sábado, 27 de setembro de 2014

OPINIÃO:

Ao participar neste sábado (27) do programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, o empresário e ex-vereador João Wallace da Silva frisou que a principal credencial em favor da candidatura à reeleição do deputado estadual George Soares (PR) é a atuação dele neste seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa do RN.

Na interpretação de Wallace, o deputado tem protagonizado um mandato exemplar e é a prestação de contas de sua performance na Casa legislativa potiguar que mais tem sido a razão da ótima aceitação de seu nome perante o eleitor do Assú e região.

Ainda segundo as colocações de Wallace, o desempenho político-parlamentar de George Soares é o que mais tem contribuído para legitimar o discurso de que o Assú e o Vale precisam efetivamente continuar contando com uma autêntica representação regional no Parlamento norte-rio-grandense.
Postado por Pauta Aberta.

MOSSORÓ:

VARZEANO GONZAGA CHIMBINHO É HOMENAGEADO EM ESPAÇO CULTURAL
A governadora Rosalba Ciarlini participou, nessa sexta-feira (26), da solenidade que nomeou todo o trecho da Avenida Rio Branco, onde são realizados os principais eventos culturais de Mossoró, de Corredor Cultural Professor Antônio Gonzaga Chimbinho.

Rosalba Ciarlini participou da homenagem ao lado da empresária Jandira Capistrano Gonzaga, viúva do homenageado, e demais familiares, do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), e do vice-reitor da Universidade do Estado do RN (Uern), professor Aldo Gondim.

A notícia foi prestada pela assessoria de comunicação social do Governo do RN.

Também estiveram presentes a secretária extraordinária da Cultura, Izaura Rosado, a secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto, e o vereador Genivan Vale (PROS).

O nome escolhido para o Corredor Cultura é uma homenagem ao criador do Mossoró Cidade Junina e vários outros projetos de apoio a cultura local. Antônio Gonzaga Chimbinho foi reitor da Uern, quando ainda se chamava Furrn, empresário e ficou por 12 anos à frente da Fundação de Cultura de Mossoró, atual Secretaria Municipal de Cultura.
Postado por Pauta Aberta.
Foto: Ivanízio Ramos.

REELEIÇÃO:

Amigos do PR de Serra do Mel realizam grande reunião para George Soares
 
O deputado estadual pelo PR, George Soares, segue com agenda intensa na reta final da de sua campanha para renovar seu mandato e continuar na Assembleia Legislativa do RN.
Nesta sexta, 25, ele foi recebido na cidade da Serra do Mel, no Vale do Açu, pelos Amigos do PR. O município, recentemente, recebeu do Deputado George o projeto de lei instituindo a criação da Estrada da Castanha que liga Serra do Mel à Carnaubais. Estavam presentes o vereador Moabe Soares, o advogado Aldo Araújo, ex-vereador Luiz Rocha, Professor Roberto Araújo e demais lideranças que compõe o partido na cidade.
Quando me tornei deputado em 2010 o povo de Serra de Mel tinha um sonho e nós decidimos torna-lo realidade: Estruturar a estrada que liga a cidade ao Vale do Açu. Abraçamos a causa e elaboramos um projeto de lei, primeiramente, criando a Estrada da Castanha e denominamos assim em homenagem a economia local baseada na castanha do cajú, agora a luta será infraestrutura-la. Temos também, o pleito pela construção do ginásio na escola Estadual Padre José de Anchieta. Precisamos continuar nosso trabalho, por isso reforço o pedido do voto do povo de Serra do Mel." Discursou o deputado George.

PÁGINA ASSUENSE:


INGRISIA

Sinha Dona, tudo cança,
Tudo no mundo inveiéce...
Com o tempo tudo disába,
Fica pôde e se acába!
De tudo a gente esquece.

Mas, tem coisa neste mundo,
Qui fica pra seculóra;
Num tem tempo qui acabe
E nem água que desábe,
Quanto mais lava, mais córa.

Se agarra dentro da gente,
S’infinca no coração,
Fica ali dentro morando.
S’infincando, s’infincando,
Qui nem minhóca no chão.

Pois essa coisa Sá Dona,
Eu tenho dentro d’eu
Mecê num sabe o qui é?
Pois eu vô lhe dá um pé:
Foi Sá Dona qui me deu.

