sexta-feira, 28 de março de 2014

HOMENAGEM PARLAMENTAR

AÇÃO PARLAMENTAR

Nova ZPE do Sertão será tema de audiência pública proposta pelo deputado George Soares
O deputado estadual George Soares protocolou hoje na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte uma solicitação de realização de audiência pública para debater as mudanças que a prefeitura municipal de Assú quer fazer no projeto de instalação da nova ZPE do Sertão, prevista para ser implantada na região do Vale do Açu. A proposta é que a audiência pública seja realizada ainda durante o próximo mês de abril.

Acho necessária uma nova audiência pública na Assembleia para que sejam apresentadas ao Rio Grande do Norte as mudanças que estão sendo discutidas dentro dos gabinetes”, disse o deputado George Soares.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

DO BLOG:
RECEBEMOS INFORMAÇÃO DA ASSESSORIA DE QUE A AUDIÊNCIA PÚBLICA JÁ FOI AGENDADA PARA O DIA 28 DE ABRIL (SEGUNDA-FEIRA) ÀS 10 HORAS, NO AUDITÓRIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, EM NATAL. 

quinta-feira, 27 de março de 2014

BRINQUEDOS POPULARES:

ATIRAR CACOS OU PEDRAS NA ÁGUA
As crianças recolhem diversos cacos de telhas ou pedras achatadas e a arremessam sobre a superfície da água que pode ser um rio, uma lagoa, um açude ou até mesmo o mar. A criança, ao jogar sua pedra, baixa o corpo, com uma perna à frente e a outra atrás para ter apoio, possibilitando que a pedra deslize rente à superfície da água. Uma de cada vez arremessa seu caco ou sua pedra que desliza ricocheteando (pulando) até perder sua força e parar. Vence a criança cuja pedra atirada ricochetear na água o maior número de vezes.

Quando criança, brincávamos muito na praia de atirar cacos em cima d’água. A garotada apostava para ver quem batia mais na água com uma só jogada. Por isso escolhíamos de preferência pedrinhas chatas ou cacos, que deslizavam mais facilmente. O que não sabíamos, naquela época, é que a brincadeira era conhecida em todo mundo e fora praticada, muitos anos antes de Cristo, por crianças romanas e gregas. [...] No Ceará o menino acredita “que o jogador terá tantos filhos quantas vezes o projétil que atirou a flor de’água.” (MELO, 1985. p. 139).

O jogo das pedrinhas é relatado por Cavalcante (2009) que vivenciou sua infância na década de 20, na localidade de Santo Antônio, município de Severiano Melo. O mesmo nos informa que as crianças procuravam umas pedrinhas achatadas e quadradas na beira do açude, chamadas “figo de galinha”. Essas pedras eram boas pelo seu formato e peso, o que possibilitava ricochetear na água várias vezes antes de parar. Antes de jogar a pedra na água, perguntava-se: “quando se casar, quem é que vai ter mais filhos?”. Ao término da brincadeira, contava-se a quantidade de vezes que a pedra ricocheteou de forma acumulativa, isto é, considerando-se a soma total dos toques à água de todas as jogadas.
Em Pernambuco, essa brincadeira é relatada por Mello (1985) como tainha.
Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares – Editora IFRN.
Foto ilustrativa.

PRÊMIO

Projeto Caatinga Viva é um dos vencedores do Prêmio Mandacaru II

Lançado com o propósito de estimular iniciativas de convivência solidária e sustentável com o semiárido, apoiando financeiramente projetos e práticas inovadoras que promovam a melhoria da qualidade de vida das comunidades do semiárido, o Prêmio Mandacaru II – fruto das ações do Programa Cisternas, executado pelo Instituto Ambiental Brasil Sustentável – IABS, com recursos financeiros da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – divulgou o resultado dos projetos vencedores .

O tema desse ano foi ”Água, Participação e Soberania Alimentar” e ao todo, foram distribuídos R$ 1 milhão para as 12 instituições vencedoras, divididas em quatro categorias: 1 - Experimentação no Campo; 2 -Práticas; 3 -Pesquisa Aplicada e 4 - Gestão Inovadora. O Projeto Caatinga Viva foi um dos quatro vencedores na segunda categoria 2.

Outros dois projetos apresentados por entidades do norte-riograndenses também saíram vencedores: Manejo Integrado do Rejeito da Dessalinização: Uma Alternativa Sustentável do Desenvolvimento no Semiárido Potiguar (UFERSA) e Reuso de Água Residuária para Produção de Forragem Animal no Município de Santana do Seridó - RN (Prefeitura Municipal de Santana do Seridó).

Confira os doze projetos vencedores do Prêmio Mandacaru II AQUI.
  
O Projeto

O Projeto Caatinga Viva foi concebido pelo pesquisador norte-rio-grandense Sílvio Tavares, da Embrapa Solos do Rio de Janeiro, com o objetivo de desenvolver um biocombustível sólido que pudesse ser usado como alternativa energética à lenha de caatinga utilizada nos fornos das indústrias cerâmicas instaladas no Baixo-Açu potiguar – os chamados briquetes.

