sexta-feira, 22 de agosto de 2014

POLÍTICA:

Em meio a multidão, Deputado George Soares participa de lançamento da Campanha de Zenaide Maia‏
Uma verdadeira multidão acompanhou o grande lançamento da campanha de Zenaide Maia à deputada federal, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal.

Estavam presentes, na Praça do Mercado Público no Centro da quarta maior cidade do RN, o deputado estadual George Soares (PR), a candidata ao senado Wilma de Faria, o candidato ao governo Henrique Alves e seu vice João Maia, além do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, auxiliares, vereadores e populares que apóiam sua administração.

Em seu discurso, o Deputado George Soares enfatizou o motivo de suas escolhas e a emoção de participar de tal momento com Dra. Zenaide: "Neste palanque estão àqueles que querem um estado forte e unido para sair dessa UTI que se encontra atualmente. Henrique Alves é a certeza de um governo coerente, Doutora Zenaide será a melhor deputada federal que o estado já teve e a nossa guerreira Wilma de Faria nos representará no Senado. Me coloco a disposição de todos para colaborar e ser também um representante escolhido dessa união na Assembleia Legislativa do RN, formando uma chapa que trabalhará muito pelo nosso estado".

POLÍTICA:





Centenas de pessoas participaram na noite desta quinta-feira (21) em São Gonçalo do Amarante, do lançamento oficial da campanha da medica Zenaide Maia (PR) a deputada federal. O evento contou com as presenças do candidato ao Governo, Henrique Alves (PMDB), seu vice João Maia (PR), a candidata ao Senado Wilma de Faria, os candidatos a deputado estadual George Soares e Adão Eridan, os prefeitos Jaime Calado (São Gonçalo) e Antônio Peixoto (Ceará-Mirim), além de vereadores e lideranças da Grande Natal.

Em seu discurso, Henrique fez questão de destacar a importância que João Maia terá, na condição de vice-governador para ajudá-lo a governar o Rio Grande do Norte. “São Gonçalo pode ter certeza que vai ter dois governadores, eu e João Maia. Tanto faz falar comigo, como com João Maia. Os dois amam e vão trabalhar muito mais por São Gonçalo. Quero governar o RN junto com você, João Maia, e contando no Senado com Wilma de Faria, na Câmara dos Deputados com Zenaide e na Assembléia com George e Adão”, disse Henrique. 

Já João Maia fez questão de iniciar seu discurso falando da importância de São Gonçalo ter Zenaide Maia na Câmara dos Deputados. “Ela é muito boa, é uma médica que dedicou à vida inteira ao serviço público, e nasceu com a missão para servir”. Ao se referir a Henrique, o candidato a vice retribuiu todas as referências elogiosas. “O RN precisa de força para resolver os seus problemas e acelerar, já que andamos devagar demais para um Estado que tem muito potencial. São Gonçalo é um exemplo de quando a união acontece sempre dá certo, e hoje graças a determinação de Jaime Calado transformou-se em um canteiro de obras, e uma de suas principais conquistas, o Aeroporto tem a mão forte de Henrique”, finalizou.

ABANDONO:

IMAGEM DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
Conversando com o amigo Warwick Tavares ele demonstrava a sua indignação pelo abandono da Imagem de Nossa Senhora do Rosário colocada sob um pedestal na "Praça do Rosário", em Assu. 

A comunidade católica precisa observar que aquela Imagem foi posta no local do altar onde existia a Igreja do Rosário como forma de manter viva a devoção do povo assuense. No entanto, o que se vê é um abandono total, tanto pela Igreja, pelo poder público municipal quanto pela população.

Propus a um amigo que faz parte do 'Terço dos Homens' que levasse uma proposta para que essa irmandade possa "adotar" aquela imagem permitindo que a mesma volte a ser zelada, respeitada... Venerada.

Vejamos o que diz a poetisa Sinhazinha Wanderley sobre a Festa dos Negros (outros historiadores se referem a "Festa dos Pretos") em um pequeno trecho de seus escritos deixados para conhecimento da juventude assuense. Vamos à leitura:

"Na FESTA DOS NEGROS eles eram ainda cativos e os senhores lhes davam liberdade para a fazer. Os negros tinham muita devoção a Nossa Senhora do Rosário e faziam a festa em seu louvor: A festa constava de um tríduo solene, missa cantada, procissão. Branco não dava voto. A festa profana compunha-se do seguinte pessoal: um Rei, uma Rainha, um Conselheiro, dois Juízes e o Bobo do Rei. 

