sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PESAR

DEPUTADO GEORGE SOARES LAMENTA MORTE DE
'SEU OLIVEIRA'
O Deputado George Soares protocolou, na Assembleia Legislativa, 'Moção de Pesar' pelo falecimento do senhor OLIVEIRA LEGITIMO BARBOSA - popularmente conhecido como "Seu Oliveira do Motel" - um dos empresários pioneiros no ramo de motel em Assu.

O Senhor Oliveira Barbosa nasceu em Assu no dia 17 de junho de 1911. Faleceu em Assu, nesta quinta feira, dia 20 de fevereiro, aos 102 anos de idade.

Um cidadão simples que nos seus ramos de atividades sempre buscou honrar o seu nome e da família "Barbosa" alicerçados pelos gestos de idoneidade, respeito e caráter ilibado. Um exemplo de homem trabalhador.

Pêsames aos seus familiares.
Foto: Focoelho.com

ECONOMIA

Área que vai sediar a ZPE de Macaíba: Projeto começou com dinheiro público e será privatizado

A empresa paulista Unihope Imobiliária, Administração e Construção Civil LTDA, vencedora da licitação para construção e administração da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Macaíba, assina hoje (21) o contrato de concessão com a Administradora da Zona de Processamento e Exportação de Macaíba (Azmac), às 11h, na Escola de Governo, consolidando a primeira privatização de ZPE do país. A meta da Unihope é iniciar as obras “o mais breve possível” e, até o fim deste ano, ter pequenas e médias indústrias operando na área.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), Helson Braga, a concessão da ZPE de Macaíba é válida por 20 anos, prorrogáveis por outros 20. Segundo Karim Antônio Khouri, sócio que representa a empresa na cerimônia de assinatura do contrato, ainda não há uma data específica referente ao início das atividades na ZPE, mas a expectativa é que as indústrias comecem a se instalar e funcionar em paralelo à conclusão das obras. Khouri diz também que o custo da Zona de Processamento de Exportação está orçado em aproximadamente R$ 30 milhões.

Entretanto, ele pondera que, para começar os serviços dentro da ZPE, depende da atuação da Prefeitura no entorno da área, asfaltando as ruas e fazendo distribuição de água. “Ainda não tem uma data fechada para começar as obras, mas vamos conversar com a Prefeitura e começar logo após assinar o contrato”, afirma Khouri. No local, cerca de 10% dos serviços necessários foram executados pela Azmac, correspondente ao desmatamento e cercar o local. Quando começou o processo de licitação da área, as atividades foram paralisadas.

Segundo Helson Braga, a Unihope tem direito de explorar economicamente a área da ZPE, mas, em contrapartida, deverá construir toda a infraestrutura necessária para que as empresas possam se instalar, incluindo sistemas de acesso, segurança e instalação da Receita Federal na área de 162 hectares com capacidade para cerca de 40 indústrias.

Atrativos
 
Apesar de não ter em mente nenhum benefício além dos fiscais e tributários já previstos em lei para todas as ZPEs, Karim Khouri acredita que o principal fator de atração das empresas para a zona de Macaíba frente à do Ceará e de Pernambuco, por exemplo, seria a mão-de-obra. “A oferta de mão-de-obra em cidades pequenas é maior e acredito que aqui isso seja um grande potencial, mais que em Recife, Fortaleza, ou São Paulo”, disse.

Após conclusão do projeto infraestrutural da ZPE, que está em andamento, a Unihope começará a avaliar formas de escoamento da produção, de acordo com o sócio. “Estamos fazendo o projeto da ZPE. Já existe uma prévia, determinando como será o loteamento, as ruas, mas ainda não está definido o número exato de quantas indústrias poderão se instalar”, afirma Khouri.

Saiba mais
 
A indústria que deseja se instalar na ZPE precisa se informar junto à administração da Zona sobre as condições e benefícios oferecidos, além de propor sua entrada. Ao mesmo tempo, um projeto da empresa precisa ser submetido ao Conselho Nacional das ZPEs, composto por seis ministérios, presidido pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Após aprovação pelo conselho e publicação no Diário Oficial da União, a empresa está autorizada a se implantar numa ZPE. Para aquisição de bens e serviços no mercado interno, as empresas instaladas nas ZPEs contam com suspensão dos tributos IPI;Cofins e PIS/Pasep. Também há incentivos para importação.
Pedro Andrade – Tribuna do Norte / REGIStrando.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

DEPUTADO GEORGE SOARES RETORNA AO REGISTRANDO NESTE SÁBADO

GS
O deputado estadual George Soares retorna neste sábado (22) ao programa REGIStrando, que vai ao ar ao vivo a partir do meio-dia através da Rádio Princesa do Vale.
George que tem  exercido, já no seu primeiro mandato, uma atuação exemplar em defesa dos interesses do vale do Açu, tem correspondido satisfatoriamente à todas as regiões em que foi votado, tendo inclusive ampliado o seu leque de apoios visando o pleito de 2014.
Para ouvir o programa ao vivo, via internet, clique no link abaixo:
www.radioprincesadovale.com.br
REGIStrando

CARNAVAL NO RN



JUSTIÇA

 
Anna Ruth destaca em seu Blog que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte julgou improcedente a acusação do Ministério Público Eleitoral contra o deputado federal João Maia, denunciado por excesso de doação. O mérito do processo, onde era pedida a cassação do mandato, não chegou nem mesmo a ser apreciado. Por 3 votos a 1, os juízes do TRE acolheram a preliminar de incompetência para a quebra de sigilo bancária do parlamentar.