Em 2010 o Projeto foi um dos mais de 900 inscritos no Programa Petrobras Ambiental, tendo ficado em primeiro lugar entre os 44 selecionados, de todo o Brasil. Com a aprovação, o projeto recebeu R$ 3,5 milhões para ser executado.

Por ser uma instituição de ensino e pesquisa, o IFRN foi escolhido para sediar a fábrica-escola de briquetes no Campus Ipanguaçu. Além de produzir os briquetes, a fábrica também funcionará como um laboratório em escala real para os alunos do Campus desenvolverem pesquisas sobre biocombustíveis sólidos a partir de outras matérias-primas, como é o caso do capim-elefante. 

Outras três instituições fazem parte do projeto: a Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), responsável pela articulação entre os diferentes atores sociais envolvidos nas questões ambientais na região e na capacitação de técnicos extensionistas e profissionais de nível superior que atuam na área ambiental; a Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN), que está testando uma tecnologia de tratamento final das águas do esgoto, utilizando-as para adubar a produção experimental de capim-elefante para produção de energia; e a ONG Carnaúba Viva, promotora de ações de educação ambiental atingindo 11 mil alunos e mais de 600 professores das escolas públicas dos nove municípios.
Por Alderi Dantas, 

NATAL


Câmara devolve mandatos de Djalma Maranhão e Luís Gonzaga dos Santos

Resolução 404/2014 de iniciativa do vereador George corrige injustiça histórica contra a democracia.

A Câmara Municipal de Natal realiza no próximo dia 3 de abril (quinta-feira) uma Sessão Solene para a entrega de certificados de diplomação “in memoriam” às famílias do Prefeito e Vice-Prefeito de Natal, Djalma Maranhão e Luís Gonzaga dos Santos, devolvendo de forma simbólica os mandatos cassados pela ditadura militar aos mesmos. A solenidade ocorre às 18:30 horas no plenário da Casa Legislativa. Na sexta-feira (4) às 10 horas haverá também o descerramento de uma Placa alusiva ao ato no Salão Nobre da Prefeitura de Natal. O dia 3 de abril de 2014 foi escolhido por ocasião do aniversário de 50 anos do impeachment e cassação dos mandatos de Djalma e seu vice.
De autoria do vereador George Câmara (PCdoB), a resolução Nº 404/2014 reconheceu como atos antidemocráticos e injustos a decretação do impeachment e a cassação dos mandatos e direitos políticos do Prefeito e Vice-Prefeito de Natal, Djalma Maranhão e Luís Gonzaga dos Santos durante o golpe militar em 1964. A resolução foi aprovada por unanimidade pelos 29 vereadores da Casa no dia 20 de fevereiro.
Segundo George, a iniciativa anulou a decisão da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal ocorrida no dia 3 de abril de 1964 devolvendo (in memoriam) os mandatos de Djalma Maranhão e seu vice durante o período da ditadura militar no Brasil. "Os 21 vereadores que faziam parte da legislatura que cassou o prefeito e seu vice fizeram um documento na época afirmando que não havia ocorrido pressão pela aprovação do impeachment, quando todos sabiam da pressão e influência dos militares. Foi uma grande mentira, uma farsa montada", explicou George Câmara.
Ainda de acordo com o vereador, a iniciativa repudia a decisão tomada por aqueles vereadores quando aprovaram o decreto que acatava os argumentos do Exército Brasileiro: que o Prefeito e o Vice-Prefeito de Natal, sendo comunistas, estavam impedidos de exercer seus mandatos. “Como forma de corrigir essa injustiça histórica, os nomes de Djalma Maranhão e Luís Gonzaga dos Santos, eleitos democraticamente, serão inscritos nos anais da Câmara Municipal, bem como, na sede da Prefeitura, como dignos representantes dos cidadãos natalenses”, coloca George.
Fonte: Boletim Eletrônico Cidadania.

PROSA RIMADA


Nos idos de cinquenta, na cidade de Assu, interior do Rio Grande do Norte, onde de tudo acontece, chegou um circo que trazia no seu elenco um toureiro destemido chamado Zé Tostão dizendo por toda cidade que, quem tivesse touro valente podia trazer para o circo que ele, Tostão, venceria. O poeta Andière Abreu (Majó) no longo poema intitulado 'A tourada que não houve', é quem narra aquela estória também por e amigos, vivida.Vamos conferir para o nosso deleite:

Logo que o circo chegou
Para toda Assu bradou
Que no seu elenco vinha
Um toureiro renomado
Valente, muito arrojado
Pois, muita coragem tinha.

Para falar a verdade
Percorreu toda a cidade
Com microfone na mão,
Gritando pra toda gente
Quem tiver touro valente
Traga para Zé Tostão.

Do gado dizendo horrores
Insultou os criadores,
Ferindo assim nosso brio,
Ele fez tanto barulho
Que mexeu com nosso orgulho
Topamos o desafio.

Majó e Chico Germano
Mais o Chicó que é seu mano
Juntamo-nos a Melé
Fomos procurar o touro
Só achamos no criadouro
De Francisco Pacaré.
Então mexemos o bico
Fomos falar com seu Chico
Pra cumprir a empreitada,
Ele pronto concordou
E o touro logo arranjou
Pra fazermos a tourada.

