sábado, 22 de novembro de 2014

PÁGINA ASSUENSE:

RECICLAGEM

Queria escrever algo
Que falasse sobre mim
Amor
Morte
Solidão
Vida
Sei lá...
Algo que descrevesse
Em papel reciclado
Tudo sobre minha vida
Mas não consigo
Se minha própria imagem no espelho
Não dá pra descrever.
Autor:
Daniel Reis de Souza. (*29/02/1966).
Poeta, ator e artista plástico.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

CONTO:

O VENTILADOR
O ventilador estava mais do que chateado. Ali naquele luxuoso quarto, não parava um segundo de rodar. Pior do que tudo é que, sem querer, era testemunha ocular de tudo o que se passava naquela aconchegante alcova de recém-casados. 
Ouvia os diálogos, os cícios e as carícias murmurejantes do jovem par de nubentes. Ela, sensual, ofegante, afogueada, a exclamar:
- Que calor! Que calor! 
E não saciava a sua sede sexual. Ele dizia:
- Vamos parar, amor?
- Não. Quero mais!
O ventilador, que não conseguia apagar o fogo da desposada, morto de vergonha com as cenas eróticas que presenciava, só pensava em deixar aquela casa e se tornar um monge. Nunca mais queria presenciar cenas de sexo explícito.

Autora:
Maria Eugênia M. Montenegro (*07/12/1915 - +29/04/2006).
Escritora e imortal da Academia Norte-rio-Grandense de Letras. 
Livro: Todas As Marias
 

LINGUAGEM INDÍGENA POTIGUAR:

CUIA
CUIA - Fruto da cueira, de cuja casaca, cortada em comprido, se fazem diversas vasilhas conhecidas por esse nome, aplicadas a diversos misteres no Rio Grande do Norte. 
Medida de capacidade para secos equivalente a 1/32 do alqueire. Do tupi: cui - a vasilha.
Usada na nossa gíria em sentido pejorativo: "Vai tomar na cuia", isto é, vai para o inferno. "De quem é essa cuia?" (coisa ruim). "Banho de cuia" é usado no futebol, quando o jogador passa pelo adversário, jogando a bola por cima de sua cabeça. "Tomar banho de cuia", significa também falta de disposição ou coragem para certos atos da vida. "Ele vai findar de cuia na mão", se diz de uma pessoa que caminha para a ruína econômica. 
Cuité - Cuia, coité. Do tupi: cúi-ête - a vasilha legítima, real, verdadeira. Grande cidade no sertão da Paraíba.
Fonte: Contribuição Indígena à Fala Norte-Rio-Grandense - Protásio Pinheiro de Melo.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

LAGOA DO PIATÓ:

Deputado George Soares faz pronunciamento na AL sobre seca que assola o Vale do Açu‏
O deputado estadual George Soares (PR) fez um pronunciamento impactante na Tribuna da Assembleia Legislativa do RN nesta quinta-feira, 20. Por ter forte atuação na região do Vale do Açu, o jovem deputado trouxe às discussões da Casa, a seca que atinge a Lagoa do Piató, localizada na cidade de Assú. 

Conhecida pelo seu forte potencial turístico e pela fartura de peixes em suas águas, a Lagoa vive o drama da seca que assola a região. "Os pescadores que tiravam da lagoa seu sustento, se adaptaram a situação e transformaram-se em agricultores e agora plantam nas margens rachadas, mas ainda úmidas, o feijão,a batata e o trigo que agora substituem os peixes da Lagoa como fonte de sustento e alimento. Os barcos não navegam mais sobre as rasas águas do reservatório." Disse o deputado George em seu discurso. 

O parlamentar também observou que o problema pode ser sanado, caso seja construído um canal ligando a Lagoa ao Rio Açu que passa próximo, tornando-a perene. O que já foi tentado pelo governo do Estado em 2007,na gestão da ex-governadora Wilma de Faria, mas a enchente do ano seguinte destruiu os trabalhos realizados no local e as obras não foram mais retomadas. O poder público municipal também não toma nenhuma atitude com relação ao problema. 

