sábado, 17 de maio de 2014

ASSU

01
Pré-candidata a deputado federal pelo PR, a médica Zenaide Maia, esposa do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado (foto), e irmã do deputado federal e presidente do diretório estadual do PR, João Maia, recebeu mais um apoio político na região do Vale do Açu.

O agora ex-candidato a deputado federal, o empresário Romildo Queiroz (PHS) declarou na audição deste sábado (17) do programa Registrando, na Rádio Princesa do Vale, em Assú, que respaldará o projeto político de Zenaide Maia na eleição do dia 05 de outubro.

Para a Assembleia Legislativa do RN, Romildo Queiroz se associará ao projeto de reeleição do deputado estadual George Soares (PR).

"Participarei ativamente da campanha de George e Drª Zenaide em Assú, no Vale do Açu e em todo o Estado", enfatizou o empresário durante a entrevista ao programa radiofônico.
Postado por Pauta Aberta.

REMINISCÊNCIAS DE CARNAUBAIS


Por Aluízio Lacerda
Nestes 51 anos de emancipação politica do município, aconteceram fatos que poucos sabem e conhecem a origem do desmembramento, qual iniciativa primeira e como aconteceu. 

Em 1962 havia eleição municipal, papai Inácio Dias de Lacerda disputava uma vaga no legislativo da cidade Assu para qual foi eleito pela sigla do Partido Democrata Cristã - PDC, presidido por José Bezerra de Sá ( Zezé Camilo).

Durante o processo da campanha estava "eu" em companhia de papai em Alto do Rodrigues na casa de João de Tereza amigo íntimo do meu genitor, nesta ocasião se encontrava o deputado Ângelo Varela. 

Na conversa papai falou que em Assu Maroquinha vencia as eleições pra Walter Leitão, mas perderia nas 3 secções que havia votação em Carnaubais para o candidato que ele apoiava conhecido por Golinha.

O deputado filho do ex-governador Zé Varela, encarou papai e disse: só vou acreditar porque tô ouvindo isso de você, mas não acredito que Walter ganhe para Maroquinha em canto nenhum. Papai insistiu em afirmar na vitória do seu preferido que enfrentava a candidata com o apelido de Onça.

Ângelo Varela pegou uma caneta, deu seu endereço e falou assim: Se esta vitória de Walter em Santa Luzia acontecer com um voto na frente de Maroquinha, me informe o resultado que vou entrar com o pedido de desmembramento, vou fazer Santa Luzia que é Vila de Carnaubais á categoria de cidade. 

Decorrido o pleito, papai vereador, Maroquinha eleita prefeita em todos os setores da cidade á zona rural, mas a previsão de derrota em Carnaubais aconteceu. 

Walter saiu vitorioso com 42 votos nas secções instaladas na sede da Vila de Carnaubais. 

Com certidão do resultado em mãos, papai procurou dr, João Marcolino de Vasconcelos (dr. Lou) e pediu que redigisse um telegrama ao deputado Ângelo Varela informando o que havia garantido. 

Moral da história, Ãngelo Varela aprovou seu requerimento que foi vetado imediatamente pelo governador Aluizio Alves, tendo dado total apoio pra Olavo Lacerda fazer novo pleito de emancipação, com projeto de sua autoria, fato que veio se consolidar em definitivo em 18 de setembro de 1963.

Talvez esteja aí, o principal motivo para o inicio de uma grande rixa pessoal e politica entre os dois parlamentares, culminando com um tiroteio na Assembléia Legislativa. Vindo Olavo Lacerda Montenegro em contestação aos fortes ataques dirigido por seu antagonista, atingir com tiro de revólver Balaú, deixando em grave situação de vida, tendo seu desafeto escapado por puro milagre e eficiente atendimento médico.
Postado por Fernando Caldas.

IPANGUAÇU

Acompanhados de diversas lideranças políticas os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Ipanguaçu, pela Coligação “Unidos ao Povo Venceremos”, Zé de Deus e Hélio Santiago, visitaram nesta sexta-feira (16), as comunidades do Porto, da Picada e do Itú.