Para agradar Zé Tostão
Escolhemos com atenção
O melhor touro do gado,
Quinze arrobas e colhudo,
Bem forte e muito pontudo,
Mais bravo que irritado.

Cor preta de cara branca
Bem feito de peito e anca
Batizado Papangu.
Com cores desportista
Tinha que ser mesmo artista
Da nossa querida Assú.

Arengueiro e bem valente
Brigou com cavalo e gente
Fez uma festa sozinho,
Arrombou cerca e portão
Botou um muro no chão
Fez rastro em todo caminho.

O touro entrou numa casa
Passou por cima de brasa
Deu carreira em muita gente,
Respeito a nada a ninguém
Em jumento deu também
Pra mostrar que era gente.

Duas cordas na cabeça
Para que ninguém esqueça
Vou dizer quem segurava.
Era Henrique e Carnaúba
Iguais a maçaranduba
Mais fortes que fera brava.

Fora os vaqueiros citados
Foram ainda convidados
Cisso de Padre e Barão
Luiz Batista e Navega
Parando em toda bodega
Para aguentar o rojão.

Só para ter uma ideia
Toda esta grande epopeia
Durou um dia completo,
E o percurso era pequeno
Mas de indiferentes foi pleno
Deixou o povo inquieto.

E a tourada que não houve
Somente ao touro se louve
Pela sua valentia,
Pois noutro dia bem cedo
Toureiro e artista com medo
Deixaram a praça vazia.


Postado por Fernando Caldas.

DEL MONTE:

  Imprensa do RN exalta relevância do discurso de George Soares

George Soares
Preocupado com o panorama negativo que pode se abater por sobre o Vale do Açu e com consequências nocivas à economia de todo o RN, o deputado estadual George Soares (PR) alertou para a crise enfrentada pela empresa Del Monte Fresh Produce Brasil e a possibilidade de demissão de grande parte dos seus trabalhadores por conta de suas dificuldades em razão dos antagonismos climáticos.
E, mais que isto: mostrou com seu gesto de levantar a discussão para conhecimento de todo o RN, porque realmente é de fundamental importância a região contar com uma voz legítima na Assembleia Legislativa.
Sua iniciativa ganhou dimensão na imprensa potiguar.
Com o título Prejuízos, a coluna “Notas e Comentários” do jornal Tribuna do Norte desta quarta-feira (26) potencializou o pronunciamento de George Soares no plenário da Assembleia.
O texto abaixo está na citada coluna:

As demissões de trabalhadores da Del Monte, principal exportadora de bananas do Rio Grande do Norte, repercutiram no plenário da Assembleia Legislativa. A decisão da empresa foi noticiada, na semana passada, pela Tribuna do Norte. 
A Del Monte vai demitir mais de 6 mil trabalhadores no Estado. O deputado estadual George Soares (PR) pediu, durante o pronunciamento, que o Governo do Estado e as lideranças empresariais do Rio Grande do Norte tomem a iniciativa de tentar um diálogo com o grupo empresarial.

“São milhares de pais de família que perderão suas fontes de sustentação. Milhões de reais que deixarão de circular na economia do Estado. Em 2008 o vale do Açu sofreu com uma grande enchente e agora vive os efeitos da seca. O setor produtivo depende do clima e tem enfrentado grandes dificuldades”, alertou o deputado ao fazer um discurso em plenário.
Postado por Pauta Aberta. 

CULTURA:

Primeira etapa do projeto 'Praça das Artes' em Assú acontece no sábado


Pilotado pelo produtor cultural e comunicador Delzir Campelo, está mantida para sábado (29), na Praça Daniel Vieira Diniz, em Assú, a primeira de um total de 10 etapas do projeto cultural “Praça das Artes”.
A programação, aberta gratuitamente à população, terá seu princípio às 18h com uma série de manifestações culturais: cinema, poesia, teatro, música e apresentações circenses.
A etapa contará com a participação de artistas locais e de outras partes do Estado.
Delzir Campelo registrou que a programação comemorará três datas simbólicas que têm registro em março: Dia da Poesia, Dia do Teatro e Dia do Circo.
Idealizado pelo grupo de teatro amador Trupiniquim, que ele dirige, o projeto cultural “Praça das Artes” recebe o apoio de alguns parceiros, dentre os quais o Serviço Social do Comércio do RN (Sesc), o Sindicato do Comércio Varejista do Assú e o Sistema Federação do Comércio, Bens e Serviços do RN (Fecomércio).  
Postado por Pauta Aberta.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares luta dia e noite para recuperar 10 anos de abandono da região

Além de destinar emendas (verbas), como deputado ele fiscaliza o governo, debate, solicita e cobra o que é mais necessário para o Vale e o Estado.
  O Vale do Açu tem muito que agradecer a seu representante na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. Depois de dez anos, George Soares resgatou a cadeira ocupada por seu pai Ronaldo Soares e não parou de lutar um só dia pela região.
Hoje (quarta-feira) em sua agenda, o parlamentar teve sessão pela manhã, entrevista na SimTV a tarde e agora a noite reunião na Caern. A correria é grande. 
Tem sido assim a luta de George Soares para recuperar com muito trabalho e dedicação o tempo que o Assu e o vale passaram sem legítima representação no parlamento potiguar.