Os negros iam pelas várzeas a pedir esmolas e faziam soma abundante. Se vestiam todos a caráter. os Juízes de calça e camisa branca, com uma fita larga passada a tiracolo escrita em letras douradas a palavra 'Juiz'. As Juízas com um vestido de sentinela branca, com a mesma fita e o mesmo dizer. O Conselheiro, trajando grande uniforme, dragon, chapéu de bico. A Rainha trajava branco e o Bobo, como os Juízes com a fita e um bouquet no peito, usando um varapau listado de cão. 

Eles arranjavam um cavalo branco, lavavam-no, increpavam-lhe a clina, era a montada do rei que montava calção, capa, perneiras e espada. Na véspera do dia da festa, iam deixar o rei na Baviera e iam uma porção deles buscar o rei que entrava na cidade solenemente apoiando-se todos em frente a Santa Cruz onde faziam oração. A Rainha era coroada na primeira noite do tríduo. O Rei entrava com a Corte, a Rainha estava pronta na sala, ao lado das Juízas. A coroa estava colocada numa espécie de trono sobre a mesa. O Rei entrava ela erguia-se de pé, cumprimentavam-se ele colocava-lhe a coroa sobre a fronte, tomava-lhe o braço e caminhavam-se para a Igreja o Bobo a frente, fazendo passos e trejeitos com o espontão. 

Juízes, Juízas, Conselheiro e bando junto do Rei. As negras eram quem cantavam o bendito a Nossa Senhora do Rosário, letra que elas mandavam compor. Foi Marcolino Wanderley quem compôs a primeira estrofe, dizia assim: "Santa Virgem do Rosário/ Mão Celeste, Universal,/ Padroeira preferida,/ Foste, oh! Santa, sem igual". 

E que boa boa voz tinham as negras... Que melodia! O Rei acompanhava a Procissão de braço com a Rainha e o Bobo com o varapau encostado a terra, em sinal de respeito. Terminada a festa havia um jantar, cujo lugar de honra ocupava o Vigário. Nenhum branco era admitido (...). Com a vinda da República, os negros que, mesmo libertos tinham continuado o folguedo tradicional, deixaram de o fazer". 

Com o tempo a Igreja do Rosário foi se deteriorando ficando somente as ruínas. No dia 29 de junho de 1949 foi inaugurada a PRAÇA DO ROSÁRIO - construída pelo então prefeito Edgard Borges Montenegro em cooperação com o povo do Assu (as famílias doaram os bancos). Nela foi posta a imagem de Nossa Senhora do Rosário - uma oferta do casal Dr. Pedro Soares de Amorim (líder político) e sua esposa Maria Beatriz Montenegro de Amorim. 

BASEADO NA LITURGIA DIÁRIA VEJAMOS UM POUCO MAIS SOBRE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO:

07 de outubro - DIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Era chamada Festa do Santíssimo Rosário antes da reforma do calendário, em 1969. A celebração fora instituída por são Pio V para recordar a vitória obtida pela frota cristã em 1571, nas águas de Lepanto, num desigual encontro com a poderosa armada turca. O piedoso pontífice, dominicano, foi advertido miraculosamente do feliz resultado enquanto estava absorto na recitação do santo rosário.

Como bom filho de são Domingos, que havia inculcado tal devoção em seus frades pregadores, o papa recitava cotidianamente o assim chamado Saltério da Virgem, oração simples, mas não monótona — assim como não aborrece uma simples palavra de amor repetida seguida e imutavelmente à pessoa amada. Nos conventos medievais, os irmãos leigos, que tinham pouca familiaridade com o latim, eram dispensados da recitação do Ofício, substituído pelo rosário, de 150 ave-marias e 15 Pai-Nossos, para cuja contagem são Beda, o Venerável, havia sugerido a adoção de um colar de grãos enfiados em um cordão.

