sábado, 15 de março de 2014

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

ANEL
A brincadeira do anel é uma diversão muito praticada pelas crianças. Em todas as cidades visitadas do Estado, brincava-se de ‘passar anel’. Ela consiste em adivinhar em que mãos está escondido o objeto. Assim, um grupo de crianças se reúne para passar o anel e, de mãos em forma de concha, se preparam para a ‘dona do anel’ passá-lo de mão em mãos. Logo então, escolhe-se uma criança voluntariamente, a quem é perguntado: Com quem está o anel? Se adivinhar, essa criança será a nova dona do anel, e assim segue a brincadeira. Dona Josefa (2006), moradora de Sibaúma, diz ter brincado bastante de ‘passar anel’: “Não se tinha o anel, mas pedrinhas”. Segundo o relato de mais pessoas, antes de brincar com o anel, o objeto passado pelas mãos era uma pedrinha ou qualquer outro objeto pequeno. Além disso, a brincadeira era muito praticada nas festas de casamento por muitos jovens e adultos, não apenas crianças. Socorro (2007) infância em Nova Cruz, relembra que: “quem descobrisse em que mãos estava o anel, seria a próxima a casar, arranjar um marido”.

Há duas formas do jogo do anel: a primeira é brincada tanto por crianças quanto por rapazes e moças e, às vezes, até por pessoas mais velhas, nas reuniões familiares. Araújo C. (2006), conta que viveu a infância em Caicó, relembra:
Sentávamos uma ao lado da outra, cada uma com suas mãos juntas, palmas com palmas. Uma criança ficava de pé com o anel e o colocava entre as mãos, que ficava na mesma posição das outras crianças, isto é, palma com palma. Essa criança passa suas mãos entre as mãos de cada uma das crianças. Aí a que está de pé, senta-se na roda e perguntava a uma outra criança: “com quem está o anel?”. Se fosse eu, então levantava e começava a cheirar as mãos das minhas colegas, procurando o anel. Se acertando seria a próxima a passar o anel; se errasse, pagava uma “prenda”, um castigo como se diz.

Melo, V. (1985, p.153) aponta uma outra variação desse jogo em Natal:

Formam uma roda, com uma menina no centro, onde há um cordão seguro por todas e onde, escondido na mão de alguma, enfiado no cordão, está o anel. Este vai passando de mão em mão, enquanto a criança do centro procura descobri-lo. Se adivinha a menina que o possui ou vê quando esta passa o anel para a outra, a criança que foi vista passará para o centro da roda e vai procura-lo por sua vez.

Passada de geração a geração, a brincadeira do anel continua encantando as crianças e sendo praticada até os dias atuais, inclusive nas escolas, como atividade lúdico-pedagógica.
Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares: Identidade e memória. Editora IFRN.
Foto ilustrativa.

sexta-feira, 14 de março de 2014

PRIORIDADE:


Preocupado em inserir o Vale do Açu nas discussões políticas com vistas a obter o comprometimento dos que se propõem a governar o Estado a partir de 2015 para com a região, o deputado estadual George Soares - PR (foto) se debruçou esta semana por sobre importantes compromissos político-partidários.
O parlamentar se reuniu primeiro na quinta-feira (13) com o deputado federal e presidente do diretório estadual do PR, João Maia.
Nesta sexta-feira (14) o encontro com a vice-prefeita de Natal, ex-governadora e presidente do diretório estadual do PSB, Wilma de Faria.
Neste sábado (15), pela manhã, na capital do Estado, o contato será com a cúpula do PMDB, à frente o presidente do diretório estadual, deputado federal Henrique Alves, e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho.
George Soares é de opinião que é fundamental que o Vale do Açu possa estar inserido no contexto dos debates acerca de projetos, programas e demais ações institucionais no momento em que se afunilam os entendimentos e conversações com vistas ao processo sucessório de 05 de outubro.
“O diálogo que temos travado com estas lideranças é movido exclusivamente pelo propósito de fazer com que o Vale do Açu esteja presente em posição de expressão no temário do desenvolvimento regional e que mereça o devido destaque nos planos de governo que serão levados à praça pública durante a campanha eleitoral que se avizinha”, sintetizou o representante da região na Assembleia Legislativa do RN.
Postado por Pauta Aberta.

