sábado, 15 de fevereiro de 2014

ORAÇÃO

DOS DEVOTOS DE "SÃO" CORNUDO:

O escritor das coisas do povo, especialmente da população sertaneja da Paraíba, o saudoso amigo José Cavalcanti, cuja amizade por pouco tempo tivemos o privilégio de cultivá-la nas minhas idas a João Pessoa/PB. Pois foi Zé Cavalcante, ou Zé Bala, que em seu livro Sertanejadas, 1993, página 108/109, registra um causo em que o mesmo aceitando o convite de uma migo (Cícero Batista), a entrar pela primeira vez numa Igreja do Distrito de São José de Piranhas e rezaram juntos a oração de "São Cornudo" ou seja, a oração dos ditos cornudos, chifrudos, etc.
"Meu Bom Jesus piedoso,
Livrai-me de ser corno:
Mas, se chegar a ser,
Livrai-me de saber,
E, se vier a saber,
Livrai-me de acreditar;
Deus, que estais no altar,
Ouvi minha oração
E dai-me conformação.
Amém...

Fonte: Breviário Profano do Povo - Gutemberg Costa.

POESIA FESCENINA

MOTE

A cabeça quando pinta
A pinta baixa a cabeça
GLOSA

Um dia a velha Jacinta
Me disse com segurança
O homem  perde a punjança,
A cabeça quando pinta.
No cabelos usa tinta
Prá que mais moço pareça
Mas é bom que não se esqueça
A ninguém pode enganar
Na hora que vai trepar
A pinta baixa a cabeça.

Autor: Antonio de Oliveira Souto
Assuense: 06/07/1937.
Fonte: Glosa Glosarum - Celso da Silveira.

POESIA

MOTE

SE ANA MORRER QUEIMADA
NÃO ME PAGA O QUE ME DEVE.*

GLOSA

I

Será grande a gargalhada
E bem completa a alegria;
Que prazer, quanta harmonia,
SE ANA MORRER QUEIMADA.
Festa só, festa e mais nada, 
Prazer que ninguém descreve.
Quem, pois, a chorar se atreve
Ante um bem que se dilata?
Mesmo morta, aquela ingrata,
NÃO ME PAGA O QUE ME DEVE.

II

A luz há de ser manchada
De negro fumo e terrores,
Secarão frutos e flores,
SE ANA MORRER QUEIMADA.
Ao vê-la em cinza tornada,
Na dor que ninguém descreve,
Direi, em soluço, breve:
Embora a terra dê tudo,
Já que tem seu lábio mudo
NÃO ME PAGA O QUE ME DEVE.

Autor: JOÃO LINS CALDAS (01-08-1888 / 18-05-1967). Poeta. Em "Território Humano", romance de José Geraldo Vieira, é o Cássio Murtinho - Revelado pelo romancista em "Cartas à Minha Filha em Prantos".
* Mote atribuído a Dix-Sept Rosado, conforme informação de Geraldo Dantas.
Fonte: Glosa Glosarum - Celso da Silveira.

PESAR

"Morreu um amigo e um sonho..."
(Frase do empresário assuense Nuilson Pinto de Medeiros)
Foto: Rabiscos do Samuel Nário

PESAR

Brian Edwin Tipler

O blog traz a público neste sábado (15) uma notícia lamentável.

Informações ainda preliminares revelam que, vitimado por um fulminante ataque cardíaco, faleceu nessa sexta-feira (14), em Fortaleza (CE), onde tinha fixado residência ultimamente, o consultor britânico Brian Edwin Tipler.

A perda irreparável é transmitida por dois de seus amigos em Assú, o ex-prefeito Ronaldo Soares e o agropecuarista Nuilson Pinto que, neste instante, se deslocam até a capital cearense.

Ambos auxiliarão nos procedimentos legais para a liberação do cadáver para que possa ser trasladado para local a ser indicado por familiares do falecido.
Ainda não está definido se o sepultamento ocorrerá no Brasil ou se o féretro seguirá para a Grã-Bretanha.

Brian Tipler foi o mentor intelectual e responsável maior por toda a elaboração do projeto de implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no interior do RN – batizada de ZPE do Sertão –, que teria sua localização no município do Assú.

Tristemente, ele faleceu sem poder ter testemunhado seu sonho progredir, em consequência da truculência, insensibilidade, sordidez, incompreensão e mesquinharia de alguns, cujos nomes não merecem sequer identificação.

Talvez um dia a história possa garantir o reconhecimento à ousada e revolucionária iniciativa de Brian Tipler que, por falta de sorte, esbarrou frontalmente na pequenez de algumas mentalidades funestas e sem compromisso com o amanhã do Assú e região.
Postado por Pauta Aberta.