Diante da seca e do estado da lagoa, o deputado George concluiu seu discurso no plenário: " Por isso viemos aqui pedir e cobrar já do futuro governador Robinson Faria e da atual, governadora Rosalba que somem esforços em favor da população daquele local e realizem o compromisso firmado pelo Estado para manter a perenidade da Lagoa do Piató, de seus habitantes e de todos aqueles que apreciam a bela paisagem turística do Vale do Açu."

LITERATURA:

JUNIOR DALBERTO E SEUS POEMAS DE LEVEZA INFINITA*

 Com que combinações se faz um poema? Palavras, musicalidade, ritmo, assunto. No mais novo livro do escritor Junior Dalberto, “Leveza Infinita”, o autor nos oferece um convite a mergulharmos no que há de mais variado no universo poético, numa espécie de total experimentação.
Com  o seu eu lírico,  Dalberto concentra significados diversos: em cada palavra  um sentido novo , um peso, ou melhor, uma leveza especifica. Seus versos viajam no universo das expressões, e em alguns poemas lembram os concretistas (poesia de vanguarda experimental). O cotidiano se desconstrói e seus elementos transformam-se num novo sentimento a cada novo poema. O jogo de palavras e imagens é constante, há um prazer no dizer, no cantar, no versar do poeta, em uma síntese pontuada por cortes, experimentações, ousadia, sempre em busca de surpreender o leitor.
Eis um livro que vale a pena conferir, afinal só se conhece a poesia lendo poesia. Devemos ressaltar o  trabalho gráfico,  que o deixa leve, atrativo e agradável. Mais um bom lançamento da CJA Edições.
*Thiago Gonzaga,  pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN. 

ASSÚ:

VEREADORA ELIZÂNGELA PEDE UNIÃO 
EM PROL DA LAGOA DO PIATÓ
GEORGE-OPOSIÇÃO-30-03-2013-006
A vereadora Elizângela Albano, durante a última sessão da Câmara Municipal do Assú fez um pronunciamento em prol da Lagoa do Piató e conclamou todos os vereadores a se unirem para defenderem o maior reservatório natural de água doce do Estado.

Segundo a vereadora a situação da lagoa é precária e o problema vem se arrastando a vários anos “o que está acontecendo na lagoa é fruto da falta de empenho do poder público e está prejudicando diretamente mais de mil famílias que dependem da lagoa para retirar o seu sustento”.

Elizângela falou que procurou um engenheiro e solicitou um levantamento superficial do que seria gasto para que o canal do Piató voltasse a funcionar e segundo o engenheiro o custo ficaria em torno dos 100 mil reais “agora eu pergunto o que são cem mil para beneficiar mais de mil famílias que dependem da lagoa para ter o seu sustento?” perguntou a vereadora durante o uso da palavra.

Na conclusão de suas palavras a vereadora do PSD lembrou que há quase dois anos vem fazendo um trabalho de oposição à gestão Municipal sempre pensando no bem-estar da população e pautando seu trabalho em respeito e responsabilidade “sempre que venho a esta tribuna é para defender o povo de Assú” afirmou a parlamentar.

Enviado por Tibério Guedes/Registrando.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

PROPOSIÇÃO:

PEC torna obrigatória execução do orçamento geral do Estado

Agnelo Alves/Foto: Eduardo Maia
Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de autoria do deputado Agnelo Alves (PDT) apresentada à mesa diretora da Assembleia Legislativa, altera os artigos106 e 107 da Constituição Estadual, para tornar obrigatória a execução da programação orçamentária do Estado.
Na justificação da PEC, o deputado registra que as funções dos parlamentares não se restringem a redigir e propor leis e a fiscalizar a atuação do Estado, mas alcançam, também, o dever de auxiliar o Poder Executivo no direcionamento de políticas públicas que se fizerem necessárias, segundo a informação prestada pela assessoria de comunicação social da ALRN.
Ele destaca ainda que a relativa liberdade de escolher o valor que será destinado a cada ação proposta pela Casa Legislativa acaba por sujeitar os parlamentares ao poder de agentes do Executivo, que se utilizam dessa situação para realizar barganhas e conquistar apoio no Poder Legislativo.
Agnelo Alves justificou ainda que para “evitar que essa função do Legislativo seja limitada por interesses que ultrapassam as esferas do bem comum, pugna-se pela autorização do orçamento impositivo em relação às emendas parlamentares, o que permitirá maior atuação dos deputados no que diz respeito às políticas públicas e à função de dar assistência ao Poder Executivo”. 
A PEC modifica o parágrafo 9º do Artigo 106 e os parágrafos 10º, 11º, 12º, 13º, 14º, 15º, 16º, 17º e 18º, do Artigo 107 da Constituição Estadual.
Na proposta, a Emenda Constitucional é para entrar em vigor na data de sua publicação e produzirá efeitos a partir da execução orçamentária do exercício de 2015.
Postado por Pauta Aberta.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ASSÚ:

Já inserido no rol do rico patrimônio da cidade do Assú, o Baobá plantado à margem da Avenida Senador João Câmara (Cohab) por Samuel Fonseca, ganhou iluminação especial nestes tempos em que o mundo cristão se prepara para festejar a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo à terra.

O Baobá da Cohab ganhou centenas de luzes multicoloridas (meticulosamente instaladas por Samuel) e está a encher de vida e luz a área localizada defronte a Igreja de São Cristóvão e Irmã Lindalva, todos os dias, logo após o sol se pôr.
Postado por Ana Valquíria.

IPANGUAÇU:

EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO CONQUISTA O PRÊMIO CONSTRUINDO A NAÇÃO PELO QUARTO ANO CONSECUTIVO E É DESTAQUE NA LUTA EM DEFESA DA LEITURA NO RN
 
Ipanguaçu, cidade localizada a 214 km da capital potiguar, vem se destacando na educação pública brasileira como um município premiado e cujo reconhecimento advém muito especialmente das políticas públicas em defesa do livro, da leitura, da literatura e da escrita como direitos inalienáveis das crianças e adolescentes ipanguaçuenses. Este cenário promissor é justificado pelos resultados que têm sido alcançados pelas escolas da rede municipal no combate ao analfabetismo e na militância em favor da formação de leitores. Desde 2009, a gestão pública tem reconhecido o papel emancipador da educação e investido nos profissionais, nas crianças e na leitura.

Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, Selo Escola Solidária e reconhecimento nacional, através do Portal do Professor do Ministério da Educação; e internacional, pela ocasião da visita de membros da Associação Internacional de Pedagogos de Cuba, figuram como grandes conquistas da educação básica ipanguaçuense no campo das linguagens. A cidade ainda vive momentos ímpares no seu processo de constituição como modelo de município leitor: a presença de Ilderlânia Siqueira (12) e Carlos Camilo (15), bem como das professoras Adrilene Souza e Diana Lopes, respectivamente, como semifinalistas nas categorias poema e crônica na Edição 2014 da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, organizada bianualmente pelo Ministério da Educação, CENPEC e parceiros.

O aluno Carlos Camilo e sua professora, Diana Lopes, participaram da semifinal em Porto Alegre (RS) e a cidade mais uma vez sagrou-se como singular ao lidar com a palavra como matéria de transformação: Camilo e Diana representarão a cidade e o RN na final do gênero crônica, em Brasília (DF) no mês de dezembro.

O Prêmio Construindo a Nação, iniciativa do Instituto da Cidadania Brasil junto com a CNI-SESI , Fundação Volkswagen e apoio nacional do CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola e pelo CONSED – Conselho de Secretários de Educação, entre outros apoiadores regionais, aparece nos autos da história do município como selo da competência da educação ao lidar com a formação de leitores. Desde 2010, Ipanguaçu é agraciada com a premiação e instaura-se, portanto, como a única cidade potiguar premiada por quatro anos consecutivos, sendo dois deles com o primeiro lugar.

