sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

CARNAVAL

FELIZ CARNAVAL
JÁ TÔ NA FOLIA

PROGRAMAÇÃO CARNAVAL DE MACAU

SEXTA À DOMINGO

PARA DESOPILAR

As Filhas do Fazendeiro
Um fazendeiro muito rigoroso e durão casou suas três filhas no mesmo dia. A casa da fazenda era bem grande e o fazendeiro exigiu que as três filhas passassem a noite de núpcias nos quartos do casarão, que ficavam um ao lado do outro. Depois do casamento as filhas se dirigiram para os quartos, com os seus respectivos maridos e o pai, muito curioso, foi ouvir o que acontecia nos quartos, através das portas.Parou no primeiro quarto e escutou a voz da filha mais velha cantando bem alto.Estranhou, mas prosseguiu. Parou no segundo quarto onde estava a filha do meio, que ria, ria sem parar. Novamente estranhou, mas continuou. No quarto da filha mais nova ele não ouviu nada. Esperou alguns minutos, mas nada de barulho. Então ele resolveu dormir. No dia seguinte, quando todos estavam tomando café, ele começou a conversar com as filhas e perguntou à primeira: 
– Por que você estava cantarolando ontem, minha filha? 
– Foi você quem me ensinou, papai! Você me disse que sempre que eu tivesse medo era para cantar! 
– Muito bem, minha filha! E você – dirigindo-se para a filha do meio. – Por que estava rindo tanto? 
– Foi você quem me ensinou, papai! Você me disse que sempre que eu sentisse dor deveria rir! 
– Muito bem! – respondeu ele. – E você minha caçulinha querida, estava tão quieta ontem! 
– Foi você quem me ensinou, papai! Você me disse que nunca se deve falar com a boca cheia!

OraPois!
Foto Ilustrativa

CARNAVAL


PESAR


NOTA DE PESAR - RITA EUGÊNIA DA SILVA FERNANDES

O deputado George Soares lamenta o falecimento ontem (27) da comerciária assuense Rita Eugênia da Silva Fernandes, nascida em 07 de setembro de 1939. Rita era esposa de Chico de Artur. Nesse momento de dor, queremos nos solidarizar com o viúvo e toda a sua família.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CARNAVAL

Parnamirim: Programação

Sexta - 28.02
19:00h - Abertura do Carnaval com a entrega das Chaves da cidade pelo prefeito Maurício Marques ao Rei Momo e a Rainha;
20:00h - Trio Elétrico na avenida com a banda Grafith.

Sábado - 01.03
Desfile de blocos populares e tradicionais durante todo o dia;
11:00h - Shows musicais à beira mar;
18:00h - Trios elétricos na avenida com a banda Deixe de Brincadeira e Swellen Pimentel.

Domingo - 02.03
Desfile de blocos populares e tradicionais durante todo o dia;
11:00h - Shows musicais à beira mar;
18:00h - Trios elétricos na avenida com Serginho (ex Pimenta Nativa) e banda Deixe de Brincadeira.
20:00h - Shows na Praça São Sebastião com a banda Forró da Ostentação do Brasil, Cavaleiros do Forró e os Desembestados do Brasil.

Segunda Feira -03.03
Desfile dos blocos das Virgens e outros blocos populares e tradicionais;
11:00h - Shows musicais à beira mar;
18:00h - Trios elétricos na avenida com Cavaleiros do Forró e Banda Circuito Musical;
20:00h - Shows na Praça São Sebastião com a banda Forró da Ostentação do Brasil, Deixe de Brincadeira, e os Desembestados do Brasil.

Terça Feira - 04.03
Desfile da banda do Cajueiro e de blocos populares e tradicionais;
11:00h - Shows musicais à beira mar;
18:00h - Trios elétricos na avenida com Ricardo Chaves e banda Forró da Ostentação do Brasil;
20:00h - Shows na Praça São Sebastião com a banda Forró da Pegação e os Desembestados do Brasil.

Quarta Feira - 05.03
13:00h - Bloco dos Vassourinhas.

