sábado, 20 de setembro de 2014

REMINISCÊNCIAS:

CHEIAS DE 1964 - PARTE II
   
No ano de 1964 a notícia de uma enchente na várzea do Assu – pela carência de comunicação parecia um acontecimento tão distante como se estivesse acontecendo em outro planeta. O jornalista Cassiano Arruda estava começando a sua carreira de repórter no jornal Tribuna do Norte, quando recebeu a grande missão de cobrir as inundações.

A região estava completamente ilhada e não se conseguia chegar aqui a não ser de avião. Desta forma conseguiram um lugar para o jornalista Cassiano em um teço-teco à serviço do Governo do Estado, e o deram uma velha Câmara Yaschica para documentar a enchente.

Estava acertado que ele viria pela manhã, sobrevoaria o vale e retornaria no fim da tarde. No entanto, alguém do comitê de atendimento aos flagelados formado aqui em Assu requisitou o lugar do repórter Cassiano no avião para atender a um enfermo que precisava ser transportado para Natal.
         
Desta forma ele teve que ficar em Assu e terminou se integrando ao grupo que tentava fazer alguma coisa para atender as populações e tentar mandar seus relatos para o jornal.

Assu só tinha energia a noite e não contava com serviço de telefonia. A comunicação com Natal e o mundo, estava a cargo de um grupo de rádio-amadores que montou um esquema e ficou o tempo todo no ar, com motores complementares e baterias. Era esse o único meio ao seu dispor para mandar seus relatos a Tribuna do Norte.
        
Cassiano, como único jornalista presente, virou uma espécie de autoridade, sempre convocado para dar o seu testemunho de que se estava fazendo o melhor possível para atender a população.

Andou de batelão, uma espécie de canoa, com o líder Edgard Montenegro de Assu a Pendências e retornou numa carroça puxada por um trator. Segundo ele, da volta não lembra muita coisa, por incrível que pareça, de tão cansado veio dormindo sem se importar com os solavancos.

Cassiano só voltou a Natal uma semana depois. Em vez do reconhecimento ao seu esforço, sentiu certo desapontamento dos seus colegas de jornal. É, que, enquanto ele se preocupava em assistir os desabrigados das enchentes, Luiz Maria Alves – Diretor do Diário de Natal conseguiu um lugar para o jornalista Paulo Saulo num avião da FAB que sobrevoou a região, e destacou um redator para sintonizar a rede dos rádio-amadores, conseguindo dar primeiro as informações que Cassiano imaginava serem exclusivas. Foi – literalmente – o batismo do grande jornalista Cassiano Arruda na reportagem norte-riograndense.

Tivemos como fonte: Diário de Natal de 13 de abril de 2008.
Foto: Blog de Fernando Caldas - Rua Moysés Soares.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ARRASTÃO:

DOMINGO, 21 DE SETEMBRO, O ASSU ESTARÁ EM FESTA
10432535_769890129733744_3086897659743420931_n
O grande arrastão de Aniversário do deputado estadual George Soares vai invadir as ruas de Assu. Com as presenças confirmadas do nosso futuro governador do Estado Henrique Alves, do nosso vice João Maia, da nossa senado Wilma de Faria e da nossa federal, Zenaide Maia.

Traga sua família, seu entusiasmo, sua alegria, vista sua camisa vermelha e venha para a concentração a partir das 5hs da tarde em frente ao colégio Cepa no Frutilândia, logo em seguida, comício na Av. Senador João Câmara.

Venha comemorar o aniversário do nosso deputado George Soares na festa da democracia! 
George Soares - 22.222‬ ‪- Trabalho que da resultado‬.

CULTURA:

Assú realiza o projeto 'Viva o Teatro' nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (19), Dia Nacional do Teatro, acontecerá no Cine Teatro Pedro Amorim o projeto Viva o Teatro, visando incentivar o trabalho de grupos artísticos ainda desconhecidos na cidade.
 
A informação vem da Secretaria Adjunta de Comunicação da gestão municipal assuense.
 
De acordo com o coordenador do Cine Teatro, Renato Mark Wanderley, o evento terá periodicidade mensal e servirá para desenvolver novos trabalhos no espaço. 
 
