sábado, 26 de abril de 2014

CRÔNICA

FALECEU O HOMEM DE NOME 
MAIS CONHECIDO DO ASSU
Se alguém lhe perguntasse: Você conhecia José Batista dos Santos? Dificilmente você saberia de quem se tratava. E se complementasse: Ele nasceu no Palheiros; foi quem descobriu o primeiro poço de petróleo no Estado; foi funcionário do departamento dos Correios e Telégrafos; foi funcionário do INPS e depois do INSS; foi dono de 3 restaurantes; recebeu o título de cidadão mossoroense... Agora, se alguém lhe perguntasse: você conhecia 'Zé da Volta'? ai sim, pelo nome, certamente, você ou qualquer assuense diria quem era e onde morava. Na verdade poucos conheciam, de vista, o senhor Zé da Volta. 
Quem foi este cidadão? Trago, na íntegra, crônica escrita no ano passado (2013) por David Medeiros. 
ZÉ DA VOLTA

“Voltar é uma forma de renascer. Ninguém se perde no caminho da volta”.
 José Américo de Almeida.

DAVID DE MEDEIROS LEITE
Sócio efetivo do ICOP (Mossoró/RN)
O Substantivo “volta”, de que falava o grande paraibano Zé Américo, aqui, no chão potiguar, tornou-se toponímia. Entre Assu e Mossoró, a “Volta” é referência geográfica. Lá se vão cinco ou seis décadas desde que o posto de gasolina e o restaurante de Zé da Volta pontificam às margens da BR-304.

E a história da localidade “Volta” confunde-se com a do seu idealizador. Desejo comentar, portanto, em brevíssimas linhas, a trajetória de vida desse bravo sertanejo que pode muito bem ser considerado como exemplo de superação. E Zé da Volta surpreende, também, pelo espírito de empreendedorismo e pela considerável dosagem de altruísmo. História simples, que merece ficar registrada para outras gerações.

José Batista dos Santos, ou Zé da Volta, nasceu aos 15 de maio de 1924, no Sítio Palheiros, em Assu/RN. Filho de Manuel Batista dos Santos e Luiza Tamázio da Conceição, passou a infância no referido sítio, onde estudou até o 3º ano primário. Seu pai, conhecido como Manuel Homem, era tropeiro. Com suas tropas de jumentos, deslocava-se entre Mossoró, Assu e São Rafael, transportando os produtos do seu comércio de farinha e rapadura.
Sempre achei que Zé da Volta tinha alguma coisa de “Midas”. Se analisarmos bem, veremos que tudo aquilo em que ele punha a mão se multiplicava. Nesta pequena pesquisa que fiz para saber um pouco mais de sua vida, encontrei alguns elementos que corroboram a minha tese. Vejam bem: ainda garoto, Zé da Volta viveu sua primeira experiência profissional, como garimpeiro, no município de São Rafael. Assim, desde cedo, já exercitava a difícil tarefa de encontrar pedras preciosas onde outros só enxergavam pedras comuns.

Depois, migrou para a Fazenda Barrinha dos Duarte, no município de Mossoró/RN, onde começou a trabalhar como cambista. Pedalando sua bicicleta, saía fazendo o jogo do bicho em toda a região. Foi justamente nessas andanças que ele encontrou outra preciosidade: Francisca Rodrigues dos Santos, dona Francisquinha. Casou-se com ela em 22 de fevereiro de 1947. Foi também na Barrinha que trabalhou com o Sr. Chico Duarte, esposo de dona Chiquinha Duarte, grande fazendeiros da região, passando a ser o responsável pelo transporte do leite da fazenda para Mossoró.
Com espírito empreendedor, e em busca de novas oportunidades, Zé da Volta passou a residir em Mossoró, dando início às atividades comerciais com uma mercearia na Rua Benício Filho. Em 1949, instalou o restaurante A Cabana, que ficava situado na Rua Santos Dumont 115.

Zé da Volta gosta de relembrar que, certa vez, seu restaurante recebeu a miss Brasil Adalgisa Colombo, que, visitando Mossoró, em passeio pelo centro da cidade e desejosa de fazer uma breve refeição, acatou a sugestão dos seus cicerones e brindou a todos com sua ilustre presença no A Cabana.

Em 1954, com a intermediação do seu cunhado, o advogado e professor Francisco Rodrigues Alves, conseguiu que o presidente Café Filho autorizasse a instalação de um posto de comunicação dos Correios entre Assu e Mossoró. Ali assumiu a função de agente postal dos Correios e Telégrafos, especificamente na localidade chamada Volta do Fio, onde ele também começou o “Café da Volta”, construindo, posteriormente, hotel e posto de gasolina. Em 1960, com a mudança da estrada e com o asfaltamento entre Mossoró e Assu, edificou o prédio onde hoje funciona o posto Zé da Volta.

Devido à escassez de água no lugar, em 1965, Zé da Volta resolveu perfurar um poço tubular para abastecer o restaurante e o posto. Foi surpreendido por uma chama de fogo saindo de dentro do poço, em consequência de um cigarro ter sido aceso por um dos homens que ali trabalhava. Um claro aviso de que o petróleo ou o gás natural afloravam naquela região, que, na época, ainda não contava com a presença da Petrobras. E o episódio foi ignorado.

Com o avanço das Telecomunicações, o posto dos Correios deixou de existir lá na Volta, e Zé passou a atuar como agente em Mossoró. Em 1978, o Departamento Nacional dos Correios e Telégrafos passou a ser Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o que abriu a opção de os funcionários poderem se transferir para outras repartições federais. Zé da Volta optou pelo INPS, fez concurso para agente administrativo e, aprovado, chegou a ocupar o cargo de chefe substituto do setor de Arrecadação do INSS.

Em 1983, inaugurou o Restaurante Zé da Volta II, na Rua Dr. João Marcelino, em Mossoró. Em 1985, inaugurou o restaurante Zé da Volta III, também na BR-304, especificamente no acesso à estrada de Upanema.

Em setembro de 1996, com muito orgulho, Zé da Volta recebeu o título de cidadão mossoroense.

Além de tudo isso, vale realçar que, permeando a inquietação empresarial, existe um espírito solidário e amigo. Uma vida assim merece registro e destaque. Seus filhos, seus amigos e seus familiares, celebram, com muita alegria, sua rica história de vida. Zé da Volta é, sem dúvida, uma lenda viva de nossa geografia humana.
Fonte: OESTE – Revista do ICOP – nº 17 - Julho/2013.

DO BLOG:

Zé da Volta faleceu na madrugada de quinta-feira dia 24 de abril de 2014, no hospital Wilson Rosado, em Mossoró. Foi sepultado na sexta-feira (25), no cemitério São Sebastião, em Mossoró. 

ZONA DO VALE DO AÇU


Tendo o fortalecimento e consolidação da Pastoral do Dízimo como item de pauta principal, está agendado para este sábado (26), a partir de 8h, em Assú, mais um encontro envolvendo os representantes do Zonal do Vale do Açu, na instância da Diocese de Santa Luzia, com sede em Mossoró.
O Zonal compreende as duas paróquias de Assú (São João Batista e Irmã Lindalva & São Cristóvão); a de Carnaubais (Santa Luzia); e, a de Campo Grande (Nossa Senhora de Santana), de acordo com informação da assessoria de comunicação da Diocese.
O evento ocorrerá nas dependências do auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do RN (Uern), e deverá envolver aproximadamente 200 pessoas das quatro paróquias.
Postado por Pauta Aberta.

POEMA

Veja bem, amigo

 

"Veja bem, meu amigo.
Não é que o sentimentalismo beire a anormalidade.
É que a carne só diz, de um jeito ou de outro, aquilo que a alma sente.

E o que minha alma sente? Ah, meu velho companheiro.
Disso nunca consegui dizer o totalmente certo.

Mas vejo e sinto um pouco,
Um pouco-tudo.

A cada olhar no espelho,
A cada diálogo solitário.
Em cada lembrança.

A cada horizonte em que o pensamento se perde..."
 
Airton Neto - Natal.
Poema retirado do Recanto das Letras.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

POESIA ASSUENSE

DESVÁLIDO


Já nem sei se a dor que sinto
É labirinto ou motivo meu
De certo é um animal faminto
Em mal instinto, coração comeu
Corrói-me as entranhas, âmago
Dilacera todo meu estômago
Todo corpo já me corroeu

Já repousa minh’alma em vida
Delinquida mostra-se afora
Pousa na saudade, faz guarida
Avenida de nome Senhora
Quer vento, quer sol, quer lua
Apenas sou cidade sem rua
Onde nada para nada aflora.


Edivam Bezerra
Poeta assuense.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares homenageia contabilistas
No Dia do Contabilista, comemorado hoje (25), o deputado estadual homenageia a categoria. Um requerimento foi encaminhado à presidência da Assembleia Legislativa para que seja realizada uma Sessão Solene em homenagem aos profissionais de Contabilidade. O evento será marcado pelo cerimonial da Casa ainda no mês de maio.

O Brasil tem cerca de 485 mil contadores e 82 mil empresários contábeis, de acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). "Deixamos aos profissionais de Contabilidade nossa homenagem neste dia pelo importante trabalho prestado no país e no Rio Grande do Norte", afirma o deputado George Soares que também é contador profissional.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

REPERCUSSÃO:

Em virtude da relevância econômica e social do pronunciamento feito nesta quarta-feira (24), no plenário da Assembleia Legislativa do RN, em Natal, pelo deputado estadual George Soares (PR), o fato reverberou em diversos canais de comunicação do Estado.

O parlamentar se reportou acerca do contato que manteve na quarta-feira (23), em Ipanguaçu, com o diretor-geral da Del Monte no país, Sérgio Camacho, em companhia do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira.

A manifestação do representante do Vale do Açu na Assembleia serviu de pauta para uma reportagem publicada pelo Portal no Ar.
Acesse a matéria clicando AQUI.

AÇÃO PARLAMENTAR

DEPUTADO GEORGE SOARES APRESENTA EMENDA QUE DESTINA R$ 100 MIL PARA O SÃO JOÃO DE ASSU

A preocupação em ajudar na realização do mais tradicional festa de Assú, o São João, fez com que o deputado George Soares destinasse uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para garantir a organização do evento. Os recursos serão fundamentais no momento que a gestão municipal está sofrendo com sérias dificuldades financeiras, incompreensíveis diante da receita milionária de Assu.

O deputado George Soares é também o autor do projeto de lei que transformou o São João de Assú em Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial do Rio Grande do Norte. Ele sempre destaca a importância que o evento tem para a economia de todo o Vale do Açú, gerando emprego e renda na região.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares 
Fotografia: Roberto Meira.

PÁGINA ASSUENSE

Ao observar os seios de uma senhora gorda e mau pronta o poeta fez a seguinte glosa:

MOTE: 
Segure o peito Maria
Se não esse bicho cai. 
GLOSA:

Eu mostrei a quem não via
Em peito mole o que é que é
Pra não bater lá no pé
Segure o peito Maria.
Se solto, pesa, asfixia,
No sutiã entra e sai,
Sobe e desce, vem e vai,
Se do balanço não gostas
Amarre-o bem lá nas costas
Se não esse bicho cai.

Ao observar uma bela jovem com uma blusa de seda, sem malícia, (?) glosou: 

MOTE:

Vi o bico do seu peito
Rasgando o tecido fino.
GLOSA:

Juro que fiquei sem jeito
Mas não parei de brechar,
Sem querer acreditar
Vi o bico do seu peito.
Nele está tudo perfeito
Mesmo sem ser inquilino
Do sutiã assassino,
É delicado, é ardente,
Lindo e desobediente
Rasgando o tecido fino.


Autor: Andiére Abreu
(O popular Majó)
Poeta assuense da verve farta.
Autor de Diversos livros, entre estes:
'Motes Di-Versos' e 'Minha Terra Minha Gente'. 

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares se reúne com representante da Del Monte
Externando sua preocupação com o futuro dos empregos no Vale do Açu, o deputado George Soares se reuniu ontem com o gerente geral da exportadora Del Monte, Sérgio Camacho, e o presidente da Federação de Agricultura do RN, José Vieira, para discutir as demissões anunciadas pela empresa e que devem trazer prejuízos aos trabalhadores da região. 

No encontro, o representante da Del Monte explicou que a decisão foi tomada devido à crise financeira que a empresa enfrenta desde 2008 com as enchentes no Vale, situação que se agravou devido à seca nos últimos anos. Mesmo assim, Sérgio Camacho declarou que a ideia é reestruturar as atividades, o que já vem sendo feito com o fim das exportações e redirecionamento da produção para o mercado interno, resultando em lucros. Informou também sobre novos investimentos em um projeto de cultivo do coco e instalação de uma nova indústria para beneficiamento trazendo novos empregos e renda pro vale do Açu. 

"Trouxemos essa boa notícia da intenção da empresa em permanecer no Vale do Açu e queremos dar todo o apoio necessário para que a Del Monte continue crescendo em nosso estado", afirma o deputado.

Crédito da foto: Assessoria de Imprensa/FAERN.

EVENTO DE PESO

Motores do Desenvolvimento discute desafios do Comércio, dos Serviços e do Turismo potiguares
Edição especial dos 65 anos da Fecomércio terá nomes como Luiza Trajano, Flávio Rocha, Alexandre Sampaio, Alisson Paolinelli e o ministro Guilherme Afif Domingos.

Para marcar o ano do seu jubileu de platina, o Sistema Fecomércio RN realiza, na próxima segunda-feira, 28, – em parceria com o jornal Tribuna do Norte, RG Salamanca, Sistema Fiern e UFRN – a edição especial do projeto “Motores do Desenvolvimento”, em comemoração aos 65 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado. O seminário acontece no Hotel Serhs (Via Costeira), a partir das 8h, e tem como tema central “Comércio, Serviços e Turismo: os desafios dos pilares da economia potiguar”. A programação do evento conta com nomes de peso.

Abrindo o evento, o CEO do Consórcio Inframérica, Alysson Barros Paolinelli, vai falar sobre “O Novo Aeroporto da Grande Natal, seus planos e desafios”. O consórcio é responsável pela construção e operação do aeroporto Aluízio Alves, na cidade de São Gonçalo do Amarante, cuja inauguração está prevista para o próximo dia 22 de maio.

Em seguida, o Ministro-chefe da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, vai proferir a palestra “Comércio e Serviços como foco de negócios para as micro e pequenas empresas”. Na sequência os dois participarão de um debate, mediado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

A tarde começa com uma palestra da presidente da rede de lojas Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, sob o tema “Varejo, um gigante e seus desafios”. Após a palestra, a sessão de perguntas será mediada por mais um grande nome do varejo nacional: o presidente da rede de lojas Riachuelo, Flávio Rocha.

E para encerrar a programação, o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio fará uma palestra com o tema: “O desafios do turismo no pós-Copa: como transforma o evento em oportunidades de negócios futuros”. A mediação das perguntas relativas a esta última palestra será do presidente do Sistema Fiern, Amaro Sales.

O evento deve contar, ainda, com as presenças do ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho; do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; da governadora Rosalba Ciarlini; do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves; do presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ricardo Motta; da reitora da UFRN, Ângela Paiva; e do diretor-presidente da Cosern,

Distribuidora de Energia do Grupo Neoenergia, José Roberto Medeiros. O projeto Motores do Desenvolvimento acontece há sete anos, e está em sua vigésima edição.
Assessoria Fecomércio RN.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR

Projeto pede reconhecimento de Luiz Soares como patrono do escotismo potiguar
Deputado George Soares apresentou hoje (23), no Dia do Escoteiro, proposta para homenagear o fundador da Associação de Escoteiros do Alecrim
No Dia Mundial do Escoteiro, comemorado hoje (23), o deputado estadual George Soares apresentou PROJETO DE LEI reconhecendo o professor LUIZ Correia SOARES de Araújo como Patrono do Escotismo no Rio Grande do Norte. Falecido em 1967, Luiz Soares é a maior referência do movimento de escoteiros no Estado. Lembrado como um homem simples e austero, mas perseverante e dinâmico, com uma notável vocação para educador. Foi o fundador da Associação de Escoteiros do Alecrim (1919), do Grupo de Escoteiros do Assu (1934), como também da Escola Profissional do Alecrim (1922) e do Grupo Escolar Frei Miguelinho. 
DO BLOG:  
Quem foi este homem de nome Luiz Soares?

Luiz Correia Soares de Araújo nasceu em Assu no dia 18 de janeiro de 1888 – Ano da Libertação dos Escravos no Brasil. Professor Luiz Soares era formado pela Escola Normal de Natal. Exerceu o magistério durante 54 anos. Foi o primeiro diretor do grupo Escolar Tenente Coronel José Correia - Assu, inaugurado em 07 de setembro de 1911.

Depois de dois anos a frente do referida instituição educacional, Luiz Soares foi para Natal. Naquela capital dirigiu o Grupo Escolar Frei Miguelino, a Escola Profissional e colaborou com a fundação da Associação de Escoteiros, recebendo a comenda Tapir de Prata - a mais alta insígnia mundial do escotismo.

Luiz Soares foi um grande desportista. Em sua administração, na Federação Norte-rio-grandense de Desportos, em 1929, inaugurou o estádio de futebol Juvenal Lamartine, em Natal.

Como homem influente na sociedade, contribuiu decisivamente para a criação da Policlínica do Alecrim em Natal, que hoje tem seu nome, e para criação da Faculdade de Farmácia e Odontologia e da Faculdade de Direito de Natal.

Atuando na política foi vereador em Natal e presidente da Câmara.

A sua intelectualidade o fez Sócio das seguintes instituições: Associação dos Professores, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, do Conselho de Educação e Cultura, da Academia Potiguar de Letras.

O professor Luiz Soares foi o fundador do Escotismo no Rio Grande do Norte – Organização mundial masculina (atualmente é mista) de educação extraescolar, voluntária, fundada pelo general inglês Baden-Powell. O professor Luiz Soares aproveitou a oportunidade e trouxe o escotismo para o Assu. Por esta razão a rua onde esta edificada a primeira sede de escoteiros desta cidade, possui o seu nome.

Luiz Correia Soares de Araújo faleceu em Natal aos 79 anos de idade no dia 12 de agosto de 1967.

Atualmente, em Assu, existe a Rua Professor Luiz Soares - esta inserida no complexo comercial da cidade. Conta ainda com prédios residenciais, no entanto, um bom número de pontos comerciais ocupa aquela artéria tendo a sede dos escoteiros, na esquina, com a Av. Senador João Câmara. 

CAUSO

Uma do Coroné Josí
Contam que tempos atrás, Josí de Manoel Calixto trabalhava na banda "Terço" de Raimundo Lemos, todo dinheiro que recebia entregava ao pai Manoel Calixto para que ele guardasse e quando precisasse comprar uma roupa, ali estava o dinheiro.  
Certo dia foi pedir dinheiro para ir a uma festa na ACC, Seu Manoel, batendo o olho para um de seus filhos respondeu:
- Josí o dinheiro você me deu, agora é meu.
Josí já nervoso e agoniado respondeu:
- Tá pensando que eu sou fresco pra sustentar macho?!

Fonte: Memorial de Poesias e Anedotas de Manoel Calixto Dantas.
Autor: Jaíldo e Francisco Assis Dantas.

PÁGINA ASSUENSE

RECRIO-TE

Da poética nascente de minh'alma
Surgem estes versos...
Tão teus.

Trazem o brilho fulgurante
Que esparge do teu olhar.
O mirifico e dourado
Carinho do teu sorriso.

O sabor único e inolvidável
Do teu beijo.

O aroma do teu corpo
Que inebria e seduz.

Crio-te...
Com as discretas definições
Do teu existir,
Do meu sentir.

Neste instante
Confundem-se
Noite e dia
Realidade e desejo,
Poeta e poesia.

Autor: FERNANDO ANTONIO DE SÁ LEITÃO MORAIS

Nasceu em 'Assu - Terra dos Poetas'
Engenheiro agrônomo. Funcionário do SEBRAE. 
Fonte: Vertentes - Reunião com 25 poetas Assuenses contemporâneos.
Ano: 2002 - nº 01 da Coleção Assuense. 

DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO:

DEL MONTE


O deputado estadual George Soares (PR) estará se deslocando no final da manhã desta quarta-feira (23) desde a capital potiguar até a região do Vale do Açu para um compromisso importante que se verificará na cidade de Ipanguaçu.

Em companhia do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Vieira, o parlamentar irá até a matriz da empresa Del Monte Fresh Produce Brasil discutir os problemas que estão forçando a firma a adotar medidas de contenção e que podem por em risco sua própria permanência operacional na região e no Estado.

Sobre esta possibilidade, George Soares já pôde levantar sua voz na Assembleia Legislativa, expondo sua preocupação para as consequências de uma possível saída da empresa do Estado, com reflexos terríveis à economia e à geração de emprego.

Os óbices enfrentados pela Del Monte estarão sobre a mesa de discussão na audiência que contará com a participação da cúpula diretiva da companhia nos Estados do RN e CE, à frente o advogado Newton Assunção.

A audiência, na sede da Del Monte, em Ipanguaçu, está agendada para às 15h desta quarta-feira.

Depois do que for debatido o deputado deverá se pronunciar sobre o tema no plenário da Assembleia Legislativa, em Natal.
Postado por Pauta Aberta.

ADIAMENTO DE EVENTO:

Rio Grande do Norte
Assembléia Legislativa
Centro de Estudos e Debates


CONVITE – MUDANÇA DE DATA


                    A Assembleia Legislativa, através do Centro de Estudos e Debates, comunica que a audiência pública para discutir o tema “EXPOSIÇÃO DO NOVO MODELO DA ZPE DO SERTÃO”, marcada inicialmente para ser realizada no dia 28 de abril de 2014, foi adiada. A nova data será dia 19 de maio de 2014, às 9h30min, no auditório dessa Casa Legislativa. O evento é uma iniciativa do mandato do deputado George Soares.     
                   Contamos com sua presença.
                                        Atenciosamente,

  José de Oliveira Wanderley
Diretor do Centro de Estudos

EVENTO


REMINISCÊNCIAS

Candida Nogueira (foto na então Praça Getúlio Vargas), filha de João Nogueira, proprietário do antigo bar que levava o seu sobrenome: Bar Nogueira, que era instalado na praça do Rosário, Centro de Assu. Depois, com a morte de João Nogueira, sua filha Cândida começou a explorar até, salvo engano, o começo da década de noventa.
Postado por Fernando Caldas

CONVOCAÇÃO:

Secretário de Segurança presta contas da gestão na Assembleia Legislativa


O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN (Sesed), Eliézer Girão Monteiro Filho atendeu convite dos deputados e fez hoje (23), no plenário da Casa, uma prestação de contas da sua gestão, iniciada no mês passado. O secretário admitiu os problemas em diversos campos da segurança pública e disse que apesar de ainda não ter tido o tempo de executar o trabalho que planejou para a pasta, todas as suas solicitações estavam sendo atendidas pelo governo.

Eliézer falou sobre a paralisação dos PMs ontem, e dos projetos de combate à violência. Reforço do efetivo para a Copa, novas convocações e aquisição de novos equipamentos, entre outros, também foram questionados pelos parlamentares. “Nossa equipe ainda está resolvendo problemas anteriores. Consegui fazer pouco dos planejamentos que elaboramos”, admitiu. O secretário disse que uma das prioridades é o fator humano, como a promoção dos praças.

O auxiliar do governo disse que sua gestão teve dois focos imediatos: a obtenção de recursos para dar contrapartida do Estado ao projeto Brasil Mais Seguro, do governo federal e a elaboração da matriz de responsabilidades do RN para a Copa.

CONVOCAÇÕES

Sobre a convocação dos concursados da Polícia Militar, o secretário informou que, por uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, o Governo só poderá convocar em função das evasões naturais, como aposentadoria, morte ou afastamento. O secretário informou, ainda, que o Executivo irá convocar 8 delegados, 13 escrivães e 31 agentes da Polícia Civil.

ESTATUTO DO ITEP

De acordo com Eliézer, foi criada uma Câmara de Monitoramento em virtude do caos administrativo no ITEP. “Houve uma mudança na direção e a diretora do ITEP está arrumando a casa. Participei de uma das reuniões e recebi a informação que o Estatuto da instituição será avaliado pelo Ministério Público e só depois voltará à Câmara de Monitoramento”, afirmou. O secretário disse que não sabe quando o Estatuto será encaminhado à Assembleia para votação.

DIVISÃO DE HOMICÍDIOS

Diante dos questionamentos sobre a relocação de policiais das cidades do interior do Estado para Natal, no intuito de compor a Divisão de Homicídios, o secretário disse que não há previsão para isso. “A divisão de Homicídios será implantada com efetivo local, não haverá relocação. E também não haverá extinção da delegacia de Mossoró, como estão supondo. Mas o estudo sobre a formação desse grupo de policiais será feito pelo Delegado Geral”, declarou. No entanto, o secretário destacou que os servidores não são de um município específico.

REAJUSTE SALARIAL

O secretário afirmou que não há perspectiva de reajuste salarial pois não há previsão orçamentária.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DA PM

Sobre os questionamentos em torno do envio de uma proposta para a Assembleia Legislativa, acerca da pauta de reivindicações da Polícia Militar, o secretário Eliézer Monteiro disse que a previsão para envio é 1º de Maio. “Após ser enviado para esta Casa, iremos retomar as negociações”, declarou.

EFETIVO NA COPA

O secretário foi questionado sobre o efetivo de policiais militares durante a Copa do Mundo e se seria preciso trazer policiais do interior do Estado. O general respondeu que será usado o efetivo de Natal. “Mas se for necessário vamos relocar, sim. Mas se for preciso, vamos priorizar os policiais que não estão nas ruas, aqueles que estão em atividades burocráticas”, declarou.

ITEP

O deputado estadual Fábio Dantas (PCdoB) questionou sobre a existência de algum planejamento que contemple o Itep e se existe melhoria prevista. Declarando-se defensor da ampliação das polícias no interior, Eliézer disse que a valorização da Policia Civil faz parte da atual estratégia de trabalho. “Conversamos com associações, já o Itep tem previsão de concurso público para médico legista e perito criminal”, disse. O secretário ainda explicitou a intenção de aumentar a capacidade do Itep na capital e interior. “Vamos duplicar a capacidade de armazenamento de corpos na capital e interior, mas reconheço que não adianta apenas criar um núcleo no interior. É preciso fazer com que o Itep chegue ao interior da forma que deve chegar”, disse.

INVESTIMENTOS

Provocado pelo deputado José Dias (PDT), que teceu comentários sobre o diagnóstico apresentado no início da sessão desta quarta-feira, o secretário Eliéser Girão Monteiro Filho sugeriu a criação de uma indenização destinada a alimentação dos policiais em serviço. “É muito difícil fornecer quentinhas para que o policial se alimente onde quer que ele esteja. É uma questão complicada e algumas vezes de pessoal, até. Vamos abrir a possibilidade para que seja criado um auxílio alimentação para que ele possa promover sua alimentação onde e da forma que ele quiser. Quem sabe poderia se criar uma verba de indenização de alimentação. Esse é um debate que pode ser feito aqui na Assembleia”, sugeriu. Quando questionado por José Dias, o secretário ainda afirmou que está sendo totalmente apoiado em suas decisões pelo Governo do Estado. “O governo está mostrando, até agora, que estou sendo apoiado. O projeto de promoção de praças é algo que estava parado há algum tempo e está tendo um encaminhamento agora. É esse tipo de ação que movimenta a vontade de estar trabalhando”, disse.

MUNICIPALIZAÇÃO DA SEGURANÇA

“Os prefeitos infelizmente alegam que não dispõem de recursos. Estão sendo oferecidos recursos via convênios com o governo federal para implantação dos conselhos comunitários. É uma ação estratégica mais forte para a segurança. O papel deve ser mudado junto aos prefeitos. Já conversamos com o presidente da Federação dos Municípios para que a gente apresente uma proposta em que haja coparticipação das prefeituras.

BRASIL MAIS SEGURO

O secretário afirmou que houve uma inspeção na semana passada e que virão recursos para os 13 projetos aprovados quando estiverem disponibilizados os recursos. “Constaram que estamos no caminho certo e agora os recursos vão ser liberados”, disse.

RELACIONAMENTO COM A JUSTIÇA E CIDADANIA

Eliézer reconheceu a dificuldade de vagas no sistema prisional e que há uma relação muito boa com a SEJUC. “Esse sistema tem que ser unificado. Espero conseguir a unificação com a SEJUC e que esse problema seja solucionado”.

FORMAÇÃO DE OFICIAIS

O secretário disse que no momento esse era uma dos únicos questionamentos que não tinha como responder, visto que os números sobre os cursos de formação estão com a Polícia Militar.

DELEGACIA DE CAICÓ

O secretário assegurou que a delegacia do maior município da região Seridó terá um plantão permanente.

ALRN/Blog do BG.

CONVITE

terça-feira, 22 de abril de 2014

FEIRA LIVRE:

Barracas ficaram de pernas pro ar, mas foi apenas um susto, ninguém ficou ferido.

Uma ventania de grande proporção desnudou aquilo que só não era perceptível aos céticos e insensíveis: a absoluta fragilidade da estrutura montada pela Prefeitura do Assú para acomodar os feirantes da cidade.

A ação atípica da natureza não só comprovou esta condição débil do que foi proporcionado pela gestão aos barraqueiros da feira-livre, como revelou inapelavelmente o quanto é indispensável – e urgente – que seja providenciada uma estrutura realmente adequada para evitar que o problema reincida.
Postado por Pauta Aberta.

CENÁRIO HUMANO DO ASSÚ

JOÃO COSME: 
HOMEM DE FÉ E BONDADE
Um homem simples, de bom coração, humilde e de fé é João Cosme (foto). Querido por todos na Paróquia de São João batista do Assú, tem serviços prestados em nossa cidade desde 1969. Seu João, já foi agricultor, seringueiro e na igreja foi catequista em diversas comunidades. Leigo sempre disposto a servir, só parou de atuar quando a velhice chegou, levando consigo a disposição que tinha para levar a mensagem do evangelho para aqueles que mais necessitavam.

João Cosme nasceu em Jucurutu em 02 de fevereiro de 1921, de família simples, desde muito cedo teve que trabalhar na roça para ajudar os pais no sustento da família, por isso estudou somente até a quarta série do ensino fundamental. Adulto, passando por dificuldades teve que viajar para o Amazonas, onde trabalhou no seringal, como soldado da borracha. Nessa época conheceu os padres Redentoristas que faziam missões no Amazonas, e com eles aprendeu um pouco mais de gramática e recebeu formação para celebrar a palavra e ensinar catecismo.

Após 8 anos, seu João volta para o nordeste depois de passar novamente por momentos difíceis e por um grave problema de saúde nos pulmões. Curado e mais uma vez precisando trabalhar, passou por São Rafael, Jucurutu e finalmente chegou à Assú. Aqui chegando para trabalhar em 1969, o agricultor nômade com os frutos do seu esforço compra um pequeno pedaço de terra, aonde hoje é seu endereço em nossa cidade.

Seu João Cosme atuou em nossa paróquia como catequista no bairro Vertentes, onde também foi voluntário na reconstrução da capela; no bairro São João e na comunidade de Bonita. Participou da Pastoral da Criança, pastoral da Saúde, onde produzia remédios caseiros; foi missionário, participando de missões populares em diversas comunidades e ainda participa do Terço dos Homens.

Hoje com 93 anos, João Cosme já não tem mais a força que tinha para fazer o que gostava ‘anunciar o evangelho’, mas é um exemplo para os devotos de São João Batista, uma pessoa admirável que durante a visita do Bispo Dom Mariano Manzana à nossa paróquia, em março de 2013, foi bem citado em todos os bairros e comunidades rurais.
Fonte: Jornal Precursor – Ano I – nº 03 – Abril/2014 - Paróquia de Assú/RN.
ATRAVÉS DESTE ESPAÇO PARABENIZAMOS SEU JOÃO COSME PELA SUA DEDICAÇÃO E AMOR AOS SERVIÇOS DA IGREJA, PELA SIMPLICIDADE COMO PESSOA HUMANA... UM CENÁRIO HUMANO DO ASSU.

QUE DEUS – NOSSO PROTETOR - POSSA RETRIBUIR SEUS PRÉSTIMOS COM MUITOS ANOS DE VIDA GOZANDO DE PLENA SAÚDE. 

POEMA AO ASSU

A DERRUBADA
 
Reboa o machado,
No seio umbroso da floresta,
Num assíduo fragor monótono, vibrado
Pela força brutal do homem rústico e bronco;
E, pancada a pancada, a lâmina funesta
Golpeia o rijo tronco
De uma árvore copada.

É a derrubada!
 
A árvore, de alto a baixo, estremece e farfalha
A cimeira plethorica, por onde
Ascende a seiva e a circular, de fronde em fronde,

Pela folhagem viride se espalha,
Como si a cada golpe, a cada corte,
Em contorções, em ríspido arrepio,
Sentisse o calafrio
Invencível da morte.

A árvore treme, a cada
Violenta cutilada
Que, ferindo-a desfere a derrubada.

Abandonam-lhe os ramos seculares,
Festonados de frutos e de flores,
- verde Arcádia dos pássaros cantores,
As aves e os insetos,
Que, assustados e inquietos,
Em debandada, fogem pelos ares.

E como é triste ver a árvore abandonada
Seguindo a tribo fugitiva e alada,
Espavorida pela derrubada!

Aos rudes golpes, aos fundos talhos
Que lhe abre, em lascas, no duro lenho,
Ferindo largo, cortando cerce,
Decepando as hastes, mutilando os galhos,
O aço rompendo as fibras e os tecidos
A esse herói vegetal cheio de cicatrizes,
Arranca-lhe a cortiça um rangido rouquenho
- um gemido maior que os humanos gemidos...

E a árvore estala, verga, as ramadas derreia
E, aluída no solido alicerce
Das profundas raízes,
Baqueia...

Tomba corta,
Desarvorada
Aos embates da derrubada.

Morre...
E o homem que, sem piedade, a desmorona,
Certo não vê no caule o sangue que lhe escorre
Em resina aromal sobre a nodosa tona
Da planta maternal, que produzira outrora
Flores para adornar a cabeça de flora
E frutos para encher o colo de Pomona.
O machado reboa... E pancada a pancada,
Prossegue, mata adentro, a derrubada.

Nos ímpetos selvagens
Da sua faina Barbara e nefasta,
O destruidor devasta
Os arbustos do campo, os altos arvoredos,
Extinguindo com o exílio das folhagens
Os aspectos, encantos e segredos
Do doce bucolismo das paisagens.

E eis em pouco amontoada
A selva sobre o chão, na derrubada.

Rasgam-se clareiras
Na cerrada espessura
Da mata, agora exposta aos inclementes
Rigores das soalheiras,
Enquanto sob a verdura
Enganosa da alfombra
Os mananciais circunjacentes
Vão se esgotando, à míngua da frescura
Benéfica da sombra...
E vão secando fontes e correntes...
Vão se exaurindo os veios transparentes
Da água límpida e pura.

Quem sabe a limpa tímida, assustada,
Se esconde da derrubada!

Sucumbe a flora de desconforto
E a fauna foge espavorida,
Ante o infortúnio, ante a tristeza,
Ante a desolação da floresta abatida,
Horto
Onde ninfas em pranto, onde faunos em prece
E lastimosas dríades parece
Dizerem para os céus, num grande apelo à Vida,
Pela unânime vos da Natureza:
- “Pai, nosso Deus é morto!”

E a mater natureza, amargurada,
Dos espaços chora sobre a derrubada...

Cai a chuva fecundante...
E a terra adusta, calcinada,
Torna-se por encanto, verdejante:
Os troncos brotam, reverdecem; tudo
Germina em festões verdes de esperança,
Como para mostrar ao homem bárbaro e rudo,
Em cada broto, em cada folha, em cada frança,
Que, como Deus, ressurge a floresta sagrada!

É o protesto da Vida renovada
Contra a derrubada!

Da Costa e Silva
Antologia