Postado por Ana Valquíria

GRATUIDADE

Deputado George Soares cobra efetivação do Programa CNH Popular
Significativa parcela da população está prejudicada porque a isenção de taxas para emissão da carteira de motorista não entrou em vigor
O deputado estadual George Soares cobrou hoje (26) no plenário da Assembleia Legislativa a efetivação do Programa Público CNH Popular, criado pela Lei nº 459, que oferece isenção de taxas para a obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação. Através de requerimento à presidência da Casa, o parlamentar solicitou que sejam enviados ofícios ao governo do estado e Detran pedindo que a lei passe a beneficiar de fato os potiguares.

O programa visa atender uma significativa parcela da população cadastrada no Bolsa Família. A lei foi publicada em 26 de dezembro de 2011 e deveria entrar em vigor após 180 dias, mas até hoje o programa não funcionou. George lembrou que a carteira de motorista, possivelmente, ficará mais cara devido a exigência de exames também em um simulador o que tornará ainda mais difícil à população carente o acesso ao documento. “A CNH é de suma importância por muitas vezes ser um documento solicitado para determinados empregos como, por exemplo, a função de motorista”, destacou.

Entre os benefícios do CNH Popular estão a isenção de taxas relativas a: exames clínico-médicos de aptidão física e mental; exame psicológico; licença de aprendizagem de direção veicular; custos de confecção da primeira CNH ou, em caso de mudança para a categoria, C, D, E da nova CNH; e exame de atualização para renovação da CNH em caso de mudança para a categoria C, D ou E. De acordo com a Lei, o Detran arcará também com as despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CAUSO

COISAS BOAS 
O empresário Dida Bola conta que seu pai, 'Severino de Maneco', possuia umas casas na Rua Monsenhor Júlio (vizinhas da oficina do Enock Cachina) e sempre vinha fazer alguns reparos, pinturas, etc. Certa feita, chegando à casa de Dona Helena para tomar um cafezinho, a professora Núbia Bezerra estava conversando sobre as maravilhas do mundo. Sem perda de tempo Seu Severino se meteu na conversa dando seu palpite:
Foto ilustrativa

- Professora, eu conheço as três melhores coisas do mundo: cagar fumando, jogar ganhando e amar beijando!

 
Vale salientar que o velho Severino era fumante inveterado, jogador compulsivo e raparigueiro de nascença... A professora Núbia, abrindo um sorriso perguntou:


- E as três coisas ruins, Seu Severino? 

 
O velho sem pestanejar respondeu:


- Ora mais, são fáceis: cagar chovendo (no mato) jogar perdendo e amar sofrendo.


Eita meu Assu de cabra vadio e repentista.

JUSTIÇA

Deputado George Soares ganha ação contra rádio de Jucurutu
Acesso do parlamentar à programação estava sendo negado por questões políticas
 
O Poder Judiciário concedeu ao deputado estadual George Soares o direito a participações diárias ou semanais na Rádio Cidade FM 104,9 Mhz, de Jucurutu. O acesso do parlamentar à programação da emissora de radiodifusão vinha sendo negado por questões políticas. George foi segundo candidato mais votado para deputado estadual no município, mas não podia divulgar assuntos relativos ao seu mandato que seriam de interesse da população jucurutuense.
De acordo com a sentença da juíza de Direito Marina Melo Martins Almeida, do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Jucurutu, a participação do deputado deverá ser concedida diária ou semanalmente em programas de entrevistas, em especial no programa Cidade Mix, com duração de aproximadamente quatro minutos. O descumprimento acarretará à emissora uma multa diária de R$ 200,00.
Em seu pedido, o advogado Flauber Soares argumentou que, sendo um dos candidatos mais votados no município, George Soares tem atividades que dizem respeito diretamente à população de Jucurutu. Além disso, foram negados os pedidos feitos através de ofícios à rádio solicitando a participação do parlamentar para prestar contas de seu mandato.
Na decisão, a magistrada reforçou que, sendo o serviço de rádio pertencente à União, ele "não pode ser restrito a grupos específicos, quando há toda uma coletividade interessada e impactada pelas ações de outros atores sociais". Ela ainda afirma em sua sentença: "Se qualquer cidadão pode manifestar ideias, propostas e manifestar opiniões mediante pedido encaminhado à diretoria da rádio, quem dirá um cidadão que representa a coletividade e cujas ações são de interesse público".
A íntegra da sentença está disponível no site do TJRN (www.tjrn.jus.br) no processo nº 000144-84.2013.820.0118.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