CRÔNICA

Que seja eterno, e não à toa
POR SIMONE GUERRA
Que seja eterno enquanto dura. Dura o quê? Se não for amor, não vai durar a vida toda, pois o destino se encaminhará de que as direções sigam diferentes caminhos. Eu mudaria essa frase para: Que seja delicioso enquanto tem gosto. Assim é bem mais degustável, não é mesmo?

Eterno para durar. Durar enquanto for eterno, soa meio à toa. Coisas palpáveis tem mais apreço e pés no chão. Seria bom que tudo que amamos, deliciamos, durassem o tempo que fossem necessário, e nos deixariam quando estivéssemos prontos para recomeçar. E quem está pronto para recomeçar?

O passado, tem a magia de nos encantar com seus pensamentos em pessoas e coisas que não voltarão. E para viver uma nova história, um outro amor, é preciso vencer a infelicidade de nos prender a memórias inesquecíveis.

O beijo tem que ser eterno sempre. O abraço amigo, aconchegante tem que ser todos os dias até que meus braços não se possam mais curvarem. O diálogo tem que ser constante nas relações, ou morrerá para sempre o amar. O perdão tem que ser mais do que pedir desculpas, tem que ser súplica verdadeira de reconhecimento do erro. Os segredos tem que ser guardados a sete chaves que foram perdidas. Receitas básicas para se viver eternamente e não à toa.

Não precisa ser eterno, os rancores, as caras feias, as meias palavras, as discussões, as brigas, as ofensas, e muitos outros sentimentos de abandono, que estes sejam levados para sempre do nosso viver, ou que sejam eternos enquanto durem, aí sim, que seja à toa!

Até a eternidade de existir, deveriam prevalecer, os bons dias dos vizinhos que sempre nos sorriem; o muito obrigado verdadeiro das pessoas; as compreensões sem qualquer favor em troca; os elogios, sem mentiras; as ajudas mútuas sem preço.

Que seja eterno enquanto dura... Dura o quê? Uma relação que já começou se desmoronando? O amor unilateral em uma relação de anos? As conversas por obrigação? O carinho apenas por causa do tesão? O mendigar de sentimentos do outro? O beijo longo que nunca mais foi dado nos últimos dois anos? Não, não tem que durar! Precisam de recomeços! É preciso que se migram para outros gostares verdadeiros.

Sim, que seja eterno para sempre, enquanto existirem as belezas do que é bom e nos fazem felizes. Que seja eterno, o amanhecer calmo com céu de esperança, o estar ao lado de pessoas que transmitem sorrisos e alegrias, amar incondicional a vida, fazer a diferença onde existe um pardo viver, olhar para as pessoas com amizade e apreço, existir para fazer histórias.

A vida é um constante palco de espetáculos, e eu não quero soar à toa nas minhas cenas do cotidiano. Quero ser a atriz principal em todas as apresentações de amor, felicidade, existência, luta, seguir em frente, recomeçar. Quero estar no palco, e sentir a minha platéia feliz pelo simples de eu existir, fazer parte da vida deles, isto sim é viver eternamente, e não enquanto durar.

Eu não sou à toa, logo, sou para durar uma vida longa, a vida toda.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

LANÇAMENTO DE LIVRO

Anote na sua agenda.

Postado por 101 Livros do RN

MUNDOS OPOSTOS:


A Prefeitura Municipal de Macau entregou dia 07 deste mês o Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho.

A obra, iniciada na gestão do ex-prefeito Flávio Veras, foi concluída e entregue pelo atual prefeito, Kerginaldo Pinto (PMDB), que na ocasião destacou o investimento de R$ 3,3 milhões, com recursos próprios, aplicados na infraestrutura e nos modernos equipamentos, que dotou o Complexo de um alto padrão.

No local também funcionará o Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do RN (Uern), oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

O espaço é dotado de 12 salas de aulas climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, sala de direção e de supervisão, duas bibliotecas, guarita com monitoramento eletrônico, refeitório, cinco praças de convivência, praça de alimentação com lanchonete e três mil metros quadrados de área de estacionamento.

A unidade também ganhou um parque esportivo com duas quadras poliesportivas, um campo de futebol gramado, um ginásio e, ainda, um equipado e moderno teatro – auditório com capacidade para mil pessoas sentadas.

O blog: A notícia, distribuída pela assessoria de comunicação do Executivo macauense, instigou o blog a deixar no ar um questionamento: alguém poderia informar uma obra que tenha merecido um investimento de pelo menos metade do que foi aplicado em Macau, na cidade do Assú, pela atual gestão, e que seja financiado exclusivamente com recursos próprios?
Postado por Pauta Aberta.