Depois da célebre aparição da Virgem a são Domingos, que lhe mostrou a coroa do rosário como arma para derrotar as heresias, surgiram várias confrarias do rosário, em várias nações da Europa. Também as missões dos frades pregadores no Extremo Oriente foram promovidas sob o signo do rosário, porque esta oração, disse-lhes são Domingos, “é uma pedra preciosa no tesouro da Igreja”.

A recitação do rosário, já apoiada pelo santo pontífice Pio V, foi estendida à Igreja universal em 1716, porque ela compreendia, em certo sentido, todas as festas da Virgem e a vida do Redentor, ao qual Maria foi associada como Co-Redentora. Nos 15 mistérios são propostos aos cristãos outros tantos temas de meditação sobre a vida de Jesus e de Maria. O rosário foi chamado também “o breviário do povo de Deus”, que deve ser recitado preferivelmente à noite por toda a família reunida, animada de um único espírito de oração.

CULTURA POPULAR:

DIA DO FOLCLORE
O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto. Folclore é a cultura de um povo, o conjunto das tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos indivíduos dessa nação.

Origem do Dia do Folclore

O Dia do Folclore é comemorado em 22 de agosto, pois foi nessa data, no ano de 1965, que o Congresso brasileiro oficializou o dia 22 de agosto como o Dia do Folclore, em uma homenagem à cultura popular brasileira.

LEMBRANÇAS:

ANIVERSÁRIO DE UM AMIGO
Hoje, 22 de agosto, sexta feira. Se vivo estivesse certamente nos divertiríamos em comemoração ao seu aniversário. Refiro-me ao meu saudoso amigo Antônio terceiro Felipe de Medeiros (* 22/08/1959     + 15/07/2012). Estaríamos rodeados de amigos e ele falando com cada um com sua particularidade: - Meu amigo, meu irmão, meu doutor, meu vigia, meu presidente, meu deputado, meu patrão... Era assim que ele tratava cada amigo, até nos deixar no dia 15 de julho de 2012 para compartilhar da morada eterna do Deus Pai. 

Parece que estou vendo a cena nos alpendres do Centro Comercial da COHAB quando cada um ia chegando. O cumprimento era com um beijo na testa, com um aperto de mão apertado, um abraço caloroso... Depois, uma conversa franca, agradável, sempre perguntando por notícias boas de parentes, aderentes e amigos comuns. 

Terceiro foi um cidadão de conhecimentos apurados, a sabedoria e a humildade o fizeram um grande homem. Detentor de pensamento próprio, inquestionável... Talvez por esta razão tenha ultrapassado seus limites quando ousou dizer adeus aos seus próprios hábitos e ao seu povo.

Este terceiro aniversário sem a presença de Terceiro é doloroso. Mas, sem dúvidas, estará sempre no coração de seus amigos e familiares.

Compartilho esta data com seus familiares e amigos. Abraços! 

Ivan Pinheiro Bezerra.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LUTA DO DEPUTADO GEORGE SOARES:

CAIC DE ASSU SERÁ ENTREGUE À POPULAÇÃO
Um ano após a assinatura para a reforma e restruturação do CAIC de Assu, a Escola Poeta Renato Caldas será entregue a população da cidade do Vale do Açu.

Com capacidade para atender 900 estudantes em tempo integral e orçada em 2 milhões de reais, o CAIC de Assu foi uma luta do deputado George Soares em seu primeiro mandato como deputado estadual.

“É muito motivador servir ao nosso povo e ver que muitos estão sendo beneficiados com nosso trabalho. Isso é perceber que estamos trilhando o caminho certo na representatividade popular dentro da Assembleia Legislativa do RN, ainda mais quando o investimento feito é em educação para os mais jovens, como é o caso da Escola Poeta Renato Caldas.” Enfatizou o deputado George.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

CAUSO:

OS BATISTAS
Conta o saudoso Padre Zé Luiz em seu livro Na Calçada do Café São Luiz que a família 'Batista' de Pendências se honra deste nome. Afinal, o Padroeiro é São João Batista. 

Há muita gente em Pendências que aprecia os Batistas. Há outros que lhes fazem restrições. Certa vez Padre Zé Luiz precisou ser mediador entre os Batista e uma velha figura, também muito respeitada na cidade.

