sexta-feira, 11 de julho de 2014

NATUREZA:


Como os pistoleiros de aluguel do Velho Oeste norte-americano que faziam marcas em seus revólveres por cada vítima que tiravam a vida, a próspera gestão municipal do Assú pode seguir o exemplo e cravar marcas por cada árvore que tem sido ceifada impunemente.

Agora foram dois pés de Ficos há décadas localizados na Travessa Dr. Fernando Bustamant, centro da cidade, que tiveram sua história tragicamente abreviada pelo poder público que aí está.

Vozes de protesto multiplicam-se pelas redes sociais, lamentando mais um desvario dopoder que tudo pode.

No Facebook, o cidadão Renato de Melo Medeiros, autor das fotos aqui postadas, bradou sua indignação deixando o registro: “Nunca mataram tantas árvores como nessa administração!”.
A ação da Prefeitura – para muitos, criminosa – revela uma contradição gritante com o que foi dito publicamente por um de seus representantes.

Numa entrevista à Rádio Princesa do Vale, apresentada no dia 1º de julho em curso, o secretário de Infraestrutura, Douglas Freire, falando da obra de construção que ali se desenvolve, se pronunciou sobre as árvores, ao ser indagado pela reportagem.

Disse o auxiliar da gestão: “Essas árvores elas foram mantidas, o fiscal da Caixa veio, e essas árvores serão mantidas. Inclusive, serão plantadas novas árvores, tipo árvores ornamentais, de pequeno porte e grande porte”.

Direito de pergunta: o que têm a dizer órgãos que têm responsabilidade legal com a proteção ao meio ambiente, tais como ICMbio, Idema, Ibama, Ministério Público, Judiciário, etc.?
Postado por Pauta Aberta.
Fotos: Renato Medeiros.

MUSEU CÂMARA CASCUDO:

EXPOSIÇÃO SOBRE ÍNDIOS

O Museu Câmara Cascudo está com a exposição “Índios: Os Primeiros Brasileiros” aberta ao público de terça à sexta, das 9h às 17h, e no sábado das 13h às 17h. O valor de entrada é de R$ 2 (inteira), exceto para grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças de até 6 anos.

A exposição, que segue até o dia 27 de setembro, propõe ao visitante um passeio pela história do Brasil assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional.

Com foco na região Nordeste, ela está integrada por quatro espaços distintos – o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios

FESTA RELIGIOSA

Programação de Sant'Ana em Palheiros IV começará a partir do dia 17 deste mês

A partir do dia 17 deste mês, quinta-feira da semana que vem, abre-se o programa oficial da festa de Nossa Senhora de Sant’Ana, padroeira do segmento católico da localidade rural de Palheiros IV, em Assú.
A festividade, pertencente à área de jurisdição da paróquia de Irmã Lindalva & São Cristóvão, vai desenvolver-se até o dia 27 de julho corrente, tendo como tema central Serva de Deus e exemplo de mãe amorosa.  
O ponto inaugural da programação, no dia 17, acontecerá às 19h30, com o hasteamento de bandeiras e a primeira celebração eucarística, que será dirigida pelo vigário emérito da paróquia de São João Batista, padre Francisco Canindé dos Santos.
Postado por Pauta Aberta.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

POLÍCIA CIVIL:

Antes da votação plenária da Mensagem nº 110/2014 que reajustou a remuneração de várias categorias da Polícia Civil do RN, o deputado George Soares - PR (foto), que foi relator da matéria, lamentou que o Projeto tenha sido levado à deliberação sem uma ampla discussão entre os deputados e sem ter tido a concordância de todas as classes da Polícia Civil.

Em sua fala, George Soares conclamou os servidores a manterem a disposição de lutar por melhores condições salariais e de trabalho na futura administração estadual.

O deputado disse que, apesar das divergências, de algum modo trata-se de um benefício à classe e atende a um setor que tem sido bastante fragilizado: a segurança pública.

Destacou que, hoje, a área chega a ser mais prioridade do que saúde e educação, por conta dos elevados índices de violência e criminalidade em todo o Estado, citando o Vale do Açu como exemplo de tal realidade preocupante.