LANÇAMENTO DE LIVRO

Caros amigos, tenho o prazer de convidá-los para o lançamento do meu livro NÓS SOFRE MAS DÁ RISADA a realizar-se a partir das 16:00 horas do dia 22/02/2014, no restaurante Paladar Tropical da Jaguarari (depois de cruzar a Mor Gouveia e antes de chegar na Raimundo Chaves, do lado direito, no sentido zona sul). Neste livro narro quase DUZENTAS SITUAÇÕES, ilustradas por mais de CENTO E CINQUENTA FOTOS, respectivamente, vivenciadas e feitas por mim, durante uma viagem à Europa em setembro do ano passado. Abraços. Escritor-Professor Marcos Medeiros.
Postado por 101 Livros do RN

ITAJÁ



Neste próximo final de semana o prefeito de Itajá, Licélio Guimarães (PSB), e o secretário de Administração e Recursos Humanos, Lutércio Guimarães, seguem para Brasília. 
Lutércio Guimarães

A viagem é com o intuito de conseguir alguns investimentos junto a órgãos do Governo Federal e sobras de recursos parlamentares e orçamentários. 

Para tanto, disse Lutércio, a gestão está correndo contra o relógio para eliminar as últimas pendências burocráticas para ter acesso a novos recursos públicos. 

Ele explicou que Itajá ainda enfrenta problema de inadimplência por conta de falha em parte da prestação de contas do Executivo referente a 2012. 

Em paralelo, declarou o secretário, a Prefeitura já volta-se para a confecção de projetos para permitir a liberação de emendas que foram destinadas ao município para o presente exercício. Uma delas, designada pelo deputado estadual George Soares (PR) dentro do Orçamento Geral do Estado (OGE), servirá para a construção de uma praça pública no distrito de Acauã, conforme antecipou Lutércio Guimarães.
Postado por Pauta Aberta.

ATRAÇÃO ANTIGA

Um cajueiro criou uma floresta

Como a história da vassoura no aprendiz de feiticeiro, um cajueiro desdobra-se formando uma verdadeira floresta - Dois mil metros quadrados de área, quarenta e cinco mil frutos em cada safra - Uma grande atração turística para o Nordeste...

  Texto de ÍTALO VIOLA  - Fotos de RUBENS AMÉRICO
O Cajueiro de Pirangi já se consagrou como ponto obrigatório de visita dos que chegam à cidade de Natal. Pirangi é o nome de uma praia, na divisa dos municípios de Natal e Nísia Floresta, na qual o cidadão Sylvio Pedrosa possui um sítio, onde se encontra o cajueiro a que nos referimos e que os moradores do local denominam de “O Polvo”.

Êste cajueiro, segundo os mais velhos habitantes da região, tem aproximadamente uns quarenta anos de existência. Do seu tronco original (um tanto difícil de distinguir para quem o vê pela primeira vez) saíram dezenas de galhos que, por sua vez, transformaram-se em outros verdadeiros troncos, lançando centenas de galhos em tôdas as direções, numa progressão geométrica, numa sinfonia inacabada. Se emendássemos todos êstes galhos e troncos, cobriríamos, com a maior facilidade, a distância de um quilômetro. A área dêste cajueiro, verificada pelo seu proprietário, é de 2.000 m2. Quando chega a época de cajus, “O Polvo” mostra a sua pujança e prodigalidade, oferecendo uma média de 500 cajus diários em uma safra de três meses, portanto 45.000 frutos.
 
Assis Chateaubriand, os Governadores Lucas Garcez, Juscelino Kubitschek, Amaral Peixoto, o escritor e sociólogo Gilberto Freyre, o ex-Embaixador da Espanha e inúmeras outras personalidades celebrizaram o cajueiro de Pirangi com suas visitas.

Num país que soubesse aproveitar as suas atrações naturais para fins turísticos, êste cajueiro estaria mundialmente conhecido, convergindo para êle uma legião de curiosos, tal a sua excentricidade, tal a sua beleza, tal o seu caráter de exemplar único em todo o mundo.

Este artigo foi retirado, na íntegra, da Revista O CRUZEIRO - de 08 de janeiro de 1955.

DO FUNDO DO BAÚ

Mais Amigo da Onça 

CARNAVAL DE MACAU

Ponta pé do Carnaval com escolha do Rei e Rainha e arrastão puxado por Edcity no final de semana
Ronaldinho e Edcity
Com a fama de realizar o maior e melhor carnaval de rua no Rio Grande do Norte, a cidade de Macau sai na frente mais uma vez, e realiza neste sábado e domingo uma prévia carnavalesca na Praia de Camapum. O ponto alto do evento acontece no domingo, 16, com a escolha do Rei e Rainha, seguido do arrastão pelas ruas da cidade, puxado pelo trio Metrô e a banda Edcity. 

