para se tornarem leis.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR:

Projeto de George Soares que isenta moradores de São Rafael de imposto é aprovado na Assembleia
O projeto de lei de autoria do deputado estadual George Soares (PR), que isenta integralmente o pagamento do Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Qualquer Bem ou Direito (ITCD) na ocorrência da transmissão por “doação” feita pelo município de São Rafael aos moradores que habitam os 262,99 hectares da nova São Rafael que fora construída na década de 80 em virtude da cidade ter sido inundada para construção da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, foi aprovado pelos demais deputados na Assembleia Legislativa do RN, nesta semana.
Agora os moradores da cidade do Vale do Açu vão ter um prazo de dois anos para fazerem e adquirirem suas escrituras públicas. Um direito assegurado de todos os habitantes de São Rafael.
O projeto do deputado George agora, espera ser sancionado pela governadora Rosalba Ciarlini para entrar em vigor ainda este ano.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

ARTIGO:

O banquete literário de  
Anchieta Fernandes*
Em consequência da grande safra de livros e escritores que tem surgido nesse início de novo século, no Rio Grande do Norte, com certeza impõe-se a necessidade de novos trabalhos na área da crítica literária. Nos últimos meses fomos abastecidos de forma muito significativa, em tal área, para por fim o mito de que não tínhamos critica. Os livros “Uns Potiguares”, de Nelson Patriota, “Salvados”, de Manoel Onofre Jr., em terceira edição revista e ampliada e “Alguns Livros Potiguares” de Chumbo Pinheiro são obras com essa característica e que têm dado uma boa contribuição para melhor conhecimento dos nossos escritores, sobretudo os contemporâneos.
O escritor Anchieta Fernandes acaba de publicar pelo Sebo Vermelho Edições, outro livro riquíssimo, verdadeiro banquete de informações sobre livros e autores potiguares, “Literatura RN – Livros Selecionados”, uma coletânea de textos publicados pelo autor nos anos 90.
Nos últimos anos, Anchieta Fernandes é um dos escritores do Rio Grande do Norte, ao lado de Diva Cunha, Tarcísio Gurgel e Manoel Onofre Jr., que mais têm contribuído para valorização e divulgação da nossa literatura. A sua coluna “Literatura RN – Livros Selecionados”, que dá titulo ao livro, no Jornalzinho do Sebo Vermelho, foi de grande relevância para promover e divulgar a produção literária local nos anos 90.
As resenhas de Anchieta Fernandes são estruturalmente bem elaboradas, constituídas e alicerçadas no profundo conhecimento que ele tem de literatura e cultura potiguar. É evidente a boa intenção do autor em valorizar o que é nosso, o que é da terra. Em muitas dessas resenhas, Anchieta faz enfoques críticos assaz felizes, como por exemplo, do livro “Os Brutos” de José Bezerra Gomes, “Geração dos Maus” de José Humberto Dutra, “Inventario” de Myriam Coeli, “Quarteirão da Fome” de Raimundo Nonato, “Crônica da Banalidade” de Carlos de Souza. Em outras percebemos, algumas inclinações  pessoais do autor, por exemplo, como quando ele fala da obra “Ficcionistas Potiguares” de Manoel Onofre Jr., parece não  gostar de, não haver sido incluído  nesta obra como ficcionista.  Observa-se ainda, em uma ou duas resenhas, certo apadrinhamento ao escritor resenhado. Mas isto em nada as compromete, afinal a critica literária também  reflete o gosto pessoal de quem escreve.
È preciso ressaltar que o livro de Anchieta  não é uma antologia, mas sim uma espécie de panorama do que foi produzido em nossa cena literária  em meados ou no final do século passado. Salienta-se ainda  que ele foi muito feliz na seleção dos livros para comentar, pois todos, inclusive com fotos das capas, contribuíram de alguma forma para a nossa afirmação literária, e até para a literatura nacional, como “O Livro de Poemas  de Jorge Fernandes” e o trabalho dos poetas do poema-processo que estão quase  todos, individualmente, resenhados no livro - Moacy Cirne, Dailor Varela  Nei Leandro de Castro, etc.
Câmara Cascudo é justamente lembrado em excelentes resenhas sobre o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, “História da Cidade do Natal” e “Canto de Muro”. Obras clássicas de Zila Mamede, Eulicio Farias de Lacerda, Homero Homem e Newton Navarro também são anotadas de forma bastante consistente e deixam um legado importantíssimo para  a literatura potiguar sem duvida alguma.
No futuro os estudantes e pesquisadores terão uma grande fonte de informações. Um livro indispensável para quem deseja conhecer um tanto da nossa cultura e história literária. Anchieta Fernandes, mais uma vez, contribui para as nossas letras de forma valorosa. 
*Thiago Gonzaga , pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN.