CULTURA


Leide Câmara foi eleita no final da tarde de hoje para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras - ANRL. Leide concorreu com Naide Gouveia à vaga da Cadeira 31, que tem como patrono Padre Francisco de Brito Guerra, sendo o fundador da cadeira o escritor José Melquíades de Macedo e como primeiro sucessor Pedro Vicente Costa Sobrinho.
Com a presença de Leide Câmara, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras passa a ter no momento 8 mulheres em suas fileiras, ao longo de sua história. São elas:
Carolina Wanderley, Palmira Wanderley, Maria Eugênia Montenegro, América Fernandes Rosado Maia, (falecidas) e atualmente Anna Maria Cascudo Barreto, Sônia Maria Fernandes Ferreira, Diva Maria Cunha de Macedo e Leide Câmara.
Para saber mais sobre a nova imortal acesse:
http://zonasulnatal.blogspot.com.br/2013/04/entrevista-leide-camara.html
Postado por Francisco Martins / Fernando Caldas.

SÃO RAFAEL

Deputado confirma participação em debate sobre manutenção de escola pública

George Soares
O deputado estadual George Soares (PR) confirmou que estará presente à Audiência Pública que vai colocar em discussão o fechamento da Escola Estadual Tristão de Barros, na cidade de São Rafael/RN.
A Audiência Pública, proposta pela vereadora Rosalba Macedo (PROS), será realizada na próxima quinta-feira (27), a partir das 10h, tendo lugar o plenário da Câmara Municipal de São Rafael.
O parlamentar disse ao blog do radialista Adailton Amorim que, foi o primeiro deputado a levantar a voz contra o fechamento do estabelecimento escolar.
Recordou que quando surgiu a informação de que o centro educacional seria fechado, foi procurado por professores da escola, levados pela vereadora Rosana Santos (PR), que lhe comunicaram o fato e pediram a sua colaboração para evitar o fim de uma história de mais de 70 anos.
Ainda de acordo com George Soares, a partir de então, passou a diligenciar no sentido de evitar que o Tristão de Barros fosse fechado, chegando a ter um encontro com a secretária estadual de Educação e Cultura, Betânia Ramalho, que lhe garantiu, na oportunidade, que a unidade de ensino seria mantida, absorvendo os alunos da Escola Estadual Claudecir Pinheiro e passando a ser de ensino fundamental e médio.
"Não sei o que houve que a história mudou, mas estarei presente à audiência e defenderei, como venho fazendo desde o começo, a permanência do nome Tristão de Barros na escola", afirmou o deputado George Soares.
Postado por Pauta Aberta.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

CAUSO

Conta Valério Mesquita que em Assu, na calçada do poeta Renato, local de bate-papos inteligentes, Severo Santiago perguntou ao poeta Renato Caldas: 
- Diga-me as três melhores coisas da vida.
O irreverente vate detonou:
- Cerveja gelada, boi na invernada e mulher pelada!
Severo foi além:
- Agora amigo, diga as três piores!
Renato, sem gaguejar, resumiu:
- Cerveja quente, boi doente e, mulher dos outros que a gente quer pra gente!
A esposa dele estava escorada no portal, sorriu e entrou. Renato sentenciou:
- Viu, o que você fez? Hoje durmo no sofá!

Fonte: Jornal Potiguar Notícias
Foto ilustrativa.

FOLIA MOMESCA

Programação do Carnaval de Natal 2014
Elba Ramalho é uma das atrações confirmadas no Carnaval de Natal. Foto: Divulgação.
A programação do Carnaval Natal 2014 foi confirmada ontem (24.02). A festa, que acontece entre os dias  27 de fevereiro e 4 de março, irá trazer artistas nacionais e locais. As principais atrações do Carnaval de Natal são: Elba Ramalho, Alceu Valença e Martinália.  Também tinha sido indicada a presença de Jorge Aragão, mas o cantor não apareceu na Programação do Carnaval de Natal anunciada pela Prefeitura.

Programação Carnaval Natal 2014

A abertura do Carnaval de Natal 2014 acontece no dia 27 de fevereiro com apresentação de Spok Frevo e Orquestra no Baile de Máscaras, no Largo do Atheneu a partir das 21 horas.