Durante os dois dias de evento, a praia terá uma intensa movimentação com a disputa de modalidades esportivas nas arenas e shows no palco armado no calçadão. Na noite do sábado, se apresentam as bandas Kuarto da Sacanagem e Praballada, já no domingo a festa começa às 11 horas da manhã. No palco, a banda Doce Pecado Metalizado faz a festa dos foliões e banhista, esquentando o clima entre as torcidas do disputado concurso de rei e rainha do carnaval. 

Depois de conhecidos o rei e rainha que vão comandar a folia em 2014, a festa continua, desta vez na cidade com grande arrastão, saindo das proximidades do pórtico da estrada de acesso à praia. A apresentação do cantor baiano Edcity e banda é a atração mais esperada do final de semana. 

Sucesso na mídia 

O cantor baiano Edcity gravou recentemente um clipe com o jogador Ronaldinho Gaúcho. O 10 do Atlético foi a um estúdio “emprestar” sua voz na música "Vai na Fé". A canção homenageia o jogador do Atlético e cita o nome do craque no refrão.
Informações: Celso Amâncio

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DO ASSU

Início da construção da Matriz

Dos anos de 1755 a 1760, coordenou os trabalhos da Freguesia o padre Bernardo de Aragão Cabral. De 1760 a 1771 os paroquianos ficaram sob a orientação espiritual do padre João Saraiva de Araújo que deu início no dia 15 de julho de 1760, a construção da Matriz de São João Batista, no terreno doado por Sebastião de Souza Jorge (no ano de 1712) obedecendo ao projeto em estilo romano por dentro e por fora barroco. As primeiras pedras para edificação foram transportadas nos carros de bois. 

Em 06 de setembro de 1761, em um domingo, chegaram do Apodi alguns índios. Estes começaram a trabalhar nos serviços da Igreja, no dia 14 do referido mês. 
Matriz de São João - Foto anterior a ampliação da sacristia
A Matriz, desde a sua construção, passou por diversas reformas e ampliações. As arcadas medem trinta e três palmos de altura e as colunas, inclusive base e capitel, vinte e três palmos.

Na vigência do pároco Júlio Alves Bezerra, foi feita a ampliação dos fundos da Matriz, com a construção de um espaçoso salão que serve de sacristia e lugar de reuniões. 
Matriz de São João - atual - foto: Endson Esron
A Matriz de São João Batista é um dos mais antigos e suntuosos templos da Igreja Católica no Estado do Rio Grande do Norte. Do seu adro pode-se observar um acervo arquitetônico composto de garbosos palacetes, remanescentes de uma época áurea comercialmente, a qual ofereceu condições de vida confortáveis às famílias que ali residiram e que eram conhecidas em toda a região como possuidoras de “eira e beira”. Ou seja, cidadãos que tinham condições financeiras para construírem seus casarões de cumeeiras altas e fachadas de beirais bem trabalhados, com varandas e bicas, muitas vezes, caracterizando o símbolo da família ou representação de animais.
Fonte: Assu dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro

HUMOR

Sorriso Pensante - Ivam Cabral.

CURIOSIDADES DO RN

O FORTE DOS REIS MAGOS
 
O Forte dos Reis Magos, que deu origem à cidade de Natal, começou a ser construído no início de 1598. Equipada com 13 canhões de bronze, a fortaleza serviu como base para a luta contra corsários franceses, que contrabandeavam riquezas da região, com a ajuda dos índios potiguares. Suas paredes têm 14 metros de largura, e são à prova de balas de canhões. Durante a invasão, a fortaleza foi tomada pelos holandeses, mas voltou às mãos dos portugueses 20 anos depois.

Em 1633, os holandeses foram expulsos de Pernambuco, e foram para o Rio Grande do Norte. Tomaram o Forte dos Reis Magos e lhe deram o nome de Keulen.
Fonte: Livro O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte.
Foto: Blog do Dr. Castanha

FUTEBOL

GOVERNADORES DO BRASIL
Postado por Rosivaldo Quirino

ORIGEM DA EXPRESSÃO

"A VACA FOI PRO BREJO"
A frase usada para definir situações limite e sem solução vem das regiões brasileiras com longo período de estio. A vaca, uma das escassas fontes de sustento do nordestino, ao não suportar os longos períodos de estiagem, geralmente parte em busca de água, causando grande sofrimento ao seu proprietário.
Fonte: Revista Ícone nº 1.
Ilustração: Santiago Régis - Aquarela e nanquim sobre papel.

IMAGEM DO ASSU

Foto: Paula Vanina Cencig - UFRN
"Pisamos na medicina da natureza e nem percebemos". 
(Chico Lucas - Pescador do Piató).

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

SAÚDE:


Sabedor da deficiência que ainda persiste no aparelho de saúde pública em Assú e no Vale, o deputado estadual George Soares (PR) foi autor de emenda no valor de R$ 500 mil aprovada no Orçamento Geral do Estado (OGE), investimento que em princípio atenderia ao projeto de implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dr. Nélson Inácio dos Santos, em Assú, unidade de referência regional.