EVENTO CULTURAL:

A Biblioteca do Parque da Cidade realiza neste mês de dezembro, o evento denominado “Era uma vez no parque”. A atividade é aberta ao público e tem como uma das atrações o escritor potiguar José Luiz, falando sobre o seu livro “O rei espantalho”, a partir das 14h do dia 15 de dezembro.

A ação é promovida pela Biblioteca do Parque e tem como objetivo divulgar o seu acervo sobre questões ambientais e urbanísticas e proporcionar às crianças aprendizagens de forma lúdica e imaginária no período de férias escolares.


O evento será realizado nos dias 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 deste mês (sábados e domingos), das 9h às 11h, na própria biblioteca. As histórias serão contadas por pedagogos da própria biblioteca e estudantes de pedagogia de universidades natalenses.
Postado por Ana Valquiria.

CULTURA:

Fotografia do arquivo de  Clênio Lins Caldas
Fotografia acima, do assuense José Lins Caldas, pai de João Moacir Lins Caldas, único irmão do poeta potiguar chamado João Lins Caldas. O poeta Caldas, saudoso dos seus tempos de infância, do querido irmão falecido, escreveu o poema sob o título O irmão. Vamos conferir:

Éramos os dois, os filhos
De meu pai, os filhos de 
Minha mãe. Percorridas escolas,
Caminhos andados. As varas cortadas para o quintal.
Os frutos colhidos, alpendres e terreiros, gaiolas
E laços, armadilhas suspensas, anzóis para as águas
No que era meu só.
O irmão sou. O irmão era. Um, outro, o outro-ele dorme
Não sei, talvez lembrará.
A casa velará hoje os seus passos
De sombra, assombro. Espectro? Fantasma?
Quem, então, para me falar. Mas eu estou.
Certo ele está. Será outra sombra.

________________João Lins Caldas
Em, Poética, 1975, FJA, Natal.
Postado por Fernando Caldas.

EDUCAÇÃO:

aisla 
(Foto: Cedida)
Nesta terça-feira (02), foi divulgada a relação final dos vencedores da edição 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas, promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar novos talentos na área. Entre os destaques está a aluna Aisla Lívia Alves de Castro, do 7° ano do Fundamental da Escola Municipal Prof. Antônio Guerra, da comunidade de Linda Flor, em Assú. A jovem sagrou-se vencedora e recebeu a medalha de Bronze na Olimpíada que atraiu competidores de todo o Brasil. “Foi uma emoção sem tamanho. Fiquei muito feliz com as provas e com a medalha”, resumiu a jovem. A diretora da escola, Gardelha Xavier, e o professor de matemática, Antônio Adailton, parabenizaram a aluna e comentaram sobre o incentivo da instituição para novos desafios. “Ela mostrou que possui garra e muita determinação. Com isso, o resultado positivo era algo que poderia chegar e chegou”, afirmou Antônio. “Aisla mostrou todo o seu empenho e sabedoria nessas provas. Mostrou que com esforço e estudo os bons números aparecem. Essa medalha de bronze é a prova que ela está no caminho certo. Em 2015 teremos novos alunos disputando essas provas e obtendo os melhores resultados. Aqui na escola, incentivamos esses verdadeiros campeões”, ressaltou a diretora Gardelha Xavier.
Iniciação científica
Nesta edição foram computados 6.500 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 1.500 medalhistas de prata e 4.500 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.500 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC 2014), que será realizado em 2015. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacarem em virtude do desempenho dos alunos. Iniciada em 2005, a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A notícia com credibilidade.