Em 2010, o projeto escolar “Literatura de Terror: uma visita à elegante essência do medo” foi destaque social dentre os inscritos. Já em 2011, defendendo a literatura popular e regional, a cidade alcançou o primeiro lugar na categoria ensino fundamental com o projeto “Identidade e Voz do povo nordestino na literatura regionalista”. Em 2012, a vez foi da Literatura Brasileira com o 3º lugar na categoria ensino fundamental com o projeto “De Caminha a Lobato: a evolução da literatura brasileira”. Os três projetos premiados partiram da comunidade escolar da EM Adalberto Nobre de Siqueira, no assentamento Tabuleiro Alto. Em 2013, toda a rede foi premiada com as atividades do projeto institucional “Ipanguaçu, Cidade que Lê”, política pública implantada em 2009 com o objetivo de erradicar o analfabetismo funcional e formar leitores competentes e sensíveis.

A premiação foi realizada na tarde do último dia 13 de novembro de 2014, no Auditório Nilson de Sá, SENAI, Mossoró. Estiveram presentes todas as escolas e instituições vencedoras da edição 2013 do prêmio. A caravana ipanguaçuense contou com 75 pessoas, entre crianças, adolescentes e professoras das escolas municipais, contando também com a presença do prefeito da cidade, Leonardo Oliveira, e da secretária de educação, Profª. Jeane Dantas. A cidade foi premiada com o 1º lugar na categoria Políticas Públicas e Privadas, selecionada entre mais de 150 projetos inscritos.

Para o prefeito Leonardo Oliveira, “as últimas conquistas do município só deflagram nosso comprometimento com a educação pública e a formação de leitores. É um compromisso da gestão: investir na transformação, que só ocorre pela educação”. Nas palavras da secretária Jeane Dantas, o Ipanguaçu, Cidade que Lê é a mais importante política pública municipal em defesa do direito à aprendizagem da leitura e da escrita. “Nosso foco é a formação de professoras mediadoras de leitura, que por sua vez atuarão na formação de crianças e jovens leitores De literatura, principalmente”, destaca.

A professora da EM Adalberto Nobre de Siqueira, Jaiza Lopes Dutra Serafim, destaca que “o importante é que as crianças entendam que a maior justificativa para a premiação é o ato de ler, é valioso que elas percebam que foi o envolvimento delas com o texto literário que as levou à conquista. Premiação, sim. Mas leitura, antes de mais nada”.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CONTO:

AS PEDRAS
MARIA DOS ANJOS só pensava "naquilo". Pequenina e delicada, sua sexualidade estava à flor da pele. Qualquer motivo que excitasse sua sensibilidade, o pobre João, seu marido, pagava o pato. Viiva em função do sexo. Quando ia aos supermercados, a primeira cousa que comprava eram ovos de codorno e amendoim torradinho. Todos os dias João consumia uma porção deles. Dizia:
- Mulher, já não suporto mais ovos de codorno e já estou com coceira de tanto comer amendoim. 
- Besteira, João, você está pálido e magrinho e precisa de alimentos fortes. 
Se ia à farmácia, comprava caixas e mais caixas de Vitamina E e fortificantes. E João tomando tudo.
Maria dos Anjos era tão sensual que até na Igreja pensava "naquilo", ao ver o lindo padre da paróquia celebrar a missa. Esperava-o à porta.
- Padre, esta noite eu tive um sonho tão bom com o senhor!...
- Verdade, dos Anjos, como foi?
- Ai, Padre, eu não posso contar... - disse maliciosa, pondo sexo na voz.
- Menina, vai criar juízo!
João e Maria dos Anjos resolveram dar um passeio no interior. Foram de carro. Com as chuvas que chegaram, as paisagens lindas, o capim verde, os rios correndo. Ao atravessarem uma região de pedras, João chamou a atenção da mulher.
- Dos Anjos, veja que variedade de pedras. Algumas se parecem até com animais. Veja aquelas duas ali, bem juntinhas. O que te faz lembrar?
Maria dos Anjos olhou, olhou e disse:
- Ora, João, um sapo em cima de uma sapa.

Autora: 
Maria Eugênia Maceira Montenegro. 
Livro: Todas as Marias.
Foto: Blog de Toni Martins