Padre Zé Luiz foi à casa da figura visitá-la procurando um jeito de não tornar a desavença um problema mais sério. A figura foi taxativa:

- Olhe Padre Zé Luiz, se o senhor veio a minha casa pedir para eu desculpar aquele filho de uma égua pode voltar. Padre, aqui em Pendências, o único Batista que ainda presta e São João. E olhe lá...

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

VERGONHA:

O embolador de coco José Antônio da Silva - Concriz (foto), é hoje o único embolador de coco em nosso estado. Natural do Pernambuco e radicado a muitos anos na cidade de Mossoró.

Possuidor de uma arte cultural, em que a classe política deste estado e de alguns municípios não valorizam a cultura popular. Resultado de tudo isto que estamos vivenciando. 

Pois em qualquer pais desenvolvido do mundo, ou aqui mesmo, em nosso país os estados que valorizam mais sua cultura são os mais desenvolvidos. Será que é coincidência?

Em compensação a industria da informação ou desinformação, se rendeu ao lucro, menosprezando qualquer tipo de valorização cultural em nosso país, no entanto aqui em nosso estado ainda é mais grave.
Postado por luizinho cavalcante

PÁGINA ASSUENSE:

MOTE

FEIJÃO VERDE É MUITO BOM
MULHER MADURA É MELHOR

GLOSA
Quase sem perder o tom
Eu falei pra minha nega
Para comer com manteiga
Feijão verde é muito bom.
Foi dito por um garçom
Num hotel do Mossoró:
"- Com carne do Seridó
Aumenta mais o sabor!"
Mas pra comer com amor
Mulher madura é melhor

Autor: Antônio de Oliveira Souto
Funcionário público, assuense.
Fonte: Glosa Glosarum - Celso da Silveira
Ilustração: http://www.limacoelho.jor.br.

ASSU DO ONTEM:

A RUA SETE PECADOS
Nas minhas recordações de menino, aflora com intensidade a Rua Sete Pecados, cujo nome verdadeiro é Rua 16 de outubro, dia consagrado à fundação da cidade, em 1845.

Situada nas proximidades do Cemitério Público a sua configuração consistia em sete baixas casinhas de alvenaria. A sua denominação foi ideia de Enéas Caldas (Seu Nozinho), um dos incentivadores das festividades cívicas e religiosas de outrora, genitor do festejado poeta Renato Caldas.

Corria em meio a garotada que ali era um antro de assombração. Almas penadas apareciam pedindo Padre/Nosso para obterem a salvação. Diziam existir ranger de dentes e lamentações chorosas, Não era preciso a escuridão da noite nem a refulgência de um sol a pino para impedir a ida de um garoto mesmo na vizinhança das casas.

Tidas como mal-assombradas, propiciavam pavor aos meninos do meu tempo, em cujo rol me incluo, pois não havia oferecimento, por maior que fosse, capaz de me fazer entregar um bilhete ou dar um recado a uma pessoa ali residente. Atualmente está a rua modificada, com uma denominação e lá já habitam somente as almas deste mundo.

Ainda hoje (ano de 1982 - quando foi publicado o livro), em suas imediações, me vêm à lembrança os gostosos tempos das minhas inocentes superstições que, para desgosto meu, não voltarão jamais.

DO BLOG: Foto: Não afirmamos a veracidade da imagem. Ou seja, se da Rua 16 de outubro ou da Rua Augusto Severo. Cabe aqui alguns comentários para chegarmos ao consenso. 
Fonte: Assu da Minha Meninice - Francisco Amorim - 1982.

POLÍTICA:

Henrique anuncia que criará secretaria da Cultura e secretário será indicado pelo setor

henrique-cultura 
Ao participar do debate sobre a cultura com os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte, o deputado Henrique Eduardo Alves, candidato pela Coligação União pela Mudança, assumiu alguns compromissos com a classe artística e os produtores de cultura no estado: criação da Secretaria Estadual de Cultura, nomeação do futuro secretário após debate no Fórum Potiguar de Cultura, resgate do Fundo estadual para o setor, diálogo amplo para implementação de políticas e propostas, além de garantia de recursos financeiros com a destinação de recursos próprios e por meio de parcerias com o setor privado.
“A Secretaria de Cultura já deveria ter sido criada no Estado. A criação da secretaria é uma exigência da política nacional de Cultura”, argumentou Henrique Alves. “Além de uma secretaria com dotação orçamentária definida, queremos implantar uma política de valorização, com respeito, responsabilidade, ouvindo todos que atuam no setor cultural”.