ARTIGO

O POTENCIAL DO TURISMO NO VALE DO AÇU

Joacir Rufino de Aquino &
Augusto Carlos A. T. Carvalho
(Economistas e professores da UERN).
A microrregião do Vale do Açu – constituída pelos municípios potiguares de Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael - apresenta muitos potenciais econômicos, que não estão restritos apenas à fruticultura irrigada e a extração de petróleo. Entre eles, um que tem sido pouco aproveitado é o turismo, notadamente uma atividade de grandes perspectivas, especialmente quando se leva em conta a força dos seus impactos sociais diretos e indiretos.
Porto Piató - foto Samuel Fonseca

Localizado em uma posição estratégica no mapa do Rio Grande do Norte (RN), o Vale do Açu reúne em seu território uma série de atrativos e amenidades, como, por exemplo, paisagens naturais, oferta abundante de águas correntes e represadas, patrimônio histórico, atividades econômicas, além do seu maior “tesouro” que é a diversidade de manifestações culturais da sua gente. Esses recursos, materiais e imateriais, possibilitam o desenvolvimento de múltiplos tipos de turismo: religioso, pedagógico, histórico-cultural, de aventura, rural, dentre outros segmentos perfeitamente factíveis.

Barragem Armando Ribeiro - Assu/Itajá
Foto: fotógrafo não identificado 
O aumento do fluxo de pessoas para o território açuense, proporcionado pela dinamização de tais atividades, poderia gerar um efeito multiplicador do emprego e da renda positivo, beneficiando a população do campo e da cidade através do incremento da produção de alimentos, do artesanato, da indústria e do setor de comércio e serviços. O turismo, dessa forma, seria a inovação complementar que ajudaria a alavancar as atividades econômicas já estabelecidas no espaço regional. A ampliação da escala de produção ocorreria não para os produtos e serviços viajarem, mas para os consumidores viajarem até eles.

Rio Piranhas / Assu - Foto Junior Juninho
Se a cadeia produtiva do turismo apresenta todos esses benefícios potenciais, o que falta para ela deslanchar no Vale do Açu? A resposta a esta pergunta é simples e ao mesmo tempo representa um grande desafio que se refere, principalmente, aos limites relacionados à atuação do governo do RN e à dos gestores dos próprios municípios que compõem este espaço geográfico particular.

Em âmbito estadual, falta uma política de descentralização do turismo para além do litoral que banha a capital potiguar. Na verdade, o interior do estado sempre esteve fora da “visão” do centro planejador e muito disto se deve ao fato de que a concentração espacial é ótima para o “trade do turismo”. São destinos como Natal e Pipa, onde estão os grandes investimentos no setor, e, portanto, onde toda estratégia se reverte em concentrar a demanda (turistas), especialmente nesses anos de preparativos para a Copa do Mundo de Futebol 2014. Já no que diz respeito às administrações locais, o problema é a carência de planejamento e incentivo para criar infraestrutura, divulgar a região, qualificar mão de obra e, acima de tudo, a falta de força política para enfrentar a disputa orçamentária com os grandes beneficiários do setor.

Dunas do Rosado - foto: Join Date
Cabe destacar que a atividade turística é de natureza complexa e envolve etapas que vão desde a decisão governamental em apoiar o segmento, até uma delicada orquestração de instituições e de atores para fazer com que de fato as ações se concretizem. Atrativos como a lagoa do Piató, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o rio Piranhas-Açu, as belas dunas de Porto do Mangue, os casarões e fazendas históricas, entre outros, não serão convertidos em roteiros turísticos se não houver ações públicas efetivas para que isto aconteça. Isto porque não basta contar com alguma amenidade que atraia esporadicamente a atenção de visitantes, é preciso que as condições logísticas sejam postas para algo virar uma atração que possa se manter do ponto de vista econômico e ambiental.

Neste contexto, para transformar o potencial turístico açuense em realidade, compreende-se que a luta poderia começar em duas frentes. Uma delas se refere ao fortalecimento da união entre instituições e atores da microrregião para que possam ser convertidas em projetos efetivos às propostas do Polo Turístico Costa Branca, que, além do litoral norte, abrange também parte importante do sertão potiguar. A outra medida estratégica consiste em começar a proteger, recuperar e valorizar de forma mais responsável o patrimônio histórico e natural da área, que vem sendo degradado ao longo do tempo sem qualquer preocupação. Os bons resultados registrados nos territórios mais avançados em matéria de turismo ensinam que esse é o primeiro passo para que as diferentes ramificações dessa atividade possam florescer e, assim, contribuir para a promoção do processo de desenvolvimento local.
Artigo publicado no jornal O Mossoroense , Mossoró/RN, 14 de março de 2014. p. 5.

HOMENAGEM PARLAMENTAR


DIA DA POESIA

A Terra dos Poetas comemora o Dia Nacional da Poesia


Nesta sexta-feira (14) é o Dia Nacional da Poesia. A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, um dos maiores poetas brasileiros, nascido em 14 de março de 1847. Este dia é especialmente significativo para a cidade de Assú, denominada: "Terra dos Poetas". Este ano mais uma vez a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Eventos e da Secretaria Adjunta de Cultura, realizará uma programação especial no Cine Teatro Pedro Amorim para comemorá-la.