TARDE DE AUTÓGRAFOS

 
O escritor e poeta, membro da UBE/RN,  Paulo Caldas Neto (dos Caldas do Assu), estará autografando, no dia 23 de abril, às 18h, na Livraria Cooperativa Cultural - UFRN, os seus dois livros e a Antologia '15 Poetas do RN' - lançado pela Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura e Fundação José Augusto, por ocasião do VII Concurso de Poesia Luis Carlos Guimarães - 2013.  
Orgulhoso de sua colocação no concurso Paulo Caldas assim se expressa: "Compartilho com vocês este momento. Participem e vamos juntos desfrutar de mais uma festa literária!"
Se Deus nos permitir, confirmo presença. Parabéns Paulo!

quarta-feira, 26 de março de 2014

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares se reúne com presidente da CAERN para cobrar melhorias para abastecimento de água em Pataxó e Serra de João do Vale 
O deputado estadual George Soares esteve no fim da tarde desta quarta-feira (26/03) no escritório central da CAERN, em Natal, para cobrar do presidente da instituição Yuri Tasso soluções para o abastecimento de água na Serra de João do Vale e em Pataxó. O resultado da reunião foi o compromisso do presidenta da CAERN em resolver o quanto antes a compra das novas bombas d´água e limpeza do sistema, necessários para normalizar o abastecimento na Serra de João do Vale. Além disso, Yuri Tasso garantiu ainda ao deputado George Soares que até a próxima quarta-feira (02/04) serão apresentados os projetos das obras que permitirão a chegada de água de qualidade ao Pataxó.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

PRÊMIO

Sessão Solene em Assu; Presidente da Asconsep está na lista das agraciadas com a 

comenda Zilda Arns.

Proposta pela vereadora Maria Elizangela Albano (Elly da Saúde) do PSD, e aprovada de forma unanime pelos vereadores assuenses acontecerá nesta próxima quinta- feira, 27 de março tendo lugar o plenário da Câmara Municipal do Assu uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher cuja passagem se verificou oficialmente no dia 08 de março um sábado. Na referida sessão todos os vereadores farão a entrega da comenda Zilda Arns a 15 mulheres residentes no município. Na lista está inclusa dentre outras a presidente da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública – Asconsep Genilda Lima (Foto acima).
Elly
Elly da Saúde (foto) destacou que este é um reconhecimento ao trabalho prestado pela mulher para o desenvolvimento e crescimento do Assu. Sobre a patronesse da comenda, Zilda Arns foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Recebeu diversas menções especiais e títulos de cidadã honorária no país. Da mesma forma, à Pastoral da Criança foram concedidos diversos prêmios pelo trabalho que vem sendo desenvolvido desde a sua fundação. Em 2012 numa seleção por um formato internacional, Zilda Arns foi eleita a 17ª maior brasileira de todos os tempos. A sessão solene para entrega da comenda que leva o seu nome está marcada para começar às 20h horário regimental.
Fonte: Fique Sabendo.

CAUSO

Cuidado com o bolso
Poeta popular com vasto e multifacetado círculo de amizades, além de possuir reconhecido talento, Onésimo Maia (foto) é convidado para participar de uma festa na casa de um político seridoense. Sua tarefa é a mais simples possível, em face da sua capacidade criativa : enfocar através dos versos e com sua viola quadrantes da vida política dos envolvidos naquele encontro, como se fosse um Homero a narrar em forma de rima épicos sertanejos. Mostrando sua arte, Onésimo Maia desperta o entusiasmo de muitos circunstantes. Entre eles, o ex-governador Aluízio Alves, que resolve fazer um agrado. Aproximando-se, Aluízio, com os dedos entrançados, coloca uma cédula no bolso da camisa do poeta. Onésimo, de chofre, toma o gesto como tema ao improviso :

- Doutor Aluízio Alves agora compareceu / Meteu a mão no meu bolso, vou ver o que ele me deu / Do jeito que ele é sabido, pode ter levado o meu.

Postado por Parandubas Políticas - Gaudêncio Torquato.
(Só rindo 2 - A política do bom humor do palanque aos bastidores, de Carlos Santos) 
Foto: Blog Mendes & Mendes. 

REMINISCÊNCIAS

 
Em maio de 1953, Renato Caldas (foto) estava na cidade do Rio de Janeiro, então Capital Federal. Trabalhava por lá, mas, sobretudo estava aguardando a promessa que Aluízio Alves o fizera para publicar a 2ª edição de “Fulô do Mato”. 

No dia 11 de maio daquele ano, Renato escreve uma carta ao Deputado Aluízio Alves, cujo teor da poesia foi esta: 

Aluízio meu amigo
Somente hoje consigo
Assunto pra lhe escrever
Sou um pobre flagelado
Vivo em São Paulo apertado
Trabalhando pra comer.

O meu viver é tirano
Não gosto de Italiano
E sou forçado a gostar
O regime é esquisito
De tanto comer cabrito
Já comecei a berrar.

Aqui o frio é malvado
Estou ficando congelado
E não tenho cobertor
Quero deixar esta peste
Regressar para o nordeste
Prefiro sentir calor.

Para salvar-me quem há de?
Somente sua vontade
É quem pode me salvar
Tenha pena de Renato
Apresse “Fulô do Mato”
Não posso mais demorar.

Desde já muito obrigado
Disponha do seu criado
amigo, sincero, exato
se for possível eu lhe peço
abaixo tem o endereço
Responda para Renato.


Não sabemos qual foi a resposta de Aluízio Alves, mas o certo é que em junho de 1953, mas precisamente na casa do jornalista Francisco Góis de Assis, da “Tribuna da Imprensa, no Rio de Janeiro, foi feito o lançamento da 2ª edição de “Fulô do Mato”.

Francisco Martins

Referências:
Tribuna do Norte, Natal, 6 jun 1953. Coluna “Revista da Cidade”, p. 2.
_____________, Natal, 14 jun 1953. Coluna “Revista da Cidade”, p. 2.
Postado por: FERNANDO CALDAS.

 

HUMOR

Postado por: Sorriso Pensante.

terça-feira, 25 de março de 2014

ATIVIDADE PARLAMENTAR


Brasília, a capital do país, poderá se constituir na próxima etapa do esforço da população São Rafael no sentido de conseguir do Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), a regularização fundiária dos imóveis construídos pela autarquia quando da edificação da nova cidade, com o advento da barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves.

O caso envolve aproximadamente 730 habitantes de São Rafael que, até hoje, não conseguiram a titulação de suas casas.

Sugestão neste sentido foi feita pelo deputado estadual George Soares - PR (foto), segunda-feira (24), por ocasião da audiência pública que expôs o problema, na Câmara Municipal, pleiteada pelo vereador José Jean Dantas dos Santos, “Jean do PT”.

A intenção do parlamentar é que seja constituída uma comissão representativa de todas as forças políticas de São Rafael para ir à capital federal, semana que vem, tratar do tema diretamente num encontro com a cúpula do Conselho de Administração do Dnocs e do Ministério da Integração Nacional.

“Tive um contato com o diretor-geral do Dnocs, Dr. Emerson Fernandes, que me disse que a questão teria uma resposta dentro de 30 dias e me convidou para ir à Brasília discutir o caso, e eu propus aqui [na audiência pública] a formação de uma comissão de São Rafael para irmos juntos participar dessa reunião e ter uma posição final sobre o assunto”, declarou George Soares.
Postado por Pauta Aberta.

GLOSA

TÁ FALTANDO DUAS DOSES
PRU MUNDO SE ACABAR.
A velha terra tá tonta
De girar pelo universo
É um planeta perverso
Devastado do pé à ponta.
A população só apronta
Não quer nem dialogar
Vice de beber e jogar
Morre de overdoses...
Tá faltando duas doses
Pru mundo se acabar.


Autor: Ivan Pinheiro.
Mote dado pelo poeta Hélio Crisanto.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares cobra atenção ao caso da Del Monte

Em pronunciamento na AL, parlamentar mostrou preocupação com o futuro dos empregos no Vale do Açú

A demissão em massa no Vale do Açu anunciada pela empresa de exportação de frutas Del Monte Fresh Produce na semana passada foi tema do pronunciamento do deputado estadual George Soares hoje (25). Em sua fala, o parlamentar criticou a falta de planejamento, de visão política e espírito público do governo do estado que alega, através da imprensa, já fazer tudo que é possível para ajudar a empresa internacional que possui dez fazendas de produção de bananas na região. O deputado citou ações possíveis para auxiliar não são só a Del Monte, mas outras empresas que atuam no estado. 

As dificuldades para realizar as vendas para o exterior são o principal motivo alegado pela Del Monte para a demissão de 6.200 funcionários esta semana. Em entrevista à imprensa, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Sílvio Torquato, alegou que o governo já oferece isenção de ICMS e que não há mais o que fazer. "O custo de uma empresa é baseado em muito mais do que impostos. O Rio Grande do Norte tem hoje péssimas condições de infraestrutura que impedem a atração de indústrias para o Estado. Por causa dessa precariedade o Vale do Açú também praticamente perdeu a sua ZPE.", afirmou o deputado que busca contato com os administradores da empresa para discutir a situação. 
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

HISTÓRIA DO ASSÚ

PERFIL DO ASSÚ EM 1920

DE CONFORMIDADE COM INFORMAÇÕES DO HISTORIADOR ASSUENSE NESTOR DOS SANTOS LIMA, A CIDADE DO ASSÚ, NO ANO DE 1920, TINHA O SEGUINTE PERFIL: 
A cidade do Assú localiza-se em vasta planície arenosa, à margem esquerda do Córrego, (braço do Rio Assú, que se abre junto à Fazenda Farol, dois quilômetros ao sul da cidade, forma uma ilha coberta de extensos carnaubais e ótimas terras agrícolas, e reentra no mesmo rio junto à Casa Forte, ao norte da cidade).

