sábado, 22 de março de 2014

PARABÉNS!

Recebi este e-mail do amigo e poeta Paulo Caldas:
 
"Divido com vocês mais uma vitória o 3º lugar no VIII Concurso de Poesia Luís Carlos Guimarães da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto do Governo do Estado do RN. 

Agora, posso dizer sou poeta! Para alguns, faço jus ao meu sobrenome e vim de lá mesmo, da Terra dos Poetas (Assu/RN). 

Em anexo, a Antologia do Concurso para vocês constatarem o esforço e um trabalho de anos. Agradeço a todos que sempre acreditaram em mim aos poetas que compuseram a Antologia e ajudaram de certa forma a construir este trabalho!

Paulo Caldas Neto,
Escritor-UBE/RN".

Do Blog:
PARABÉNS PAULO, VOCÊ É UM VENCEDOR!

GLOSA

NÃO PENSEI NUNCA QUE VISSE
UM HOMEM COMENDO LIXO.
Não imaginei que existisse
Quase que pedia socorro:
Homem igual a cachorro
NÃO PENSEI NUNCA QUE VISSE.
Pois vi, ninguém me disse:
Defronte a um bar prolixo,
De cócoras e cabisbaixo,
No canteiro da avenida,
Vi, faminto... “Sem vida”,
UM HOMEM COMENDO LIXO

Autor: Ivan Pinheiro. 

O fato se deu quando eu passava de ônibus pela Rua Potengi e observei no canteiro central da avenida, em frente a um bar/restaurante, um jovem mexendo num saco preto e comendo o restante de comida jogada no lixo.
Natal, 14 de março de 2014.
Foto ilustrativa: Frâncio de Holanda.

POLÍTICA

Durante sua fala no encontro do PR Mulher em São Gonçalo do Amarante, o presidente estadual do PR, João Maia, destacou o papel do político e suas responsabilidades. “Político pra valer têm sonhos, ambição, projetos para fazer a grande diferença para o seu município, para o seu estado. Aqui em São Gonçalo, o trabalho realizado por Jaime Calado tem mudado o município. São Gonçalo foi à cidade, depois de Natal, que mais gerou emprego no Rio Grande do Norte“, disse o deputado. João Maia destacou também a força da mulher no dia a dia, fazendo seu papel de mãe, esposa e profissional.

Além do deputado federal e Presidente Estadual do PR, João Maia e da presidente do PR Mulher, Shirley Targino, o evento contou com as presenças do prefeito Jaime Calado, do deputado estadual, George Soares, do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Veríssimo, da primeira dama de São Gonçalo, Dra. Zenaide Maia, das vereadoras Valda Siqueira, Arlete Paiva, da representante do PR Mulher de São Gonçalo, Delma Silva, do vereador Ninho, dentre outras autoridades.
Comissão Diretora Regional - RN.

ESCOLA RENATO CALDAS:

Ex-diretora-geral da Escola Estadual Poeta Renato Caldas, em Assú, a professora Fabíola Diógenes da Fonseca Santos (FOTO), agora investida nas atribuições de coordenadora administrativa, é esperançosa de que até o mês de maio o estabelecimento escolar possa estar de voltar ao seu local de origem: o CAIC Poeta Renato Caldas, localizado no bairro Vertentes.

A estrutura, que submete-se a todo um processo de total recuperação física, num investimento global de mais de R$ 2 milhões, realizado pela Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC), deverá estar pronta até o mês por ela citado e, por esta razão, sua convicção de que o regresso do núcleo escolar ao local poderá concretizar-se brevemente.

A professora Fabíola Diógenes também expõe sua alegria diante da perspectiva de que o prédio do CAIC possa também acolher as instalações do Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual (Nore), conforme entendimentos ocorridos esta semana e que, agora, estão sendo diligenciados esforços na esfera do Governo do Estado para que isso aconteça, gestões estas que estão sendo articuladas pelo deputado estadual George Soares (PR).
Postado por Pauta Aberta.

SÃO RAFAEL:

Audiência colocará em discussão legalização de imóveis edificados pelo Dnocs
Vereador em exercício na cidade de São Rafael, em razão da licença médica do vereador Moacir Cesário Dantas (SDD), José Jean Dantas dos Santos, “Jean do PT”, é autor de proposição que postula a realização de uma Audiência Pública, já deferida em plenário, para que seja discutida a questão da legalização dos imóveis construídos no município pelo Governo Federal, através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

O vereador petista transmite que a Audiência Pública em questão será realizada nesta próxima segunda-feira (24), às 20h, na sede do Poder Legislativo rafaelense.

Para tal oportunidade, o parlamentar-mirim espera poder contar com a participação de representantes do Ministério Público, Poder Executivo, Assembleia Legislativa do RN, organizações religiosas, sindicatos e demais segmentos sociais de São Rafael.

“Jean do PT” adianta que, para tal programação, já estão confirmadas, dentre outras, as presenças da Promotoria de Justiça da comarca local e dos deputados estaduais George Soares (PR) e Fernando Mineiro (PT).
Postado por Pauta Aberta.

ARTIGO:


Os dez primeiros anos do resto de nossas vidas.
Em 2014, a Editora Jovens Escribas está completando dez anos. Mas as comemorações vão além dos anos constituídos enquanto editora. A literatura potiguar comemora, sobretudo, o projeto editorial sério, solidificado, e a eficácia em despertar a nova geração para a leitura, para os livros, principalmente sem ser bairrista, graças ao talento de Carlos Fialho, Patrício Júnior e companhia.

Em uma década, a editora lançou vários títulos; alguns já são clássicos locais. Uma verdadeira proeza no mercado editorial potiguar. Autores consagrados como Nei Leandro de Castro, Plabo Capistrano, Clotilde Tavares e Nelson Patriota foram publicados pela Editora, além de vários outros literatos.

É evidente que desde o início do trabalho, os jovens escribas têm prezado por bons conteúdos e excelente concepção gráfica das suas obras. Tendo em sua linha editorial textos sobre temas variados , a editora também se destaca por promover eventos que propiciam o incentivo à leitura no Estado.

Acredito que este histórico é só o começo. Com uma prática simples e ao mesmo tempo revolucionária, fazendo história em solo potiguar, os jovens escribas conseguiram despertar o interesse e a atenção de leitores em geral, tornando-se conhecidos em todo o Estado, além de outros recantos do país.

Thiago Gonzaga
Escritor, Especialista em Literatura Potiguar pela UFRN.
Postado por: 101 Livros do RN.

POETA ASSUENSE


Bonifácio é um poeta das antigas do Assu, onde nasceu no dia 5 de junho de 1937. Eu tive o prazer de ter sido seu vizinho na terra assuense, além de ter sido algumas vezes, seu companheiro de farras intermináveis em Natal, onde ele fora tabelião público. Antes teria sido tabelião na Comarca do Assu/RN. Bom declamador. Rômulo Wanderley na sua antologia intitulada de Panorama da Poesia Norte-Rio-Grandense, 1965, depõe que Bonifácio “estudou no Colégio Marista de Natal e, desde então, começou a enamorar-se da poesia.”.

Bonifácio tem publicado o livro de poesia intitulado de Terra Prometida, 2001, prefaciado pelo poeta imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras Diogenes da Cunha Lima. Boni, como é chamado na intimidade, é filho de Francisco Assis da Cunha (Chico Pacaré) que fora no Assu empreendedor e pecuarista, e de dona Francisca Leonor da Cunha, cujas figuras cheguei a conhecer e conviver na intimidade. Seus versos tem qualidade literária. É de sua autoria o soneto sob o título de Regeneração. Vamos conferir:

Já fui da vida um grande enamorado...
Tinha em minha alma a rósea sinfonia:
De vinho ardente em horas vãs de orgia,
Nas noites de volúpia e de pecado.

Como D. Juan, vibrante, apaixonado,
Galanteador soberbo de alma fria,
Para conquista lúbrica vivia,
Tentando macular o amor sagrado.

Uma noite... Ó que noite estranha aquela...
Senti meu ser num sonho arrebatado,
Pelo anjo negro que os mortais nivela.

... Quero mudar a minha vida... Juro!
Quero dormir nas noites do passado,
Para acordar na aurora do futuro!

Bonifácio é casado com Idenilde Cunha. Certo dia, contou-me que estava numa mesa de bar e pressentiu que iria morrer! E ali mesmo escreveu um poema dedicado a sua amada. As duas últimas estrofes, diz assim:

Idenilde. Você hoje está livre!
Eu estou livre também.

+ a contar sobre Bonifácio Santos da Cunha!

Postado por Fernando Caldas

COMEMORAÇÃO:

As mulheres foram as maiores homenageadas em evento organizado pelo PR Mulher em São Gonçalo do Amarante na noite desta sexta-feira (21).

O deputado estadual George Soares (PR) participou da comemoração em companhia do presidente do diretório estadual da sigla, deputado federal João Maia; prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado; primeira-dama do município Zenaide Maia; a presidente do PR Mulher no Estado, Shirley Targino; e, a presidente no município, Delma Soares.

Em seu discurso, o deputado George Soares enalteceu a importância da participação da mulher na política, citando ainda que apenas 10% dos cargos eletivos no Brasil hoje são ocupados por mulheres.

“É preciso que mais mulheres participem da política no nosso Estado. Elas representam 52% dos eleitores e suas ideias são importantes para contribuírem com o desenvolvimento da nossa sociedade”, disse o parlamentar.

sexta-feira, 21 de março de 2014

SALÁRIOS:

  Servidores da saúde em Assú trazem a público insatisfação com a gestão local

Há todo um sentimento de insatisfação por parte dos servidores públicos da área de saúde com referência à administração Ivan Júnior (PROS), em Assú, no tocante à campanha salarial da classe.
 
A questão foi alvo de discussão na esfera da Comissão Permanente de Negociação constituída na instância do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Assú (Sindsep).
 
A categoria defendeu o pagamento do reajuste salarial em março, junto com o pagamento da majoração retroativa a janeiro e fevereiro e, em maio, o envio de Projeto de Lei à Câmara criando uma data-base para a campanha salarial dos funcionários da saúde.
 
O descontentamento dos trabalhadores da saúde do município, pelo fato de os reajustes terem sido transferidos para maio pela gestão, sem que os trabalhadores tivessem sido informados da mudança, é confirmada por membros da diretoria colegiada do Sindsep, dentre os quais Eurian Nóbrega e Mirtes Marione.
 
Agora, o sindicato e associados esperam pela nova posição oficial do governo municipal no que refere-se ao resgate das obrigações salariais e outros pontos reivindicados e, paralelamente, pretendem promover uma manifestação enfatizando principalmente a instituição da data-base.
 
As declarações de Eurian Nóbrega externam preocupação com questões que possam comprometer os compromissos salariais da gestão com o quadro de pessoal efetivo. 
 
(...) Nós não temos nada contra as pessoas contratadas e cargos comissionados, desde que isso não interfira no pagamento dos salários dos servidores de carreira”, advertiu o representante sindical.
 
(...) Acho que é importante a gente estar observando até que ponto o nível de contratação não estrangula e não coloca em risco o pagamento daqueles servidores de carreira (...)”, completou Eurian Nóbrega.
Postado por: Pauta Aberta