Confira abaixo a programação completa do Carnaval de Natal 2014:
CARNAVAL DE NATAL NO POLO MULTICULTURAL PONTA NEGRA
Sexta (28.02): Alceu Valença – Rua Praia de Jenipapu – 21 horas
Sábado (01.03): Moraes Moreira – Rua Praia de Jenipapu – 21 horas
CARNAVAL DE NATAL NO POLO MULTICULTURAL CENTRO HISTÓRICO
Domingo (02.03): Martinália – Rua Ulisses Caldas – 19 horas
CARNAVAL DE NATAL NO POLO MULTICULTURAL RIBEIRA
Dias 01, 02, 03 e 08 de março: Desfile das Escolas de Samba e Tribos de Índios – Av. Duque de Caxias – 20 horas
CARNAVAL DE NATAL NO POLO MULTICULTURAL ROCAS
Terça (04.03): Originais do Samba – Rua Pereira Simões – 21 horas
CARNAVAL DE NATAL NO POLO MULTICULTURAL REDINHA
Domingo (02.03): Elba Ramalho – Rua Francisco Ivo – 22 horas
Segunda (03.03): Originais do Samba – Rua Francisco Ivo – 21 horas

GENEALOGIA


João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Muito se tem falado sobre o capitão J. da Penha, mas poucos conhecem seus ascendentes, sua família, sua origem. Vez por outra um equívoco nos nomes dos seus pais e dos seus familiares. Cuidemos, pois, de melhorar essas informações, muito embora as fontes, incluindo as primárias, podem conter erros.

Seus pais, José Francisco Alves de Sousa e Maria Ignácia Teixeira do Carmo casaram-se aos seis de junho de 1864, em Angicos, em oratório particular, sendo testemunhas Miguel Pinheiro de Vasconcelos Costa e José Irineu da Costa Pinheiro. Ele, natural da Freguesia da cidade de Sousa, da província da Paraíba, filho legítimo de José Alexandre Pereira de Souza, e de Maria Leopoldina Josefa Carolina (mesmo nome da esposa de D. Pedro I), falecida; ela de Vicente Ferreira Xavier da Cruz, e de Maria Ignácia Rosalinda Brasileira. O celebrante foi o tio do noivo, Padre Felis Alves de Souza.

Os pais de José Alexandre e Padre Felix eram José Joaquim Pereira de Souza e Anna do Sacramento. Padre Felix nasceu em 27 de agosto de 1820, em Rio do Peixe, depois Antenor Navarro.

José Francisco e Maria Ignácia tiveram muitos filhos, mas somente seis chegaram a vida adulta, sendo quatro Josés e duas Marias: José da Penha, José Anselmo, José Francisco, José Felix, Maria das Neves e Maria Pureza. Mas, esse que tinha o mesmo nome do pai, pouco depois de receber o diploma de cirurgião-dentista, no Rio, foi visitar a família em Angicos, e morreu, após uma queda de cavalo, no ano de 1912; José Anselmo morreu envenenado, em 1952, e era casado com Marfisa Pinheiro, filha de José Rufino, e neta de Miguel Pinheiro, que foi testemunha no casamento acima; Maria das Neves casou com o jornalista Pedro Avelino e são pais do senador Georgino Avelino; Maria Pureza, morreu solteira; José Felix casou com Cynira, uma filha de Cirineu Vasconcelos, um dos apoiadores de J. da Penha, em 1913.

José da Penha nasceu aos treze de maio de 1875, e foi batizado, pelo tio-avô, Padre Felix, na matriz de São José de Angicos, no primeiro de junho do dito ano, sendo padrinhos Cassiano Maria da Costa Ferreira, e Francisca Rita Xavier de Souza, por sua procuradora Izabel Maria da Costa Ferreira (esposa de Cassiano, e prima legítima de Maria Ignácia).