CULTURA:

No dia 27 do mês passado, uma quinta-feira, às 15h, ocorreu no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, na Fundação José Augusto, na capital do RN, a primeira reunião com o intuito de mobilizar pessoas ligadas a literatura para criação da Academia Assuense de Letras.
Dessa reunião participaram Ivan Pinheiro, Auricéia Lima, Ângela Pimentel, Geruza Pimentel e Fernando Caldas.
A segunda reunião acontecerá na próxima sexta-feira (05), às 16h, tendo como local uma das dependências do auditório do núcleo regional do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do RN (Sebrae), em Assú.
Dentre os critérios para fazer parte da agremiação dois são fundamentais: ser assuense e ter trabalho publicado em livro.
Para a próxima reunião, sexta-feira, os idealizadores da proposta de constituição da Academia Assuense de Letras esperam um número maior de participantes.
Os apologistas da ideia esperam que até o mês de fevereiro a Academia esteja formalmente legalizada.
Essa sociedade, acredita-se, será útil no incentivo à produção literária no Assú e região despertando as pessoas a publicarem trabalhos engavetados e servirá de suporte e de espelho para as novas gerações. 
Postado por Pauta Aberta.

EVENTO CULTURAL:

Desfile anual do CEPI é confirmado para o dia 12 de dezembro

Depois de adiado em duas oportunidades, finalmente está definido para o dia 12 de dezembro corrente, uma sexta-feira, a partir de 20h, o tradicional desfile anual realizado com a participação de alunos, professores e dirigentes do Complexo Educacional Padre Ibiapina (CEPI), em Assú.
A confirmação partiu do diretor-geral do estabelecimento escolar, o professor Reginaldo Silva.
O tema do desfile do CEPI este ano é As quatro estações.
Reginaldo Silva prometeu que o evento se caracterizará num grande espetáculo da instituição educacional para a população que for à Avenida Senador João Câmara prestigiar tal realização.
Postado por Pauta Aberta.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CONTO:

O ANJO AZUL

Maria Eugênia Maceira Montenegro.
Maria Elisa era de uma beleza rara: loura, de olhos azuis, meiga e graciosa. Tinha a mania de vestir-se só de azul. Seus acessórios, sempre tinham tonalidade de sia cor preferida.

Certa noite, preparou-se para ir ao baile com o marido, um boêmio incorrigível.

Estava realmente linda no seu vestido longo, rodado, mais parecendo uma Cinderela. Sentou-se numa cadeira de balanço, à espera do marido, que ficara de voltar cedo. E pôs-se a esperar. Deu meia noite, zero hora, uma e meia, e nada do marido chegar. Cansada dos balanços e da espera, adormeceu, a cabeça pendida sobre o ombro. Nos cabelos, uma rosa e nas mãos, um leque. Parecia uma fada vestida de azul.

De madrugada, pé ante pé, ele chegou, abrindo devagarinho a porta. Ali, na sala de visitas, ele a viu. Parou. Estático pôs-se a observá-la, com o remorso a remoer-lhe o coração. Monologou:

- Meus Deus! Eu nem sabia que tinha em casa um anjo azul. 
*_*
Livro: Todas as Marias.
Foto ilustrativa: Naomi Watts - filme "Diana".

POEMA:

"Só enxerga a magnitude de um pôr-do-sol
quem se mantém acordado e sem medo 
da escuridão que precede o crepúsculo."
                                              Júnior Dalberto 
Livro: Leveza Infinita - CJA Edições/2014.
Foto: Lagoa do Piató - Samuel Fonseca.

FESTA:

George Soares realizará Arrastão da Vitória com Banda Grafith em Assú‏
O deputado estadual George Soares (PR), reeleito no último pleito de outubro, realizará seu Grande Arrastão da Vitória com a Banda Grafith no Trio Ovni, passando nas ruas do Centro de Assú nesta sexta, 05 de dezembro.

A expectativa é de uma multidão nas ruas da cidade assuense e, se confirmar a votação do deputado George no município, serão mais de 15mil pessoas comemorando a oportunidade de ter por mais quatro anos um representante da região na Assembleia do Estado e com grande estilo, já que a festa será por conta da Banda sensação do estado, o Grafith.

A concentração está marcada para as 19 horas da noite, em frente ao Batalhão da Polícia Militar na saída da cidade. O deputado George convida a todos, independente de bandeiras para a grande festa da vitória do povo!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR:


Parlamentar pediu dispensa de tramitação do Projeto nas comissões da Casa
b66a1085-9487-4e35-8a3a-da9be6845910O deputado George Soares (PR) solicitou aos líderes partidários da Assembleia Legislativa que dispensem a tramitação do Projeto de Lei que torna gratuito o exame de Mormo e anemia infecciosa equina RN. O parlamentar destacou que se trata de um problema de saúde pública, tendo em vista que tais doenças, embora acometa principalmente os equinos, pode infectar seres humanos. “Será um ganho social, econômico e para a saúde do nosso estado”, disse.
O Mormo uma doença de caráter infectocontagiosa que atinge cavalos, mulas e burros, provocando febre alta, fraqueza e prostração do animal. Há alguns anos ganhou normas de controles baixadas pelo governo federal. Por isso, o estado precisa dar condições para os criadores de cavalo combaterem essa doença que vem causando prejuízos aos equinos do RN.
O deputado afirmou que o Projeto de Lei repercutiu, positivamente, entre os criadores de animais. “Recentemente estive em Assu e todos que souberam do Projeto pediram que eu continue lutando para ajudar. Temos uma tradição de vaquejadas, que são eventos do nosso calendário cultural. Essa doença não tem cura e os animais infectados acabam sendo sacrificados”, disse George.
Por esta razão, o parlamentar pede a gratuidade para a realização dos exames. “Um teste desses custa em média R$ 170,00 e só existe um laboratório que faz, que fica em Natal. Nem todos tem condições de fazer o exame. A prevenção é o melhor caminho para que o RN não entre na lista dos estados com alto índice de contaminação”, declarou.

ARTIGO:

O banquete literário de Anchieta Fernandes*
Em consequência da grande safra de livros e escritores que tem surgido nesse início de novo século, no Rio Grande do Norte, com certeza impõe-se a necessidade de novos trabalhos na área da crítica literária. Nos últimos meses fomos abastecidos de forma muito significativa, em tal área, para por fim o mito de que não tínhamos critica. Os livros “Uns Potiguares”, de Nelson Patriota, “Salvados”, de Manoel Onofre Jr., em terceira edição revista e ampliada e “Alguns Livros Potiguares” de Chumbo Pinheiro são obras com essa característica e que têm dado uma boa contribuição para melhor conhecimento dos nossos escritores, sobretudo os contemporâneos.
O escritor Anchieta Fernandes acaba de publicar pelo Sebo Vermelho Edições, outro livro riquíssimo, verdadeiro banquete de informações sobre livros e autores potiguares, “Literatura RN – Livros Selecionados”, uma coletânea de textos publicados pelo autor nos anos 90.
Nos últimos anos, Anchieta Fernandes é um dos escritores do Rio Grande do Norte, ao lado de Diva Cunha, Tarcísio Gurgel e Manoel Onofre Jr., que mais têm contribuído para valorização e divulgação da nossa literatura. A sua coluna “Literatura RN – Livros Selecionados”, que dá titulo ao livro, no Jornalzinho do Sebo Vermelho, foi de grande relevância para promover e divulgar a produção literária local nos anos 90.
As resenhas de Anchieta Fernandes são estruturalmente bem elaboradas, constituídas e alicerçadas no profundo conhecimento que ele tem de literatura e cultura potiguar. É evidente a boa intenção do autor em valorizar o que é nosso, o que é da terra. Em muitas dessas resenhas, Anchieta faz enfoques críticos assaz felizes, como por exemplo, do livro “Os Brutos” de José Bezerra Gomes, “Geração dos Maus” de José Humberto Dutra, “Inventario” de Myriam Coeli, “Quarteirão da Fome” de Raimundo Nonato, “Crônica da Banalidade” de Carlos de Souza. Em outras percebemos, algumas inclinações pessoais do autor, por exemplo, como quando ele fala da obra “Ficcionistas Potiguares” de Manoel Onofre Jr., parece não gostar de, não haver sido incluído nesta obra como ficcionista. Observa-se ainda, em uma ou duas resenhas, certo apadrinhamento ao escritor resenhado. Mas isto em nada as compromete, afinal a critica literária também reflete o gosto pessoal de quem escreve.
È preciso ressaltar que o livro de Anchieta não é uma antologia, mas sim uma espécie de panorama do que foi produzido em nossa cena literária em meados ou no final do século passado. Salienta-se ainda que ele foi muito feliz na seleção dos livros para comentar, pois todos, inclusive com fotos das capas, contribuíram de alguma forma para a nossa afirmação literária, e até para a literatura nacional, como “O Livro de Poemas de Jorge Fernandes” e o trabalho dos poetas do poema-processo que estão quase todos, individualmente, resenhados no livro - Moacy Cirne, Dailor Varela Nei Leandro de Castro, etc.
Câmara Cascudo é justamente lembrado em excelentes resenhas sobre o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, “História da Cidade do Natal” e “Canto de Muro”. Obras clássicas de Zila Mamede, Eulicio Farias de Lacerda, Homero Homem e Newton Navarro também são anotadas de forma bastante consistente e deixam um legado importantíssimo para a literatura potiguar sem duvida alguma.

No futuro os estudantes e pesquisadores terão uma grande fonte de informações. Um livro indispensável para quem deseja conhecer um tanto da nossa cultura e história literária. Anchieta Fernandes, mais uma vez, contribui para as nossas letras de forma valorosa.

*Thiago Gonzaga , pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

RECONHECIMENTO:

Deputado George Soares é homenageado em Vaquejada de Assú‏
O deputado estadual George Soares (PR) recebeu mais uma homenagem como reconhecimento pelo trabalho na Assembleia Legislativa, desta vez em favor da classe dos vaqueiros do RN.

A ocasião aconteceu no Torneio de encerramento na Vaquejada do Assú, organizado pela Associação dos vaqueiros do Vale do Açu (Assovale).

Recentemente, o deputado apresentou projeto de lei na Assembleia do RN, pedindo que o Estado providencie a gratuidade dos exames de mormo e anemia para os equinos de todo o Estado.

Isso colaborará para manter a saúde de todos os cavalos, burros e mulas e, assim, exterminar esses males do rebanho norte-rio-grandense. Daí a homenagem ao trabalho do deputado George Soares como representante dos vaqueiros do RN na Assembleia, na manhã deste domingo, 30.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

LINGUAGEM POTIGUAR:

CURURU
CURURU - Sapo negro cujo leite dizem produzir oftalmia e cegueira (pipa cururu). Do Tupi: Cururu - o roncador. Sapo grande. 
Nome de uma praia perto de Natal, considerada um ótimo pesqueiro. Designação genérica de qualquer sapo grande no interior do Estado. 
Os indivíduos que apresentam obesidade são chamados, às vezes, de Cururu. Também pessoa de boca muito grande é chamada por alguns de cururu. 
Fonte: Contribuição Indígena à Fala Norte-Rio-Grandense - Protásio Pinheiro de Melo.