A programação prevê o lançamento do 4º volume da caixa de poetas do Assú, coletânea com 10 livretos contendo trabalhos de poetas assuenses. "Começamos esta coletânea apresentando os poetas mais antigos, estamos dando continuidade, de forma cronológica, até chegarmos aos poetas da atualidade", explicou Gilvan Lopes, secretário adjunto de cultura. Também será distribuído o encarte "Assú de poesia em poesia" com poemas que foram produzidos pelo público durante a comemoração em 2013.

O evento contará ainda com as seguintes atrações: poeta, declamador e apresentador paraibano Raudênio Lima; Ribamar Freire e Raolin Silva, realizando um grande desafio de violas; músico, poeta, trovador e declamador Genildo Costa. O espaço também estará aberto para recital dos poetas da terra, que serão acompanhados pelo violonista Grimaldi.

Segundo o secretário Daílson Machado, a comemoração do Dia Nacional da Poesia tem como objetivo possibilitar o acesso à linguagem poética, despertando o prazer de ler, ouvir e produzir poesia. O evento terá inicio às 18h30min.

SEACOM - PMA

DIA DA POESIA

Aos detentos deste dom, minhas felicitações neste dia!!!
A POESIA

Dom de Deus, dom supremo
Onde meu eu as vezes tenho lido
Receber esse dom é ser escolhido
De Deus a viajar pelo mundo extremo

Que mais temerei? nada temo
Se o próprio Deus tenho obedecido
Em poesia sua voz ao meu ouvido
Se assemelha a um barco, remo

Nas águas torrentes, frias , turvas
Bramem as cachoeiras, as curvas
Onde o imaginária não navegaria

Volto ao céu, as nuvens, aos meus
De onde vim voltarei, quando adeus
Nascí, viví, crescí, morrí, tudo poesia

Edivam Bezerra
Poeta Assuense.

quinta-feira, 13 de março de 2014

DIA DA POESIA

A POESIA
A linguagem poética
Não tem sotaque,
Ocupa lugar de destaque
Nos estudos da fonética.
A boa poesia, com ética,
Vai ao casebre do pobre,
Ao palacete do nobre,
Aos recantos da cidade,
A qualquer universidade
Sem encontrar quem a dobre.

A poesia não sai de moda
Não envelhece nem morre.
Cria-se lúcido e de porre (?!).
Ao ego agrada, acomoda...
Mas, vez por outra, incomoda,
Bate forte no coração
Como se fosse um ferrão...
Um tiro de bacamarte.
Aí, o poeta buscando a arte,
Encontra a bonança... A emoção.

Autor: Ivan Pinheiro
Assu/RN, 20/08/2002.

DIA DA POESIA

SOFRER POR AMOR

Todo o gozo pode em dor se transformar
O sofrimento do amor nos dá prazer...
- Ninguém pode viver sem amar!
- Ninguém pode deixar, na vida, de sofrer!

Autor: Pseudônimo: C.B.S. - Assuense.

DIA DA POESIA

TROVA

Maria, traz o cachimbo,
Chiquinha traz o tição,
Divertimento de pobre,
Fumaças que vem e vão...

Autor: Juvenal Galeno.
Foto ilustrativa: Página de Viviane Pavani.

DIA DA POESIA

A NOIVA

Com véu tão alvo e tão puro,
Que no teu corpo se espalma,
Parece que vens vestida
Com a tua própria alma.

Autor: Luiz Otávio.

DIA DA POESIA

DÔ TUDO

Tudo qui eu tenho, Sá Dona,
Lhe dô, si vancê quizé.
A vida num vale nada
Pru home sem a muié...
É cuma espingarda véia
Qui só quebra o catolé.

Num vale mesmo de nada,
Num paga o trabaio de tê,
Num presta nem prá infeito
Nem prá dá, nem prá vendê.
A gente tem pruquê tem
E num qué se desfazê.

Mas, cuma ia dizendo:
Tudo quanto Deus me deu,
O Má, a Terra, as Estrêlas
Qui pestanejam no Céu,        
O Vento, a Lua, as Flôres
E o Só qui também é meu,
Eu, dô tudinho a Sá Dona;
Dô inté minha viola,
Qui tem in cada uma corda
Um grito qui me consóla...
Pois cada gemido seu,
Tem o valô de uma esmola.

E tudo isso eu lhe dô.
Muito mais quizera eu tê.
Quanto mais coisa eu tivesse,
Mais coisa eu dava a mecê!
Somente prá tê um gôsto:
Era lhe sastifazê!...