O Cine Teatro disponibilizará o espaço e o público (alunos convidados das escolas da rede pública de ensino). O grupo artístico interessado deve fazer o cadastro gratuito nas instalações do Cine Teatro, levando o projeto e fotos para anexar em nosso banco de dados”, ressaltou.
 
A programação especial está agendada para iniciar às 9h, com grupos já conhecidos do público assuense. “Isso servirá para incentivar os artistas que ainda não tem os trabalhos reconhecidos”, explicou o coordenador Renato Mark Wanderley.

Programação:

9h
Apresentação de Dança “Street Dance"
(Grupo B.X.O)
Peça teatral: Alice no país das maravilhas
(Grupo teatral do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)
14h
Chicó do Mamulengo
(Grupo O Borná de Teatro)
Peça teatral: Festa do Boi
(Eloy CIA teatral).

DOBRADINHA DO PR:

George Soares e Zenaide Maia recebem adesões em Barra de Maxaranguape
Nesta quinta-feira, na zona rural do município de Barra de Maxaranguape, região metropolitana de Natal, o ex-presidente da Câmara de vereadores Edmilson, e sua esposa, a vereadora Nira (mais votada nas últimas eleições municipais) fizeram uma festa para declararem seu apoio a dobradinha do PR, George Soares e Zenaide Maia, diante de seu eleitorado. 

Eles organizaram uma grande carreata com presença marcante do povo que reconheceu o compromisso do deputado George em ser o autor da lei que incluiu o município de Maxaranguape na região Metropolitana de Natal e trouxe diversos benefícios para a população da cidade que fica à 40km da capital. 

"Nós viemos aqui em 2010 e afirmamos que iríamos lutar por um sonho antigo dos Maxaranguapenses de incluir o município na região Metropolitana de Natal. Hoje, essa lei existe e fomos nós, no nosso primeiro mandato que conseguimos com muito ardor esse benefício enorme para a população, para os bens e para a estrutura da cidade que fica com mais qualidade de vida e valorizada. Hoje, estamos aqui com a vereadora mais votada e com o ex-presidente da Câmara, meu amigo Edmilson que são nossas maiores testemunhas do quanto trabalhamos por essa cidade, elaboramos um informativo só para provar o que fizemos ao querido povo de Maxaranguape, cidade na qual recebi título de cidadão." Discursou o deputado George.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

REMINISCÊNCIAS:

CHEIAS DE 1964
Para alimentar o nosso arquivo de informações sobre as grandes cheias ocorridas em nossa região, relatamos alguns fatos ocorridos no ano de 1964.

Enquanto o Brasil assistia a tomada do golpe militar em abril de 1964, o Vale do Assu era castigado pela maior enchente de sua história. 

O Rio Grande do Norte ainda engatinhava no ramo das telecomunicações, energia e estradas. Com as chuvas torrenciais e quase ininterruptas durante 15 dias, despejadas sobre o Vale do Assu à época, cidades ficaram ilhadas não só pelas águas. As estradas carroçáveis ficaram intransitáveis. A aproximação de barcos era impossível devido aos rios caudalosos. A comunicação foi possível dias depois por uma estação de rádio amador. A alimentação para mais de 1.500 famílias desabrigadas chegava com extrema dificuldade por canoas e era rateada em regime de guerra.

Jornais da época noticiaram a entrega de 26 toneladas de alimentos para a região afetada.

Na edição de 15 de abril de 1964, o Diário de Natal estampava dados alarmantes da enchente: “Na cidade de Ipanguaçu ruíram nada menos que 39 casas. O leito do Rio Assu faltou apenas vinte centímetros para atingir o nível da cheia de 1924, que foi a maior até agora naquela região”.

O Governador Aluízio Alves enviou uma equipe coordenada por Luiz Antonio Porpino, para auxiliar as vítimas da enchente. O Presidente da República recém-empossado o general Castelo Branco prestou grande ajuda aos flagelados das enchentes, enviou até o seu helicóptero particular para sobrevoar as regiões mais afetadas. As duas aeronaves disponibilizadas para a ajuda no Vale do Assu eram da frota nacional e com pilotos americanos no comando.