E fez um registro: o Governo do RN deve pensar com atenção a proposta de criação de uma Delegacia Regional da Polícia Civil em Assú.

“A estrutura da Polícia Civil em Assú é deficiente e não dá mais para suportar esta situação”, exclamou.
Postado por Pauta Aberta/Foto Eduardo Maia.

RUA DO ASSU:

RUA GENERAL ANTÔNIO FERNANDES DANTAS
Da Série Ruas e Avenidas do Assu, destacamos a Rua General Antônio Fernandes Dantas, também conhecida como "Rua da Oficina de Dedé de Zé Diana" - por ser a oficina o primeiro imóvel da artéria na esquina com a Av. Senador João Câmara -, Bairro Dom Eliseu. 

QUEM FOI O PATRONO DESTA RUA:
O General Antônio Fernandes Dantas (foto) nasceu em Caicó/RN, no dia 18 de maio de 1881. Foi Comandante da 3ª Divisão de Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro no período de 22/08/1938 à 16/04/1939. Depois, Interventor do Estado do Rio Grande do Norte no período de 03 de julho de 1943 à 15 de agosto de 1945, nomeado pelo então presidente da República Getúlio Vargas. O interventor manteve quase a mesma equipe de auxiliares. Nomeou o Sr. José Varela para o cargo de prefeito de Natal, que, na redemocratização do País, em 1947, seria eleito governador do Estado. 

Fernandes Dantas manteve também o jovem Aluízio Alves, por quem tinha grande admiração, como diretor do Serviço de Reeducação e Assistência Social – SERAS, que construiu o abrigo de velhos “Juvino Barreto”, o abrigo de menores “Melo Matos” e o orfanato "Padre João Maria” para crianças desamparadas. Aluízio Alves exercia ainda, cumulativamente, a direção da LBA no Estado.

O General recebeu instruções do Governo Federal no sentido de apoiar, no Estado, a liderança política de José Augusto. Quando da criação dos novos partidos, já na fase da redemocratização do País, ocorreram alguns desentendimentos e romperam. Dos 42 prefeitos do Estado, apenas um ficou solidário ao interventor. Os demais, solidarizando-se com José Augusto e renegando ao general, pediram demissão.

O General Antônio Fernandes Dantas tinha ocupado antes o comando da Polícia Militar do Estado no governo de Juvenal Lamartine. No ano de 1937, Quando estava servindo em Salvador como coronel, foi nomeado interinamente Interventor Federal da Bahia. Em 1945, concorreu à senador pelo PSD, juntamente com Georgino Avelino, perdendo a eleição para o udenista José Ferreira de Souza, primo do Majó Theodorico Bezerra, que, embora sendo um dos caciques do PSD, o apoiou.

Na eleição de um terço do Senado, em 1947, o General Antônio Fernandes Dantas compôs a chapa de senador, como suplente do empresário João Câmara. Todavia, seu registro de suplente foi anulado pela Justiça Eleitoral. 

O general encerrava assim sua participação na vida pública do Estado.  Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1966.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/ Foto: Galeria dos ex-comandantes da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

UFRN:

A Editora da Universidade Federal do RN (Ufrn) recebe propostas para o concurso literário Américo de Oliveira Costa, no período de 15 de julho a 15 de agosto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail inscricaopublicacao@editora.ufrn.br, para o qual o candidato deve enviar seus textos.

A notícia consta na página eletrônica oficial da instituição universitária.

O concurso tem como público-alvo escritores potiguares, bem como aqueles residentes no estado pelos últimos dez anos, e contempla as categorias romance, conto e poesia, todas com tema livre.

Essa é uma ação inédita da Editora que visa à divulgação de talentos literários do RN, além do estímulo à leitura e à escrita.

Para conferir o edital completo, acesse o link https://docs.com/19RP5.
Postado por Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR:

Deputado George Soares reivindica obra de duplicação da RN-016

 

Por meio de requerimento apresentado dia 03 de julho em curso ao plenário da Assembleia Legislativa, o deputado George Soares (PR) pleiteia ao Governo do RN a duplicação da malha asfáltica da RN-016, precisamente no trecho que liga o perímetro urbano de Assú até a comunidade rural de Linda Flor.


Em sua justificativa, o deputado destacou que “a RN-016, que liga a BR-304 às cidades do Assú, Carnaubais e Porto do Mangue se constitui numa das mais movimentadas do Estado, um dos fatores que tem contribuído para o significativo número de acidentes na região”


“Diante da possibilidade da construção do Centro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) do programa ‘Brasil Profissionalizado’, do Ministério da Educação, em Linda Flor – maior comunidade rural do município do Assú –, cujos investimentos ultrapassam R$ 11 milhões, permitindo que os alunos do ensino médio e profissionalizante tenham aulas, simultaneamente, em tempo integral, empreendimento que mudará a realidade na região, se faz necessária uma providência urgente para minimizar os riscos de acidentes naquela artéria sendo, sem dúvidas, a duplicação da RN-016 a ação mais eficaz”, acrescentou George Soares, na solicitação endereçada à governadora Rosalba Ciarlini e ao diretor-geral do DER, Demétrio Torres.

DICAS DE SAÚDE:

Para que serve o cravo da Índia?

Para que serve o cravo da Índia?
Já faz muitos anos que esta especiaria tem sido utilizada como condimento em comidas, tanto doces quanto salgadas, e é muito popular em várias regiões do mundo.

Mas, além dessas propriedades gastronômicas, também oferece vantagens curativas, graças às suas propriedades analgésicas e antissépticas.

Propriedades do cravo da Índia


O cravo da Índia apresenta as seguintes propriedades:

- Anestésico
- Antibacteriano
- Afrodisíaco
- Analgésico
- Estimulante
- Antiespasmódico

para-que-serve-o-cravo-da-india.scyrene

Um de seus componentes mais importantes é o eugenol, que impede a coagulação sanguínea, tornando-o ideal para pessoas que apresentam doenças cardiovasculares ou para evitar o desenvolvimento dessas. É utilizado em tratamentos odontológicos, como arranjo para cáries ou dutos.
Por apresentar flavonoides, o cravo da Índia ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue e pode ser utilizado como anti-inflamatório ou antibiótico.
Quanto aos seus valores nutricionais, oferece vitamina V, manganês, vitamina K, magnésio, cálcio, potássio e ácidos graxos ômega-3.

Utilidade


Esta especiaria é excelente para reduzir o problema conhecido como pé de atleta e os fungos dos pés, aliviar a diarreia, curar infecções graves (parasitas intestinais, tuberculose, cólera e malária), aliviar a dor de cabeça e estimular a circulação, evitando os pés frios.

Um dos importantes benefícios do cravo da Índia é o de estimular a circulação sanguínea.

Como utilizar o cravo da Índia?


Mesclado em forma de pó, com mel, é bom para as náuseas e a distensão abdominal. Também pode ser utilizado como infusão, fervendo 2 a 3 cravos em uma xícara, deixando repousar durante 10 minutos e adoçando com mel, sendo eficaz contra flatulência.
Também é possível preparar uma pasta com sal, água e cravo para massagear a testa e as têmporas em casos de enxaqueca.
Aqueles que sofrem de dor nos dentes podem aplicar uma mescla de um quarto de uma colher de sopa de azeite de oliva e uma gota de óleo de cravo, diretamente na parte afetada. Se a dor for nas gengivas, pode-se esfregar o pó do cravo ou umedecer um algodão com uma gota de óleo de cravo e aplicar para conseguir um efeito anestésico.
Mulheres que apresentam contrações para o trabalho de parto podem massagear o abdômen com óleo de cravo.
O óleo também é ideal para dores de ouvido (aplicando uma gota no ouvido afetado). A infusão de cravo é boa para os que enjoam em viagens a muita altura e também para o tratamento de cólera.

Fonte: melhorcomsaude.com
Imagens oferecidas por: Dan Bar Dov e scyrene (flickr.com).

POLÍTICA

O prefeito Arthur Targino (PMDB) e a ex-prefeita Shirley Targino (PR) recepcionaram a comitiva da médica e candidata a deputada federal Zenaide Maia (PR) e do deputado estadual e candidato a reeleição George Soares (PR), que estiveram em Messias Targino, nesta quarta-feira (09), participando do segundo “Arraiá da Saúde”. A comitiva também foi recebida por várias lideranças messienses, entre os quais, o vice-prefeito Pola Pinto (PT), os vereadores Anderson (PMDB) e Rosean (PP), o ex-vice-prefeito Rubinho, entre outros líderes políticos e comunitários do médio oeste.

Presidente do PR Mulher, Shirley Targino é uma das grandes lideranças políticas da região e terá papel fundamental como articuladora da campanha de Dra. Zenaide, que disputa uma vaga de deputada federal. “O nome de Dra. Zenaide está sendo bem aceito em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Em Messias Targino, e em todo o médio oeste não é diferente. Acredito que teremos um resultado bastante expressivo, pois estamos sentindo a grande receptividade do nosso povo”, assegurou Shirley Targino.
Comissão Diretora Regional do PR - RN
 20140710-083334-30814035.jpg

quarta-feira, 9 de julho de 2014

REELEIÇÃO:

Presidente da Câmara e vice-prefeito consolidam apoio a George Soares e Dra. Zenaide‏
O deputado estadual George Soares (PR) continua robustecendo seu projeto de reeleição à Assembleia Legislativa potiguar na eleição de 05 de outubro.

No município de Jardim de Angicos mais duas lideranças políticas de expressão reafirmaram o compromisso com a candidatura do republicano em reconhecimento ao seu desempenho político-parlamentar.

O presidente da Câmara, vereador Alexis Lima, e o vice-prefeito da cidade, Victor Teixeira, fortalecerão a campanha de George Soares objetivando renovar seu mandato e, também, respaldarão a candidatura a deputada federal de Dra. Zenaide Maia (PR).

“O vereador Alexis e o vice-prefeito Victor Teixeira são importantes apoios que nos honram muito. A presença de ambos ao nosso lado e de Dra. Zenaide enobrece nossa proposta de continuar bem representando o povo de Jardim de Angicos e de todo o RN na Assembleia e na Câmara Federal”, manifestou George Soares.
Foto/Crédito: Assecom Dep. George Soares

CULTURA

  IDENTIDADE ASSUENSE
Ivan Pinheiro. 
Somos uma singular e maravilhosa mistura de muitos povos e etnias. Parte de nossos antepassados já vivia há milhares de anos nesse continente: O indígena de cor vermelha. Outra parte veio do continente europeu, de além-mar: o caucasiano, de cor branca. Outra, ainda, representa outros genes milenares: o africano, de cor negra. Gente de continentes diferentes, reunida sob o generoso sol nordestino, a representar uma infinidade de culturas e costumes, e que formou a base, o alicerce, sobre a qual foi construída a nossa maneira de ser nordestino, potiguar, assuense.

 O município do Assu, inserido neste contexto, tem ao longo do tempo contribuído para o fortalecimento do Rio Grande do Norte seja no aspecto econômico, social, cultural, religioso... Enfim, somos assuenses e estamos sempre a contribuir com todos com o que temos de melhor: nossa gente e nossos produtos. Afinal somos hospitaleiros. Somos um povo de princípios rurais arraigados. É parte de nossa identidade o caráter pacifico e honrado. Somos bons e cordatos, honestos e humanos. Somos assuenses.

O que significa ser assuense? Ser assuense é fazer parte de uma identidade que engloba a todos que o repartem juntos; Ser assuense é procurar conhecer sua história e se orgulhar de seu passado; Ser assuense é amá-lo, defendê-lo, torná-lo cada dia melhor para todos os que nele vivem; Ser assuense é dividir com os outros um passado comum, com as dificuldades amainadas pelo tempo e pela compreensão das diferenças entre as pessoas. Para ser parte integrante deste território assuense, é vital entender o que passou, e o que ainda está por vir. É saber-se responsável pelo presente, e que é nesse tempo que se constrói o passado que um dia vamos querer relembrar. Não basta, portanto, ter nascido no território assuense, ou ter vindo residir neste torrão, é necessário identificar-se como assuense.

Amparado na frase do grande mestre Potiguar, Câmara Cascudo, quando disse que “o melhor do Brasil é o brasileiro”, temos a certeza de que quem conhece o Assu, como o folclorista Câmara Cascudo conheceu, sabe que o que existe de melhor neste território é o povo assuense – tradicionalmente célebre, pacato, acolhedor e grato.

Assu sempre possuiu um povo inteligente, culto, a veia poética se esparrama deixando rastros literários além fronteiras. Não foi a toa que o poeta João Natanael de Macedo deixou registrado em um de seus poemas que: “Assu, um pedaço de céu dentro do mundo”. Sem modéstia, orgulhosamente, somos assuenses! 
Fonte: baseado no fascículo nº 2 de Leituras Potiguares.
Foto: Página R.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

George Soares é relator de Projeto que beneficia delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil

O deputado estadual George Soares (PR) foi designado relator, na instância da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do RN, da Mensagem nº 110/2014-GE remetida pelo Governo do Estado.

Trata-se do Projeto de Lei Complementar que propõe a alteração dos valores da contraprestação pecuniária devida aos ocupantes dos cargos de delegado, escrivão e agente de Polícia Civil do Estado.

Na condição de relator, caberá ao deputado George Soares analisar a constitucionalidade da matéria e, em seguida, emitir seu parecer que, por sua vez, será votado no colegiado da CCJ e, se aprovado, se submeterá a igual deliberação no plenário da Casa.

“Nosso mandato tem estado permanentemente em sintonia com os anseios dos servidores públicos do Estado e, mais uma vez, vamos dar toda a atenção a este projeto. Se representar um benefício para os delegados, escrivães e agentes da Polícia Civil do Estado, profissionais que realizam uma atividade essencial e indispensável à sociedade, não há dúvida de que nossa posição será totalmente favorável à aprovação”, antecipou o parlamentar.
Foto/Crédito: Assecom ALRN.

POESIA:


MOTE:

ACHA-SE O MUNDO COMPOSTO
DE HOMENS DEGENERADOS.

GLOSA:

Vê-se corpo, vê-se rosto
Mas não se vê coração,
De miséria e podridão
Acha-se o mundo composto.
Disso só tenho desgosto,
Precisar dos desgraçados,
Tipos lordes, malfadados,
Tem de toda qualidade,
Está cheia a sociedade
De homens degenerados. 

Autor: Assuense Adolfo Soares de Macedo.
Ilustração: Arte expressionista Os Retirantes - Cândido Portinari

PATRIMÔNIO DO DEPUTADO GEORGE SOARES DIMINUI

PR assume erro por aumento do patrimônio
do deputado George Soares
O Blog do VT recebeu email do diretório regional do PR comunicando que solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN, corrigir imediatamente uma informação equivocada sobre o patrimônio do deputado estadual George Soares. Veja documento aqui. Eis texto completo da nota abaixo.
A respeito da matéria a partir da declaração de bens do deputado estadual George Soares (PR), apresentada à Justiça Eleitoral do RN, o Diretório Estadual do PR/RN vem prestar os necessários esclarecimentos, objetivando corrigir a imperfeição.
O Diretório do PR/RN destaca que o fato teve origem num erro de digitação e, para tanto, foi imediatamente providenciado expediente, protocolado no TRE-RN em Natal, solicitando a devida correção do lapso para a correta interpretação dos fatos.
No envio dos documentos de registro da candidatura ao TRE-RN, o Escritório Regional do PR, responsável por tal providência, remeteu equivocadamente o valor correspondente ao patrimônio do deputado George Soares com um dígito "6" a mais.
Deste modo, deu-se a falha: onde deveria ser lido R$ 26.666,66 – importância correspondente ao patrimônio adquirido por doação de decisão judicial de separação de bens dos pais do deputado – foi registrado, repito, erroneamente, R$ 266.666,66.
O episódio alterou a quantia declarada em R$ 240 mil.
A reparação do lapso é suficiente para revelar que, ao invés de evoluir, o patrimônio do deputado George Soares decresceu.
O patrimônio do parlamentar era, em 2009 – antes de exercer o mandato –, de R$ 318.949,60, sendo que sua última declaração de Imposto de Renda, exercício de 2013, apontou o valor de R$ 256.906,98.
Portanto, na realidade, houve uma redução em torno de –19,453% do patrimônio do deputado no período em que exerce o mandato na Assembleia Legislativa do RN.
Encaminhamos em anexo fac-símile dos documentos que comprovam as informações aqui descritas. Veja aqui 
Grato pela divulgação
Diretório Estadual do PR/RN
Natal/RN, 08 de julho de 2014
Postado por Valderi Tavares.

terça-feira, 8 de julho de 2014

ANIVERSARIANTES:

Me considero menino
Velhice é maturidade
Caduquice é desatino
Viver é ter saúde
Gozo eterno e plenitude
Até que se mude o destino


08 de julho chorei
Nasci na taba querida
Como poeta rimei
No bom choro pra vida
Criaturinha pequena
Que no ventre de D.Helena
Pulava fora a guarida


46 de idade
Os astros todos cintilam
Meus olhos em liberdade
Entre pupilas brilham
Vendo o futuro chegando
E eu com ele sonhando
Por onde os anjos trilham



08 DE JULHO DE 2014.
46 anos de idade

 

GRANDE ABRAÇO E PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES:

JUSCELINO FRANÇA
MÁRIO - MOTO PEÇAS
LUIS C. BEZERRA

FATO INUSITADO:

Mulher come placenta após parto em Natal, diz obstetra...

Caso ocorreu em hospital da Zona Sul na quarta-feira (2).
Médico falou que não sabia da prática, que se espalha pelos EUA.

Do G1 RN
O caso de uma mulher que comeu a própria placenta chamou a atenção da equipe médica de um hospital na Zona Leste de Natal. A paciente pediu uma tesoura para cortar e comer o órgão e deixou o hospital com o bebê três horas e meia depois do parto, segundo o relato do obstetra Iaperi Araújo, que usou as redes sociais para contar a história. "Pediu uma tesoura pra cortar um pedaço e um pouco de coentro pra temperar. Não tinha. Comeu sem o tempero. Nunca vi isso na minha vida", disse o médico.
A placentofagia - prática de guardar a placenta após o nascimento do bebê para comê-la - vem crescendo nos Estados Unidos. Apesar de a prática ser comum entre os animais, não existem evidências antropológicas de que a prática existiu entre humanos. Não há registros de que a placentofagia faça mal.
O caso aconteceu na quarta-feira (2), mas Iaperi Araújo só falou sobre o caso nas redes sociais neste domingo (6). O obstetra afirma que a mulher chegou ao hospital por volta das 20h30 pois estava havia 30 horas em casa e o quadro não evoluía. "Não tinha médico nem fez pré-natal e me tratou mal. Não me deixou examinar, gritou comigo e respondi", afirma Araújo. O obstetra conta que a paciente aceitou fazer a anestesia, mas pediu que o pai fizesse o parto. "Não permiti e o pai disse que não era médico", contou ao G1.

Depois de muita discussão, o médico explica que o bebê nasceu por volta das 23h30. O pai da paciente cortou o cordão, no entanto a mulher teria voltado a gritar afirmando que a placenta era dela. "Coloquei dentro de um saco e a entreguei. A mãe convenceu ela a deixar uma neonatologista examinar. Quando a médica foi levar o recém-nascido para o berçário a paciente surtou e saiu correndo nua pelo corredor", diz o obstetra.

De acordo com o médico, a mulher ficou batendo no vidro do berçário. "Uma hora o pai chegou, arrombou a porta e levou a criança. A mãe e os familiares dela se trancaram em um quarto no terceiro andar e lá ficaram. Só abriram a porta para pedir uma tesoura porque a paciente ia comer a placenta", diz Araújo. O obstetra conta que as pessoas só saíram do quarto às 3h. "Todos saíram. Ela estava com a placenta dentro do saco", explica.

Araújo conta que ficou chocado com o fato e que não pretende mais fazer partos. "Foi a gota d'água na minha história de obstetra. Vou fazer os últimos partos das minhas pacientes grávidas", encerra o médico. Postado por ASSPRA.

LEGITIMIDADE:

Comissão de Agricultura da Câmara Federal reconhece vaquejada como esporte

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou no dia 02 deste mês o Projeto de Lei nº 2.452/11, do deputado paraibano Efraim Filho (DEM), que qualifica como atividade desportiva a vaquejada, praticada nas modalidades amadora e profissional.
Segundo a proposta, a vaquejada consiste em competição pública na qual é julgada a habilidade do atleta em dominar o animal com destreza e perícia, de acordo com informação veiculada pelo portal da Agência Câmara de Notícias.
Sua prática deve respeitar as regras de proteção à saúde e à integridade física dos animais, que, pela proposta, abrangem desde o transporte do animal à montaria.
O projeto foi aprovado na forma de um substitutivo, que engloba o Projeto de Lei nº 2.452 e outros dois que tramitam apensados: Projetos de Lei nº 3.024/11, do deputado baiano Paulo Magalhães (PSD) e 4.977/13, do deputado gaúcho Giovani Cherini (PDT).
Postado por Pauta Aberta.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

POESIA:

Minha Terra tem poetas
De inspirações magistrais, (1)
Nascidos ao farfalhar
De Verdes carnaubais. (2)
Minha terra floresceu
Às margens do rio Assu, (3)
E deu filhos que lutaram
Nos campos de Curuzu. (4)

Autor: Rômulo C. Wanderley.
(1). A cidade do Assu sempre foi a cidade dos poetas. A poesia é um dom natural dos assuenses. 
Estudando-se a literatura potiguar, conclui-se que nenhuma outra cidade, com exceção de Natal, tem sido berço de tantos poetas, seresteiros e boêmios. Eles nascem com a vocação irresistível dos menestréis. Versejam com a inteligência que Deus lhes dá, às vezes sem instrução e sem cultura (...).
Os poetas populares proliferam pelos quatro cantos da cidade. A glosa é o gênero de composição mais apreciado. Os acontecimentos quotidianos são glosados com graça e ironia. E, nas campanhas políticas, os contendores se revezam no mote e na glosa, descendo, quase sempre, à ironia à Bocage e à Gregório de Matos. 
(2). Os carnaubais são uma nota destacada na paisagem assuense. Constituem um espetáculo maravilhoso para os olhos e para a sensibilidade poética e musical. (...).
O eminente polígrafo Luís da Câmara Cascudo, numa viagem que fez ao interior do Estado e da qual se resultou uma série de crônicas intituladas "Viajando o Sertão" (Imprensa Oficial, Natal, 1934) deslumbrou-se com os carnaubais do Assu (...). 
(3). A cidade do Assú foi fundada à margem esquerda do rio Assu, que banha todo o município, numa extensão de mais de 80 quilômetros. Esse rio nasce no Estado da Paraíba, com o nome de Piranhas, penetra em território norte-rio-grandense pelo município de Caicó, e avança para o Norte, até desaguar no Atlântico, agora em território macauense. 
Segundo Nestor Lima (Rev. do IHGRGN, vol. XXV), "O rio Assu, ou Piranhas, que nasce em Conceição do Piancó/PB, penetra no município de Caicó, desce em direção sul norte, para começar a banhar o município do Assu no lugar Saquinho, e marginando e confinando o território a leste, passa pelos seguintes lugares:
Poço do Cavalo, Bonito, Mutamba, Caiçarinha, Floresta, Várzea da Luíza, Bugio, Marcação, Lagoa da Pedra, Riacho Fundo, Castelo, Quixeré, Cachorro, Itans, Mocó, Poassá, Juazeiro-fechado, Farol, Casa Forte, Baviera, Fura-boca, Santa Clara, Rio dos Cavalos, Poço da Ema, Santo Antônio, Parelhas, Martins, Forquilha do Rio, Estevão, Comboeiro, Carão, Gerimu, Poço-verde, Melancias, Tabatinga, Saco, Xambá, São João, Rosário, Córrego, Curralinho, Oficinas, Garcia, Cobé, Logradouro, Imburanas e Barra, onde entra no mar".
   
(4). Os assuenses Ulisses e Perceval Caldas lutaram, heroicamente nos campos do Paraguai e, destacadamente, nas batalhas de Curuzu e Humaitá.
Foram autênticos "voluntários da pátria" Quando souberam da luta em que estava empenhado o Brasil, apresentaram-se às autoridades, sendo que Ulisses, que completava 18 anos, 10 meses e 12 dias de idade, marchou para a guerra, apenas obtido o consentimento paterno. (...).
Fonte: Canção da Terra dos Carnaubais - Rômulo Chaves Wanderley / 1966.

TATU-BOLA:

Biólogo entrega 160 mil assinaturas ao ICMBio pela preservação do espécime

Tatu-bola
Depois de produzir artigo científico em conjunto com outros pesquisadores, mostrando incoerência entre a escolha de uma espécie ameaçada, para dar cara ao maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo 2014, e a falta de investimento para conservar a espécie, o biólogo Felipe Melo, professor da Universidade Federal de PE, abriu abaixo-assinado para receber apoio da população para o pedido de criação de um parque nacional na Caatinga, dedicado à preservação do Tolypeutes tricinctus, o tatu-bola.
Em menos de um mês, o movimento conseguiu mais de 160 mil assinaturas, entregues quarta (02) ao diretor do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Sérgio Brant.
A reportagem é de Aline Leal, publicada pela Agência Brasil.
Para produzir o artigo, o grupo de pesquisadores fez uma expedição à Caatinga e constatou que a caça de tatu ainda faz parte da cultura regional.
A gente chegava nos lugares e perguntava para as crianças quem tinha comido tatu no último ano, e todo mundo levantava a mão”, segundo Felipe Melo.  Isso, apesar de o tatu ser um reservatório de hanseníase, e comer a carne do bicho, além de poder levá-lo à extinção, ainda traz o risco de contrair a doença, alerta ele.
Segundo o professor, a Caatinga é um ecossistema que só existe no Brasil, e é o mais desprotegido de todo o país.
Além da caça ao tatu, a destruição do bioma – habitat da espécie, juntamente com o Cerrado – também contribui para aumentar a ameaça de extinção da espécie de Fuleco.
Em seu ambiente natural, o tatu-bola tem o papel de movimentar os nutrientes da terra, de controlar a presença de formigas, e ainda são alimento para grandes felinos.
Para Felipe Melo, a principal ferramenta para conservar o tatu é a criação de áreas naturais, protegidas por lei, para a manutenção de espécies e ecossistemas.
Postado por Pauta Aberta.

domingo, 6 de julho de 2014

HISTÓRIA:

Os Janduís
Dizem os nossos eminentes historiadores que a verdadeira história do Assú começa nas aldeias indígenas com o domínio da aguerrida tribo dos Janduís, antropófagos, desconhecedores da lei e despidos de qualquer crença religiosa. Viviam quase nus. Apenas um saiote de palha da carnaubeira era a sua vestimenta. A lua nova era motivo para se sentirem alegres. A educação física, como fazemos hoje, os civilizados, preocupava-os também. Precisavam dos seus exercícios para as lutas que costumavam travar, e que eram muitas. A sua força e destreza eram testados amiúde. Saltavam, lutavam, adestravam-se em longas corridas tendo sob os ombros peso acima de 60 quilos. E, nessas porfias, os índios vencedores ganhavam prêmios, como os atletas atuais, mas, apenas, com uma diferença: ao contrário de medalhas, taças ou estatuetas, como se faz hoje, eles recebiam como esposa a índia mais bonita do seu habitat. (Wanderley, 1966; 107).
Foto Ilustrativa. Fonte: Família Wanderley – História e Genealogia – Walter Wanderley. Rio de Janeiro. 1966.

EDITAL:

A Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto lançam a quarta edição do Salão Nordeste Chico Santeiro de Arte Popular. O edital foi publicado ontem no Diário Oficial e já está disponível no site institucional. 

Os artistas podem inscrever obras nas categorias pintura, escultura e objeto de arte popular. As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de julho. Serão distribuídos 19 mil e 800 reais em dinheiro para 30 artistas classificados, sendo 3 mil reais para cada primeiro lugar, e 400 reais para os demais
Postado por ana valquiria.