Mas Sá Dona, lhe só franco,
Num tenha raiva de eu...
Uma coisa eu não lhe dô.
Foi Sá Dona qui me deu...
E ainda trago na boca,

- É o gosto de um bêjo seu.

Autor: Renato Caldas
* 08/10/1902 - Assu
* 26/10/1991 - Assu.


COMENTÁRIOS:

  1. Amigo Ivan, neste dia me vem a lembrança de que o Assú já merece um memorial aos poetas. Quem conhece o memorial dos cangaceiros em Mossoró sabe que é um museu a céu aberto, muito interessante, Seria não copiar mas pegar a idéia e fazer em Assú algo parecido. Já imaginou numa parede a foto de Renato Caldas com duas ou três poesias enaltecendo o seu talento?. Com certeza nesse memorial estariam 12 a 15 nomes que seriam homenageados.
    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas Rosivaldo. Você pode falar com propriedade porque é um grande poeta, esposo de uma poetisa e ouvi falar que em sua prole tem poetas. Assu ainda é hoje um celeiro da poesia potiguar. Muita gente no anonimato, infelizmente. Um forte abraço!

DIA DA POESIA

FILOSOFANDO

A vida é um livro aberto
Que nos ensina a viver,
Nele lemos sempre certo,
Mesmo sem sabermos ler.

*_*

PLENILÚNIO

Ao longe, muito longe, aos poucos, vem surgindo
Um enorme clarão de coisa que se incendeia,
Marmórea, triunfal, num cenário tão lindo,
Eis que surge tal poesia a lua cheia.

Autor: João de Oliveira Fonseca
* 19/07/1917 - Assu
+ 11/10/1989 - Assu.
Foto ilustrativa: Luglio / 2010.

DIA DA POESIA

QUEM DESEJAR SE APRESENTE
NÃO PASSE DO FIM DO MÊS.

Eu já estou impaciente.
Não posso mais suportar
Como preciso casar
Quem desejar se apresente
Dando um sinal sorridente
Isto por mais de uma vez
Não venha com sisudez
Banque alegria no caso
Resolva dentro do prazo
Não passe do fim do mês.

Autor: Moysés Sesyom
* 28/07/1883 - Caicó
+ 06/03/1932 - Assu.

ECONOMIA

Mapa
A Petrobras informa que concluiu a perfuração do poço pioneiro 1-BRSA-1205-RNS (1-RNS-158), localizado em águas profundas da Bacia Potiguar. Os resultados comprovaram a descoberta, já divulgada em 17 de dezembro de 2013, de óleo médio de 24º API.
Denominado informalmente de Pitu, o poço localiza-se em profundidade d’água de 1.731 metros, a uma distância de 55 km da costa do estado do Rio Grande do Norte.
O poço atingiu a profundidade final de 5.353 metros e constatou uma coluna de hidrocarbonetos de 188 metros. Foi realizado teste de formação que confirmou as boas condições de permeabilidade e porosidade do reservatório.
A partir dos resultados obtidos, o consórcio dará continuidade às atividades exploratórias previstas, com objetivo de propor a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) um Plano de Avaliação da Descoberta para a área.
A Petrobras é a operadora da concessão BM-POT-17, com 80% de participação, em consórcio com a empresa Petrogal Brasil S.A., que detém 20%.
Em decorrência de processo de farm-out, em andamento, e depois de obtida as aprovações governamentais necessárias, a BP Energy do Brasil Ltda. se tornará concessionária e as participações das consorciadas no BM-POT-17 serão dispostas da seguinte forma: Petrobras – 40% (operadora), BP Energy do Brasil Ltda. – 40% e Petrogal Brasil S.A – 20%.
Postado por BG.

DECISÃO JUDICIAL:


O TSE negou nessa quarta-feira (12) recurso do Ministério Público Federal e ratificou decisão do TRE/RN que inocentou o deputado federal João Maia no processo em que ele respondia referente às eleições de 2010 por prestação de contas irregular.

O ministro João Otávio chegou a conclusão que todas as despesas da campanha foram declaradas na prestação de contas do deputado.
Postado por BG.

DIA DA POESIA

CULTURA

‘Praça das Artes’ será o primeiro evento cultural promovido em Assu com o Sesc/RN e Fecomércio

SEXTA NA PRAÇAA Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – Fecomércio/RN juntamente com o Serviço Social do Comércio no estado – Sesc/RN, apresentará no dia 29 de março em curso o primeiro de um leque de eventos culturais em Assu. O ‘Praça das Artes’ idealizado e executado pelo produtor teatral, músico e radialista Delzir Campelo será a primeira realização patrocinada pelas duas organizações integrantes do Sistema S em solo potiguar. Informação nesse sentido foi prestada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindvarejo no município Francisco de Assis Barbosa. O líder sindical patronal destacou que a referida apresentação terá lugar a Praça Daniel Vieira Diniz, logradouro público municipal localizado à rua Vereador José Bezerra de Sá. Este será o primeiro evento dessa envergadura a realizar- se no citado espaço desde a sua inauguração em outubro passado.
 
Ainda segundo Francisco de Assis Barbosa, até o final do ano ações semelhantes se verificarão em outros espaços públicos. Ele enfatizou que as realizações receberão apoio logístico do poder público municipal. Ainda nesse aspecto, outra notícia transmitida pelo dirigente sindical e representante da Fecomércio/RN em âmbito local atesta que neste sábado uma comitiva técnica composta por membros do setor cultural e folclórico da Federação, estará visitando o Cineteatro Pedro Amorim em Assu. O objetivo da vinda do grupo é manter um contato com todos os militantes da área cultural no município, em especial no tocante as manifestações folclóricas. No encontro de sábado, serão mantidos entendimentos que poderão resultar em breve na pactuação de um convênio, o qual renderá apresentações dos artistas assuenses tanto na própria cidade quanto em outros municípios do estado recebendo o incentivo da Fecomércio/RN.
- Transcrito do Blog Fiquesabendo/Ana Valquiria.

CADASTRO BIOMÉTRICO:

Mais de mil eleitores estão pré-agendados para atendimento nesta quinta

De acordo com informação de Rogério Torres, da coordenação de Biometria do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE), até esta quarta-feira (12), mais de mil eleitores de Assú já se encontram pré-agendados para o alistamento biométrico que começará a partir de 8h desta quinta-feira (13).
O atendimento será realizado nas dependências do ginásio poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu, onde toda uma estrutura foi especialmente montada para tal atividade.
O representante da Justiça Eleitoral orientou às pessoas a que optem pelo agendamento – através do portal eletrônico do TRE/RN –, e reiterou que, no ato de comparecimento, o eleitor deve portar um documento de identificação pessoal com foto e um comprovante de residência cuja expedição ocorreu de 13 de março a 13 de dezembro de 2013.
Rogério Torres projeta que serão atendidos aproximadamente 1.500 eleitores diariamente.
O calendário de atendimento em Assú começa nesta quinta-feira e se prolongará até o dia 12 de abril.
Nas demais cidades da 29ª Zona Eleitoral o cronograma ficou assim traçado: Ipanguaçu, de 17 de março a 11 de abril; Carnaubais, de 14 de março a 05 de abril; e, Itajá e Porto do Mangue, de 18 de março a 05 de abril.  
Postado por Pauta Aberta.

quarta-feira, 12 de março de 2014

CONVITE

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares solicita a convocação do novo secretário de Segurança Pública
Parlamentar pede que o novo titular da pasta esclareça na Assembleia quais os planos para conter a onda de violência que toma conta do RN
O problema da segurança pública no Rio Grande do Norte e os rumos que o Poder Executivo dará em busca de soluções motivaram hoje (12) o requerimento do deputado estadual George Soares convocando o novo secretário de Segurança Pública, Eliéser Monteiro, para apresentar aos parlamentares potiguares os seus planos e metas para o setor no estado. Em aparte, o deputado George Soares citou casos de insegurança em todo o estado e externou a sua preocupação diante do quadro.
RN - 118
A manutenção das estradas no interior do Rio Grande do Norte também tem sido uma das preocupações do deputado George. Hoje, o parlamentar protocolou um requerimento onde reitera um pedido feito em dezembro do ano passado, mas que ainda não foi resolvido: a restauração da malha asfáltica da RN - 118 que interliga a BR - 304 ao município de Caicó. A rodovia passa também pelas cidades de São Rafael e Jucurutu. Em seu pedido, o deputado ainda pede a limpeza das encostas da via.
Assessoria Parlamentar.

BRINCADEIRAS POPULARES

ACADEMIA
 
A brincadeira de academia era vivenciada nas ruas de barro ou nas largas calçadas, cuja participação das meninas era significativa. No estado do Rio Grande do Norte é mais conhecida como "academia", entretanto, segundo Cascudo (1984), o jogo sofre algumas variações, de acordo com cada região, a saber: a academia, cademia, amarelinha ou marelinha, no Rio de Janeiro; maré, em Minas Gerais; "pular macaco", na Bahia; dentre outras.

O jogo, muito antigo e espalhado por todo o país, é assim descrito por Cascudo (1984, p. 06):

"Jogo ginástico infantil, muito antigo e muito espalhado por todo o Brasil. A academia no Brasil é dividida em corpo (ABC), asas, braços ou descanso (DD), pescoço (E) e cabeça ou lua (F). Jogam impelindo com um único pé uma pedra chata até a lua e volvendo ao princípio do corpo, a primeira casa, sem socorrer-se de outro pé. Apenas no descanso é permitido pôr um pé de cada lado. A outra forma de jogar academia é colocar a pedra na primeira casa e ir saltando num só pé através de todo o desenho e voltar. Passa a pedrinha para a segunda casa e assim sucessivamente até a lua e regresso ao princípio. Perde a vez de jogar quem tica (toca) o solo com os dois pés ou pisa nas linhas do gráfico".

A academia, então, consiste em pular sobre um desenho riscado com giz ou "caco" de telha no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, depois de desenhado o diagrama no chão, as crianças determinam uma ordem entre elas. A primeira vai para a área oval, chamada de céu, e, de lá, atira a sua pedra no número 1. Sem colocar o pé nessa casa, ela atravessa o diagrama, ora pulando com os dois pés, quando tiver uma casa ao lado da outra, ora com um pé só. Quando chega à figura oval, na qual está escrito “inferno”, faz o percurso de volta e apanha a pedra, também sem pisar na casa marcada. Em seguida, o participante repete o mesmo procedimento em todas as casas. A criança não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-lo fora do diagrama. Se isso acontecer, perde a vez. Vence quem completar o percurso primeiro.

Em outra versão mais complexa, recorda uma das entrevistadas:

Quem consegue chegar ao céu, vira de costas e atira a pedrinha de lá. Era uma alegria tão grande quando a gente acertava, agora tinha que acertar dentro de algum dos desenhos. A casa onde a pedrinha cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome [caso a criança não acertasse, passa a vez para a próxima criança]. Aí quando as outras meninas iam jogar, elas não podiam pisar nas casas que tinha meu nome, só eu que podia lá pisar, e ainda escolhia se era com um pé ou com dois". [Risos...].

Nessa versão, vale salientar que quem ganha o jogo é a criança que conseguir o maior número de casas.
Fonte: Brinquedos e brincadeiras populares:
Identidade e memória – IFRN Editora.

SEGURANÇA PÚBLICA

Deputado endossa preocupação com o setor e cobra pagamento de emendas

George Soares
Puxado pelo deputado estadual Walter Alves (PMDB), o tema Segurança Pública dominou os discursos na sessão plenária desta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa do RN.
O parlamentar peemedebista reclamou da letargia do Governo Rosalba diante da fragilidade do setor, inclusive, fazendo alusão à entrevista cedida à imprensa potiguar pelo ex-secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, confessando que, durante todo o ano de 2013, não houve qualquer tipo de investimento governamental na área.
O deputado foi aparteado por diversos colegas que corroboraram sua preocupação.
Um dos apartes foi do representante do Vale do Açu na Casa, deputado George Soares (PR), que não apenas se solidarizou com Walter Alves e os demais que se pronunciaram, como aproveitou para, novamente, cobrar do Governo do Estado o pagamento das emendas que indicou ao Orçamento Geral do Estado (OGE) contemplando a Segurança Pública.
George Soares alertou que o Estado ainda não quitou o pagamento das duas viaturas que foram adquiridas para o 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Assú, fruto de sua emenda no valor de R$ 70 mil.
Os veículos custaram R$ 68 mil e ainda houve uma sobra de caixa de R$ 2 mil para o Estado, mas lamentavelmente o Governo ainda não pagou a compra dos automóveis”, declarou.

O parlamentar do PR pleiteou ainda a liberação de outra emenda em prol do mesmo 10º BPM, no valor de R$ 100 mil que, disse, são recursos financeiros que serão de grande importância para fortalecer o aparelho de segurança do Assú e de todo o Vale.
Postado por Pauta Aberta.

ESPORTE


 
Seleção Brasileira de Taekwondo e o técnico Fábio Lourenço da Silva.
Três atletas assuenses estão participando de uma competição na Coréia do Sul. Os lutadores são titulares da Seleção Brasileira de Taekwondo e durante um mês vão participar de uma maratona de treinos e duas competições internacionais, o pré- olímpico que acontecerá na Coréia do Sul e o campeonato mundial na China. Os atletas Paulo Ricardo, Jonathas Ariel e Nívia Barros aterrissaram na manhã desta segunda- feira em Seul, capital da Coréia do Sul. A previsão de chegada era terça- feira. Mas com antecipação do voo da Seleção Brasileira de domingo para sábado a chegada se deu nesta segunda- feira. “Assu não é só a terra dos poetas. Agora é também dos taekwondistas internacionais. A ficha ainda não caiu, de tanta alegria que estou sentindo. Eu sempre acreditei que esse dia chegaria. O taekwondo assuense hoje é referência para o estado do Rio Grande do Norte e a única cidade do país a incluir 4 atletas em duas categorias da Seleção Brasileira” disse o técnico da equipe assuense e vice- presidente da Federação Potiguar de Taekwondo – FPT, Fábio Lourenço da Silva. “Vamos continuar buscando colocar o nome de Assu em primeiro lugar. Tudo o que conseguimos devemos a nossa cidade e é para Assu que dedicamos todas as vitórias alcançadas”, finalizou o técnico Fábio.
Fonte: Fique sabendo Assu.

AÇÃO PARLAMENTAR

Sugestão: George Soares propõe alternância de deputados em comissões da Assembleia

George Soares
Na sessão plenária desta terça-feira (11), nesta manhã, o presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ricardo Motta (PROS), anunciou ao plenário que, consensualmente entre os líderes partidários com assento na Casa, ficou encaminhado que os membros das comissões técnicas serão reconduzidos para o exercício de 2014, cabendo a cada comissão definir os presidentes e demais atribuições de cada uma.
 
Arguindo uma Questão de Ordem, o deputado George Soares (PR) indagou se tal ação não contraria o Regimento Interno da Casa e ponderou que fosse dada oportunidade a outros parlamentares de ocupar espaço nas referidas comissões técnicas do parlamento potiguar.
 
George Soares considerou salutar e democrático que possa verificar-se a alternância de deputados nas comissões, para que todos possam, de forma equânime, ter o direito de contribuir mais diretamente com o trabalho de tais organismos internos do Poder Legislativo norte-rio-grandense.
Postado por Pauta Aberta

PARA DESOPILAR

CONVITE

POESIA

E VIVA A POESIA!!
Visitando os mocambos do sertão
Vi um sítio com traços de abandono
Uma casa ruída, outra sem dono
Desertada por causa do verão.
Vi ferrugem nas trempes de um fogão
Avisando que a fome é coisa séria
Lagartixas zombando da matéria
Numa concha de quenga pendurada
Vi a boca da fome escancarada
Jejuando na casa da miséria.

Autor: Hélio Crisanto
Natural da Serra de São Bento/RN

Postado por:Joao Cabral.

terça-feira, 11 de março de 2014

SESSÃO SOLENE

Mulheres recebem homenagem na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu, nesta terça-feira (11), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, as três deputadas da Casa, Gesane Marinho (PSD), Larissa Rosado (PSB) e Márcia Maia (PSB) foram homenageadas e também reverenciaram o trabalho e o modelo de vida de três mulheres do Rio Grande do Norte, a defensora geral do Estado, Jeanne Karenina Santiago Bezerra, a vereadora de Natal Eudiane Macêdo e a professora Raimunda Almeida.

Duas servidoras da Casa também receberam homenagens, procuradora-chefe do Legislativo Estadual, Rita das Mercês Reinaldo e a coordenadora do Núcleo de Administração de Pagamento Pessoal (Nape) da Casa.

O presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (PROS) encerrou a sessão fazendo uma homenagem às deputadas Gesane Marinho, Márcia Maia e Larissa Rosado, além de duas servidoras da Casa, Marlúcia Maciel e Rita das Mercês Reinaldo.

"As mulheres merecem nosso reconhecimento e o nosso esforço em favor da igualdade e da preservação e ampliação de suas conquistas. A luta da mulher se expande pela consagração da igualdade de direitos, deveres, valorização cidadã. O dia da mulher é cada dia", afirmou.

Postado por: Blog do VT.

POESIA

MOTE 

UM INFELIZ COMO EU

I

A morte mata o sultão, 
arcebispo  cardeal,
presidente, marechal,
ministro, conde e barão;
em tempos matou Roldão,
como na história deu;
o próprio Jesus morreu;
mata tudo ó morte ingrata,
só não sei porquê não mata
um infeliz como eu.

II

Ela mata todo mundo,
branco, preto, rico e pobre,
mata o potentado, o nobre,
mata o triste e o vagabundo;
matou Dom Pedro Segundo,
matou quem o sucedeu;
capitalista e plebeu,
mata tudo, não tem jeito,
mas não mata, por despeito,
um infeliz como eu.

III

Não reserva o cientista,
mata sem dó o profeta,
tirana, mata o poeta,
mata o maior estadista;
mata também o artista,
o cego, o mudo, o sandeu,
mata o crete e o ateu,
diplomata e titular,
mas poupa, não quer matar
um infeliz como eu.

IV

Ela mata no Senado,
como matou Rui Barbosa,
entra no Congresso airosa
aí mata um deputado;
matou Pinheiro Machado,
dele não se condoeu,
ela jamais atendeu,
mata gente, mata bicho,
mas não mata, por capricho,
um infeliz como eu.

Autor:

Moysés Lopes Sesyom.
Comerciante, nascido em Caicó, mas feito poeta em Assu.
*28/07/1883 + 09/03/1932.

CHICO LUCAS

Sou Francisco Lucas da Silva, conhecido como Chico Lucas. Meus pais, Manoel Lucas da Silva e Maria Cesária da Silva, conhecida como Maria Lucas da Silva. Nasci no dia 17 de julho de 1942, em Areia Branca - Piató, no município de Assu, Rio Grande do Norte, e permaneço aqui até hoje.

Na década de 1950, que foi uma década de seca, meu pai achou por bem procurar por dias melhores e, aos onze anos de idade, em 1953 a gente foi para o Ceará e moramos três anos no Distrito de Feiticeiro. Quando chegamos lá papai arrumou logo uma vazante no açude e plantou muito arroz, rama de batata e arrumou uma pescaria pra Zé, meu irmão, e fomos tocando a vida. A gente morava vizinho a um sapateiro, era um sapateiro mesmo, que fazia sapato de sola. Aí arrumei logo um trabalho com ele. O cara fazia aqueles sapatos de vaqueta de couro e tinha que engraxar, e eu comecei a dar polimento nos sapatos. Por conta disso, ele deu as contas ao polidor que engraxava antes e eu fiquei trabalhando como engraxate. Além desse trabalho na sapataria, trabalhei também numa padaria. Tinha uma padaria que o dono pagava para botar água na padaria, pegando do açude com um galão de água. Na época não tinha água encanada em canto nenhum, nem nas capitais. A água era carregada em carroça, em carro de boi, aí eu arrumei com o dono da padaria para toda tarde ir lá botar água. Trabalhava na sapataria de manhã, e de tarde na padaria, botando também aquelas massas nas assadeiras para assar no forno. Em 1956 a gente veio de volta para o mesmo canto, para a mesma comunidade, morar na mesma casa. 

Em 1964, aos 22 anos, me casei com D. Maria - Maria Auxiliadora Paiva da Silva - que conheci em 1960 quando José Constantino, que era um comerciante da cidade de Assu, encontrou a propriedade dos herdeiros do Vermelho e procurou um vaqueiro. Esse vaqueiro veio morar em Alto Rodrigues e terminou sendo meu sogro. Foi assim que eu conheci Dona Maria. Desde que me casei morei em três casas. Morei primeiro numa casinha de taipa que foi desocupada na fazenda onde meu sogro era vaqueiro. Minha família foi crescendo e tive que construir outra casa. Fiz uma casinha de taipa maior. E a família continuou crescendo. Eu tive que fazer essa casa que moro hoje, uma casa com 21 metros de comprimento para poder caber eu, Maria e os treze filhos: João Batista da Silva; Manoel Neto; José Wilson; Antônia Auxiliadora; Antônio Nazareno; Francisco de Assis; Vicente Paulo; Luís Carlos; Maria da Conceição; Maria de Fátima; Marcos Antônio; Maria Lúcia (Mara) e Maria Márcia. 

Quando eu era criança, fiquei muito frustrado porque tinha uma curiosidade grande para aprender, mas a gente precisou trabalhar para sobreviver e frequentei a escola pouco tempo.

Postado por Dado Rodrigues.

ELOGIO EM POESIA

Caro amigo IVAN PINHEIRO:

Tô sabendo aqui de longe
Que por aí és o Camonge
Luso, Poeta, Pesquisador
Reviras gavetas do passado
traz à tona o inexplorado
Se firmando historiador

Tô satisfeito meu caro
Em saber que teu preparo
Vai me deixar esclarecido
De te ler já criei íngua
ASSU NA PONTA DA LÍNGUA
dando vida ao esquecido

Cá, vou continuar lendo
Vai no blog escrevendo
Me atualizando na verdade
Êta! obrigado meu caro amigo
A internet só desligo
quando choro de saudade!!!

EDIVAM BEZERRA - poeta assuense.
Reside atualmente em território Baiano. 
Enviado via e-mail.


RESPOSTA NA PONTA DA LÍNGUA:

Obrigado meu velho amigo
Só tô regando nosso torrão...
Já posso contar contigo
Pra propalar este rincão?

Ivan Pinheiro.
Foto ilustrativa: Blog de Rosivaldo Quirino