APAE:

  Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começa dia 21

Já foi definida na instância do núcleo regional da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Assú, a programação que marcará, de 21 a 28 de agosto corrente, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A Semana é vivenciada em todas as 2.186 Apaes de todo o território nacional, segundo transmite o presidente da Federação das Apes do RN, William Ferreira.
Este ano o evento destacará o tema Construindo uma História de Igualdade e Oportunidade para Todos – Apae Brasil: 60 Anos Fazendo Inclusão.
Em Assú, de acordo com informação da presidente da Apae na cidade, Euzélia Barros, o roteiro comemorativo será marcado por uma série de atividades envolvendo os internos da instituição, juntamente com a diretoria, profissionais e voluntários.
O ponto de partida da programação se observará na quinta-feira (21), com a participação da direção e membros da comissão organizadora da Semana no programa Panorama do Vale, na Rádio Princesa do Vale, de 18h às 19h.
Postado por Pauta Aberta.

POLÍTICA

Deputado George Soares lança seu site de Campanha na Internet

O deputado estadual e candidato a reeleição George Soares (PR) lançou, nessa semana, sua mais nova mídia para a campanha eleitoral deste ano.

O novo site do deputado conta com diversos recursos para seus eleitores ficarem informados do que acontece em campanha, contendo as fotos das movimentações e ações em tempo real, além de seu perfil com todo o trabalho realizado em sua carreira política, agenda e personalização de perfis das redes sociais Facebook, twitter e Instagram.

"Sabemos que a Internet e seus artifícios está sendo um diferencial nessa campanha e por isso estamos inserindo mais essa mídia, além das nossas redes sociais que já funcionam muito bem informando nosso mandato". Afirmou o deputado.

Confira o conteúdo do site do deputado estadual George Soares no endereço eletrônico www.georgesoares22222.com.br

NOMES POTIGUARES

ARUÁ
Pequeno caranguejo aquático do brasil. No Rio Grande do Norte , diz-se de certo molusco do gênero Pomacea, muito comum nos rios e riachos do interior, também conhecido como lolô. É comestível, embora apontado por alguns como transmissor de vários parasitas. Indígena da tribo dos Aruás. Variação: Uruá, fuá, puava, e apuava, desde o Rio Grande do Norte até o Paraná. 
Significa também tolo ou matuto no interior do Estado. Em certas localidades do Rio Grande do Norte, lolô é amarrado ao pescoço das crianças para apressar a dentição e para que a mesma saia bonita.
Do Tupi: aroin ou aroaim - o molusco a concha. 
Há uma crença popular de que o aruá sobe nas árvores até onde alcançará a futura cheia. Fato parecido é registrado nas ilhas Boninas, no Japão, onde o caracol africano Achatina fulica, de 5 polegadas de tamanho, avisa a aproximação dos tufões subindo nas árvores.   
Fonte: Contribuição Indígena à Fla Norte-Rio-Grandense - Protásio Pinheiro de Melo - 1971/2014.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

ARTIGO*

ARIANO SUASSUNA
“Tudo que é vivo morre!” É uma das frases pinçadas em as muitas obras criadas para o teatro ou para a prosa de ficção desse genial paraibano que morreu, no dia 23 deste mês de julho, aos 87 anos. Ariano Suassuna deixou um extraordinário trabalho, em sua permanente luta pela valorização da cultura popular brasileira. Retratou como ninguém o humor inteligente do nordestino, e seu estoicismo diante das agruras da vida. Em outra frase, encontrada em uma de suas inúmeras entrevistas, se definia: “Não sou nem otimista nem pessimista. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo.”

Sobre os vocábulos regionais usados dizia com orgulho: “Não troco meu oxente pelo ok de ninguém!” Dedicou a vida a essa determinação de mostrar a cultura autóctone de sua Paraíba e de seu nordeste.