A professora Maria Ignácia, mãe do capitão, que em alguns registros, pós-casamento aparece como Maria Ignácia Alves de Souza ou Alves da Silva, era filha de Vicente Ferreira Xavier da Cruz e Maria Ignácia Rosalinda Brasileira, nasceu em 28 de fevereiro de 1846, e foi batizada, também, pelo Padre Felix, no Sítio São Romão (herdado por minha avó, Maria Josefina), aos 17 de Junho do mesmo ano. Foram padrinhos o próprio Padre, por procuração que deu a José Thomas Pereira, e Rita Teixeira da Conceição.

Subindo na ascendência do capitão, vejamos o casamento dos pais de Maria Ignácia: Vicente Ferreira Xavier da Cruz, viúvo por falecimento de sua esposa Maria Francisca Duarte (possivelmente, sua parente), casou aos treze do mês de janeiro de 1840, no sítio denominado São José, da Freguesia de Santa Ana do Matos, do Assú, com Maria Ignácia Rosalinda Brasileira. Ele, filho de Francisco Xavier da Cruz e Lourença Dias da Rosa (esses dados não constam no registro); ela, filha de Cosme Teixeira de Carvalho, falecido, na época, e de sua mulher Maria Ignácia de Carvalho. Vicente era natural da Vila de Angicos, e Maria Ignácia, natural de Santana do Matos. Foram testemunhas José Thomas Pereira e Luiz da Rocha Pitta. Esse José Thomaz, que, também, foi procurador do Padre Felis, no batismo da mãe de J. da Penha, era filho de Antonio Thomas, um irmão de Cosme Teixeira de Carvalho.

Cosme Teixeira de Carvalho, bisavô de José da Penha, era natural da Freguesia de Caicó, filho de João Pereira da Silva. Ele foi casado anteriormente, com Aldonsa da Fonseca Pitta. Rita, madrinha da mãe de J. da Penha, era filha de Cosme e Aldonsa, e foi casada com seu primo, José Thomas, citado acima. Quanto à segunda esposa, Maria Ignácia de Carvalho, não descobri seus ascendentes, mas acredito que sejam das famílias dos Fernandes, Silvas e Carvalhos, de Santana do Matos. Absalão Fernandes da Silva Bacilon, avô de Aluízio Alves e Aristófanes Fernandes, era afilhado de Maria Ignácia Rosalinda Brasileira. Além disso, Aluízio se dizia parente de Georgino, sobrinho de J. da Penha, e José Anselmo tratava Aristófanes como parente.

Os pais de Vicente Ferreira Xavier da Cruz, portanto, bisavós de J. da Penha, alferes Francisco Xavier da Cruz e Lourença Dias da Rosa, casaram em 17 de novembro de 1774, aqui na Vila de Extremoz, sendo filhos: ele, de João Barbosa da Costa e de Damásia Soares, moradores no Assú; ela de Antonio Dias Machado e Francisca Lopes Xavier. Uma das testemunhas desse casamento foi o tenente Antonio Lopes Viegas, considerado fundador de Angicos, cunhado do noivo.

Não consegui informações sobre os pais de João Barbosa da Costa e de Damásia Soares, que eram sogros, segundo Aluízio Alves, de Antonio Lopes Viegas.

Antonio Dias Machado e Francisca Lopes Xavier, primos legítimos, trisavós do capitão José da Penha, casaram em 3 de julho 1757, aqui na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, ele filho legítimo de João Machado de Miranda e Leonor Duarte de Azevedo, na época defuntos; ela viúva de Nicácio Duarte, e filha de Luiz Duarte de Azevedo e Lourença Lopes Xavier, moradores no lugar chamado Potigi.

Nos registros de batismos mais antigos, da Freguesia de Nossa Senhora da Apresentação, aparece, como madrinha, Lourença Lopes, filha de um Antonio Lopes Viegas. Talvez, ela fosse a esposa de Luiz Duarte de Azevedo, irmão de Leonor Duarte, tetravó de J. da Penha. Vários descendentes de tenente Antonio Lopes Viegas tinham Duarte ou Azevedo no sobrenome. É possível que o fundador de Angicos e o próprio J. da Penha descendam desse velho Antonio Lopes Viegas.

É o que pude apurar, até agora, com o que restou dos livros mais antigos. E quem é que está cuidando da preservação e digitalização dos velhos documentos?

Casa da Fazenda São Romão
Maria Ignácia, mãe de J. da Penha
Postado por Hipotenusa.

