sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PARABÉNS

EDERLINDA COSME PEREIRA
Ederlinda Cosme Pereira e filhos
Ser mulher de verdade é uma arte que exige atitude, civilidade, forca e simpatia. Esses atributos, e muitos outros, encontramos em abundância na senhora EDERLINDA COSME PEREIRA, filha de Antônio Cosme Júnior e Joana Siqueira Cosme, nascida no dia 08 de fevereiro de 1931, no sítio Cajazeiras, então Sacramento, atual Ipanguaçu/RN.

Ederlinda Cosme sempre teve seu próprio brilho. A sua capacidade de amar ao próximo vai além dos limites que a maioria de nós conhece. Uma mulher forte, corajosa, perseverante e atenciosa. 

Completa 83 anos de idade sem esquecer suas raízes, seu bem-querer – o sertão/caatinga – solo sacrificado que se transforma em vale ao abraçar o Piranhas/Assu. 

Aprendeu, convivendo com a simplicidade e com as dificuldades da região, a ser uma linda mulher por dentro e por fora. 

Mulher de fé inabalável, cujo alicerce foi construído no lar materno e ampliado na adolescência quando foi aluna (interna) do Colégio Nossa Senhora das Vitórias (atual ENSV) – Assu. Lá adquiriu também habilidades caseiras e culturais: estudou bordado, corte e costura e a arte de cozinhar. Também exercitou a pintura clássica e iniciação musical. 

Casou com Francisco Pereira de Araújo de cuja união nasceram: Jair, Elcia, Sidney, Uênia e Silvana – formando a palavra JESUS. Passados alguns anos veio o filho caçula e ela mais uma vez aguçou sua verve poética e o batizou com o nome de José Cristiano – cujas inicias são as mesmas de Jesus Cristo. 

Em seu leito familiar sempre cultivou o amor alicerçado na vontade de vencer a vida para assistir, de pé, a vitória de seus descendentes.

Neste sábado, 08 de fevereiro - dia de Santa Josefina, externamos nossos PARABÉNS a Dona Ederlinda Cosme rogando ao Criador que a proteja dando-lhe paz, saúde e felicidades.

Um forte abraço extensivo a seus familiares.

POLÍTICA

O Deputado João Maia terá reunião com executiva do PR neste sábado

O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia reúne na manhã deste sábado (08), em seu apartamento em Natal membros da Executiva Estadual do partido. A intenção é retomar as discussões sobre as articulações políticas para 2014.

Nomes como o dos prefeitos Jaime Calado (São Gonçalo do Amarante), Antônio Peixoto (Ceará-Mirim), Vilton Cunha (Currais Novos), deputado George Soares, dentre outros estarão participando da reunião.

ARTE E CULTURA

 
Quem mora no coração da caatinga, região do sertão central do Rio Grande do Norte, sabe das dificuldades para superar a falta de água e, as conseqüências, de vários meses de estiagem. As dificuldades, porém, não foram motivos para ceifar a sensibilidade e o talento de um artesão de Angicos. José Marcos Rodrigues, 32, há dois anos sobrevive da confecção de peças em madeira. 
TN / Postado por Toni Martins

CAUSO

 
Luiz de Rosa era comerciante em Assu, onde foi proprietário de hotel, além de negociante de cereais. Ele andou todo o Rio Grande do Norte, conduzindo um caminhão lotado de mercadorias: Açúcar. Feijão, etc, para vender nas feiras livres por onde chegasse. Luiz era farrista inveterado, gastava todo o dinheiro que ganhava no jogo de cartas (baralho) e mulheres de vida fácil. Já adiantado na idade, frequentava o bar e mercearia de Chico do Boi, no Centro da cidade de Assu, deixou um 'pendura', umas cervejas pra pagar posteriormente, logo que saísse o pagamento da sua aposentadoria. Passaram-se dias, meses, anos e nada de Luiz quitar a dívida com Chico do Boi que ao vê-lo passar em frente ao seu estabelecimento comercial não perdeu a oportunidade:

- Seu Luiz. Tem um negócio aqui do Senhor. - Disse Seu Chico em voz alta.

Luiz não se fez de rogado:

- Pode ficar pro Senhor mesmo, Seu Chico. - E Luiz de Rosa continuou ligeirinho a sua caminhada.
 
Postado por Fernando Caldas.