Nem mesmo as chuvas e falta de energia elétrica foram suficientes para impedir o encontro dos candidatos com os moradores e lideranças comunitárias da região, que esperançosos esperavam o momento para declaram apoio a Zé de Deus e Hélio.

Para dona Luíza Santos de Melo, 64 anos, nascida e criada na comunidade do Porto, o motivo que levou ela e sua família apoiarem os candidatos Zé de Deus e Hélio é a certeza de que eles, na Prefeitura, as comunidades rurais voltarão a receber as devidas atenções. “Aqui tudo que temos de melhorias foram obras de Zé de Deus, esse prefeito que saiu agora, que foi cassado, ao invés de ajudar fez foi fechar nossa escola, foi como nos deixar órfãos de pai e mãe. Nossa escola era uma das referencias da comunidade, tinha o nome de meu bisavô José Maria de Melo, um dos primeiros habitantes daqui e isso tudo pode ter chagado ao fim. Nossa esperança é a volta de Zé de Deus à Prefeitura para que as comunidades voltem a ser ouvidas”, reiterou dona Luiza.

Quem também declarou seu apoio a Zé de Deus e Hélio foi o Sr. João Batista de Souza, mais conhecido por “João da Cana”. “Na minha casa são 28 votos e todos estamos com Zé de Deus e Hélio”. “Tamos juntos e misturados e ninguém desmancha”, garantiu João da Cana.

Em seu discurso Zé de Deus assumiu compromissos com as comunidades rurais e garantiu que, novamente a frente da Prefeitura, irá fazer a melhor administração da história de Ipanguaçu. “Vou recuperar o tempo perdido por esse prefeito cassado e recolocar nosso município no rumo do desenvolvimento, isso você pode confiar, porque você já me conhece e sabe que ‘ZÉ DE DEUS NÃO PROMETE, FAZ’. Quero agora pedir mais uma vez a vocês duas coisas: primeira, o voto de confiança para que possamos retornar à Prefeitura, e a segunda é para que juntem suas mãos às minhas mãos e vamos juntos construir o progresso de Ipanguaçu. Obrigado a todos e até a vitória”, exclamou Zé de Deus.

A Coligação vista hoje, 17, a partir das 16:30 horas a localidade de Pataxó
Postado por De Olho no Assu 

EXPOSIÇÃO

ASSUENSE WAGNER DI OLIVEIRA EXPÕE EM NATAL

EVENTO:

O PR realizou na noite da última sexta-feira (16) mais um encontro de lideranças do partido, na cidade de Assú, para debater as ações do partido para o ano de 2014.

O anfitrião do evento foi o deputado George Soares que prestou contas de seu mandato e reafirmou a parceria com as lideranças regionais. 

Além do parlamentar, participaram do evento o deputado federal e presidente do PR no RN, João Maia, a presidente do PR Mulher, Shirley Targino, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e sua primeira-dama, Zenaide Maia, o ex-prefeito de Assú e ex-deputado estadual Ronaldo Soares, diversos prefeitos, vereadores e lideranças do partido em todo o Estado.
Postado por Pauta Aberta.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

SINDICER/RN:

Um projeto que fortalece diálogos.

É assim que o presidente do Sindicato da Indústria da Cerâmica da Construção do RN (Sindicer), Vargas Soliz Pessoa, define a revista Argila.

A publicação bimestral trará reportagens, entrevistas, colunas e também artigos técnicos mostrando as novidades e desafios do mercado cerâmico e da construção civil em geral.

O lançamento será nesta sexta-feira (16), às 19h, no espaço Neuma Leão, em Morro Branco, Natal, de acordo com informação publicada pelo portal virtual do Sindicer/RN.

“A Revista Argila é uma novidade que chega despretensiosa, mas ciente da sua capacidade de estreitar relacionamentos entre empresários, clientes, parceiros e fornecedores, em prol do crescimento da nossa indústria”, define Vargas Soliz Pessoa.