SOLIDARIEDADE

Será realizado sexta-feira (28), em Assú, ‘show musical, poetas e cantadores’, que terá toda a renda revertida para o tratamento de saúde do engenheiro agrônomo, músico e compositor José Valdi.

O evento acontecerá no Oásis Balneário, a partir das 21 horas.

Para quem ainda não sabe nos últimos dias de 2013 o engenheiro agrônomo e ex-presidente do PT/Assú, José Valdi, foi acometido por um problema de saúde. Ele está em Natal se submetendo a um dispendioso e intensivo tratamento para combater um 'tumor' detectado em sua cabeça.

Todos os artistas que se apresentarão no show doarão integralmente os seus cachês.
Postado por Rabiscos do Samuel.

CONVITE

 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

EX-PREFEITO DO ASSU


JOÃO BATISTA LACERDA MONTENEGRO, na intimidade BATISTA MONTENEGRO (foto), nascido na comunidade Rural do Rosário (Assu), hoje do município de Carnaubais, no dia 10 de março de 1935, filho do casal Manuel Pessoa Montenegro e dona Marieta Lacerda Montenegro, baseado em seus próprios escritos (do próprio punho), meses antes de falecer, Batista Montenegro, sintetizou um pouco de sua vida, começando pela sua origem, e também pelos seus estudos, dizendo que:

“Iniciei meus estudos aqui em Assu, com Dona Madalena e Maroquinha, indo logo em seguida para Natal, onde fiz o primário no Ginásio Sete de Setembro, daí fui estudar interno para fazer exame de admissão no ginásio no Colégio Salesiano na cidade do Recife, depois continuei a estudar no Salesiano, mas externo na casa do meu cunhado Brigadeiro Samuel Gomes, falecido há 60 dias no Rio de Janeiro a quem aproveito para fazer-lhe uma homenagem pelo trabalho que juntamente com o meu pai e outros colegas tantos serviços prestaram ao povo de Assu, na epidemia do impaludismo no meu entender o maior serviço que meu pai prestou ao povo de minha terra. Em seguida, Samuel transferido para o Rio de janeiro, fui morar com meu outro cunhado Dr. Manoel Montenegro Junior a quem devo a complementação de minha formação cívica e moral seguindo e vendo a sua conduta e procedimento durante 8 (oito) anos que com ele morei, concluindo aí os cursos ginasial e científico e de administração privada. Em seguida fiz o vestibular para medicina exatamente quando papai faleceu e vim para o Assu onde estou até hoje”.

VIDA PÚBLICA: 

Nos seus escritos, Batista Montenegro apenas deixa tópicos de como foi sua campanha, restringindo-se tão somente em dizer que sua candidatura surgiu do entendimento de amigos, do extinto MDB (Movimento Democrático Brasileiro), em cuja campanha chegou à vitória sendo Prefeito Municipal do Assu no período de 1969 a 1972 tendo sucedido a ex- Prefeita Maria Olímpia Neves de Oliveira (Maroquinha). Fala também da sua infância citando o seu clube preferido Botafogo, do Rio de Janeiro.

Da lista de amigos destacou: Neco, Pacó, Zezito, João de Maria Bencedinho, Douglas, Mainho de Ximenes, Albertino, Junior de Anderson, Zé Ximenes- Aléxis, Detonho, Coca, Zé de Giseuda, Nilo, Dr. Ezequiel, Batista de Eduardo e Papaichina, entre outros.
        
Falando de sua administração, citou nominalmente os nomes dos seus auxiliares: João Marcolino de Vasconcelos (LOU), João de Oliveira Fonseca, Francisco Guilherme, Albany Fernandes da Penha, Cornélia Dantas e Totó. Diz de suas dificuldades para governar e relata a valorização do servidor com a escolha do funcionário do ano tendo sido escolhido o Pinheiro (Ivo Pinheiro de Macedo, de saudosa memória). Fala ainda da perseguição política, da posição da Câmara Municipal radicalmente contra o seu governo, sem contar com a ajuda do Governo, diz da intervenção sofrida no seu Governo: Diz também que não perseguiu ninguém fazendo um governo sem ódio e sem rancor. Conclui dizendo ter se aproximado de todos pela conquista e pelos atos.