EDUCAÇÃO

Com um investimento superior a R$ 3 milhões, Macau recebe hoje a maior escola pública do interior do RN
COMPLEXOJOÃOPENHA_1
A Prefeitura de Macau entrega nesta sexta-feira, 07, logo mais às 20 horas, o Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior Padre João Penha Filho. A obra iniciada na gestão do ex-prefeito Flávio Veras foi tocada à frente nos últimos dezoito meses pelo atual gestão do prefeito, Kerginaldo Pinto, que na noite de hoje vai inaugurar a nova unidade de ensino, que representa um investimento da prefeitura em R$ 3,3 milhões, aplicados na arrojada infraestrutura e nos modernos equipamentos.

Com a inauguração, a escola passa a ofertar quase 200 vagas a mais no ensino fundamental do município, passando o número de matrículas de 788 para 980. No complexo também funcionará o Núcleo Avançado de Educação Superior da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte-UERN, oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Letras.

Estrutura

São doze salas de aulas climatizadas, sala de leitura, laboratório de informática, sala de direção e de supervisão, duas bibliotecas, guarita com monitoramento eletrônico, refeitório, cinco praças de convivência, praça de alimentação com lanchonete e 3 mil metros quadrados de área de estacionamento.

A escola também está dotada de um complexo esportivo com duas quadras poliesportivas, um campo de futebol gramado, um ginásio poliesportivo e um equipado e moderno teatro - auditório com capacidade para mil pessoas sentadas.

Programação

Para noite festiva de inauguração, foi preparada uma programação com atividades esportivas no campo, nas quadras e no ginásio de esportes, além de uma programação cultural, que acontecerá dentro do teatro da escola. Um show com a cantora Khrystal-destaque na última edição do programa The Voice Brasil da Rede Globo encerra a festa de inauguração.

Patrono

A escolha do nome para o Complexo Educacional de Ensino Fundamental e Superior é uma justa homenagem do povo macauense ao Monsenhor João Penha Filho, que mesmo natural de Touros, que ordenado padre chegou à Macau no ano de 1956 e abraçou causas importantes a favor da juventude e da educação, promovendo uma verdadeira revolução social, deixando marcas inapagáveis, a exemplo da construção da primeira escola gratuita de nível secundário da região: o Ginásio Nossa Senhora da Conceição, atual CEIMH e da conquista do Centro de Ensino Superior de Macau – UFRN, além da sua brilhante atuação no escotismo, movimento que ajudou a expandir pelo Brasil.
Informações: Celso Amâncio.
Foto: Canindé Soares.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

CURIOSIDADE

VULCÃO - O único vulcão extinto do Brasil, que conserva sua forma original, é o do Pico do Cabugi, no Rio Grande do Norte, em Angicos, e esse nome, em linguagem indígena, significa peito de moça.
Fonte: Revista Ícone.
Foto: Blog Lajes do Cabugi.

HISTÓRIA DO ASSU

Religião Católica

Freguesia do Assu
    
A religião Católica Apostólica Romana foi pioneira nesta região. Desde os primeiros contatos do homem branco com os índios Janduís que se tem notícia da presença de sacerdotes religiosos.

As opiniões dos cronistas, a respeito da religião dos tapuias, são as mais desfavoráveis possíveis. Marcgrave escrevia que:

“os tapuias até agora são os piores de todos os restantes, nada sabiam de Deus, nem querem ser instruídos. Respeitam excessivamente o diabo, para que não leve o dano para eles próprios”. (Medeiros Filho, 1984; 69).

Apesar das tentativas de catequização, impostas pelos “colonizadores europeus”, os índios não se rendiam à fé cristã.

Observe o que descreve este outro historiador, Herckman:

“... São homens incultos e ignorantes, sem nenhum conhecimento do verdadeiro Deus ou dos seus preceitos; servem, pelo contrário, o diabo ou a quaisquer espíritos maus, como tratando com eles oferecem sacrifícios e o invocam”. (Medeiros Filho, 1984; 69).

No ano de 1607, um cronista anônimo, certamente sacerdote, descrevia os tapuias moradores na Capitania do Rio Grande:

“... Há também nos limites desta capitania, e poucas jornadas de caminho duas nações de tapuias, copiosas em número de gente, que afirmam os que vão a resgatar com eles, ser grande o número de gente, os quais todos se perdem por falta de obreiros, tendo pazes e comércio conosco, e havendo residências nesta capitania, mandando todos os anos a eles, por via de missão, se salvam muitos inocentes, e outros muitos adultos in extremis. Outras nações há também, aqui perto, de outros gentios de menos gente, de que não fazemos caso, e para os quais criou Deus também o Céu e se perdem por falta de guias”. (Medeiros Filho, 1984; 21).