O argumento apresentado pelos advogados de defesa do deputado João Maia foi a incompetência da Justiça Eleitoral do Distrito Federal ter decretado a quebra do sigilo bancário do deputado. O relator do processo, juiz Verlano Medeiros, e os juízes Carlos Virgílio e Artur Cortez acolheram a tese. Contrário apenas o juiz Eduardo Guimarães. O magistrado Nilson Cavalcanti não participou do julgamento porque na primeira sessão, quando a análise foi iniciada, ele não estava presente na Corte.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PROSA POÉTICA

DO QUE BATE À TUA PORTA
A rotina e o acaso lembram que há muito a ser feito e que as possibilidades são infinitas. Mas em tanta infinitude, corre-se o risco de esvaziar-se de si mesmo.

Não quer mais ser tantos; quer apenas ser um só. Quem deveria ter sido, quem deve ser.

Na sala, só lhe resta tomar um café e olhar para o relógio.
Pede para que o tempo passe, para que o ponteiro acelere e que um novo dia chegue. Mais leve, mais azul.

Sorri lembrando das boas memórias, do que lhe acalmou a alma.
Suspira em silêncio à procura de algo que já não está mais ali.

Não há melancolia. Em tua casa, a alegria e a tristeza dividem o mesmo teto.

Meu bom amigo, não consegues ver?
De nada adianta. Teu passado é miragem; é intocável. Não pode ser mudado.

Perdoe a si.

Limpe aquilo que deixastes sujo. Livre-se desses livros usados. Coloque a música que tanto te agrada.

O que bate à tua porta todos os dias, se não saudade?

E lá vai essa tua fé que já caduca abri-la novamente...

Airton Neto - Recanto das Letras.

HOJE

 
Será nesta quinta-feira (20) a eleição para escolha do novo diretor e vice-diretor do Campus Avançado ‘Prefeito Walter de Sá Leitão’, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu.

A votação com apenas um nome para os respectivos cargos em disputa, se dará das 8h às 22h no Campus Avançado Walter de Sá Leitão e nos horários de funcionamento dos Núcleos Avançados de Educação Superior de João Câmara e Macau.

Os candidatos aptos ao voto dos discentes, técnico-administrativos, ASDs e docentes são as professoras Marlucia Barros Lopes Cabral (foto) e Francileide Batista de Almeida Vieira, concorrendo nas posições de diretor e vice-diretor, respectivamente.
Fonte: Blog de Alderi Dantas

ASSU:

Orçada em mais de R$ 2 milhões e iniciada em outubro passado a obra de restauração do CAIC Poeta Renato Caldas no bairro Vertentes em Assu terá mais dois meses de duração até o seu término. É o que prevê José de Moura, funcionário da empresa Renova Construções responsável pela execução dos trabalhos.
José Moura acredita que até o mês de abril a obra que hoje conta com aproximadamente cinquenta operários que cuidam da parte elétrica, hidráulica e estrutural será concluída e entregue a comunidade estudantil, funcionários e professores da Escola Estadual Poeta Renato Caldas. “Muito ainda tem que ser feito, mas por outro lado muito já se fez aqui. No máximo em dois meses estaremos concluindo o trabalho” comentou. Ele registrou que o trabalho está contemplando cada setor do prédio. “As salas de aula já estão com suas portas colocadas e quase todas já estão pintadas. O muro em volta está quase pronto, o refeitório também, e o ginásio de esportes já está com o novo piso restando a conclusão na parte de polimento e posterior pintura. Terminando os trabalhos nas salas de aula vamos intensificar a ação nos banheiros. Tudo isso levará em média mais dois meses”. José de Moura ainda apelou à população que seja o guardião do CAIC. “Agora eu peço á comunidade que cuide desse patrimônio para que não chegue outra vez ao ponto que chegou”, finalizou.
Fonte: fiquesabendoassu.com

ORÇAMENTO:


Representante do Vale do Açu na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual George Soares - PR (foto) se inseriu entre os que viram com restrições o teor da Mensagem de Governo 2014 lida na tarde de segunda-feira (17) pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no plenário da Casa.
O deputado criticou particularmente a desatenção que tem sido demonstrada pelo Governo Rosalba no tocante a não liberação das emendas parlamentares aprovadas na esfera do Orçamento Geral do Estado (OGE), apesar dos contínuos compromissos assumidos pela gestão com a Assembleia com este propósito. George Soares enfatizou que, se por um lado a Assembleia Legislativa tem tido um comportamento de extrema correção com o Governo, a recíproca não tem sido verdadeira por parte da administração estadual, em que pese o fato de o Estado possuir arrecadação suficiente para atender as indicações parlamentares.

CERIMONIA


Dois ônibus lotados e ainda 12 pessoas na reserva esperando a oportunidade para integrar a caravana.
Este é o quadro descrito pelo seminarista Carlos Eduardo Oliveira, auxiliar da paróquia de Irmã Lindalva & São Cristóvão, bairro da Cohab, em Assú, ao se referir à formação da comitiva paroquial que seguirá dia 04 de abril para Salvador (BA).
A viagem tem um propósito pré-definido: testemunhar, na capital baiana, a celebração eucarística que marcará a transferência do relicário com os restos mortais de Irmã Lindalva Justo de Oliveira para o interior da Igreja da Graça, programada par ocorrer no dia 06 de abril.
A remoção deve-se à decisão, da igreja Católica na BA, de desativar o Abrigo Dom Pedro II, local onde a religiosa assuense foi assassinada e onde foi sepultada. Além da delegação de Assú, seguirá um grupo de 15 pessoas da paróquia da Imaculada Conceição, em Pau dos Ferros, Alto Oeste do RN, capitaneados pelo padre Raimundo Alexandre de Oliveira Neto, “Netinho”, que foi o primeiro vigário da paróquia de Irmã Lindalva & São Cristóvão, função hoje exercida pelo padre Francisco Belarmino Gomes.
Postado por Pauta Aberta.