Economia, arquitetura, arte, engenharia, gestão empresarial, e meio ambiente estão entre as áreas com espaço garantido na primeira edição.

O projeto conta com a coordenação do executivo Júlio Lourenço, diagramação da Terceirize projetos editoriais e a redação da jornalista Julianne Barreto.

A viabilidade da revista contou com apoio do Programa de Apoio à Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (Procompi), que custeou parte dos custos.

Um dos objetivos é que a revista também funcione como um canal de ligação com instituições de ensino, estimulando a qualificação profissional no setor e a divulgação da qualidade e diversidade dos produtos cerâmicos.

“Ela também será distribuída em cursos acadêmicos que envolvam nossa atividade, como engenharia de materiais, de produção, civil e arquitetura”, acrescenta Vargas Pessoa.
Postado por Pauta Aberta

HONRARIA

Deputado George Soares recebe título de membro honorário da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis
A noite de quinta-feira foi de muita emoção para o deputado estadual George Soares. O parlamentar foi homenageado pela ACADERNCIC - Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis e recebeu o título de membro honorário da instituição, em cerimônia realizada na sede da ANL - Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.

O evento foi prestigiado pelo deputado federal João Maia, por familiares, amigos e colegas de profissão do deputado. O título foi entregue pela presidente da academia, a contabilista Jucileide Ferreira Leitão.

AÇÃO PARLAMENTAR

Quatro projetos de George Soares foram aprovados na CCJ
A manhã da reunião semanal da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, realizada hoje (15), foi bastante produtiva para o mandato do deputado estadual George Soares. Dos cinco projetos aprovados pelo grupo, quatro eram de autoria do parlamentar. Além disso, Soares também participou da discussão e aprovação do PL que traz novos critérios para a promoção dos "praças" da Polícia Militar e Bombeiros do RN. O projeto - tão aguardado pela categoria - possui duas emendas de George Soares que foram aprovados pela CCJ.

Entre os projetos aprovados, estão os que tornam de utilidade pública a Associação Comunitária de Panom I - Assu, a Associação de Apoio ao Desenvolvimento Social, Cultural e Administrativo de Serra do Mel (Acayu) e a Liga Caicoense de Desportos. Também foi aprovado com emendas modificativas, o projeto sobre a gratuidade de ingresso nos eventos esportivos para os atletas e ex-atletas de futebol.

Juntamente com outros deputados, George Soares ainda pediu vistas ao projeto n o 047/14 do Executivo que pede a readequação de recursos de um empréstimo ao governo do estado. Os parlamentares questionam as mudanças solicitadas pelo Estado e solicitaram a presença, na próxima semana, dos titulares das Secretarias de Planejamento e de Infraestrutura para justificar as alterações e prestar contas das obras onde os recursos já foram utilizados até agora
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

quinta-feira, 15 de maio de 2014

UFERSA:

O Ministério da Saúde autorizou a criação de 60 vagas para o curso de Medicina no futuro campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na cidade de Assú.

As novas vagas serão escalonadas em dois anos seguintes – a primeira turma com 30 alunos, em 2016, e 30 vagas no ano seguinte, 2017 –, de acordo com informação publicada nesta quinta (15) pela jornalista Eliana Lima em seu blog Abelhinha.com.

Agora, a Ufersa contará com 120 vagas para Medicina até 2017, considerando que administração federal já havia liberado em maio de 2013 as primeiras 60 vagas para atender o Campus Central de Mossoró, sendo 30 entradas também em 2016 e outras 30 vagas em 2017.

Reitor da instituição, José de Arimatea Matos informa que o novo polo entrará em pleno funcionamento em 2016.

O dirigente acadêmico declarou que a nova unidade da Ufersa em Assú irá funcionar como um Centro de Saúde, assim como em Mossoró.
Postado por Pauta Aberta.