RECONHECIMENTO:

Deputado George Soares recebe homenagem da direção da UERN em Assú.‏
Nos comemorativos dos 40 anos do Campus da UERN em Assú, na noite deste sábado (29), o deputado estadual George Soares (PR) recebeu uma comenda pelos relevantes serviços que como parlamentar fez pela institução de ensino e pela região do Vale do Açu.

Recentemente, a unidade recebeu uma emenda de 100 mil do deputado George para climatização de todas as salas de aulas e a biblioteca.

O deputado aproveitou a solenidade para anunciar mais duas emendas no orçamento da união indicadas pelos deputados federais Henrique Alves e João Maia no valor de 1 milhão cada, para dar início a construção do novo Campus da Universidade Estadual do RN em Assú que atende estudantes de mais de 21 cidades, atualmente.

Além dessas, o deputado George anunciou a indicação de emenda de 240 mil reais do seu mandato para construção e estruturação de diversas áreas no atual prédio da Unidade assuense.
-- 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

LITERATURA:

ASSUENSES LUTAM POR UMA 
ACADEMIA DE LETRAS
Na quinta feira, dia 27 de novembro de 2014, às 16 horas, ocorreu no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel - Fundação José Augusto -, a primeira reunião com o intuito de mobilizar pessoas ligadas a literatura para criação da Academia Assuense de Letras. Dessa reunião participaram: Ivan Pinheiro, Auricéia Lima, Ângela Pimentel, Geruza Pimentel e Fernando Caldas.  
A segunda reunião acontecerá na próxima sexta-feira (05/12), às 16:00 horas, tendo como local uma das dependências do SEBRAE - Assu. 
Dentre os critérios para fazer parte da agremiação dois são fundamentais: Ser assuense e ter trabalho(s) publicado(s) em livro(s). Para essa reunião espera-se um número maior de participantes.
Os apologistas da ideia esperam que até o mês de fevereiro a Academia esteja formalmente legalizada. Essa sociedade, acredita-se, será útil no incentivo à produção literária no Assu e região despertando as pessoas a publicarem trabalhos "engavetados" e servirá de suporte e de espelho para as novas gerações.    

AÇÃO PARLAMENTAR:

UERN de Assú recebe equipamentos climáticos de emenda do deputado George Soares‏
O deputado estadual George Soares (PR) participou da cerimônia de entrega dos 31 ar-condicionados e suas instalações elétricas, na unidade da Universidade do Estado do RN em Assú, na noite desta sexta-feira, 28.

A obra é fruto do trabalho do deputado George na Assembleia Legislativa do RN que destinou uma emenda de 100 mil reais para a instituição de ensino modernizar sua estrutura, incluindo a biblioteca e todas as salas de aula, dando condições de melhor aprendizado aos universitários do Vale do Açu.

"É muito gratificante poder, através dessa emenda, melhorar a qualidade e o conforto do ensino para os professores e alunos, logo na comemoração dos 40 anos do Campus da UERN". Concluiu o Deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

UM TIME DE FERAS:

UM ENCONTRO LITERÁRIO PARA A VIDA
Foi na terra dos poetas,
Que lá em Assú se deu
Um sonho além de Morfeu,
Com nossas mentes repletas,
Para exposições completas,
Cada qual mostrando um jeito,
Diversidade, em conceito,
Potiguar literatura,
Muito carinho e ternura,
Dando a todos bom proveito.


UERN 40 anos
Foi o motivo alegado
Para termos nos juntado
E concretizado planos,
Mas também houve outros panos
Juntados nessa costura
Para que a literatura
Potiguar fosse presente,
Reuniu-se boa gente,
Nessa grande investidura.

Parabéns a Cássia Matos,
E também a Conceição,
Ao Thiago “Gonzagão”,
Por termos chegado aos fatos.
Aos alunos somos gratos,
Igualmente aos escritores,
Professores e gestores,
Somos muito agradecidos
Pelos momentos vividos,
Repletos de esplendores!

Nestes meus versos ligeiros, assino: Marcos Medeiros.
Assú/RN, 28 de novembro de 2014.