LANÇAMENTO DE LIVROS

AMANHÃ - SEXTA FEIRA
 

 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

POESIA FESCENINA

MOTE
DEBAIXO DO TEU UMBIGO
TEM A FLOR QUE EU BEIJARIA
GLOSA

Faço segredo e não digo
Pra ninguém, se tu deixares
Por um dia os meus olhares
Debaixo do teu umbigo.
Sabes que sou bom amigo
A ti jamais trairia,
Pois a ninguém pediria
Com tanta insistência assim,
Sendo o teu corpo um jardim:
Tem a flor que eu beijaria.

Autor: Antônio de Oliveira Souto
Poeta glosador assuense.

CURIOSIDADES DO RN

ESQUIBUNDA

O esquibunda foi um esporte inventado em Natal. Mistura de brincadeira de criança com esporte radical, que consiste em deslizar na duna sentado numa pranchinha até cair no mar. O esquibunda virou atração, a modalidade acabou proibida, já que as dunas não estavam suportando tantas bundas e deu lugar ao aerobunda (foto), a versão aérea do esquibunda, na qual a pessoa vai sentada numa cadeirinha e desliza por uma corda, sem encostar na areia, caindo direto nas águas da Lagoa de Jacumã.
Fonte: O Guia dos Curiosos.

HISTÓRIA DO ASSU

Primeiro médico Norte-Rio-Grandense


Na Villa da Princesa, hoje município do Assu, nasceu Luiz Carlos Lins Wanderley, a 30 de agosto de 1831. Era filho legítimo do coronel Manuel Lins Wanderley e d. Maria Francisca da Trindade Wanderley.

Dr. Luiz Carlos Lins Wanderley
Casou-se no Assu, em primeiras núpcias, com d. Francisca Carolina Lins Wanderley, a 25 de julho de 1858, e, em segunda, na mesma data de 1877, com dona Maria Amélia Wanderley.

Foi o primeiro filho do Rio Grande do Norte que se doutorou em medicina, pela Faculdade de Medicina da Bahia a 05 de dezembro de 1857. Foi lente de diversas cadeiras no Atheneu Norte-Rio-Grandense e médico do Hospital de Caridade, exercendo outros cargos de confiança e comissão do governo.

Na qualidade de 2º Vice–Presidente da Província, teve a oportunidade de exercer a administração no ano de 1886. Foi eleito Deputado à Assembléia Legislativa e era Comendador da Imperial Ordem da Rosa.

Fundou, manteve e redigiu com seu grande amigo e sogro, coronel João Carlos Wanderley, a importante gazeta política Correio do Natal. 

Escreveu e publicou: Lyra de Amor (versos); A Restituição; A Louca ou o Riso da Dor; Amor de um Anjo e Os Anjos do Amor (dramas); O Anjo da Meia Noite (cena dramática em versos); O Prêmio da Viúva (comédia); Mistérios de Um Homem Rico (romance); Impressões de Uma Viagem ou Visita Pastoral (narrativas) e Biografias

As suas peças cênicas foram todas representadas com muito sucesso. 

Faleceu em Natal, à Rua Vigário Bartholomeu, nº. 01, no dia 10 de fevereiro de 1890. (Wanderley, 1993; 22).

Na cidade do Assu existe uma grande artéria que recebe o nome de Avenida Doutor Luiz Carlos onde concentra os dois maiores centros médicos do município e região: o Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos e o Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, numa justa homenagem a este pioneiro na medicina norte-rio-grandense.
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.

IMAGEM DO ASSU

BAOBÁ 
FAZENDA CURRALINHO - PIATÓ
(Fotografia de Jean Lopes)

"Não se encontra o positivo sem o negativo" 
(Chico Lucas - Pescador do Piató).

EVENTO DESTA QUARTA FEIRA

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

POESIA

Vida difícil

A minha vida hoje em dia
Está difícil demais
Não posso nem descansar
Dormir de tarde em paz
Até o que vou comer
Vem alguém prá me dizer
Que não devo comer mais

Explico, é que eu gosto
De dormir a tarde inteira
No almoço tem que ter
Alimento de primeira
Um bom prato de feijão
Farofa bife um sucão
Nada de coisa ligeira

Mas aí vem a doutora
E me passa a dieta
Meia concha de feijão
É prá me matar na certa
Duas colheres de arroz
Muito alface vem depois
Aí a fome aperta

Claro não sigo a dieta
E como prá me lascar
Depois eu vou ligeirinho
Prá minha cama deitar
Aí me vem a mulher
E diz home tenha fé
Se apronte vá caminhar

Apesar de não gostar
Vejo que ela tem razão
Não se alimentar bem
Traz problemas de montão
Colesterol AVC
Melhor não pagar prá ver
Eu não vou arriscar não

Agora eu vou tentar
Minha dieta fazer
Caminhar diariamente
Aqui acolá correr
Porque fico aperriado
Quando dizem, desgraçado
Se não mudar vai morrer

Por isso vai meu conselho
A quem quiser deseja viver
Alimentação saudável
É o que devemos comer
Vamos para academia
E caminhar todo dia
Prá melhor sobreviver

Autor: Rosivaldo Quirino

Do Blog RQ.

DEFERÊNCIA:


Já na primeira sessão de 2014 da Assembleia Legislativa do Estado em que os trabalhos de rotina puderam ser realizados – visto que a sessão inaugural de segunda-feira (17) se restringiu à leitura da Mensagem de Governo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) –, ocorrida nesta terça-feira (18), o deputado estadual George Soares (PR) apresentou algumas proposições que ainda serão levadas à votação em plenário.