REMINISCÊNCIAS

Ricarte Legítimo Barbosa - conhecido popularmente como "Ricarte da Bomba". Ele chegou na cidade de Assu procedente de Pendências, sua terra natal, salvo engano, nos idos de quarenta. Estabeleceu-se onde hoje está assentado o BRADESCO, vendendo solução para bateria de automóveis, tempos depois instalou um posto de gasolina, esquina da Senador João Câmara com a Rua Augusto Severo/Praça do Sal, vendendo gasolina da Atlantic, antiga distribuidora daquele combustível. Foi o primeiro revendedor de gasolina, lubrificante e autopeças do Assu, além de um dos fundadores da Rádio Princesa do Vale. 
Ricarte foi também agropecuarista. Fica o registro daquela figura assuense por escolha, que eu tive o prazer de conhecer e com ele conviver. Fotografia enviada ao blog por Pedro Otávio Oliveira.
Postado por Fernando Caldas.

REVISTA


HONRARIA PARLAMENTAR

DEPUTADO GEORGE SOARES RECEBE O TÍTULO 
DE MEMBRO HONORÁRIO DA 
ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Profissional da área contábil, na qual atuou antes de ingressar na vida pública, o deputado estadual George Soares (PR) protagonizará nesta quinta-feira (15) um importante momento em sua carreira.

Em cerimônia prevista para as 19 horas, tendo lugar à sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras, em Natal, o parlamentar será agraciado com o título de 'Membro Honorário da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis - instituição fundada em 17 de julho de 1977, sendo sua atual presidente a contadora Jucicleide Ferreira Leitão.

POESIA

SONETO DE AMOR


Entre mil beijos sonhos atados 
Cintilam nossos olhos tão contentes 
Nossos dedos cruzam, entrelaçados 
Estão nossos corpos, nossas mentes

Nossos corações seguem alinhados 
Inversos aos demais diferentes 
Salve o amor! Somos amados 
Amando-me, deveras, sentes

Onde fores não irei cansado 
Nesse sonho tenho-me firmado 
Sigo-te apenas a um instalo

Doce amor, cândida doçura 
Esplendida paz, vate de ternura 
Viver é apenas encontrá-lo!


Edivam Bezerra
Poeta assuense.

VALE DO AÇU

Novo modelo da ZPE do Sertão será discutido em audiência pública na segunda-feira (19)
Debate foi proposto pelo deputado estadual George Soares e deverá reunir políticos e representantes da iniciativa privada em torno do projeto
O novo modelo proposto para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) a ser construída no município de Assu - ZPE do Sertão - será tema de debate na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte na próxima segunda-feira (19), às 9h. Uma audiência pública proposta pelo deputado estadual George Soares vai reunir políticos e representantes do meio empresarial do estado para discutir a implantação da ZPE que deve pretende atrai indústrias para a região do Vale do Açu, principalmente, nas áreas de mineração e fruticultura.

Foram convidados para o debate, representantes de entidades como a Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Federação das Indústrias do RN (Fiern), Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Federação da Agricultura do RN (Faern), Federação dos Municípios do Estado (Femurn), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Prefeitura de Assu. São esperados também diversos outros prefeitos de toda a região.

A ZPE do Sertão é um projeto focado na exportação de minérios e produtos do agronegócio. Nela se instalarão indústrias dotadas de alta tecnologia para produção, beneficiamento e exportação de ouro, mármore, granito, xelita, feldspato, sal marinho, o valiosíssimo nióbio – minério fundamental na indústria da tecnologia, entre vários outros minerais. Além disso, teríamos ainda um importante canal para exportação de frutas, castanhas, derivados de leite, algodão e muito mais.

Para instalação da ZPE foi destinada uma área de mais de 1 mil hectares no município do Assu. Todo o projeto para obtenção da ZPE foi elaborado ainda na gestão do ex-prefeito de Assu, Ronaldo Soares, com a ajuda do presidente da Abrazpe, Helson Braga, sendo sancionada pelo então presidente Lula.

No entanto, um ‘novo modelo’ vem sendo divulgado pela Prefeitura Municipal do Assu e, para implantação da ZPE do Sertão, necessita de uma apresentação, em audiência pública, para que seja discutido e não venha a correr o risco de que todo o trabalho já realizado seja inviabilizado.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR

João Maia é eleito presidente da Comissão que analisará aumento no FPM

Deputado já marca data de início dos trabalhos
O deputado federal João Maia (PR) foi eleito, nesta tarde de quarta-feira (14), presidente da Comissão especial criada na Câmara dos Deputados para dar parecer à Proposta de Emenda a Constituição 406-A/2009, que trata do aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação aos Municípios. Após eleito, João Maia designou como relator da PEC o deputado federal Danilo Fortes (PMDB/CE).
​Presente na solenidade de instalação da comissão, o presidente da Câmara, Henrique Alves pediu celeridade nos trabalhos, e confiou a João Maia a responsabilidade de concluir os trabalhos em 10 sessões, e a matéria ser votada ainda em junho deste ano, para seguir ao Senado Federal. Logo ao assumir a presidência, João Maia já convocou a primeira reunião da comissão para o dia 21 deste mês, oportunidade em que serão eleitos o primeiro e segundo vice-presidentes.
​“Vamos trabalhar para que nossos trabalhos sejam concluídos dentro do prazo sugerido pelo presidente Henrique, e tentarmos resgatar a situação de dificuldades que vivem as prefeituras. É um desejo antigo dos prefeitos e prefeitas e de toda população dos municípios. Não medirei esforços em trabalhar em prol de todos eles, e tenho certeza que a minha eleição para essa importante comissão é uma vitória para o povo do RN”, explicou João Maia. A PEC beneficia os 5.564 municípios, ao aumentar 2% a parcela do imposto de renda para o FPM. 

quarta-feira, 14 de maio de 2014

ACADEMIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

Profissional da área contábil, na qual atuou antes de ingressar na vida pública, o deputado estadual George Soares (PR) protagonizará nesta quinta-feira (15) um importante momento em sua carreira.

Em cerimônia prevista para as 19 horas, tendo lugar à sede da Academia Norte-rio-grandense de Letras, em Natal, o parlamentar será agraciado com o título de 'Membro Honorário da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis - instituição fundada em 17 de julho de 1977, sendo sua atual presidente a contadora Jucicleide Ferreira Leitão.

Feliz e grato com a distinção especial que lhe está sendo outorgada numa demonstração de reconhecimento da Academia à sua atuação em prol da categoria, o deputado George Soares anunciará na oportunidade a realização de uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do RN, às 9 horas, do próximo dia 10 de junho, uma terça-feira, direcionada aos profissionais de Contabilidade do Estado, ocasião em que haverá uma homenagem especial a 10 contadores/contabilistas potiguares.

FESTA DE SÃO JOÃO:

CONVITE PARA COLETIVA DE IMPRENSA
CONVITE

APAE - ASSU


Os recursos financeiros provenientes da emenda parlamentar de autoria do deputado estadual George Soares (PR) no valor de R$ 30 mil foram destinados ao setor de Fisioterapia da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE -, em Assú.

A informação é de uma das integrantes da direção da entidade filantrópica, a assistente social Ranilda Cavalcante.

Prestando esclarecimentos sobre o uso do numerário advindo da emenda parlamentar, numa matéria concedida ao noticiário matutino da Rádio Princesa do Vale, Ranilda Cavalcante (foto) acrescentou que outra parte do aporte financeiro fruto da indicação do deputado George Soares ao Orçamento Geral do Estado (OGE) foi destinada a aquisição de material de expediente e limpeza.

Em tempo: já que a Prefeitura do Assú corriqueiramente evoca uma série de empecilhos que supostamente criam obstáculos para ter acesso às emendas em prol do município encaminhadas pelo deputado George Soares – coincidentemente só as designações apontadas pelo parlamentar republicano se deparam com tal situação inusitada –, bem que a gestão poderia solicitar uma consultoria da APAE para aprender como conseguir por a mão no dinheiro.

A APAE fez o dever de casa como deveria e correu atrás do benefício, enquanto que o poder público sempre alega que o próprio deputado deveria assegurar o pagamento das emendas, apesar de sua responsabilidade ser exclusivamente aprovar e garantir o investimento no contexto orçamentário.
Postado por Pauta Aberta.

HONRARIA PARLAMENTAR

Deputado George Soares recebe título de cidadão em Serra do Mel

O deputado George Soares foi agraciado na noite da última terça-feira (13/05) com o título de cidadão do município de Serra do Mel. A proposição foi do vereador Moab Soares (foto com George), em homenagem e reconhecimento à luta e empenho do deputado pelas causas da Serra. A entrega do título ocorreu na câmara municipal de Serra do Mel e fez parte das comemorações pelo aniversário de 26 anos de emancipação política do município.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

terça-feira, 13 de maio de 2014

HISTÓRIA

RIO ASSU
    
Talvez muita gente não saiba que o Rio Assu foi conhecido um ano antes do descobrimento do Brasil, por três navegantes europeus que estiveram no seu estuário no fim de junho do ano de 1499.

Conta-nos Francisco Adolfo Warnagem, Visconde de Porto Seguro, ilustre historiador e diplomata brasileiro, com longo curso de pesquisas nos arquivos e bibliotecas de Portugal, coligindo documentos de grande interesse para sua notável História Geral do Brasil, que Alonso de Hojeda navegando em águas do Atlântico, aproximadamente na latitude de 5º (cinco graus) ao sul do Equinocial, avistou, por acaso, terras umedecidas, um verdadeiro pantanal que lhe chamou a atenção. 

O Brasil foi sempre o país dos descobrimentos por acaso, é pelo menos o que reza a nossa história.

Pergunta-se agora se teria Alonso de Hojeda, que viajava em companhia do cartógrafo Juan de La Cosa e do experimentado marujo Américo Vespuccio, em mãos a carta de navegação, descrevendo as costas do Brasil, confeccionada por Toscanelle a mando de Fernando Telles em 1473?

Revendo-se história mais antiga, vêem-se, a saber, que é bem possível que os fenícios e os egípcios tenham estado à margem do rio Assu no ano de 1100 a.C.

Disto nos dá a entender Ludwig Schwennhagen, no seu tratado histórico – Antiga História do Brasil de 1100 a.C. a 1500 d.C. – em sua segunda edição, quando diz que estes povos ocuparam as costas do nordeste brasileiro constituindo colônias.

Voltando a descrição que faz Warnagem da viagem de Alonso de Hojeda, diz ele que: “a terra era baixa, alagada e de vários esteiros e braços de rios”.

Não podiam ser outros que os atuais rios das Conchas, dos Cavalos e Amargoso. Os três rios que formam o delta do rio Assu.

Tentou Alonso de Hojeda prosseguir pela costa no rumo do lês-sueste, mas não lhe foi possível vencer a força das correntes e viu-se obrigado a seguir com estas na direção de noroeste, e navegando ao largo foi somente de novo aportar, segundo parece, em Cayena.

Fonte: Pequeno trecho de “Anotações sobre o Rio Assu” 
- escritas pelo assuense Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho no Jornal Novo Vale no ano de 1982.

PÁGINA ASSUENSE

BRASIL DA INDIFERENÇA 

Brasil da corrupção
Uma guerra não vencida
O desemprego, a fome
A renda mal dividida
Trava o combate do filho
Pela batalha da vida.

Brasil da desigualdade
Indigência, conflitos sociais
Os pobres sem moradia
Ricos em mansões colossais
Não ver que a justiça divina
Prega por todos iguais. 

Vou fazer prece aos céus
Pra mudar isso, talvez
Ao invês de fome, violência,
Paz, comida sem escassez
E o Brasil não mais seja
Um erro de português. 