OBRAS REALIZADAS:

João Batista Montenegro em seus escritos fala de obras que foram realizadas no seu governo enumerando algumas como: Torre da TV na época para a Copa do Mundo (1970); Açude do Riacho; Central de Telefone na cidade; Telefone nas comunidades Rurais de: Olho D‘água, Banguê, Bela Vista, Simão, Trapiá, Boa Vista, perfuração de poços, recuperação e construção de estradas. Calçamento, Escolas, implantação do MOBRAL, Restauração do Matadouro, compra e ambulância, transportes para carne e para a coleta do lixo, Praça Francisco Amorim, criação da Biblioteca Palmério Filho, convênio com a Fundação SESP, dava assistência em Natal, Mossoró e Areia Branca a todos que necessitavam de tratamento médico nestas cidades. No esporte “Fiz do Assu campeão Estadual de Futebol de Salão”. Relata que incentivou o futebol de poeira, recuperação e iluminação da quadra de esporte do Centro Regional de Escoteiros do Assu, inclusive na fábrica de vassoura, citando ainda muitas outras obras que foram realizadas no seu governo.

JOÃO BATISTA MONTENEGRO deixou três filhos: Manuel Pessoa Montenegro Neto, Roberta Montenegro e Daniela Montenegro. (Fragmentos do JORNAL DO VALE).

Notas do Blog: São de autoria da Professora Sinhazinha Wanderley a letra e música do Hino do Assu. O então Prefeito João Batista Lacerda Montenegro oficializou. A Bandeira e o Brasão da Cidade, desenhos de João Marcolino de Vasconcelos (Dr. Lou) foi sancionado pelo Prefeito através da Lei no. 06/69. A administração de João Batista foi iniciada em 1o de fevereiro de 1969 até 1972.

1968 Eleições Municipais – O Ex-prefeito Arcelino Costa Leitão com sua mulher e prefeita Maria Olímpia Neves de Oliveira – Maroquinha romperam com o líder Olavo Montenegro para se aliarem a Edgard Montenegro sob sua liderança que, teve de apoiá-lo (Costa) como candidato a prefeito. Desta vez, pelo partido da Aliança Renovadora Nacional – Arena Vermelha, contra João Batista Lacerda Montenegro da Arena Verde, como era chamada no Rio Grande do Norte o único partido então existente no Brasil. Batista ganhou por apenas 26 votos. 

1969/72 – Assume no dia 01 de fevereiro de 1969, como o décimo Prefeito do Município do Assu, o Sr. João Batista Lacerda Montenegro, tendo como vice-prefeito eleito pela Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o Sr. Sebastião Alves Martins. (Lima, 2001; 82).

    A gestão de João Batista amargou uma intervenção durante vários meses. Inocentado das acusações, voltou ao poder para concluir o seu mandato. Foi nomeado interventor o Capitão Tavares da Polícia Militar. (Caldas, 1998, 25).

        A Câmara Municipal era composta por 10 vereadores: Maria Glória Ferreira Pessoa, Elias Moreira, Pedro Borges de Andrade, Ormando Machado, Luiz Tavares Cavalcante, Joaquim Siqueira Furtado, José Dijon de Oliveira, Francisco Batista de Souza, João Marcolino de Vasconcelos e Arnaud Abreu. (História da Câmara do Assu – Auriceia Lima, 2001).

CAUSO

PADRE NOSSO DA VELHA DONA COSMA
O grandioso folclorista Luís da Câmara Cascudo, registra em seu livro Religião no Povo (1974, pág. 106), um famoso "PADRE NOSSO" dos idos de 1888, rezado por dona Cosma, da cidade de Campo Grande/RN. Dona cosma era a católica daquele tempo que rezava com fé, embora distraída com os afazeres domésticos como muitos proprietários de casas, escravos e terras.
Segundo o mestre Câmara Cascudo, Dona Cosma diante do oratório e rodeada de criados, familiares e escravos, começava o seu famoso e distraído Pai Nosso assim:

- Padre Nosso que estais... Fenelom? Fecha a boca negro!
- No céu. santificado seja... Te aqieta, moleca!
- Venha à nós o Vosso Reino... Bote a língua pra dentro, Bastião!
- Seja feita a Vossa... Que balançado é esse, Catarina?
- Vontade... Vicente? Você fechou o chiqueiro?
- Assim na terra... Vá arrotar na cozinha, nega!
- Como no céu... Fechou bem fechado Vicente?
- O pão nosso... Parece que a cabra está solta!
- De cada dia... Severino, tire a mão dos pés!
- Nos dai hoje... Deixe de abrimento de boca, Zefa!
- Perdoai as nossas dívidas... Acabe com essa coceira!
- Como nós perdoamos... Inácio? Bote esse gato prá fora!
- Os nossos devedores... Não disse que a cabra tá solta?
- Não nos deixe cair... Bote o gato logo, está surdo?
- Em tentação... Zeferina? O lugar de dormir é na rede!
- Mas livrai-nos, senhor... Pare com esse roncado, Jeremia! 
- Do mal... Solte os pés, negro sujo!
- Amém... Vocês não deixa a gente rezar direito!

Quantas "Cosmas" não existiram ou ainda existem por este Brasil à fora, principalmente por este sertão nordestino dos nossos santos padrinhos - Ibiapina, Cícero Romão batista, Antonio Conselheiro, Beato Zé Lourenço e Frei Damião.
Breviário Profano do Povo - Gutemberg Costa.

CARNAVAL

Ielmo Marinho: Arrastão de blocos, no próximo sábado

 
Postado por Ana Valquíria.

ASSU

A professora do Departamento de Letras Vernáculas, do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu, Marlucia Barros Lopes Cabral (foto), foi eleita nesta quinta-feira (20) para a direção do Campus. No cargo de Vice-Diretora foi eleita a professora Francileide Batista de Almeida Vieira, do Departamento de Educação do Campus.

O resultado das Eleições para Diretora e Vice-Diretora do Campus da UERN/Assu foi liberado na manhã desta sexta-feira (21) pela Comissão Eleitoral. A votação abrangeu servidores da UERN lotados no Campus e nos Núcleos Avançados de Macau e João Câmara.
 
Os números finais podem ser conferidos AQUI.
Por Alderi Dantas,

CARNAVAL

Postado por RQ.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares presta contas do seu mandato no programa Registrando na rádio Princesa do Vale

O último sábado de cada mês já virou tradição a prestação de contas do mandato do deputado George Soares no programa Registrando, comandado pelo radialista José Régis na rádio Princesa do Vale. Na edição de ontem (22/02) o parlamentar pôde responder a diversos questionamentos dos apresentadores e de populares de todo o Vale do Açu sobre temas que estão em evidência nos noticiários regionais.

O primeiro tema debatido foi a ZPE do Sertão, projeto que deveria ser realizado em Assú e que está praticamente perdido pela absoluta incompetência da gestão municipal. O deputado George Soares lembrou a luta do consultor Brian Triples, idealizador do projeto e falecido na sexta-feira (14/02), para implantar esse empreendimento que poderia mudar a economia de toda a região, mas que infelizmente Assú já havia sido prejudicada por picuinhas políticas e que Macaíba acabou passando a frente, assinando o contrato da sua na última semana.

Outros assuntos abordados foram relativos ao trabalho desempenhado pelo deputado para viabilizar recursos para obras na área de educação em todo o Vale, como por exemplo as construções do ginásio em São Rafael da cobertura da quadra de esportes da escola Adalgisa Emídia em Carnaubais, e também de suas lutas para normalizar o abastecimento de água na comunidade do Pataxó em Assú. O parlamentar destacou que está articulando uma audiência pública para discutir o problema com a comunidade e que já recebeu a garantia de participação de representantes da CAERN e SEMARH. O jornalista Lúcio Flávio lembrou ainda da excelente proposta do deputado para criação de uma agência de desenvolvimento do Vale do Açu.

O programa abordou ainda a não realização pelo segundo ano consecutivo do carnaval na cidade de Assú. O deputado George Soares afirmou que o evento não ocorrerá unicamente pela irresponsabilidade da gestão municipal que prejudicará a economia do município usando como desculpa uma recomendação do ministério público. Ele lembrou que o mesmo ocorreu em outros municípios, porém os gestores conseguiram estruturar as festas de forma organizada e isso irá gerar benefícios para as cidades.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares