quarta-feira, 23 de julho de 2014

NATAL:

Edital do Fundo Municipal de Cultura destina 400 mil reais em vários segmentos

Vão até a próxima Quinta-feira, 24 de Julho, as inscrições para o Fundo de Incentivo à Cultura – o F.I.C 2014 que objetiva fomentar a produção cultural em Natal em suas mais variadas vertentes, priorizando e dando suporte a todas as etapas necessárias para sua execução.
Ao todo serão disponibilizados R$ 400.000,00 (Quatrocentos mil reais) em projetos de dança, música, artes cênicas, literatura e artesanato.

As inscrições são gratuitas!
Outras informações no link abaixo - EDITAL FIC 2014

Inscrições no seguinte anexo - ANEXOS FIC 2014

terça-feira, 22 de julho de 2014

POESIA:

QUERES SER POETA?

Vai buscar inspiração
nos campos da minha terra,
Vai sentar no pé da serra,
Na sombra da catingueira,
Vai olhar o pisca-pisca
Nos olhos do vaga-lume
Vai pra sentir o perfume 
Das flores da quixabeira.

Vai olhar belas morenas,
Pra te servir de musas
Se tens promessas recusas,
Vai ouvir juras de amor,
Vai comer do mel silvestre,
Sentir a sua doçura,
Vai ver a arquitetura
Do ninho do beija-flor.

vai para o topo da serra
Para olhar o pôr do sol
Quando oculta seu farol
Forma milhões de horizontes
Se espalha a sombra na terra
Como quem sente desmaios,
Enquanto os doirados raios
Estão colorindo os montes.

Autor: Chico Traíra
- Poeta Ipaguaçuense.

HISTÓRIA:

CEMITÉRIOS DO ASSÚ NA DÉCADA DE VINTE

Segundo relato do médico, escritor e líder político Dr. PEDRO Soares de Araújo AMORIM com o título 'O Município de Assú - Notícia até 1928', apresentado no Congresso Econômico do Estado, realizado em Natal, nas comemorações do segundo aniversário de governo de Juvenal Lamartine de Faria - Presidente do Estado, o município do Assú possuía, em 1928, os seguintes cemitérios:
- Cidade (São João Batista - foto) Zelador: José Marcolino de Vasconcellos;
- Nova Esperança - Zelador: Antonio Francisco Bezerra;
- Santo Antônio - Zelador: José Ambrósio de Azevedo;
- Tabatinga - Zelador: Joaquim Fernandes de Lima;
- Rosário - Zelador: Francisco Marcellino Lopes
- Genipapeiro - Zelador: Manoel Coringa de Lemos;
- Canto do Mangue (atual Porto do Mangue) - Zelador: Joaquim Seraphim de Souza;
- Trapiá - Zelador: Manoel Felippe. 
Foto: Jean Lopes.

LANÇAMENTO DE LIVRO:


POESIA:

CARRO VÉIO
Mói de ferro sem graça
Que toda estrada destrói
Lata véia, desgraça
Onde o ferruge corrói
Só mermo quem te inventô
Pois no teu mêi um motô
Fazendo fumaça de mói
Teu radiadô furado
Esses teus pneus sem listras
Dá dó teus bancos rasgados
Fazendo doê nossas vistas
Zanzando fazendo zuêra
Jogando nas estradas puêra
Maltratando todas pistas
Carro véio danisco
O teu faró grandioso
Mais parece o curisco
Dexando o povo medroso
De ferruge e feiura
Nada tens de formosura
Até teu nome é tinhoso
Carro véio barulhento
Sucata, tróço, num és carro
Transporte é o jumento
Que leva potes de barro
Carrega pequeno porte
Tu num é mêi de transporte
Carango véio bizarro
Edivam Bezerra - Poeta Assuense.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

AGENDA CULTURAL:

lançamento de livro

ENCONTRO POLÍTICO:

Com o objetivo de expor as estratégias de campanha rumo ao pleito de outubro, o deputado George Soares (PR) reuniu na manhã deste sábado (19), em Assú, lideranças, amigos, simpatizantes e colaboradores do seu projeto de reeleição.
A todos os presentes, o deputado expôs sua proposta de recondução à ALRN e detalhou as ações viabilizadas pelo mandato para o Assú via emendas, pleitos e etc.
Em sua fala, George Soares reforçou a importância da união que tem sido a mensagem central do projeto majoritário o qual apoia no âmbito estadual ser assimilada também no contexto local e da região.
“Nosso palanque agora é de discussão estadual”, pregou, ressaltando que questões municipais devem ser secundarizadas.
E ressaltou: “Pedimos ao nosso grupo o apoio integral à nossa chapa, com Henrique, governador; João Maia, vice; Wilma para o Senado; e, Dra. Zenaide para deputada federal”.
PROPOSTAS
O deputado George Soares fez questão de registrar também o caráter propositivo do encontro, onde se discutiu empreendimentos relevantes para o município e que serão levados como sugestão e pleitos à Henrique, João Maia, Wilma e Dra. Zenaide.
“Mostramos nossa preocupação na defesa de proposições essenciais”, disse, citando como exemplos: núcleo do Corpo de Bombeiros; implementação de Hospital Universitário; Delegacia Regional da Polícia Civil; duplicação da RN-016; trevo rodoviário da BR-304, dentre outros.
“Idêntica ação realizaremos nas outras cidades da região, identificando demandas que apresentaremos na forma de reivindicação aos nossos candidatos ao Governo, Senado e Câmara Federal”, concluiu. 

CONSELHO DE CULTURA:

Juiz federal é empossado como membro do Conselho Estadual

Ivan Lira de Carvalho
Durante a posse como membro do Conselho Estadual de Cultural do RN, o juiz federal Ivan Lira de Carvalho disse que focará o seu trabalho na instituição no fortalecimento do patrimônio e das atividades culturais do Estado.
Zelarei pela eficiência do bom trabalho do Conselho, tanto em atenção aos seus membros, que me indicaram à unanimidade para o cargo, como em respeito aos que por aqui passaram”, disse o magistrado, segundo o portal eletrônico da Justiça Federal do RN.
Ele citou como membros que já atuaram no Conselho os escritores Câmara Cascudo, Veríssimo de Melo, Américo de Oliveira Costa, Alvamar Furtado e Onofre Lopes.
Na solenidade, Ivan Lira foi saudado pelo presidente do Conselho, Iaperi Araújo.
O magistrado, que é professor da Universidade Federal do RN e membro da Academia de Letras Jurídicas do RN, reiterou que chega ao Conselho com o espírito de colaborar com a formatação da política cultural do Estado e de auxiliar no cumprimento das missões do órgão.
Postado por Pauta Aberta.

PROJETO TAMAR:

Recorde de preservação de ninhos de tartarugas no Estado do RN

A temporada 2013/2014 do Projeto Tamar/Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já identificou 956 ninhos de tartarugas marinhas no litoral sul do RN, desde o início do monitoramento, há 14 anos.
Segundo o coordenador nacional do Centro Tamar/ICMBio, João Carlos Alciati Thomé, cerca de 86 mil filhotes devem nascer sob proteção.
A informação é publicada pelo site da Agência Petrobras de Notícias.
O monitoramento é realizado ao longo de 42 km das seguintes praias entre Natal e a divisa com a Paraíba: Barreira do Inferno (municípios de Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tibaú do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa.
Diferentemente de outras regiões, nesses locais o período reprodutivo tem início em novembro, com os últimos ninhos eclodindo nos meses de julho e agosto.
Todas as espécies de tartarugas marinhas já foram observadas desovando na região.
No entanto, cerca de 98% dos ninhos são da espécie tartaruga-de-pente, que mais sofre ameaça de extinção no Brasil e no mundo.
Os 956 ninhos identificados pelo projeto demonstram que as praias do litoral sul potiguar são muito importantes para a manutenção da tartaruga-de-pente no país, com maior densidade de desovas no Atlântico Sul.
Postado por Pauta Aberta.

RENOVAÇÃO DE MANDATO:

“São importantes apoios que vêm agregar um valor especial ao nosso projeto de reeleição e, naturalmente, solidificam nosso compromisso de somar forças em prol de São Gonçalo do Amarante, trabalhando em sintonia com o prefeito Jaime e nossa deputada Dra. Zenaide, e todo o RN”.

Esta foi a declaração do deputado George Soares (PR) ao receber na noite desse domingo (20) a confirmação de que sua candidatura à ALRN será avalizada por três atuantes vereadores do município: Valda Siqueira (eleita em 2012 com 1.942 votos), Rayure Protássio (1.653 votos) e Geraldo Veríssimo (1.805 votos), este último, presidente da Câmara Municipal.

O deputado George Soares definiu o entendimento com os três parlamentares-mirins, em companhia da candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR) e do prefeito gonçalense, Jaime Calado (PR), na granja Rancho de Baixo, no bairro Santo Antônio, de propriedade do casal Júnior e Jane Cleide.

POLÍTICA:

George Soares e Dra. Zenaide conquistam importantes apoios em Macaíba‏
Este final de semana foi assinalado por importantes contatos políticos mantidos pelo deputado estadual George Soares (PR).
Em companhia da candidata a deputada federal Dra. Zenaide Maia (PR), o parlamentar visitou moradores do bairro Ferreiro Torto, no município de Macaíba, na Grande Natal.
A ocasião permitiu que ambos pudessem dialogar com os populares e expor as respectivas plataformas de campanha.
“Pudemos, eu e Dra. Zenaide, falar do nosso trabalho e de nossas propostas para contribuir com o desenvolvimento de Macaíba e do RN na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, e obtivemos uma excelente receptividade”, analisou George Soares.
O saldo da programação foi a conquista da manifestação de apoio e solidariedade de expressivas lideranças da comunidade, agora engajadas aos projetos eleitorais de George Soares e Dra. Zenaide Maia, dentre as quais: Raiff Targino, Chiquinha de Fragoso, professora Fátima Soares, Regilda do Detran, Edileide e Heriberto Melo.