O grave problema social e humano causado pela enchente de 1964 deixava mais de 30 mil pessoas privadas de lavouras, rebanhos de ovinos, caprinos e bovinos. Algumas mortes de velhos e crianças foram registradas não diretamente causadas pelas enchentes, mas pelo choque decorrente do drama vivido por uma população inteira, jogada à miséria e ao desabrigo.
Fonte: O Diário de Natal de 13 de abril de 2008.
Foto: Blog Fernando Caldas - Rua Aureliano Lôpo

CAPELAS DO ASSU:

CAPELA DE SÃO JOÃO BATISTA 
Da série Capelas do Assu trazemos  um pequeno relato sobre a do Bairro São João que tem como padroeiro São João Batista. Local: Rua Bernardo Vieira.

A primeira capela do bairro foi construída em 1986. As primeiras pessoas que abordaram a necessidade de se construir uma capela na comunidade foram: Francisco Bispo, João Saldanha e Socorro Rocha em conversa com vários moradores.

Mesmo não estando o bairro tão distante da Igreja Matriz era importante ter uma capela na Rua Bernardo Vieira. Ali não existia um local apropriado para realizar as atividades pastorais e as reuniões da comunidade. O terreno para edificar a capela foi doado pela Paróquia através do padre Francisco Canindé dos Santos.

Para construção foi feito um mutirão para obter recursos para a construção do referido templo. Os tijolos foram feitos pelos moradores e uma parte do material foi doada por várias pessoas. Os pedreiros que trabalharam na construção da capela foram: Tico Militão, Batista Guilherme, Adones, João Santana, João Grande e Osmildo Bezerra de Oliveira. A tesoureira da obra foi Socorro Rocha.

Quem sugeriu o nome do Padroeiro foi o Padre Canindé porque o bairro tinha a mesma denominação. A imagem de São João Batista foi uma doação da Paróquia. A imagem veio de São Paulo.

Quem doou o mármore utilizado para a fabricação do altar-mor foi o senhor Sebastião Diógenes Paiva. O Sacrário e o Ostensório foram doados pelo ex-Deputado Estadual Arnóbio Abreu. As demais peças litúrgicas foram adquiridas com recursos da comunidade que se cotizou e realizou promoções com esse propósito.

A comunidade é muito religiosa e tem devoção com muitos outros Santos da Igreja Católica. Por exemplo: São Lázaro, Santo Antonio e Nossa Senhora. Vários casamentos foram ali celebrados. O Matrimônio foi do casal Francisco Bispo de Santana e Maria de Lourdes Silva Tiago.

As informações foram prestadas pela Ministra da Eucaristia Cleângela Berto que conversou com os moradores sobre o assunto.
Fonte: História da Paróquia do Assú - Auricéia Antunes de Lima.

CARNAUBAIS:

EXCLUSIVO:

Vejam quem são os candidatos a Deputados Estaduais com mais chances e vagas por coligação

O Blog do BG avaliou sete pesquisas para Deputado Estadual nos últimos cinco dias, quatro dessas pesquisas foram divulgadas e três foram feitas para consumo interno, fizemos os cruzamentos de todas elas com quantidades de pessoas pesquisadas, percentuais de cada candidato citado e fizemos a soma por coligação e depois dividimos em cima de um coeficiente de aproximadamente 70 mil votos para cada vaga conquistada para deputado estadual por coligação.

Na coligação “União pela Mudança”, que apóia o candidato ao Governo Henrique Eduardo Alves, temos um verdadeiro “Deus nos Acuda”, foram feitas três coligações na proporcional para Deputado Estadual, são elas:
1º coligação do candidato Henrique Alves é composta do PMDB, PSB, PR, PROS, DEM, SDD, PDT e PRB
De acordo com os números das pesquisas analisadas pelo blogdobg, essa coligação deverá eleger 13 deputados diretos e facilmente mais 2 deputados na sobra do coeficiente, existe a possibilidade dessa coligação eleger mais um no saldo do coeficiente fazendo um total de 16 deputados eleitos.
Com certeza continuarão na Assembléia em 2014 os seguintes nomes: Getúlio Rego, Ezequiel Ferreira, Tomba, Ricardo Mota, Nelter Queiroz, George Soares, Hermano Morais, Larissa Rosado, Gustavo Carvalho, Márcia Maia e Agnelo Alves. A probabilidade de um desses 11 nomes ficarem de fora é quase ZERO.
Lutam pelas 4 ou 5 vagas restantes em situação mais confortável: Kelps Lima, Vivaldo Costa e Álvaro Dias.
Num patamar mais abaixo vem Albert Dickson, Gustavo Fernandes, José Adécio e num 3º andar nessa luta por ordem de citações vem Dr. Leonardo, Raimundo Fernandes, Bispo Francisco de Assis e Dagô.
Carlson Gomes, Professor Luiz Carlos e Adão Eridan foram citados em praticamente todas as sete pesquisas, mas com percentuais muito abaixo desses que estão mais em cima.

2º coligação do candidato Henrique Alves é composta do PPS, PHS, PV, PTN e PTB.
De acordo com os números das pesquisas analisadas pelo blogdobg, essa coligação deverá eleger apenas um deputado direto, a possibilidade de eleger um segundo nome é muito, muito remota, mas existe.
Três nomes se destacam nessa coligação. Laura Helena, Souza e Edivan Martins, entre esses três nomes vai sair o deputado eleito. Francielle e Aldair da Rocha tiveram poucas citações na soma geral das setes pesquisas.

3º coligação do candidato Henrique Alves é composta do PSDB, PSC, PSDC, PMN e PRB
De acordo com os números das pesquisas analisadas pelo blogdobg, essa coligação deverá eleger apenas um deputado direto, a possibilidade de eleger um segundo nome é muito, muito remota, mas existe.
 Quatro nomes se destacam nessa coligação por ordem de citações. Jacó Jacome bem a frente e esses três, Junior Moura, Valéria Barbalho e Adenúbio Melo, emparelhados.

Na coligação “Liderados pelo Povo”, que apóia o candidato ao Governo Robinson Faria, foram feitas duas coligações na proporcional para Deputado Estadual, são elas:

1º coligação do candidato Robinson Faria é composta do PSD, PP, PEN, PRTB, PTC
De acordo com os números das pesquisas analisadas pelo blogdobg, essa coligação deverá eleger três deputados diretos e existe a possibilidade de eleger um quarto nome.
Dois nomes se destacam nessa coligação por ordem de citações. Galeno Torquato e José Dias.
Num patamar mais abaixo aparece por ordem de quantidade de citações, Amazan, Disson, Major Fernandes e Luiz Gomes.

2º coligação do candidato Robinson Faria é composta do PT, PC do B e PT do B, PPL
De acordo com os números das pesquisas analisadas pelo blogdobg, essa coligação deverá eleger dois deputados diretos e existe uma possibilidade muito remota de eleger um terceiro nome.
Dois nomes se destacam nessa coligação por ordem de citações e são praticamente certos na Assembléia a partir de 2015. Cristiane Dantas e Fernando Mineiro.
Odon Junior e George Câmara tiveram boas citações, num patamar bem abaixo aparece Nilson Viana, Clovis Nunes, Fátima Cardoso, Cabo Jeoas e Carlos Augusto Maia.
A coligação do PSOL está recheada de nomes, se destacam os vereadores Sandro Pimentel e Marcos do PSOL, mais dificilmente conseguem o coeficiente de 70 mil votos para eleger um deputado.

As coligações do PSTU e o PSL não existem possibilidade de chegarem nem perto.

Com esse nosso estudo, não queremos dizer que esses serão ou não os eleitos, e nem motivar e nem desmotivar ninguém, estamos apenas fazendo um papel corajoso que é publicar em cima de um relatório elaborado a partir de sete pesquisas realizadas dos institutos Consult, Certus, SETA e ITEM a situação que se encontra o processo para Deputado Estadual.
Postado pelo Blog do BG.

RESGATE HISTÓRICO:

Justiça Federal: Mediante decisão judicial a locomotiva Catita retornará ao RN

Depois de transitar em julgado a sentença favorável da Justiça Federal do RN, a locomotiva Catita nº 03 retornará ao Estado potiguar.
No dia 11 de outubro, um sábado, o transporte, que marcou a história do RN, chegará a Natal e será levado para o Museu Ferroviário Manoel Tomé de Souza, sediado no bairro das Rocas, na capital potiguar, segundo postagem publicada pelo portal eletrônico da Justiça Federal potiguar.
A última etapa para entrega da locomotiva Catita foi cumprida este mês, quando o juiz federal Janilson Bezerra de Siqueira, titular da 4ª Vara Federal, na capital do Estado, assinou despacho com ordem de entrega da locomotiva, que estava no Museu do Trem na cidade de Recife (PE).
A locomotiva ficará sob a responsabilidade do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania (IAPHACC), presidido por Ricardo da Silva Tersuliano.
Esse é o maior resgate da história do RN. Só temos a agradecer ao Judiciário Federal do nosso Estado”, disse Ricardo Tersuliano.
Postado por Pauta Aberta.

ESPORTE:

Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo: Parceira possibilita participação de atletas do Assú

Será aberto nesta próxima sexta-feira (19) o 5º Campeonato Brasileiro Interclubes de Taekwondo.
A competição acontecerá por todo o desenrolar do final de semana no Ginásio Poliesportivo da Arena Beira Rio, do Sport Club Internacional, em Porto Alegre, capital gaúcha.
A Associação Assuense de Taekwondo (AAT) por intermédio do Team Taekwondo Escola firmou uma parceria com o Cruzeiro Futebol Clube – Futsal de Assú, a qual assegurou a participação no torneio dos atletas Moisés Gonçalves, Márcio Diego e Peterson Endres além do técnico Fábio Lourenço da Silva, segundo informação da assessoria de imprensa da Associação.
A equipe estará desfalcada dos seus principais atletas, Paulo Ricardo, Jonathas Ariel, Bruna Beatriz e Nívia Barros – integrantes da Seleção Brasileira.
No entanto, terá lutadores experientes que participaram de outras competições de nível nacional.
A diretoria da AAT tentou ainda firmar idêntica parceria com a Associação Sportiva Sociedade Unida (ASSU) a fim de aumentar a quantidade de atletas participantes no campeonato e abrir diálogo que possibilitasse o surgimento de outra modalidade esportiva no clube.
Um ofício foi encaminhado ao presidente do Camaleão do Vale, Luiz Dailson Machado, também membro do primeiro escalão da gestão pública municipal em Assú, com tal intenção, mas não houve resposta.
Postado por Pauta Aberta.

PAISAGEM BRASILEIRA:

 
Tem um grito de dor alardeando,
Implorando por pão e por justiça,
Tem um cheiro de morte e de carniça
Nas esquinas das ruas se espalhando.
Tem pivete com arma assassinando
Amparado nas leis da mãe gentil,
Tem rajadas de balas de fuzil
Lá no morro que foi pacificado;
Tem um pingo de sangue derramado
Na bandeira rasgada do Brasil

Hélio Crisanto
Autor: Hélio Crisanto

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

MOYSÉS SESYOM:

O POETA DESPUDORADO

Segundo Francisco Amorim, as produções poéticas, estilo bocagiano de Moysés Sesyom eram naturais e espontâneas. Refletiam o seu espírito jocoso, alegre, travesso e trocista, em contrapartida ao seu viver de aperturas e necessidades. Servia-se, talvez, das "Musas" para esquecer as tormentas da vida.

Sesyom, ao primeiro encontro, não denunciava o glosista escarnecedor. Circunspecto no tratamento, maneiroso no falar, o seu estro despudorado só se expandia, se dilitava e se desenvolvia nos ambientes propícios aos desregramentos e às achincalhações. 

URTIGA era uma pensão de mulheres da "vida alegre". Dentre elas, destacava-se uma, chamada Ana.