Esteve à frete de movimentos, como a criação do Teatro do Estudante de Pernambuco, do Teatro Popular do Nordeste, da defesa de livre-docência, na Universidade Federal de Pernambuco, e iniciou o Movimento Armorial, interessado no conhecimento e no desenvolvimento das formas de expressões populares tradicionais. Juntou nomes expressivos da música para a busca de uma música erudita nordestina que viesse juntar-se ao movimento, lançado em Recife, em 18 de outubro de 1970, com o concerto “Três Séculos de Música Nordestina – do Barroco ao Armorial” e com uma exposição de gravura, pintura e escultura.

Esse acontecimento coincide com o surgimento, aqui em Uruguaiana, da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul (1971). Minha admiração por esse paraibano tem origem nesse empenho pelo respeito à arte popular, e a busca de um tratamento digno de seus valores. Pois foram esses propósitos que, respeitadas as devidas proporções, me fizeram acreditar que valia a pena brigar pela valorização da nossa música de raízes gaúchas.

Em janeiro de 1976, quando a lenda da Salamanca do Jarau foi apresentada em Cosquin, no maior Festival de Folclore da América do sul, pelo Ballet Brandsen, coincidentemente estava presente o Quinteto Armorial, representando a música nordestina do Brasil.

Também, essa busca por um tratamento erudito das expressões da arte popular, estava evidente na apresentação da “Caminhada”, canção composta em parceria com o compositor uruguaianense Sérgio Rojas, apresentada na décima terceira edição da Califórnia por um sexteto de cordas onde despontavam músicos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Ariano Suassuna morreu, pois, como ele mesmo afirmava, “tudo que é vivo morre”. Mas seu amor à arte de sua terra deixa serviços prestados que não morrerão jamais.

É com esse sentimento que, no momento que a prefeitura municipal de nossa cidade, pela sábia decisão do prefeito Luiz Augusto Schneider, e a Associação Pró-Arte e Cultura de Uruguaiana, pela determinação inteligente do presidente Marcelo Duarte Ribeiro, acertam os detalhes finais da criação do Balé Municipal, queremos, modestamente, prestar homenagem ao grande brasileiro Ariano Suassuna.

Encerramos, citando mais uma frase sua: “Arte pra mim não é produto de mercado. Podem me chamar de romântico. Arte pra mim é missão, vocação e festa.” 

* Colmar Pereira Duarte, nasceu em 21 de maio de 1932, no interior do município de Uruguaiana, RS. Filho de Luiz Duarte Júnior e de Alice Pereira Duarte. Poeta, escritor, compositor; tem trabalhos publicados e outros inéditos, na área de pesquisa, ensaio, teatro, romance, conto, poesia, dança, desenho e folclore, com incursões no rádio e no cinema.
Postado por 101 Livros do RN

POESIA SUBMERSA:

EDUCAÇÃO:

UFRN é a instituição de ensino superior mais lembrada em Natal


EntradaUFRN_MoraesNeto (12).jpgA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a instituição de ensino superior  mais lembrada pelos moradores de Natal. O dado consta em pesquisa realizada pelo Jornal Tribuna do Norte dentro da Campanha TOP Natal 2014. A pesquisa tem o objetivo de identificar junto à população natalense o índice de lembrança (Top Of Mind) de segmentos de mercado, produtos ou serviços.
No total, 600 pessoas responderam à pesquisa espontaneamente e 242, o equivalente a 40,3% dos entrevistados, lembraram a UFRN como a marca Top Of Mind, ou seja a mais lembrada ou conhecida entre todas as citadas.
A área de abrangência ou de investigação da pesquisa foi formada pela população natalense de ambos os sexos, com idades acima de 16 anos, das classes sociais “a”, “b” e“c”, em toda a área geográfica da cidade do Natal. A pesquisa foi realizada pela Empresa Consult e ocorreu entre os dias 16 e 25 de junho de 2014.
Postado pelo Blog do BG.

EXPOSIÇÃO:

Ocorrendo em Assú pela primeira vez, tem sua abertura nesta terça (19), no Cine Teatro Pedro Amorim, o 1º Varal Fotográfico Primeira Impressãocuja programação vai se estender até o próximo sábado (23).
Nesta primeira experiência serão expostos trabalhos fotográficos de cinco profissionais: Jean Lopes, Jéssika Mafra, Tiago Fernandes, Endson Esron Andrade e Nilton Cezar Ferreira.
A abertura será às 19h30 desta terça-feira – coincidindo com o Dia do Fotógrafo e o Dia da Fotografia – e, de 20 a 23 de agosto, a exposição estará aberta ao público das 8h às 12h e das 19h às 22h no interior do Cine Teatro.
Postado por Pauta Aberta

CULTURA:

Em matéria apresentada nesta terça-feira (19) no noticiário matinal da Rádio Princesa do Vale, o músico e coordenador da Orquestra de Sanfonas do Assú, Gilmar Carlos Lopes (foto), “Gilmar do Acordeom”, anunciou um novo projeto:Orquestra de Sanfonas e Seus Convidados. 
E a estreia se verificará nesta quarta-feira (20) no interior do Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão, da Praça São João, centro da cidade, a partir de 19h30, sendo que os primeiros convidados da Orquestra são os violonistas: iniciantes, professores, etc.
“Gilmar do Acordeom” frisou que o convite é aberto a todos indistintamente e declarou que as próximas edições do projeto contarão com representantes de outros segmentos na música, arte e cultura, dentre os quais a Orquestra Filarmônica Maestro Cristóvão Dantas, artistas solo, bandas de todos os gêneros, grupos corais, etc.

CARNAUBAIS:


Transcorrerá oficialmente de 20 a 22 de agosto em curso, a programação do 1º Festival Literário do município de Carnaubais.
Trata-se de uma realização do poder público municipal por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura.
Uma prévia do evento se verifica desde às 8h desta terça-feira (19) com a Carroça Literária, que percorrerá alguns dos estabelecimentos escolares da rede municipal de ensino, segundo informou a professora Romissinaide Melo.
A abertura solene, na quarta-feira (20), às 8h, se observará com o Café Literário, no espaço situado ao lado do ginásio poliesportivo de Carnaubais. Para conhecer todo o programa do 1º Festival Literário clique sobre a imagem e amplie.

PÁGINA ASSUENSE:

MOTE

PRA BOTAR FOGO EM CAIEIRA
PRECISA MUITA CACHAÇA

GLOSA

Não é só pela poeira, 
Muito mais pela quentura,
Precisa natureza dura
Pra botar fogo em Caieira.
Só se ouve a estaladeira
E o canudo da fumaça,
Não causa riso nem graça,
Só parece um furação,
Pra aguentar o rojão
Precisa muita cachaça


MOTE

TAMBÉM SE QUEIMA CAEIRA
SEM PRECISAR DE CACHAÇA

GLOSA

Trabalha-se a noite inteira,
Sem vexame*, sem fadiga,
Comendo, enchendo a barriga,
Também se queima caieira.
Se enfrenta toda poeira
Como também a fumaça,
Se leva tudo na graça,
A boca é que faz o jogo,
Se corre em cima do fogo
Sem precisar de cachaça.

Autor: João evangelista Soares de Macedo
- João de Papai
Nasceu em Assu no dia 22/02/1891. 
Poeta e boêmio, agricultor, oleiro, fabricante de tijolos. Glosador emérito.
Foto Ilustrativa: arte.folha.uol.com.br.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

QUADRA:

TROVAS POTIGUARES

Braços, não cruze um segundo,
Seus exemplos foram certos:
O maior homem do mundo
Morreu de braços abertos.

Autora: Gilda Moura

REMINISCÊNCIAS:

VULTOS POPULARES
Como em toda parte, o Assu também teve os seus vultos populares. 

MEDONHO, por exemplo, ao angariar esmolas, conduzia várias bolsas de palha de carnaúba. Certa vez, interrogando a respeito da condução de tantas bolsas, respondeu: - Umas são para receber esmolas e outras para guardar os perdões. 

MANOEL DOIDO, como era conhecido, acompanhava o enterro de sua genitora. Como não chorasse, alguém indagou porque, e ele, de pronto: - Para eu chorar precisa ser uma coisa muito dura mesmo.

BOBAGEM era pedinte. e porque tinha esse apelido? Porque ela em vez de pedir uma esmola, dizia assim: - Me dá uma bobagem! - o que quer dizer, mé dá qualquer coisa.