E, numa delas, propõe uma Moção de Congratulações destinada ao empresário ceramista Vargas Soliz Pessoa (foto), saudando-o pela recondução a um novo mandato à frente da presidência do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado do RN (Sindicer).
Assessoria Parlamentar

LUTO:


Conforme nota distribuída por sua assessoria de comunicação, na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual George Soares (PR) lamenta o falecimento da advogada Daliane Pinto Câmara e apresenta Moção de Pesar em plenário.

Daliane faleceu segunda-feira (17) em Fortaleza (CE). Neste momento de dor, o parlamentar se solidariza com Francinilson Câmara e Goreth Pinto Câmara, pais da assuense, Dálio, seu irmão, bem como seus demais familiares e amigos.

FLONA ASSU:


Está sendo anunciada para esta quarta-feira (19) a realização da primeira reunião ordinária de 2014 no âmbito do Conselho Consultivo da Floresta Nacional (Flona), sediada em Assú.

Informação que é dada por um dos membros do colegiado, Reci de Oliveira (foto), secretário municipal adjunto de Meio Ambiente, confirma-a para 14h desta quarta-feira, no interior do auditório da própria Flona, unidade de preservação ambiental gerenciada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiviersidade (ICMBio).

“A reunião é aberta ao público em geral, porém somente os conselheiros têm direito a voto”, destaca Reci de Oliveira.

Na oportunidade serão tratados assuntos como: ampliação das atividades de visitação na Flona (caminhada noturna Luar do Sertão, dia 15 de março próximo); criação da logomarca da reserva; renovação do Conselho; e, outros assuntos propostos pelos conselheiros.
Postado por Pauta Aberta.

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares recebe confirmação de dois pleitos para a educação do Vale do Assu
O deputado estadual George Soares recebeu hoje (18) a confirmação de dois pleitos junto à Secretaria Estadual de Educação e que vão beneficiar a população do Vale do Assu. Em ligação ao parlamentar, a chefe de gabinete da pasta, Yraguaci, confirmou a construção de um ginásio para a Escola Estadual Tristão de Barros, em São Rafael. A obra, orçada em R$ 500 mil, era um pleito do deputado junto à Secretaria. Esta é a primeira construção de ginásio coberto no município. 

"Este é um sonho de anos, que vamos realizar com ajuda do governo do estado", afirma o deputado. O parlamentar pleiteou após saber que, dentro do programa de vários ginásios para o estado, um não teria como ser feito na Grande Natal porque na escola beneficiada já havia ginásio. Então, ele solicitou à secretária Betânia Ramalho que São Rafael fosse beneficiada.

Outra novidade repassada por Yraguaci foi a autorização para o projeto de cobertura da quadra da Escola Estadual Adalgiza Emídia, em Carnaubais. A obra que já vai para a fase de licitação será possível graças à emenda parlamentar do deputado assuense no valor de R$ 200 mil.
Assessoria Parlamentar.

LITERATURA POTIGUAR

As Pelejas de Ojuara!
O Livro As Pelejas de Ojuara, de Nei Leandro de Castro, ficou bastante popular com o lançamento do filme, O Homem que Desafiou o Diabo, lançado em 2007. Muita gente conhece a versão do livro mais recente com o ator Marcos Palmeira na capa. Mas você sabia que a capa da primeira edição era totalmente diferente? Para você que não conhece a edição original, ai está o foto.
As Pelejas De Ojuara - A historia verdadeira do homem que virou bicho. De Neil de Castro,1986.
 
capa original de 1986

contra capa da edição de1986

capa da edição de 2006
 
contra capa da edição de 2006 
Postado por 101 Livros do RN.

ASSÚ:

Bingo no Beco do IPI

O Beco do IPI, no próximo domingo(23), estará esperando a presença dos esperançosos em descobrir que a sorte lhe acena prazerosamente, bem como dos que desejam jogar conversa fora, reencontrar amigos... e apreciar o talento do assuense Ed Show.
 
Pois ééé... domingo também é o Dia da Sedução!!
 
Então... o Bingo organizado por Tiel começará a ser chamado um pouco depois que o pingo do meio dia caia sobre o zinco do telhado do Beco do IPI, no centro da cidade de dona Nair Fernandes.
Postado por Ana Valquíria.

REMINISCÊNCIAS

Lembranças de J. da Penha

João Felipe da Trindade (jfhipotenusa@gmail.com)
Professor da UFRN, membro do IHGRN e do INRG
Capitão J. da Penha
Hoje, transcrevo para cá um artigo postado no Diário de Notícias, no dia 21 de abril de 1954, pelo escritor cearense, membro da Academia Brasileira de Letras, R. Magalhães Júnior, que juntou suas lembranças às do escritor norte-rio-grandense,  Jaime Adour da Câmara. O título desse artigo é “Lembranças de J. da Penha”. O capitão J. da Penha, natural de Angicos, Rio Grande do Norte, foi assassinado no Ceará, no dia 22 de fevereiro de 1914, um século atrás. Segue o artigo.

Numa interessante conferência, improvisada à base de reminiscências de sua infância e de sua juventude no Rio Grande do Norte, o escritor Jaime Adour da Câmara lembrou, há poucos dias, a figura do capitão J. da Penha, desaparecido há precisamente quarenta anos. Pintou o autor de “Oropa, França e Bahia, com aquela fluência e precisão verbal que todos lhe reconhecem, um excelente retrato daquele oficial, de figura imponente, barbas frondosas e grande coragem, de cujos lábios ouvira, pela primeira vez, em comícios, a palavra “povo”. Não em referências indiretas, mas como um apelativo, como um chamamento, uma convocação. Disse o conferencista que ele proferira a palavra: “Povo!”, seguida de uma exclamação, apoiando-se na primeira sílaba, acentuada, porém breve, de tal sorte que parecia um tiro, um estampido. E que poder havia naquela palavra, que força magnética, que atração! Por que? Porque era uma palavra nova, alguma coisa de estranho, de inusitado, no vocabulário político da época. O capitão J. da Penha, diante daqueles que o cercavam, estudantes, operários, funcionários, meros curiosos atraídos eventualmente pela aglomeração que se formara, não distinguia classes ou particularizava grupos sociais. Enfeixava-os todos naquela palavra mágica, naquele tiro de fuzil saído de sua boca rodeada de espessas e negras barbaças:”Povo”.

Classificou-o Jaime Adour da Câmara de “mistagogo” e reconhece que muitas das coisas impressionantes que J. da Penha então dizia eram frases feitas, lugares comuns da oratória de comício, vulgaridades de almanaque positivista. Contudo, confessa que foi J. da Penha, com sua oratória inflamada, quem lhe transmitiu a noção de que era povo. Dele ouvira também uma palavra estranha e jamais ouvida: desoligarquização. Sustentava J. da Penha a necessidade de promover-se a desoligarquização dos Estados para que pudesse reinar no Brasil um clima de liberdade política. Na verdade, havia frondosas oligarquias de Norte a Sul do país. Não é preciso lembrar todas elas. Basta citar o longo e desafiador domínio do Sr. Borges de Medeiros no Rio Grande do Sul e a prolongada permanência dos Acioli no governo do Ceará. O desoligarquizador J. da Penha, que conseguiu levantar uma parte da população do Rio Grande do Norte, com os seus comícios e suas estranhas palavras, tão diferentes das que falavam os homens que detinham o poder, cometeu o erro supremo na escolha do candidato que deveria enfrentar  a oligarquia local. Foi buscar, não um filho da terra, não um homem que tivesse aparecido ao seu lado nos comícios, não alguém que tivesse raízes no Estado ou nele vivesse, mas um jovem e ausente oficial do Exército, o tenente Leônidas Hermes da Fonseca. Podia ter o tenente muito merecimento pessoal e condições para se transformar num grande administrador. Era, porém, o filho do presidente da República, marechal Hermes da Fonseca, e tal escolha fazia supor que J. da Penha, queria substituir uma oligarquia de âmbito estadual por uma oligarquia de âmbito nacional. Fraco o movimento a que se dedicara, o capitão J. da Penha, adotara uma tática funesta: a de tentar obter o apoio ou a pressão do governo central para o seu candidato, sem lembrar-se de que tal pressão seria tão condenável quanto a da máquina estadual em favor do candidato da oligarquia. O resultado foi a derrota do movimento de J. da Penha. As lembranças desfiadas pelo conferencista Jaime Adour da Câmara nos fazem refletir sobre os atos dos que querem preservar a democracia, baseada na vida dos partidos, com a escolha de candidatos fora dos partidos, ou seja, com a negação destes e de suas finalidades. Não parece a singularíssima desoligarquização de J. da Penha?

Ao desastre do bravo capitão no Rio Grande do Norte seguiu-se o seu desastre final no Ceará. Esse Estado fora há pouco, desoligarquizado: tinham sido alijados os Acióli e a estes se seguira o governo de um militar, o então coronel Marcos Franco Rabelo. Para reagir contra os restos da oligarquia, tinham entendido que só um homem forte. Mas Franco Rabelo, em vez de forte, era fraco. Contra ele, ergue-se o padre Cícero, com sua jagunçada, e a figura sinistra de Floro Bartolomeu, eminência parda do velho fanático. Criminosos de cinco ou seis Estados formam nas forças irregulares de Juazeiro, bem armadas e bem municiadas. Batidas as forças governistas em alguns encontros, J. da Penha se apresenta no Ceará e aceita o comando das mesmas. Marchou para o interior e caiu numa cilada perto de Iguatu. 

Dias depois, chegava a Fortaleza um vagão ferroviário conduzindo o cadáver de J. da Penha. Ainda me lembro da emoção daquele instante: parecia que a cidade inteira tomava luto. Assumiu J. da Penha o relevo de um herói popular. Os cantadores o glorificavam em seus versos.

Lembro-me de uns que diziam;
Deus te dê a salvação
Boca que nunca mentiu
Braço de herói destemido
Mão forte que resistiu

Assim acabou o homem evocado há dias pelo conferencista Jaime Adour da Câmara. Ás lembranças dele junto as minhas. Naquele instante, parecia que o Brasil estava acabando e que o nome de J. da Penha passaria à história como o de um herói. Mas, agora, a quarenta anos de distância, quantos ainda se lembrarão dele?
Postado por Hipotenusa.

CHARGE DO DIA:

Violência

Blog Sorriso Pensante - Ivam Cabral

ABANDONO:

'Papagaios de pirata' sumiram dos ombros de Rosalba Ciarlini

Rosalba Ciarlini
Colaboradores da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) anotaram a ausência de várias lideranças que comumente apareciam ao lado dela em eventos públicos, nessa segunda-feira (17) durante a leitura da Mensagem de Governo para 2014 na abertura dos trabalhos ordinários da Assembleia Legislativa, em Natal.
Dentre os faltosos foram notados muitos prefeitos que, noutros tempos, se acotovelavam para serem fotografados perto de Rosalba, como verdadeiros papagaios de pirata.
Agora, diante do mau momento enfrentado pela administração estadual e a elevada rejeição de Rosalba, estes mesmos aliados querem se manter a quilômetros de distância da governante, fugindo dela como o diabo foge da cruz, apesar de desejarem continuar sendo favorecidos pelos cargos e privilégios do Governo do Estado.
Essa espécie de gente é apelidada por experimentados cardeais da política do RN de “político eclético”.
Postado por Pauta Aberta.

PESAR

Faleceu nesta segunda feira (18/02), em Fortaleza, Daliane Pinto Câmara (foto), filha do casal Francinilson Carlos da Câmara e Gorete Pinto.

Daliane, com 32 anos, estava em tratamento de um câncer no coração na capital cearense há vários meses. Durante o período de tratamento ela sofreu um infarto e foi submetida a uma cirurgia para retirada de coágulos de sangue.

Na semana passada Daliane foi submetida a um transplante de coração, mas seu organismo apresentou rejeição. Em seguida seu quadro de saúde piorou, vindo a falecer hoje.

Francinilson – pai de Daliane - é funcionário do Banco do Brasil e desempenha suas funções há vários anos na agência de Assú. Gorete – mãe de Daliane - atua na revenda de jóias. Nos últimos meses ela fixou residência em Fortaleza para acompanhar o tratamento da filha.

Informações ainda não confirmadas são que o velório acontecerá no Centro de Velório Sempre, localizado na avenida João Celso Filho. O sepultamento será no cemitério São Vicente de Paula, no bairro Novo Horizonte, em Assú. Ainda não se tem uma definição do dia e horário do sepultamento.
Postado por Rabiscos do Samuel.


Nós que fazemos este Blog apresentamos votos de profundo pesar a todos os familiares. 
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CULTURA POPULAR

 A Santidade na Boca do povo 
Nas suas expressões e causos.

"A voz do povo é a voz de Deus" (Expressão Popular).

OS DITOS DO SANTO POVO:

Quando o povo não tem data certa para pagar suas contas, costuma dizer:
- Dia de São Nunca, eu pago!
- Dia de São Nunca à tarde, eu venho pagar!
- Dia de São - Paga - Mião eu venho pagar-te!

Quando recebe uma "promessa de alguém:
- Quem enricou com promessa, foi São Severino do Ramo!
Santo que o bêbado não esquece de pedir:
- São João da Barra!

Santo que cura azia do povo:
- São Rizal.

Expressão popular que significa "Santa Falsidade":
- Santinha de Pau - Oco.

O povo é desconfiado com  o novo:
- Crê em Deus, que é Santo Velho!

O nordestino gosta de encher a casa de filhos:
- Quem tiver muitos filhos e pouco pão, diga-lhes uma oração!

Antes de fazer algo, o povo tem fé:
- Reze para o santo, antes de subir o barranco!

O povo faminto reclamando dos Padres:
- Reza é que enche barriga de santo!

Quando os meninos "faziam" suas estripulias:
- Palmatória não é santa, mas obra milagre!
Quando se escapa de algo:
- São e Salvo!

Quando se trata de outra coisa, pessoa ou situação mudada:
- São outros quinhentos!

Cuidado com o que fala, diz o povo:
- Cuidado com o andor que o santo é de barro!

Quando arranja padrinho forte:
- Não se apegue a santo fraco!

Quando alguém é acusado ou faz algo errado:
Santo de carne, pau nele!

Fonte: Breviário Profano do Povo - Gutemberg Costa.

CURIOSIDADE

 Recebi um e-mail do amigo Edivam Bezerra nos seguintes termos e estou divulgando para conhecimento dos amigos seguidores do Assu na Ponta da Língua:
Assim se deu este hino:
Almoçava eu outro dia quando de súbito recebí a visita do saudoso J. Keuly juntamente com Carmésio e esposa. Naquela ocasião o Camaleão do Vale iria enfrentar o Potiguar de Mossoró no Edgarzão, porém este sem hino, me deram então a incumbência de fazer de imediato este hino, segundo Jota, eu fazia rápido as músicas para alguns candidatos nos pleitos eleitorais. Pedí que os mesmos me aguardasse um pouco para que terminasse de almoçar já que eles estavam fartos, adentrei à cozinha, não para almoçar, já saltitava na minha memória o seguinte:

Sou verde e branco de coração
Sou Assuense, sou campeão
Tenho nos craques o melhor futebol
drible no campo sempre acaba em gol

O nosso time, é arte e fé
Levanta a torcida, olé!
O nosso time, é emoção
Levanta Camaleão!

ASSU, ASSU, ASSU

Associação Sportiva Sociedade Unida
Associação Sportiva Sociedade Unida


Letra e Música: Edivam Bezerra.

IMAGEM DO ASSU

CARNAUBEIRAS DO PIATÓ
Foto: Paula Vanina Cencig
A natureza nos oferece sinais para a gente prestar atenção 
(Chico Lucas - pescador do Piató).

REMINISCÊNCIAS

 
MARTHA WANDERLEY SALEM
(29/08/1911 - 28/08/2009)

Martha de Sá Leitão Wanderley. Assim se chamava a menina que nasceu numa terça-feira, 29 de agosto de 1911, no vilarejo do Açu, sertão do Rio Grande do Norte, filha de Minervino Wanderley e Carlota de Sá Leitão Wanderley.

Já na infância, Martha mostrava seu espírito através da doçura do olhar e o sorriso franco. Inquieta e simpática encantava a todos, o que deixava os pais com a certeza de que daquela diminuta criatura muita coisa boa viria. Martha ficou como filha única até seus doze anos, quando nasceu sua única irmã, Bertha de Sá Leitão Wanderley, em 11 de dezembro de 1923.

Martha começou a ter as suas primeiras aulas no Colégio Nossa Senhora das Vitórias, administrado por religiosas austríacas, que logo descobriram naquela menina um grande desejo de aprender. Tamanha avidez por conhecimento ficou evidenciada nos bancos escolares, quando fez parte da primeira turma de alunas do tradicional Colégio, trazendo na precoce bagagem o aprendizado de três idiomas, o alemão, o inglês e o francês.

Moça de muitos dotes, encontrou no comerciante Emílio Salem Dieb, de descendência árabe, o seu amor, casando-se em 17 de dezembro de 1938, passando a chamar-se Martha Wanderley Salem. Após suas núpcias, fixou residência em Mossoró, local no qual Emílio tinha negócios. Ficou até 1947, quando passou a residir em Natal, na Ribeira, numa bela casa ao lado da praça que hoje leva seu nome: Praça das Mães Professora Martha Salem. Morou também na Rua Princesa Isabel, Trairi, Rodrigues Alves, Coronel Estevam e Praça Marechal Deodoro. Teve seis filhos: Emilio Filho (falecido), Marta Maria, Caio, Margarida, Elizabeth (falecida) e Minervino.

Em meados da década de 1950, Emílio começou a ter sérios problemas coronarianos. Ela, como era do seu feitio, ficou ao lado do seu amado até sua partida, em dezembro de 1960.

Começava, então, uma nova era para Martha. Com seis filhos, o mais velho, Emílio, com vinte anos, ela tomou as rédeas da casa e, para colocar comida para os filhos e mantê-los em bons colégios, passou a dar aulas de pintura. Sua veia artística se destacava a cada pincelada. As alunas se fascinavam e, logo, formou uma grande turma que se transformou em um enorme grupo de inseparáveis amigas.

E assim, Martha foi tocando a vida. A casa sempre cheia de amigos. Fossem dela ou dos filhos, formavam uma turma grande, unida e, inspirados por ela, sempre dispostos a praticar o bem. Sua alegria e disposição para a vida, refletida nos gestos, cada vez arrebanhava mais admiradores. E nesse misto de esforço e prazer, Martha formou os filhos para vida.

Tinha cumprido seu dever de esposa e de mãe. Mas a história de Martha não ficaria por aí. Muita coisa ainda estava por vir. Martha mostrava que, além de sua enorme bondade, simpatia contagiante e do seu espírito solidário, era uma apaixonada pela vida.

Nesse momento, já sem a obrigação de angariar fundos para a manutenção da casa e dos filhos, iniciou uma atividade singular: com receio de esquecer os idiomas aprendidos, já que, naquela época, não era comum encontrar pessoas poliglotas, ela resolveu dar aulas de línguas de forma gratuita. “Eu não esqueço e as pessoas aprendem”, justificava.

Em 1980, em meio a essa nova missão, Martha sofreu dois grandes abalos com as mortes de dois filhos, Elizabeth, em janeiro, e Emilio Filho, em novembro. Parecia que o mundo desabava sobre Martha. Porém, sua fibra falou mais alto e ela se reergueu. Concentrou-se nas artes e, contando com a ajuda do seu inumerável grupo de amigos, retomou o prazer pela vida. Os percalços serviram de molas para que ela saltasse à frente e, mais uma vez, olhasse a vida de forma serena e com perspectivas. Era de uma força admirável!

Com o tempo, ficou evidenciado que sua grande paixão era o alemão. Estudou o país e especializou-se naquele idioma. Para que se possa ter ideia do seu conhecimento, passou a ensinar português a alemães que por aqui passaram. Essa troca de experiências culturais tomou conta de muitas conversas entre intelectuais e culminou com a publicação de inúmeras reportagens nas diversas mídias, tanto daqui, quanto da Alemanha. Para coroar essa estreita relação, o governo alemão, num gesto de reconhecimento, condecorou-a com uma comenda pelos serviços que prestou na difusão da cultura daquele país. Paralelo a isso, foi-lhe concedido o título de Cidadã Natalense pela Câmara Municipal.

Foi uma vida marcada pelos mais puros sentimentos. Uma mulher digna, honrada, querida, solidária, amiga, cúmplice, irmã, filha, esposa e mãe sem igual. O Rio Grande do norte precisa de mais pessoas da estirpe de Martha Wanderley Salem.

Abaixo, alguns depoimentos de amigos.

Ignez Motta:

“Falar sobre Martha é muito difícil. Não só pela importância que ela teve na minha vida, mas pelo que ela representou para várias gerações. Foi uma amiga singular, confidente, uma professora da vida. Uma mãe na mais sublime definição. Aprendi muito da vida com ela. As lembranças ainda são vivas nos meus pensamentos. Obrigado, querida!”

Maria Luísa Medeiros:

[…] Não sou afeita a homenagem póstuma, mas, no caso de Dona Martha, é necessária. Seu estilo de vida precisa sempre ser lembrado. Quando pessoas como ela se vão, nossa responsabilidade aumenta.[...]

[...] Tenho em minha casa uma recordação, um presente, uma joia. Meu quadro favorito de Renoir pintado por suas mãos: "La Première Sortie" ou "A Primeira Saída", de 1876. O original está em Londres, mas o de Dona Martha está sempre comigo. [...]

[...] Agora que termino esse texto, 15h47, toca na rádio universitária "Eduardo e Mônica", de Renato Russo, música que também me motivou a estudar alemão. Descanse em paz, Dona Martha. Você fez muito. Agora é com a gente, seus alunos.[...]

Franklin Jorge:

[…] Martha Wanderley Salém, assuense de velha estirpe, prima em segundo grau da Baronesa de Serra Branca, D. Belisária, primeira grande proprietária rural potiguar a libertar seus escravos e a recepcioná-los com um jantar em que, vestida de touca e avental, os serviu solenemente da mesma maneira como se acostumara a ser servida.[...]

[…] Ainda menina, o pai a levou para conhecer a prima baronesa em seu solar, atualmente a Casa de Cultura do Assu. Uns setenta anos depois, D. Martha me contava que ficara decepcionada, pois esperava encontrar uma grande personagem, luxuosamente vestida e coberta de joias, cercada de serviçais, e deparara com uma mulher simples, falando pouco e baixo, curiosa acerca dos familiares, modestamente vestida… Era D. Belisária uma dama ascética e piedosa, sendo o seu único luxo a carruagem puxada por duas imponentes parelhas de cavalos puro sangue que a transportava do Assu aos seus domínios de Serra Branca, em Santana do Matos. Dona Martha a descrevia como uma mulher “quase sem carnes, chochinha e sem graça…”[...]

Woden Madruga:

“Neste 29 de agosto de 2008 a professora Martha Wanderley Salem está fazendo 97 anos de idade. Beleza! Artista plástica, ensinou pintura e línguas, incluindo nesse cabedal o alemão. Recebeu comenda do governo da Alemanha pelos serviços que prestou na difusão da cultura daquele país. Viúva de Emílio Salem Dieb, dona Martha teve seis filhos: o sempre saudoso Emílio Salem Filho, médico, Martha Maria, Caio Salem, médico, Margarida, Elizabeth (falecida) e Minervino Wanderley, jornalista. Fazem um dos melhores quadros da paisagem natalense.”

Minervino Wanderley Neto
Natal(RN), maio de 2013

HOMICÍDIO:

 
Mais um crime de homicídio foi registrado na cidade de Mossoró neste fim de semana. A vítima foi o repórter cinematográfico José Lacerda da Silva, “Jota Lacerda”, de 50 anos de idade, morador da Rua Dorian Jorge Freire, no bairro Nova Betânia, que foi morto vítima de disparos de arma de fogo.

De acordo com informações do portal eletrônico O Câmera, Lacerda foi morto por volta das 19h30 deste domingo (16) em frente ao Supermercado Queiroz no bairro Belo Horizonte, após um assalto praticado por dois indivíduos que dispararam contra o mesmo.

Lacerda foi atingido no braço e no tórax, e chegou a ser socorrido por uma ambulância Alfa do Samu, mas não resistiu e morreu antes de chegar ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

Lacerda trabalhava como cinegrafista na TCM – TV a Cabo de Mossoró há 11 anos e teria aproveitado a folga deste domingo para se divertir.

O cinegrafista era natural da cidade de Luís Gomes, Alto Oeste potiguar, e irmão do também jornalista e radialista Aurivan Lacerda, ex-comunicador da Rádio Princesa do Vale, e já trabalhou na cidade de Assú. Foi nesta cidade que iniciou sua carreira profissional na TV Assú (Telecab) nos anos 90, depois ingressando na TCM.
Foto: Arquivo Jarbas Rocha

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O POETA

Renato Caldas (1902-1991) era um afamado poeta popular potiguar de Assu, conhecido em todo o Brasil. Além dos versos que produzia (estilo Patativa do Assaré, Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz), tinha o dom do repente, de dizer ditos espirituosos que tinha sempre na ponta da língua, pra qualquer ocasião. Pois bem, em 1960, era governador da Guanabara, hoje Rio de Janeiro, o agitador político carioca Carlos Lacerda que teria lançado no seu no seu governo uma Campanha para conseguir recursos em favorecimento dos flagelados da seca que castigava o povo do sertão nordestino, que tinha como lema “Ajuda teu irmão”. Renato então regressou aquela capital onde antes havia morado, para ver se conseguia com aquele governante, uma ajuda para publicar a segunda edição do seu já afamado livro de versos em linguagem matuta, intitulado de “Fulô do Mato”. Ao chegar ao Rio, com pouco dinheiro, hospedou-se numa pensão de quinta categoria da Lapa, bairro da boêmia carioca. Logo fora advertido pelo proprietário daquela hospedaria: “Moço. Aqui o banheiro é coletivo”. Renato não deu muita importância. Prevenido, deixou sua bagagem no quarto daquela pensão, deu uma saída para comprar um pinico (utensílio doméstico de ágata muito usado em quartos até mesmo nos grandes centros urbanos). Ao pegar naquele objeto, perguntou ao vendedor: “Moço. Quanto é esse pinico”. “O nome disso aí não é pinico, não! O nome certo disso aí é “Nordestino”. Disse o vendedor. Rento que não perdia as oportunidades para dizer um repente, respondeu: “Pois eu quero esse “Nordestino” pra hoje à noite encher de carioca”.

No dia seguinte Renato se dirigiu ao Palácio do Governo do Rio. Levou um chá de cadeira, não conseguiu falar com Lacerda, deixou com a secretária daquele governador um bilhete rimado em forma de sextilha, dizendo assim:

Amigo Carlos Lacerda
Que inventou essa ‘merda’
De “Ajuda teu irmão”.
Ajude o velho Renato
Publicar “Fulô do Mato”
Poeta lá do sertão!

A sextilha acima logo se espalhou pela cidade do Rio de Janeiro. Foi quando certo amigo lhe perguntou: “Renato”. Você não tem outro nome além daquela palavra indecente para rimar com o nome do governador, não? ”Renato não se fez de rogado: ‘Merda” foi o único nome que encontrei para rimar com Lacerda.”

E a segunda edição do livro referenciado acima de Renato Caldas veio a ser publicado com ajuda de Carlos Lacerda que se tornou amigo e admirador daquele bardo Norte-rio-grandense que o Brasil consagrou com muita justiça.
Postado por Fernando Caldas.