O deputado lembrou que, pela inexistência de uma UTI, muitas vidas já se perderam e continuam a se perder na região.

O gesto de George Soares não mereceu o mínimo reconhecimento da Prefeitura Municipal do Assú, que tratou o assunto praticamente de forma desprezível.

Porém, como registra a filosófica frase na imagem que ilustra a postagem, passado algum tempo, eis que o prefeito da cidade, acompanhado do presidente do Legislativo, vai à Brasília e, na presença do presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Alves (PMDB), exibe uma série de pleitos, dentre os quais, clonando a ideia do deputado, a instalação de uma UTI em Assú.

Por uma ironia do destino, mesmo que seus lábios relutem em admitir o mérito do deputado publicamente, o pedido do gestor perante o presidente da Câmara dos Deputados significou uma espécie de confissão explícita de que, inequivocamente, a atitude e iniciativa do parlamentar foi correta, séria, responsável e comprometida com a melhoria da prestação de serviços de saúde para o povo do Assú e do Vale.
Postado por Pauta Aberta

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de encerramento da festa da padroeira em Ipanguaçu


O deputado estadual George Soares participou ontem (11) da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira de Ipanguaçu. O único parlamentar presente no evento, George foi homenageado com uma comenda entregue pelo padre César, pároco do município. 

Recebido com muito carinho, o deputado estava acompanhado de lideranças dos municípios, da líder da oposição Rizomar Barbosa, da vereadora Marluce de Coco e amigos, bem como da diretora da Dired de Assu, Livanete Barreto. Também estiveram presentes os ex-vereadores Litor e Doel. 

George Soares foi o deputado mais votado na eleição passada e tem sido um grande apoiador das causas daquele município, sendo o autor da emenda para a recuperação do Canal do Pataxó. "Recebo sempre um carinho especial da população de Ipanguaçu e, por isso, retribuir com trabalho, para mim, é uma satisfação e obrigação", afirma o deputado estadual.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

PERTINHO DE NÓS

Ponta do Mel em destaque na Folha de São Paulo 

A paradisíaca praia de Ponta do Mel, no litoral de Areia Branca, voltou a ser destaque nacional. O conceituado jornal Folha de São Paulo, destaca em sua pagina de turismo a Vila de Ponta do Mel como uma das 14 melhores praias brasileiras para se conhecer em 2014. Além de detalhar as belezas de Ponta do Mel, a publicação do jornal trás ainda, um roteiro dos locais para hospedagem na vila-praia, com valores de diárias e pacotes para temporada.

Ponta do Mel
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ponta do Mel é um vilarejo e uma praia localizado no município brasileiro de Areia Branca no estado do Rio Grande do Norte. É o único lugar do sertão em que este encontra-se com o mar.
Postado por Rosivaldo Quirino.

BATIDO O MARTELO:

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte – TRE-RN, através da Resolução número 1, de 11 de fevereiro de 2014, publicada na edição desta quarta-feira, 12, fixa a data de 4 de maio, domingo, para a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Carnaubais, para o exercício de mandato até 31 de dezembro de 2016.

Estarão aptos a votar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral até 51 dias antes da data marcada para as novas eleições.

Poderão concorrer aos cargos de prefeito e vice-prefeito aqueles que tenham domicílio eleitoral de, no mínimo, um ano antes da data do pleito e estejam filiados a partido político pelo mesmo prazo, salvo se o estatuto partidário estabelecer prazo superior.

As convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos serão realizadas no período de 2 a 6 de abril.

O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 horas seguintes à sua escolha em convenção.

O prazo para entrega, em Cartório do requerimento de registro dos candidatos será encerrado às 19h do dia 11 de abril. A partir desta data até a diplomação dos eleitos, o Cartório da 29ª. Zona Eleitoral funcionará das 8h às 19h, e, em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h.

A propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 12 de abril e, nas hipóteses previstas na legislação, poderá ser feita até a véspera do pleito. 

A diplomação dos eleitos acontecerá no dia 31 de maio.

Da Assessoria do TRE/Toni Martins

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de entrevista na Rádio Princesa do Vale

O deputado estadual George Soares participou ontem (11) de entrevista na Rádio Princesa do Vale, no programa Panorama do vale, apresentado pelo jornalista Jarbas Rocha. O parlamentar comentou sobre as ações do mandato na região do Vale do Assu e também da grande conquista da construção do Porto Graneleiro em Porto do Mangue. George Soares também respondeu perguntas dos ouvintes assuenses sobre a atual situação do município.

Durante a entrevista, o deputado estadual citou ações do seu mandato nas áreas de Segurança, Saúde e Educação. Um dos ouvintes questionou sobre a atual gestão na Prefeitura de Assu ter vivido um bom momento na primeira gestão e na segunda enfrentar dificuldades. "No primeiro momento, os bons resultados eram reflexo da gestão do ex-prefeito Ronaldo Soares. Agora a 'gordura' acabou e a gestão atual parou", explicou George. 

Outras perguntas também se referiram a pontos negativos enfrentados pelo município de Assu, como o rebaixamento do time local e a não realização do carnaval. George Soares pontuou que chegou a hora da população cobrar do atual gestor as melhorias que a cidade precisa.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

CURIOSIDADE

RAPADURA
A marca "Rapadura" foi registrada pela empresa alemã Rapunzel, nos Estados Unidos e na Alemanha. A patente impede que os produtores brasileiros exportem o doce de cana-de-açúcar com a marca "Rapadura" para esses dois países.
Fonte: Revista Ícone nº 1.
Foto: Blog de Fabrício.

ASSEMBLEIA PAROQUIAL:

Já consta da pauta do vigário da paróquia de São João Batista, em Assú, padre Flávio Augusto Forte Melo, a realização de uma Assembleia Paroquial que, segundo ele, se traduzirá num instante para que possam ser levantadas informações sobre os principais desafios que se opõem ao trabalho de evangelização da Igreja Católica em Assú e região. 

O encaminhamento de tal realização está sendo trabalhado por uma comissão constituída pela paróquia para o evento que deverá ter sua primeira edição em março. 


A comissão terá a incumbência de apresentar ao sacerdote um esboço da referida Assembleia Paroquial que, conforme registrou o padre Flávio Melo, se dividirá em três estágios, com sua conclusão num domingo, quando as atividades consumirão todo o transcurso do dia. 


Na ótica do pároco, a partir da identificação dos gargalos, será possível firmar mais adequadamente os passos que necessitarão ser dados daqui pra frente pela instituição católica local.

Fonte: Pauta Aberta.

POESIA DE LAMPIÃO

Fonte: Lampião - MCM Editora

ARTE

Fonte: Lampião - MCM Editora

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ESPECIAL:

Antonio Albano da Silveira
É da repórter Sayonara Amorim matéria especial publicada domingo (09) pelo jornal Gazeta do Oestefocalizando os elevados indicadores de criminalidade que têm se observado no município do Assú.

O trabalho jornalístico registra, por exemplo, o fato de o empresário do setor de panificação, Antonio Albano da Silveira, de 66 anos de idade, já ter tido estabelecimentos comerciais de sua propriedade assaltados 58 vezes.

Veja a reportagem completa clicando AQUI.
Postado por Pauta Aberta

ZPE DO SERTÃO:


A viabilidade do porto graneleiro no município litorâneo de Porto do Mangue, projeto que será tocado exclusivamente com investimento privado, poderia ser o alicerce de outro empreendimento de grande expressão: a ZPE do Sertão.

Porém, de modo inexplicável, este megaprojeto foi relegado ao total ostracismo pela gestão municipal do Assú, a quem caberia dar sequência ao negócio do ponto de vista institucional.

A colocação foi feita, nesta terça-feira (11), dentro do programa Panorama do Vale, na Rádio Princesa do Vale, pelo deputado estadual George Soares-PR (foto), lembrando que a construção de um porto marítimo na região consistia num dos pontos vitais do projeto da ZPE do Sertão.

Ele citou que o desinteresse do poder público foi tão explícito que o responsável pelo projeto, Brian Tipler, deixou a cidade, por conta da absoluta falta de diálogo e apoio do governo municipal.

O parlamentar lamentou que a proposta da ZPE do Sertão seja submetida a tamanho e injustificável processo de exclusão por parte da administração atual, penalizando de maneira inestimável todo o futuro do Assú e do Vale do Açu.
Postado por Pauta Aberta

HISTÓRIA

RELIGIÃO CATÓLICA NO ASSU

Povoação e julgado

Nos tempos coloniais, na organização judiciária, tinham as Povoações à simples categoria de julgado, cabendo aos chamados Juízes Ordinários a distribuição da Justiça. Quando, porém, era construída alguma Vila, sobre qualquer desses julgados, passava a Vila a ter um Senado da Câmara constituído de cinco membros encarregados da administração da justiça e também dos negócios municipais. Dada essa organização, quase sempre os Juízes Ordinários eram os próprios presidentes do Senado da Câmara.

A Povoação de São João Batista da Ribeira do Assu, em 1754, possuía 405 fogos, já era freguesia. Em virtude do seu crescente desenvolvimento, figurando como o mais destacado centro das Ribeiras da Capitania, os seus habitantes representaram ao Ouvidor Geral, José Ferreira Gil, sobre “consternação em que viviam na falta de quem lhes administrasse justiça, não só por lhes ser preciso para suas causas e contendas, mas para temor dos malfeitores”.

No período de 1752 a 1755, coordenava os trabalhos religiosos o Padre José de Aranda, o qual com dedicação, articulou para que a Povoação de São João Batista da Ribeira do Assu passasse no dia 29 de novembro de 1754 a categoria de Julgado do Assu. O Senado da Câmara de Natal foi contra essa justa pretensão. Sobre essa tal oposição, o Rei, no dia 29 de novembro do mesmo ano, despachou favoravelmente o pedido, passando a então florescente Povoação à categoria de Julgado. (Assu, 1980; 11). 

O julgado era o reconhecimento pelo Rei – autoridade máxima perante a Corte - da existência de uma comunidade. A partir deste conceito é que a população passaria a trabalhar para atingir outras hierarquias até chegar à Vila e, consequentemente, município.  
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro.

JARDIM DE ANGICOS:

Presidente da Câmara manifesta publicamente apoio a George Soares

Alexis Lima
Presidente do município de Jardim de Angicos, localizado na região Central do RN, o vereador Alexis Lima Maurício (PR) usou o seu blog (www.alexislima.com.br) para anunciar oficialmente que, mais uma vez, será solidário com o projeto político-eleitoral do deputado estadual George Soares (PR).
O parlamentar-mirim de Jardim de Angicos, eleito com 178 votos, destacou que esteve ao lado do deputado na eleição de 2010 e o acompanhará novamente no pleito de outubro por ser testemunha do comprometimento e dedicação de George Soares com todo o Estado.
Não poderia deixar de declarar o meu apoio ao deputado George Soares, em atenção ao seu comprometimento, respeito e em reconhecimento pelo o que o mesmo tem feito em beneficio dos munícipes de nossa cidade e de todo o RN”, declarou o vereador em seu blog.
Veja a publicação original AQUI.

REMINISCÊNCIAS

TÓPICOS SOBRE O ASSU DE ANTIGAMENTE I

Gonçalo Lins Wanderley foi o primeiro proprietário de um automóvel de  luxo, com cortinas de seda. Foi ele também o primeiro presidente da Câmara Municipal quando aquela casa tinha o poder de executar, administrar o município. Fora, portanto, a primeira organização de um governo local, criada em 1786 e instalada a 11 de agosto de 1788, cuja data denomina-se uma das ruas daquela cidade.

A poeta) e educadora sinhazinha Wanderley conta que em Assu existiu um pequeno museu com aves e cobras dessecadas, além de um pedaço do osso do cangaceiro Jesuíno Brilhante.

As primeiras iluminações públicas eram feitas de vela de cera de carnaúba, de azeite de peixe dentro de um caco e, depois, com clássicos lampiões a querosene. A iluminação era nos casarões dos velhos coronéis (da cera de carnaúba).

O primeiro poço tubular fora instalado na propriedade denominada "Arranhenta" de propriedade de Luiz Gomes de Amorim. Luiz adquiriu o equipamento nos Estados Unidos, fabricado pela Aermotor Campany, de Chicago. Chegou ao Assu a 11 de fevereiro de 1916, conforme depoimento de Francisco Amorim.

O telégrafo fora instalado a 11 de dezembro de 1890, na então rua São Paulo, atual Minervino Wanderley.

O primeiro cinema foi o Cine Theatro Pedro Amorim, trazido por Luiz Correia de Sá Leitão, com a grande colaboração do Cel. Francisco Martins Fernandes que foi em terra assuense, comerciante bem sucedido, além de agente do Banco do Brasil

O primeiro avião a pousar no Assu foi um C-30 militar, no dia 24 de agosto de 1938. Tinha a denominação de "Mucuripe", informa Dolores Silveira.

O primeiro Vigário do Assu foi Manuel de Mesquita e Silva, em 1726.

O primeiro promotor público do Assu foi Manuel da Silva Ribeiro.

O primeiro tabelião público do Assu foi Manuel de Melo Montenegro Pessoa, avô do dr. Edgard Borges Montenegro.

O primeiro médico do Assu e do Rio Grande do Norte foi Luiz Carlos Lins Wanderley, formado na Bahia. Além de ter sido o primeiro romancista do Rio Grande do Norte. E, se não foi o primeiro, pelo menos  foi um dos primeiros poetas do Assu.

O primeiro farmacêutico do Assu foi Pedro Soares de Araújo Amorim, diplomado na Bahia em 1857.

O primeiro dentista do Assu foi Francisco da Câmara Caldas, formado na Bahia, em 1929.

O primeiro engenheiro civil do Assu foi Raul de Sena Caldas, formado no Rio de Janeiro para onde ainda jovem, na década de trinta, regressou aquela terra carioca. No Rio fora engenheiro do Departamento de Águas e Esgotos daquela  terra carioca, bem como fora convidado pelo Conselho Britânico a conhecer a Inglaterra. Raul era proprietário de terras no Vale do Assu (Ipanguaçu).

O primeiro professor normalista do Assu foi o dr. Luiz Antônio Ferreira Souto dos Santos Lima.

O primeiro conjunto habitacional do Assu, casas populares, leva o nome de Dom Eliseu.
A poeta e educadora sinhazinha Wanderley conta que em Assu existiu um pequeno museu com aves e cobras dessecadas, além de um pedaço do osso do cangaceiro Jesuíno Brilhante.

As primeiras iluminações públicas eram feitas de vela de cera de carnaúba, de azeite de peixe dentro de um caco e, depois, com clássicos lampiões a querosene. A iluminação era no casarões dos velhos coronéis (da cera de carnaúba).

O primeiro poço tubular fora instalado na propriedade denominada "Arranhenta" de propriedade de Luiz Gomes de Amorim. Luiz adquiriu o equipamento nos Estados Unidos, fabricado pela Aermotor Campany, de Chicago. Chegou no Assu a 11 de fevereiro de 1916.

O telégrafo fora instalado a 11 de dezembro de 1890, na então rua São Paulo, atual Minervino Wanderley.

O primeiro cinema foi o Cine Theatro Pedro Amorim, trazido por Luiz Correia de Sá Leitão com a grande colaboração do Cel. Francisco Martins Fernandes que foi em terra assuense, comerciante bem sucedido.

O primeiro avião a pousar no Assu foi um C-30 militar, no dia 24 de agosto de 1938. Tinha a denominação de "Mucuripe".

O primeiro Vigário do Assu foi Manuel de Mesquita e Silva, em 1726.

O primeiro promotor público do Assu foi o Manuel da Silva Ribeiro.

O primeiro tabelião público do Assu foi Manuel de Melo Montenegro Pessoa, avô do ex-prefeito Edgard Borges Montenegro.

O primeiro médico do Assu e do Rio Grande do Norte foi Luiz Carlos Lins Wanderley, formado na Bahia. Além de ter sido o primeiro romancista do Rio Grande do Norte. E, se não foi o primeiro foi um dos primeiros poetas do Assu.

O primeiro farmacêutico do Assu foi Pedro Soares de Araújo Amorim, diplomado na Bahia em 1857.

O primeiro dentista do Assu foi Francisco da Câmara Caldas, formado na Bahia, em 1929.

O primeiro engenheiro civil do Assu foi Raul de Sena Caldas, formado no Rio de Janeiro para onde ainda jovem, na década de trinta, regressou aquela terra carioca. No Rio era engenheiro do Departamento de Águas e Esgotos daquela e fora convidado pelo Conselho Britânico a conhecer a Inglaterra. Raul era proprietário de terras no Vale do Assu (Ipanguaçu).

O primeiro professor normalista do Assu foi o dr. Luiz Antônio Ferreira Souto dos Santos Lima.

O primeiro bairro habitacional do Assu é o bairro Dom Eliseu.

Postado por: Fernando Caldas

IPANGUAÇU


A Prefeitura Municipal de Ipanguaçu através do prefeito Leonardo Oliveira, lamenta pela perda do Senhor José Severino de Massena, falecido na manhã de hoje(10).

Nascido na Paraíba, Massena trabalhou na comunidade de Pataxó, onde logo após veio a se tornar vereador do município de Ipanguaçu por dois mandatos consecutivos, nos anos de 1956 a 1964.

“Massena, foi grande contribuídor com seu mantado no poder legislativo. Além dos relevantes serviços à comunidade Ipanguaçuense, a qual veio se tornar filho mais tarde, consolidando negócios e a família. O ex-líder ainda contribuiu com o desenvolvimento econômico, com a instalação de seu comercio e na lutado do processo democrático no município, lutando contra o coronelismo instalado na região na época.

Neste momento de profunda dor, rogo a Deus o conforto aos seus parente e amigos e o descanso eterno ao Senhor Massena, este ex-líder que hoje deixa sua história escrita no município, se destacando pela grande bravura e trabalho nesta ilha”.

O Prefeito ainda decreta luto oficial por três dias, com bandeiras a meio mastro, sem a paralisação dos serviços municipais.

Ipanguaçu/RN 10 de Fevereiro de 2014.
Leonardo da Silva Oliveira
Prefeito de Ipanguaçu

IMAGEM DO ASSU

PIATÓ
Foto: Paula Vanina Cencig - UFRN.
A linha do Equador tem uma amostragem com a nossa vivência. No domínio familiar, também existe uma linha do Equador. O ecossistema familiar é a mesma coisa, não tem nada diferente. 
(Chico Lucas - pescador do Piató).