Sinha Dona tá se rindo?
Pois num é mintira não.
Num se alembra de tê dado?!
Taqui, eu tenho guardado,
No fundo do coração.

... É isso mesmo Sá Dona,
Num qué tê rescordação!...
Pois quem dá, é quem esquéce,
Quem apanha é quem padéce...
Apois, eu num digo não.


Autor: Poeta assuense Renato Caldas.

CAMPANHA 2014:

População de São Rafael sai as ruas na Caravana de George Soares
A população da cidade de São Rafael, no Vale de Açu, viveu momentos de euforia na noite desta sexta, 25, com a passagem da Caravana do Deputado George Soares no Centro da cidade.
O povo saiu as ruas voluntariamente, para seguir o deputado George Soares junto com os vereadores Cachimbo, Moacyr, Rosana Santos, o presidente Joaquim da Colônia de Pescadores, o empresário Kleber Januário, o ex-deputado Ronaldo Soares e demais lideranças em carreata até o local do grande comício.
"Trabalhamos por essa cidade muito mais que qualquer outro deputado do RN. Aqui lutamos para tornar lei a isenção do imposto imobiliário para o povo de São Rafael que desde a época da invasão da primeira cidade, há 30 anos, mergulhada hoje na Barragem Armando Ribeiro, não tinham o direito ao documento de suas residências para registrar seus imóveis como seus. Não é uma obra de telha, de pedra, nem de pau, mas dá direito do cidadão sãorafaelense dizer com orgulho que sua casa é realmente sua, sem precisar de avalista algum como era até ontem." Falou o deputado George, sobre seu trabalho em São Rafael.

FENAVALE:

Deputado George Soares participa de Fórum sobre o Vale do Assu com João Maia

O deputado estadual George Soares (PR) junto com o futuro vice-governador João Maia, participou do Fórum de discussões da Feira de Negócios do Vale do Assu (FENAVALE) nesta sexta, no Teatro da cidade do Assu.

O Fórum Vale do Assu, é um Evento Político-Social que ocorre dentro da programação da FENAVALE, onde os Candidatos a cargos eletivos em nível estadual receberão da Sociedade do Vale uma ‘Carta de Compromissos’ formalizada por diversos seguimentos sociais, profissionais e produtivos, e poderão na mesma oportunidade apresentar suas propostas efetivas para as demandas do Vale e do RN.

"É muito importante essa discussão de como melhorar nossa região para trazer mais desenvolvimento e qualidade de vida ao nosso povo. Parabenizo a FENAVALE e a CDL pela iniciativa e vamos ajudar a implementar essas recomendações fazendo o que puder pelo Vale do Assu na Assembleia Legislativa." Declarou o deputado George.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

BICICLETA ELÉTRICA:


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 7.342/14, que regulamenta as bicicletas elétricas. O projeto pretende igualar as bicicletas elétricas às comuns, para que elas também sejam autorizadas a andar nas ciclovias e sejam dispensadas de registro, tributação, habilitação e seguro obrigatório.
A proposta foi apresentada pelo deputado paulista Ricardo Izar (PSD) e o deputado gaúcho Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), de acordo com informação postada pelo portal da Agência Câmara. 
Segundo eles, a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) igualou as bicicletas elétricas aos ciclomotores, que são motos de até 50 cilindradas, sendo obrigatório o registro, a habilitação e outros requisitos.
Pelo projeto, são igualadas às bicicletas comuns aquelas que tenham pedalagem assistida, potência de até 0,25 kW e alimentação reduzida progressivamente e interrompida quando a velocidade do veículo atingir 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.
Já as demais bicicletas elétricas, quando dotadas de acelerador manual ou de motores com potência de até 4 kW, continuarão a ser equiparadas a ciclomotores e, se o motor exceder a 4 kW, serão equiparadas a motocicletas.
Postado por Pauta Aberta.