Autor:

JOÃO BATISTA RUFINO DE SOUZA 
Natural de São Rafael, residente em Assu/RN, onde tem ligações familiares.
Obteve cidadania assuense. Publicou (2000) seu primeiro livro intitulado Contos E Fatos de Um Poeta.   
Fonte: Vertentes - Coleção Assuense - Volume 001 - abril 2002.

HOJE

PUBLICAÇÃO:

Artigo estuda o medo na região do Alto Oeste potiguar

A revista do Laboratório de Estudos da Violência, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Marília (SP), publica artigo que estuda medo em região do RN.
 
A área apresenta índices de violência considerados altos para os padrões municipais.
 
O estudo Medo em Meio Técnico-Científico-Informacional no Alto Oeste Potiguar-RN é de Francisco Ringostar Pinto e Rosalvo Nobre Carneiro, da Universidade do Estado do RN (Uern).
 
O texto analisa as relações entre o medo e a configuração atual dos municípios na região, formada por pequenas e médias cidades, totalizando no ano 1.046 crimes de caráter tradicional e moderno.
  O trabalho teve por base dados do sétimo Batalhão de Polícia Militar (BPM), sobre os 26 principais crimes verificados na região.
 
O alto índice de criminalidade contribui para a manutenção do medo na população regional.
 
O trabalho teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Outras informações no site www.unesp.br.
Postado por Pauta Aberta.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

PIADA

DOSE DUPLA
O casal foi ao médico psiquiatra. Chamou a mulher primeiro:
- Mas, me conta, dona Maria, como foi que a senhora notou que seu marido não estava bem da bola?
- Não, doutor, no começo ele criou o Céu e a Terra...
E a senhora?
- Eu criei o resto.

Com Licença da Palavra - Myrian Gulgel

GLOSA

Que nos verbos ortográficos
Tem tempos característicos"


Escrever certo é cultura
Falar errado é defeito
Porque se o verbo é perfeito
A gramática não censura.
O dicionário apura 

O valor dos verbos místicos
Os oradores artísticos
Dizem para os caligráficos
Que nos verbos ortográficos
Tem tempos característicos.


Autor: SEBASTIÃO ZACARIAS de Araujo
Nasceu no dia 28 de novembro de 1920 na cidade de Macau. Era filho de Zacarias Antonio de Araujo e Maria Rodrigues da Soledade. Começou a cantar ainda muito novo com seus 20 anos ao lado de poetas veteranos como Alípio Tavares, Chico Traíra, José Alves Sobrinho, Manoel Calixto, Nestor Bandeira, Chico Melquíades, Louro Branco e tantos outros. 

Foi para o estado do Amazonas em 45 como "soldado da borracha" no qual escreveu um belo trabalho na 'Coreografia do Amazonas' descrevendo as cidades rios, lagoas, fauna e flora. Entre seus versos se destaca um ABC rimado. 

O poeta faleceu na Cidade de Assú no dia 22 Setembro de 1994.

Informações colhidas com seu filho Grimaldi Zacarias.

ASSUENSE

TST convoca desembargadora do TRT-RN



O Tribunal Superior do Trabalho firmou acordo de cooperação técnica com Tribunais Regionais do Trabalho para a cessão de 16 desembargadores para auxiliar os ministros do TST no julgamento de processos.

Do Rio Grande do Norte, a desembargadora convocada foi a assuense Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro (foto), que atuará junto à 5ª Turma de Julgamentos, da qual faz parte o ministro Emmanoel Pereira.

O trabalho dos ministros convocados será feito a distância, com a utilização de ferramentas eletrônicas. Os desembargadores atuarão, inicialmente, por um semestre, a partir de segunda-feira (12).

A medida tem caráter excepcional, motivada pelo elevado volume de recursos que têm dado entrada no TST: entre 2011 e 2013, houve uma variação a maior da ordem de 42,3%.
Postado por Alderi Dantas.