Esse córrego serve de abastecimento d’água ao povo, quer nas cacimbas, outrora abertas ao seu leito, após as chuvas anuais, quer na Fonte Pública, construída em 1918, na administração municipal de Minervino Wanderley, a qual é provida de poço, bomba e moinho, que conseguem captar grande quantidade de água do subsolo.

A cidade, que fica em frente ao córrego, dista cerca de 2 quilômetros do grande rio Assú. Era o ponto onde se cruzavam as estradas comerciais de Pernambuco, Paraíba e Natal, para Mossoró e Ceará, do Seridó, Rio do Peixe, Pombal, Catolé do Rocha e quase todo o interior da Paraíba para as salinas do Assú e Macau.  Daí a sua grande importância comercial, hoje consideravelmente reduzida, devido à construção de outros caminhos e à falta de transportes rápidos para o litoral.

A cidade é constituída por um grande largo, a Praça da Proclamação, formado das quatro ruas principais, denominadas de Rua do Comércio (atual Praça Getúlio Vargas - lado sul), Rua São João (permanece o mesmo nome), Casa Grande (atual Praça Getúlio Vargas - lado norte) e Coronel Souto (atual Praça Getúlio Vargas - lado oeste), ficando-lhe, ao norte, a Igreja Matriz e, ao sul, o Mercado Público.  – Em meio da Praça, e sobre uns alicerces antigos (antiga Casa de Oração - primeira igrejinha da cidade), que o povo chamava Alto do Império, foi construída em 1900 uma coluna comemorativa da passagem do século dezenove.  Havia ainda as ruas São Paulo (atual Minervino Wanderley), Tenente Coronel José Carlos (que se prolonga até o Macapá) (provavelmente a atual Rua Ulisses Caldas), 7 de setembro, Pedro Velho (permanece o nome), Caridade (atual Av. senador João Câmara), Hortas, (depois, Moisés Soares), Dr. Amorim (antes, Flores) (atual Rua Prefeito Manoel Montenegro), Augusto Severo e Rosário (atualmente permanecem os nomes);  Havia as Praças Coronel Wanderley (antiga Canto), e Ulisses Caldas.

A construção das casas é sólida e algumas destas possuem bom aspecto arquitetônico. Os prédios Públicos são: A Intendência Municipal, cuja parte térrea serve de cadeia pública, o Mercado Público (com duas alas de compartimentos para pequenas casas de varejo, açougue e o grande alpendre central (no local onde atualmente está edificado o Mercado Público); a Casa de Caridade (construída em 1862, pelo missionário apostólico Frei José Antônio de Maria Ibiapina - atual IPI) o Cemitério Público (ao oeste da cidade), e o Grupo Escolar Tenente Coronel José Correia (à Rua São Paulo - atual Jardim Escola Recanto do Amor e da Educação).

A 28 de julho de 1874 foi inaugurada a Biblioteca Pública, que no ano seguinte possuía 581 volumes.  A Estação do Telégrafo Nacional, devida a insistentes pedidos dos Drs. Xavier da Silveira e Pedro Velho, Governadores Provisórios do Estado, foi instalada a 11 de dezembro de 1890, na Rua São Paulo. A cidade tem arrebaldes: ao norte, o Macapá e ao sul, a Fazenda São João.
(...) grifo nosso.
Foto: Intendência e Cadeia Pública.

SÃO RAFAEL

Deputado George Soares participa de audiência pública em São Rafael
O deputado estadual George Soares participou na noite de ontem (24/03) de uma audiência pública na cidade de São Rafael. O evento foi proposto pelo vereador Jean (PT) e o tema discutido foi a titularidade dos imóveis no cidade nova de São Rafael que já se arrasta há mais de 30 anos. O parlamentar foi à audiência acompanhado dos vereadores Rosane (PR) e Chico Alves (PRB), além do vereador licenciado Moacir (Solidariedade). Participaram também do evento o presidente da colônia de pescadores Z29 Irmão Joaquim e diversos representantes da sociedade saorafaelense.
Em seu pronunciamento, o deputado George Soares destacou a luta que vem travando para conseguir que o DNOCS autorize a emissão dos títulos de propriedade, incluindo uma reunião realizada em Brasília, com a presença do deputado federal João Maia e do presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves. Nesse encontro ocorrido após solicitação do deputado George Soares, o deputado Henrique Alves conseguiu o compromisso do diretor-geral do DNOCS Emerson Fernandes de resolver a situação o mais rápido possível.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares

ASSÚ:

Executivo licitará compra de piso intertravado e tátil concreto para canteiros

Pode ser que agora a gestão municipal do Assú conclua de fato determinadas obras em canteiros públicos, algumas delas com data de 2010, conforme placas indicativas colocadas naquele ano e que repousam solenemente no mesmo local.
Isso porque o Executivo está anunciando, através de sua Comissão Permanente de Licitação (CPL), a realização de um certame licitatório que supostamente atende este propósito.
Veiculado nesta terça-feira (25) por meio do Diário Oficial do Estado, aviso de certame dá conta do Pregão Presencial nº 040/2014.
O objetivo desta licitação, segundo o comunicado assinado pela pregoeira oficial da municipalidade, Vera Lúcia Barbosa Dantas Albino, é a aquisição de piso intertravado e tátil concreto para serem utilizados em canteiros públicos do município.
A recepção das propostas está marcada para 12h30 do dia 09 de abril, na própria Prefeitura.
Agora, se alguém perguntar porque alguns empreendimentos não foram feitos, como por exemplo, nos canteiros que margeiam a pista asfáltica da Avenida Senador João Câmara, imediações da igreja de Irmã Lindalva & São Cristóvão, onde a placa indica o ano de 2010, a solução é indagar a quem tem a chave do cofre.
Essa obra citada, dormita desde 2010, e previa, com recursos da União, a construção de um logradouro no citado trecho.
O investimento foi orçado em R$ 106.988,34, correspondente ao contrato 0336415-11/2010, sob responsabilidade da empresa Três Construtora Ltda.-EPP.
O que foi feito com este dinheiro de 2010 para cá pode ser uma boa indagação à gestão.
Quem sabe o Ministério Público também se interessa em encontrar resposta para esta interrogação?
Ou não?
- Postado por: Pauta Aberta.
 

segunda-feira, 24 de março de 2014

BRINQUEDOS POPULARES.

ARGOLINHA
A ARGOLINHA é um jogo interessante que pode ser realizado juntamente com folguedos populares e festas religiosas com o objetivo de agradecer ou comemorar alguma data importante, ou somente como diversão garantida para meninos, principalmente, os moradores das zonas rurais.

O jogo é realizado em espaço amplo, geralmente em um descampado, praça, parque, ou pátio bem cuidado, para que possa ser demarcada a pista ou trilha da corrida. Colocam-se dois postes de madeira, nos quais é amarrada uma corda, de um lado a outro. Na corda, diversas argolinhas, com aproximadamente 10 centímetros de diâmetro, são suspensas. Enfeitadas com fitas, as argolas são penduradas pela garra.

A corrida de argolinha é constituída por doze cavaleiros, divididos em dois cordões: o cordão encarnado e o cordão azul. Os dois pares dianteiros têm o nome de primeiro e segundo matinadores, que são os chefes, respectivamente, dos cordões encarnado e azul.

Os cavaleiros colocam-se em fila, de lança em punho, e, dado o sinal de partida, devem largar em carreira, tendo que, na passagem, retirar uma argolinha com a ponta da lança. Terminadas as seis carreiras, o partido que tiver o maior número de argolinhas vencerá.

Antes do acontecimento são preparadas antecipadamente as roupas dos cavaleiros, que devem ser vistosas. Seus animais também são enfeitados com as cores do cordão e, além disso, devem ser muito bem tratados, pois são muito importantes para o bom desempenho do participante. O cavaleiro passa muito tempo montado em seus animais para que ambos estejam bem preparados e aquecidos na hora de mostrar suas habilidades.

Diversão e animação não faltam, pois a corrida de argolinha atrai sempre uma grande torcida. E todos com as bandeirinhas nas mãos, acenam com euforia, a cada cavaleiro que passa. Muitas vezes, depois da brincadeira, acontece um “forrozinho”, ao som da sanfona, zabumba e pandeiro, para comemorar o cordão vencedor (Neneca Barbosa, 2007).

Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares: Editora IFRN.
Foto ilustrativa: Marluce Aires. 

DO BLOG: A ARGOLINHA foi uma brincadeira atrativa das festas do Assu. O seu completo desaparecimento ocorreu na década de sessenta. Um dos últimos campos da realização do evento foi no local conhecido por Lagoinha – centro da cidade. 

SONETO

PERFEIÇÃO

Na formação ímpar da tua beleza
O autor da obra não poupou cautela
Milimetricamente de uma costela
Deu-te o ar da graça, delicadeza

Em teus olhos pôs toda clareza
Pincelando-te o corpo fez-te tela
Onde teu oculto em teu andar revela
Num compasso pleno, total sutileza

Curvou-se a vida a te copiar-te
Esmeralda maior em escarlate
Pérola, rubi, além-fascinante

Em cada membro tens a perfeição
De brilho e cor, fascinação
Mulher, ouro, pedras, diamante.

Edivam Bezerra - Poeta Assuense.

A inesquecível aniversariante neste dia!!!
FELICIDADES. (22/03/2014).

Foto Ilustrativa: Lírio Selvagem.

ATIVIDADE POLÍTICA

Deputado George Soares se reúne com lideranças políticas em Itajá O deputado estadual
George Soares participou nesta segunda-feira de uma reunião, seguida de almoço, com lideranças políticas da cidade de Itajá. O tema da conversa foi o posicionamento do PR e de seu grupo no cenário político em 2014. Além do parlamentar, participaram da reunião o vice-prefeito de Itajá Maxsuel (PMDB), vereadores Maxsilvan (PMDB), Marcondes e Geraldo (ambos do Solidariedade) e o ex-vereador Manoel Roberto. O verador Neto de João Silva que também faz parte da base de apoio ao mandato do deputado George Soares não participou por estar viajando.
Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual George Soares.

NOTA

Sindicato das Empresas de Comunicação emite nota para esclarecer sobre ação do MPE

O Sindicato das Empresas de Comunicação do Rio Grande do Norte decide vir a público informar e esclarecer à sociedade potiguar sobre ações movidas pelo Ministério Público Estadual que, a propósito de garantir recursos para as áreas da Saúde e da Segurança Públicas, apresentam indícios para serem tidas como esdrúxulas, inoportunas, incoerentes e desafiadoras à legalidade. O fatos elencados a seguir baseiam e comprovam essa impressão.

1) Inicialmente, cabe ressaltar que as empresas de comunicação potiguares não discordam da interpretação do MPE/RN sobre a urgência de medidas para os setores da Saúde e da Segurança, e para tanto têm destacado diariamente nos seus noticiários os detalhes dramáticos da grave crise que atinge essas áreas. Quem está informado sobre essa situação compreende, sob uma análise imparcial da realidade, que tal crise não é pontual, tem origens que remontam a décadas e exigem mais do que soluções paliativas, como a simples transferência de recursos orçamentários de uma rubrica para outra.

2) Ao eleger a verba publicitária do Governo do Estado como alvo de uma "transferência de recursos emergencial" para essas áreas, o MPE/RN escamoteia a discussão e possíveis ações, no âmbito do próprio agente fiscalizador da lei, que contribuam para uma distribuição e/ou equilíbrio maior entre recursos/despesas no Estado, além de inviabilizar o uso dessa verba em campanhas de informações educativas que esclareçam à população sobre direitos e a utilização de serviços nestas mesmas áreas. A verba publicitária representa 0,19% do Orçamento Geral do Estado/2014 e apenas 1,21% do que está destinado à Saúde e 1,75 do que é para a Segurança.

3) Insuficiente, como possibilidade real de solução para as crises da Saúde, Segurança ou qualquer outra área de atuação do Executivo, a verba publicitária prevista pelo Governo do Estado é parte importante na cadeia produtiva do mercado de comunicações potiguar, área fundamental não só por gerar empregos e receitas, mas sobretudo pelo papel social na produção de informações e conhecimentos, garantidores da democracia, além de uma ação fiscalizadora que contribui para a transparência dos atos de todos os agentes públicos, incluídos aí o Governo e o próprio MPE/RN.

4) Tal verba publicitária foi sancionada por representantes do povo - quando da aprovação do Orçamento na Assembleia Legislativa - assim como os contratos, dela decorrentes, com as empresas de comunicação, agências de publicidade, produtores, etc, foram avalizados legalmente no devido processo licitatório realizado pela Secretaria de Comunicação do Governo. Em nenhuma dessas etapas houve questionamento sobre a legitimidade e/ou legalidade do Executivo poder dispôr de verba publicitária com que contratar as empresas prestadoras dos serviços específicos para produzir e veicular propaganda oficial. Aliás, a publicidade oficial é um ato público reconhecido e regulamentado por um conjunto de normas legais, nas três esferas do Executivo, perfeitamente legítimo e moral.

5) É contra esse conjunto de normas legais, além da liberdade e do direito à informação; a autonomia dos Poderes para decidir sobre orçamentos próprios (objeto, inclusive, de contenda pró MPE/RN com o Governo atual) e do equilíbrio econômico no mercado de comunicação potiguar, que as ações atuais contra a verba publicitária atentam. Tentativas com objetivos semelhantes, originadas em instâncias inferiores do Judiciário, foram inviabilizados pelo correto entrendimento jurídico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que, em decisão do desembargador Cláudio Santos, não reconheceu nem o móvel da ação nem a competência do agente para tal.

São esses os fatos e as razões que levam as empresas de comunicação do Rio Grande do Norte a vir a público e reafirmar sua convicção na legitimidade de sua atividade como prestadoras de serviços na veiculação da publicidade oficial; na legalidade do ato de governo em promover essa publicidade; no anacronismo, ineficiência e fragilidade de ações que tentam negar essa legitimidade e/ou legalidade.

Sindicato das Empresas de Comunicação do Rio Grande do Norte

PESQUISA

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a divulgação de uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano revela que, embora muita gente não reconheça, o Brasil ainda é um país marcado pela dominação masculina. De acordo com o levantamento feito pela empresa de inteligência e pesquisa de mercado Expertise, 75% dos brasileiros se consideram um povo machista. Apesar dessa percepção de uma sociedade patriarcal, apenas um em cada três homens entrevistados admitiu ser machista. Para especialistas, os números não surpreendem, mas são um alerta para uma necessidade de mudança de hábitos.

“Isso é preocupante porque quanto mais machista a sociedade, mais violenta ela é. O machismo sustenta valores de hierarquia, mando e controle, e as gerações vão perpetuando essa prática sem pensar os efeitos que criam”, afirma a psicóloga Cláudia Natividade, membro do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Ela ponderou que os dados são “até generosos, porque todas as práticas que temos na sociedade são extremamente machistas”.

Quando o assunto é dividir as contas, o levantamento da Expertise revela um dado curioso. Embora não se considerem machistas, a maioria dos jovens de 18 a 29 anos – 57% – acredita que o homem precisa bancar os custos do motel. Em relação a restaurantes ou bares, 35% também acham que o homem deve pagar a despesa sozinho.
Postado pelo Blog do BG.
Foto ilustrativa.