MESTRE AGOSTINHO, era outro. Usava e abusava de aguardente. Um dia chegou ao ponto de ficar de bruços exposto aos raios do sol, em pleno Mercado Público. Ao procurarem levantá-lo, filosofou: - Deixem ficar como está, para servir de exemplo.

Ele era pedreiro e certa ocasião estava trabalhando em nossa casa, quando ouviu papai elogiar a união conjugal. Que o querer de um, fosse o querer do outro. A essa altura, interviu Mestre Agostinho dizendo: Se esta união permanecesse lá em casa, a balbúrdia estava no mundo. Eu gosto de aguardente e se a mulher também gostasse o desmantelo era pra ninguém botar defeito.

O antigo carreiro da Casa Dantas, PEDRO ERASMO, era figura indispensável. Consumidor incorrigível de bebidas alcoólicas, quando embriagado, percorria as ruas batendo em uma lata vazia de querosene, ora cantarolando, vezes outras dando às palavras sem nexo, uma entonação de oratória.

Finalmente, não esqueçamos o vendedor de pau para vassouras, que, ao chegar à porta de uma residência, perguntava, sem malícia: Quer pau pra bassoura, Dona?
Fonte: Assu da Minha Meninice - Francisco Amorim - 1982.

REELEIÇÃO:

No sábado, o deputado estadual George Soares (PR) recebeu três grandes apoios da cidade de São Rafael.

Trata-se do vereador Josivan Gerônimo “Cachimbo”, do presidente da Colônia de pescadores Joaquim Moura e do comerciante e ex-candidato a prefeito, Kléber Januário. Eles se somam ao grupo político do deputado na cidade que já conta com a vereadora Rosana Santos e os vereadores Chico Alves e Moacir Cesário.

São Rafael faz parte do Vale do Assú e temos um bom grupo que dá apoio ao projeto político que estamos conduzindo na região. E esse apoio se expande agora pelas pessoas do vereador Josivan Cachimbo, de Joaquim da Colônia e de Kléber Januário. ” Decretou o deputado George.

domingo, 17 de agosto de 2014

PÁGINA ASSUENSE:

GLOSAS DE JOÃO DE PAPAI

O poeta glosador João Evangelista Soares de Macedo deixou muitos versos espalhados pelos antigos botequins do Assu e por onde passava. Recebi de presente um caderno contendo 21 poesias do fabuloso poeta “João de Papai”. Vejam duas destas glosas.

NA CRUZ PREGADO MORREU
O DIVINO REDENTOR.
A ninguém ele ofendeu
Para ser crucificado
Somente pelo pecado
Na cruz pregado morreu.
Todo seu sangue ele deu
Pra remir ao pecador
Passou pela grande dor
De ser pregado na cruz
Para dá ao mundo luz
O divino redentor.

            __*__


LOUCURAS DA MOCIDADE
SÃO OS TROFÉUS DA VELHICE.
Mesmo na realidade
A vida é uma ilusão
Recorda o velho ancião
Loucuras da mocidade
Implorando a caridade
Já chegando à caduquice
Sem carinho e sem meiguice
Já cansado de sofrer
Só esperando morrer
São os troféus da velhice.

Fotos Ilustrativas.

POLÍTICA:

DEPUTADO GEORGE SOARES É RECEBIDO NO ALTO OESTE POTIGUAR

Adentrando o estado do Rio Grande do Norte, o deputado estadual George Soares (PR) foi recebido em duas cidades do Alto Oeste potiguar.

Em Rafael Fernandes, o deputado George encontrou-se com o vereador Marcelinho e seu irmão, Dr. Jacob Costa que juntos mantém a Associação sem fins lucrativos Mãe Gusta onde é prestado atendimento médico em várias especialidades para a população da cidade.

Logo em seguida, a comitiva do deputado George seguiu para o município de Riacho de Santana onde foram recebidos pelas lideranças políticas Ramailton e Júnior para uma reunião local.

"Fomos votados em 137 dos 167 municípios do nosso estado e queremos obter o mesmo resultado ou até ir além nessa campanha, pois o objetivo do trabalho político que estamos executando é fazer chegar progresso em todo o estado do RN". Declarou o deputado estadual George Soares.