Bonitona, gorducha, ancas bem feitas, atraente e simpática, atraía pela jovialidade de que era possuidora. Sesyom, como farrista que era, frequentava a pensão.

Certa vez, lá indo, em companhia de outro seu colega de farras, Alexandre Pio Dantas, barbeiro e músico, entre umas e outras, glosas, fez:
MOTE

O PÉ DE RABO DE ANA
POR GOSTO SE PODE OLHAR

GLOSA

Meti-me na carraspana,
Alexandre acompanhou
E comigo analisou
O PÉ DE RABO DE ANA.
Alguém dirá que é chicana,
Porém, eu posso provar,
A puta é de arrebentar,
Da URTIGA eu tiro ela,
Pois o pé de rabo dela
POR GOSTO SE PODE OLHAR.  

Foto ilustrativa

REELEIÇÃO:

George Soares fortalece campanha na Zona Norte de Natal‏
O deputado estadual George Soares (PR) participou de mais duas reuniões na Zona Norte de Natal, com lideranças que apoiam sua reeleição. 

No bairro de Nossa Senhora da Apresentação, no conjunto Parque dos Coqueiros, o deputado George participou de reunião com os amigos e familiares de Jessuila Soares e foi recebido com grande aceitação popular. 

Já no bairro Potengi, o deputado George foi recepcionado por um grupo de dança composto por jovens que participam do Balé do Gueto. Organizada pela liderança local, Nicácio Junior, a reunião foi marcada pela participação da juventude da Zona Norte, interessada em ter um representante, também jovem.

" É muito importante fortalecer nossas lideranças em Natal. A cidade é muito grande, tem bairros maiores que muitas cidades do interior do estado, mas que não contam com nenhuma representatividade na Assembleia Legislativa e nós estamos aqui hoje, propondo esse elo com a região que mais cresce na capital". Disse o deputado George.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

POESIA:

UM INFELIZ COMO EU
A morte mata o sultão,
Arcebispo e cardeal,
Presidente, Marechal,
Ministro, conde, barão,
Em tempo matou Roldão
Como na história deu
O próprio Jesus morreu;
Mata tudo ó morte ingrata
Só não sei por que não mata
Um infeliz como eu.

Ela mata todo mundo
Branco, preto, rico e pobre,
Mata o potentado, o nobre,
Mata o triste e o vagabundo.
Matou Dom Pedro Segundo
Matou quem o sucedeu,
Capitalista e plebeu,
Mata tudo, não tem jeito
Mas não mata, por despeito,
Um infeliz como eu.

Não reserva o cientista;
Mata, sem dó o profeta,
Tirana, mata o poeta,
Mata o maior estadista;
Mata também o artista,
O cego, o mudo, o sandeu
Mata o crente e o ateu,
Diplomata e titular,
Mas, poupa, não quer matar,
Um infeliz como eu.

Ela mata no Senado
Como matou Rui Barbos,
Entra no Congresso airosa
Aí, mata um Deputado;
Matou Pinheiro machado
Dele não se condoeu
Ela jamais atendeu
Mata gente, mata bicho
Mas, não mata por capricho
Um infeliz como eu.

Autor: Moysés Sesyom
Caicoense, *28/07/1883

Assu + 06/03/1932.

REELEIÇÃO:

“Voto em George Soares pelo reconhecimento”

O deputado estadual George Soares (PR), candidato a reeleição também esteve sábado (13), em Carnaubais.
Na cidade o parlamentar assuense foi recebido pelo vereador Wanderley Mendes, do PMDB, que defendeu o voto em George para a região continuar bem representada.
O vereador destacou a luta deputado em prol da estrada da castanha e da educação de Carnaubais, participando ativamente para o não fechamento das escolas do estado.
- George Soares também destinou emendas para nossa cidade, que ainda depende da assinatura do governo, mas ele fez sua parte, pois a cobertura da quadra de esportes do Adalgiza é sonho antigo e a emenda garante os recursos”, disse Wanderley, reafirmando que Carnaubais precisa reconhecer o esforço desse deputado. 

CORDEL:

O CAMPEÃO DE EMENDAS 
PARA O ASSU
- Epílogo -
Solenidade de entrega das viaturas para 10º Batalhão do Assu
Para a segurança pública
Conseguiu bons resultados
Seus pleitos, suas pelejas,
Muitos foram engavetados...
Outros, ao bem do povo,
Foram enfim liberados.

Por exemplo: duas viaturas,
Para o Décimo Batalhão,
Oriundas de uma emenda
De seu minguado quinhão...
Agora, aguarda esperançoso,
A do Centro de Detenção.

No projeto do Governo Federal
De Câmeras de Monitoramento
O Assu está inserido.
Aguarda-se agora o momento,
Da liberação dos recursos,
Para garantir o funcionamento.

Contemplando todo o Vale
Também foi requisitado
O Corpo de Bombeiros.
Agora depende do Estado
Formar este contingente
Pro Vale ser resguardado.

Solicitou ao DETRAN
Para o trânsito da cidade¹,
Completo estudo técnico
Para melhor estabilidade
Nas ruas, praças, avenidas,
Garantindo a mobilidade.
 
Autor do Projeto da Gratuidade
Da Carteira de Habilitação
Para as pessoas carentes,
Não obtendo a sanção²...
No entanto, foi adaptada,
Falta agora a efetivação.

Mais de três milhões em emendas
Para o Assu foram destinados,
Realizou audiências públicas,
Projetos de Leis foram aprovados,
Em Sessões Solenes homenageou
Assuenses cultos e renomados.
Sessão Solene homenageando Contabilistas do RN.
Diversas associações comunitárias,
Centro cultural e cooperativa
Foram finalmente reconhecidos,
Pela Assembleia Legislativa
Como Utilidade Pública Estadual,
Sendo de George a iniciativa.

Por tudo isso e muito mais,
Recebe do povo varzeano³
O afeto e o reconhecimento,
No pleito deste ano,
Sob o número 22.222
- Um Deputado fiel e humano.

¹ Cidade do Assu
²Assembleia Legislativa aprovou o Projeto de Lei de George Soares
e a Governadora vetou. No entanto, fez algumas adaptações e enviou 
projeto para a AL sendo aprovado.
³ Pessoas residentes ou naturais do Vale do Assu.
Autor do Cordel: Chico peleja.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PERSONALIDADES DE SETEMBRO:

Lembramos alguns assuenses que nasceram no mês de setembro e que fizeram histórias de lutas e vitórias. Exemplos às novas gerações:
No dia 05 de setembro de 1886 nasceu em Assú João Celso Filho. Foi advogado, jornalista, professor, poeta, comerciante, João Celso sempre se destacou no que fazia. Escreveu peças para o teatro e foi diretor do jornal: “A Cidade”. Exerceu a função de Fiscal da Alfândega, em Óbidos e Santarém, no Pará. Foi Criador e agricultor. Era apaixonado pela natureza. Morreu no dia 14 de novembro de 1943. Em Assu a Avenida que adentra a cidade, quem vem de Natal, cruzando os bairros Farol e São João, tem como patrono João Celso Filho que nasceu há 128 anos.

No dia 12 de setembro de 1890 nasceu em Assú Otávio Amorim. Poeta, jornalista, tipógrafo, fundador de muitos jornais, sendo o primeiro, “O Pintas - Silgo”, que editou com 10 anos de idade. Tinha admirável habilidade para fazer xilogravuras em cascas de cajazeiras. Faleceu no dia 20 de julho de 1943. A Rua onde esta localizada a Rádio Princesa do Vale, no Bairro Centro, tem como patrono Otávio Amorim que nasceu há 124 anos.
No dia 15 de setembro de 1890 nasceu em Assú Luis Antonio Ferreira Souto dos Santos Lima. Farmacêutico e médico, professor, político, orador. Seu consultório estava sempre aberto, sem cobranças, e ainda dava a amostra grátis do remédio. Homem culto. Famoso pela dicção e timbre de voz quando falava em solenidades políticas. Fundador da Liga Contra o Câncer em Natal. Venerável da maçonaria. Faleceu em Natal no dia 10 de abril de 1961. A Rua da Capela São Tarcísio leva o nome de Doutor Luis Antonio que nasceu há 124 anos.   

No dia 13 de setembro de 1892 nasceu em Assú João de Sá Leitão. Cooperativista, Homem de grandes ações. Conterrâneo dedicado à causa da agricultura. Casou-se com Rosa Wanderley de Sá Leitão de cujo matrimônio gerou os filhos: Walter de Sá Leitão, Clarice, José Leitão, João leitão, Paulo Leitão, Zuleide, Enilda, Terezinha e Adilson de Sá Leitão. Faleceu no dia 02 de maio de 1956. João de Sá leitão nasceu há 122 anos.
No dia 25 de setembro de 1922 nasceu em Assú João Marcolino de Vasconcelos (Doutor LÔ - na foto ao lado do poeta Renato Caldas). Advogado, chefe do Centro Regional dos Escoteiros. Jornalista, servidor público municipal, poeta e animador cultural. Colaborou com o jornal Advertência, revista Atualidade e inúmeros movimentos culturais, criando a Jazz Flor de Liz. No teatro de outrora atuou como ator, cenarista e caracterizador. Como advogado provisionado defendeu grandes causas, tornando-se um dos mais renomados do Estado. Faleceu em 24 de abril de 1991. A rua lateral da Liga Operaria Assuense - Bairro Centro - leva o nome de Dr. Lou que nasceu há 92 anos.

CORDEL:

O CAMPEÃO DE EMENDAS 
PARA O ASSU
 - Parte V -
Procissão de São João Batista - Assu
A festa junina do Assu
Com argumento teórico
Foi reconhecida patrimônio
Cultural, Imaterial e histórico
Do Rio Grande do Norte,
Deixando seu povo eufórico.

Suas lutas na educação
Têm destaques merecidos,
Reforma geral da JK
Trabalhos já concluídos,
Reconstrução do CAIC,
Serviços bem sucedidos.
Audiência Pública para expansão de cursos
Solicitou à reitoria da UERN
Para o Assu novos cursos
E numa audiência pública,
Depois de muitos discursos,
Dr. Milton Marques explicou
Que dependiam de recursos.

No entanto, assegurou,
Nessa mesma audiência,
O curso de geografia
Suprindo a deficiência
Das escolas da região
Nesta área da docência.

Direito e enfermagem
Ficaram pra ser estudados
Porque depende de fundos
Para serem implantados,
Outros, inclusive medicina,
Estão sendo analisados.

O Deputado George Soares
Logo uma emenda¹ liberou
Climatizou suas salas
E a biblioteca reformou,
Com novos equipamentos
O espaço físico melhorou.
Serviços de ampliação das arquibancadas do Estádio Edgarzão
Pra fortalecer o esporte
Destinou ao Edgarzão²,
Através da liga desportiva,
Para fazer a ampliação
Do vão de arquibancadas,
Dobrando a acomodação.

Também está requisitado
Reparos na estrutura
Do Ginásio Arnóbio Abreu.
Restauração da cobertura,
Esquadrias e sanitários,
Enfim, toda a conjuntura.

Na área da saúde pública
Lutou pela implantação
Das Unidades do SAMU
Que em regime de plantão
Tem Salvado muitas vidas
Com amor e dedicação.
Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos
Destinou ao Nelson Inácio³
500 mil para equipamentos,
Peças, ar condicionados,
E outros aparelhamentos,
E uma ambulância tipo UTI,
Já estão em funcionamentos.

Solicitou do Governo do Estado
Transformar o Hospital Regional
Em Hospital Universitário...
Essa ação transformacional
Permitirá que a UERN
Tenha sua base profissional.

Acompanhou sempre cobrando
Os trabalhos do saneamento
- Primordial para que a cidade
Tenha bom comportamento,
Evitando que as doenças
Tenham no povo alojamento. 

¹ Vejam relação de emendas no final do Cordel.
² Estadio de Futebol Edgard Borges Montenegro - Edgarzão
³ Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos

AMANHÃ DIVULGAREMOS MAIS UMA PARTE DO CORDEL 
DE AUTORIA DE CHICO PELEJA