REELEIÇÃO:

POPULAÇÃO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE DIZ SIM A DOBRADINHA GEORGE E ZENAIDEZ1

Z2
Z3
Z4
O deputado George Soares (PR) participou de duas grandes mobilizações no município de São Gonçalo com o prefeito Jaime Calado, a candidata a deputada federal Dra. Zenaide Maia e os vereadores Geraldo Verissimo, Rayure Protasio e Valda Siqueira, nesta quarta-feira(24).
Primeiramente, eles se reuniram a tarde com os servidores das secretarias de Saúde e de Assistência social e com seus respectivos secretários, Jalmir Simões e Jane Cleide, que reforçaram o apoio ao candidato a deputado estadual do seu líder, prefeito Jaime.
A noite, seguiram para a Zona rural do município e em grande caravana fizeram discursos nos distritos de Jacarémirim, Guanduba, Oiteiros e em Mutirão. O povo participou efetivamente demonstrando toda aceitação da dobradinha George e Zenaide no município da Grande Natal.
” É muito importante para um prefeito ter seus deputados fortes e participativos. Por isso, vemos no nome de George Soares e Zenaide essa capacidade de nos ajudar a gerir o município de São Gonçalo, trazendo emendas e projetos para nossa cidade”. Afirmou o prefeito Jaime.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ARTIGO:

Literatura Potiguar 2014

Thiago Gonzaga
Se até o século passado a literatura norte-rio-grandense era conhecida principalmente pela sua tradição poética, é válido considerar que houve uma mudança significativa nesta virada do milênio. Explodem lançamentos das mais variadas vertentes em todas as esquinas da  nossa cidade, são inúmeros livros, da nova e  da velha geração literária potiguar.
Como exemplos dessa extraordinária safra, citarei alguns livros (somente os que li), publicados este ano, e que demonstram toda a pluralidade, variedade e riqueza das nossas letras.
 
Um trabalho que, recentemente, tive a honra de apresentar com um estudo introdutório, foi a nova edição de Chão dos Simples, do escritor e pesquisador Manoel Onofre Jr., uma  terceira edição  comemorativa dos 30 anos do primeiro lançamento da obra, que teve segunda edição nos anos 90 e virou peça de teatro pelas mãos do falecido ator e diretor Lenício Queiroga.  Outro livro bastante interessante é A Dançaria e o Coronel, de Aldo Lopes, livro de excelente qualidade literária, que segue a mesma linha do seu romance de 2005, O Dia dos Cachorros.
A área da crônica teve o retorno de Pablo Capistrano com A Grande Pancada, pelo selo Jovens Escribas, obra do gênero que ele domina muito bem,  em crônicas sobre o jazz.  Carlos Fialho lançou um livro irreverente na área, Cruvinel, Artilheiro dos Gols Perdidos. Gustavo Sobral publicou Petrópolis – Guia Prático, Histórico e Saboroso do bairro, livro de grande utilidade, principalmente para quem mora na capital.
A Sarau das Letras lançou um livro riquíssimo, Passo da Pátria- Um Lugar de Memórias, em que o autor, Carlos Magno de Souza, conta um pouco da história desse tradicional bairro natalense. Outra obra  de  alta qualidade é o romance autobiográfico Perdão, de Francisco Rodrigues da Costa, que relata uma fase da vida do autor de maneira muito interessante e dinâmica,  além de relatar um pouco do contexto do Estado no período dos fatos; um livro que vale a pena ler. David de Medeiros Leite e José Edílson Segundo organizaram a antologia Mossoró e Tibau em Versos, obra que contribui bastante para a literatura do Estado, principalmente porque nos últimos anos estamos carentes de antologias poéticas.
A CJA Edições, que tem publicado muita gente jovem, lançou obras interessantes como a novela A Imagem do Cão, estreia de Guilherme Henrique Cavalcante, de apenas 18 anos e o romance A Queda, um livro que promete muito, uma história criativa e inteligente do jovem Roniere Lopes, de 22 anos. Outra obra que vale a pena ler é Alguns Livros Potiguares, de Chumbo Pinheiro, contendo resenhas de livros potiguares, alguns clássicos, outros da novíssima geração. Brunno Soares (poesia), Edivan Silva  (marketing), e Kinha Costa (cronicas), também publicaram pela CJA, demostrando a pluralidade literária da novíssima editora.   Uma  valiosa contribuição para as nossas letras também foi dada por Alexandre Alves com   Poesia Submersa – Poetas e Poemas no RN. Publicada pela Editora Queima Bucha,  obra indispensável em qualquer estante de quem se interessa por poesia e literatura potiguar.
O  tradicional Sebo Vermelho, lançou uma coletânea de grande valor, Literatura RN – Livros Selecionados, de Anchieta Fernandes que dispensa apresentações. Nesse trabalho, Anchieta, que teve uma coluna no  Jornalzinho do Sebo Vermelho , nos anos 90,  resenhou grandes livros de gigantes da nossa literatura. Ainda tivemos o lançamento de A Filha de Gaia de Carol Vasconcelos, pioneira aqui no Estado em se tratando de literatura fantástica. A obra de Carol é extremante rica e criativa, digna dos mais altos louvores, se a autora morasse no sul do país, o livro dela já seria enorme sucesso, principalmente entre os jovens. O selo Caravela Cultural editou o livro Resma, do poeta e escritor Lívio Oliveira, que é, sem dúvida, pelo menos até agora, o melhor livro de poemas lançado em 2014 no Estado. Por fim,  a mais nova editora potiguar; Ler Mais, publicou mais um trabalho do escritor Marcos Medeiros, desta vez em parceria com  o poeta  pernambucano Carlos Aires,  Dois Poetas, Dois Estados  e um Balaio de Versos.  Obra simpática,  toda feita em forma de cordel. 
Bem, isso é só o começo.

HISTÓRIA:

 

O município do Assu é um dos mais importantes do Rio Grande do Norte e, porque não dizer do Brasil, na vida política, social, cultural, econômica. Terra de tradição pioneira. Pois bem, o primeiro senador pelo Rio Gande do Norte chamava-se Francisco de Brito Guerra (Padre da foto) nascido no dia 18 de março de 1777 na localidade denominada Campo Grande, então Vila do Assu ou Vila Nova da Princesa, atual município do Assu. O mandato de Brito Guerra foi exercido entre 1837-45, no Rio de Janeiro, ainda no tempo do Brasil Império quando aquela corte era denominada de Senado Vitalício ou Senado do Império, terceira e sexta legislatura. 
Antes, Guerra teria sido deputado a primeira Assembleia Legislativa Provincial, 1835-37, que foi instalada à 2 de fevereiro de 1835 chegando a presidir aquele legislativo potiguar, além de suplente de deputado geral chegando a assumir de 1831-33, 1834-37, quando foi escolhido para exercer o mandato de Senador do Império pelo Rio Grande do Norte, sendo empossado no dia 10 de julho de 1833. Foi o primeiro norte-rio-grandense (assuense) a exercer a alta câmara do país ou seja, o Senado do Império, hoje Senado Federal. 
O escritor Francisco Amorim depõe que Guerra, ao fazer o seu testamento em data de 2 de novembro e 1844 declarou ser natural da Freguesia do Assu. Já, o presidente da Província do Rio Grande Casimiro José de Morais Sarmento no documento Projeto de Lei número 124, de 16 de outubro de 1845, que elevou a Vila Nova da Princesa a categoria de Cidade escreveu: Assu "Pátria do finado Senador Francisco de Brito Guerra?" Fica o registro.
Postado por Fernando Caldas 
Foto: Assu na Ponta da Língua.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PATRIMÔNIO POTIGUAR:

RETRATOS DO ABANDONO
O complexo residencial da Fazenda Serra Branca – Município de São Rafael está em ruínas. Os objetos pertencentes ao casal Barão Felipe Neri e Baronesa Belisária Wanderley já foram saqueados. Restam apenas escombros da estrutura física do complexo residencial. Recuperáveis, se o Estado considerar de interesse do patrimônio arquitetônico e histórico da região. Acreditamos que é uma tarefa fácil porque, segundo informações dos habitantes do lugar, a propriedade pertence ao INCRA. 
O vilarejo é simplesmente fantástico, mágico. Um visual digno de cenas de cinema. Infelizmente esta sumindo lentamente. Fiz uma visita com a jornalista e escritora Auricéia Antunes de Lima - membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, funcionária da Fundação José Augusto, juntamente com Isaac Lima – do IFRN. Vejam algumas das imagens. Certamente valem por milhares de palavras. 

Casa Grande - Fachada
Casa Grande - lateral
Serra Branca
Serra Branca - cerca de pedra
Complexo residencial
Ivan, Isaac e Auricéia - fachada de uma das casas do complexo
Isaac, Auricéia e Ivan - em frente ao complexo
Escada da Casa do Barão
Fogão a carvão
Bomba para captação d'água
Fuso do tear
Ivan e Auricéia - mesa do Barão
Piso de cimento
Muro deteriorado
Escombros
Escombros
Seca no "pé" da Serra Branca
Vista do sotão da casa
Açude do Barão
Registro de propriedade do INCRA

Felipe Néri de Carvalho e Silva, primeiro e único barão de Serra Branca nasceu em Santana do Matos em 02 de maio de 1829 e faleceu em Caicó no dia 16 de junho de 1893.

Foi deputado provincial nas legislaturas de 1878 e 1880. Libertou todos os seus escravos, sem qualquer condição, em 30 de março de 1880. Era também tenente-coronel da Guarda Nacional.

Agraciado pelo título de Barão em 19 de agosto de 1888.
Faleceu perto da cidade de Caicó, voltando de uma viagem a Juazeiro do Norte, onde visitara o Padre Cícero. Está sepultado no cemitério São João Batista em Assu. 

Baroneza Belizaria Lins Wanderley de Carvalho e Silva nasceu no dia 13 de outubro de 1836. Foi a abolicionista mais famosa do Assu. A Baronesa do Assu foi a esposa do Barão de Serra Branca Felipe Nery de Carvalho e Silva. Faleceu no dia 13 de abril de 1933. Seu sepultamento ocorreu em Assu no mesmo túmulo do Barão - cemitério público São João Batista.

Publicado pelo Assu na Ponta da Língua em 14/11/2012. 

LEMBRANÇAS:

ASSU DA MINHA GERAÇÃO

Ivan Pinheiro.
Nas últimas décadas a sociedade tem despertado, muito lentamente, para a importância da preservação do meio ambiente. No entanto, crimes ambientais de proporções maiores, causadas pelos grandes investimentos em nome do progresso têm provocado danosos impactos ambientais de proporções dimensionais.
Lembro dos divertimentos da meninada de outrora, em Assu. A criança e o adolescente já levantava pela manhã de baladeira no pescoço, e se danava no meio do mato a procura de pássaros e pequenos animais. Era uma batalha desigual entre a caça e os aspirantes à caçadores. Milhares de pequenos e indefesos animais foram mortos.

A caça principal era a rolinha, cabeça vermelha e outros pássaros existentes na época. Até beija flor entrava no rol. Os maiores já caçavam o teju, camaleão, peba e preá. Dificilmente você encontrava um menino que não tivesse dois ou três quixós (as vezes até mais) espalhados pelos carnaubais e nas rasteiras matas da caatinga. 

A baladeira, arapuca, quixó e o alçapão (foto) eram armas fundamentais, indispensáveis no dia-a-dia dos "pequenos caçadores". Ali, embrenhados na mata, esqueciam a hora da comida e de irem à sala de aula. Tomar água, só mesmo no rio, nas cacimbas e em pequenas poças d’água, de uso especifico dos animais. 

Para aliviar a fome comiam tamboeiras de melancias nas vazantes do rio (quentes, e na maioria das vezes verdes). Tomavam banhos no rio ou nos poços deixados pelas enchentes do córrego. Andavam descalços no pingo do meio dia. Subiam em árvores altas para apanharem frutas, principalmente mangueiras, goiabeiras e cajueiros. 

Crianças do meu tempo tiravam mel de abelhas italianas, tanto em tronco de árvores quanto no mais alto galho de oiticicas e outras árvores. As proteções eram simples: um saco velho de estopa e uns restos de vassouras de palhas de carnaúbas meladas com óleo queimado (diesel usado). 

As crianças e adolescentes fabricavam seus brinquedos, utilizando pedaços velhos de facas ou facões, martelos, alicates... Dificilmente ao concluí-los não estavam com os dedos cortados, muitas vezes, cortes profundos que para estancar o sangue usavam borra de café e outros artifícios caseiros. 

Será que naquela época, apesar destas práticas danosas, respeitávamos mais o meio ambiente? 

Algumas coisas são inexplicáveis: Como evitamos picadas de cobras e outros insetos? Como sobrevivemos às quedas de cima das árvores? Como nos salvamos das doenças provocadas pelas comidas e águas poluídas que consumimos? Como escapamos destas travessuras? Enfim, como esta geração esta viva? E o meio ambiente, como resistiu? 

Milagres acontecem!

Foto: Jornal da Besta Fubana