Os índios Janduís do Assu foram catequizados pelos padres João Duarte do Sacramento e João Rodrigues Vitória, que se esforçaram por aldear os referidos indígenas, sendo atrapalhados, no ano de 1662, por doenças que atingiram estes missionários.

No ano de 1712, ao que parece, começa uma campanha para edificação de uma Igreja e uma casa para repouso do vigário. O proprietário de terras Sebastião de Souza Jorge doou o terreno para serem construídas: a Igreja Matriz e a Casa Paroquial (residência do padre orientador da comunidade).

No período compreendido entre 1720/28, o Padre Manoel de Mesquita e Silva coordenou os primeiros trabalhos religiosos, implantando hábitos voltados ao catolicismo. Os primeiros atos ocorreram sob as sombras das frondosas árvores existentes, possivelmente, onde está edificada atualmente a Praça São João Batista.  

Depois de seis anos de tentativas, o vigário com o apoio da comunidade, em 1726, conseguiu concluir a edificação de uma pequena Casa de Oração, onde foi instalada a Freguesia de São João Batista da Ribeira do Assu, dando origem a segunda freguesia da Capitania do Rio Grande e a primeira no Brasil a ter como padroeiro o precursor do Messias São João Batista. (Assu, 2007; 08). O padre Mesquita, a partir desta data, iniciou as comemorações alusivas ao Padroeiro com festejos religiosos e brincadeiras que se tornaram populares.

“... A nossa primeira Igreja era em forma de uma simples casa, chamada Casa de Oração. Era ali que se ouviam missas. (...) Dessa casa há pedaços de tijolos enterrados, cuja argamassa afasta-se com o pé. Depois, Foi toda demolida. O lugar ficou sendo chamado Alto do Império, porque ali foi dado o primeiro grito de Independência pelo tenente-coronel José Correia de Araújo Furtado”. (Wanderley, 1966; 118).
        
A freguesia começou a receber sucessivos padres para coordenar os trabalhos de evangelização. O Padre Manoel de Mesquita e Silva foi substituído pelo Padre Antonio de Aragão Cabral que permaneceu de 1728 a 1733 e assim vieram diversos outros que até hoje mantêm os trabalhos de evangelização do povo de Deus.

Da edificação da Igreja e ou Casa de Oração, construída por volta de 1726, de madeira e barro, o Bispo de Pernambuco, D. Frei Luíz de Santa Theresa, após sua inspeção a Freguesia de São João Batista da Ribeira do Assu (1746) apresentou o seguinte relatório:

 “... A trinta (30) léguas de Natal, e a 113 léguas de Olinda, está erecta a paróquia de São João Batista no lugar chamado Assú, cuja Igreja suficiente pelas suas dimensões, é construída de madeira e barro, tendo apenas um ornamento encarnado e branco, ressente-se absolutamente de obras de prata; Não tem Capela alguma filial, mas carece de muitas em virtude da extensão de seu território de 40 léguas de comprimento, por 20 léguas de largura”. (Lima, 2002; 63). 

Sabe-se que somente a partir de 15 de julho de 1760 é que teve início a construção da atual Matriz de São João Batista, edificada ao lado da antiga Casa de Oração. Sobre as festividades da Freguesia para comemorar o seu Padroeiro São João Batista destaca-se um relato da escritora e poetisa Sinhazinha Wanderley:

“... Nas festas de nosso Padroeiro, erguia-se um mastro, cada noite, para as bandeiras. Eram muitos os chamados fogos de vista: rodas, quadro, globo, estrela, cruzeiro, xadrez, etc. E na última noite, um painel com a efígie do santo Padroeiro. Os mastros eram todos estopados a cores. Muita girândola, mosteiros, chafarizes e, por último, o balão.
Na noite em homenagem às moças, elas compareciam todas de branco, conduziam até o mastro a sua bandeira e cantavam este versinho, letra de Elias Souto e música de Luiz Carlos Wanderley (Lucas).
“Salve! Salve!
O glorioso São João
De Deus amado,
Nosso Excelso Padroeiro
Nosso firme advogado”.
Na noite das moças até as cores dos fogos de lágrimas eram brancas”. (Wanderley, 1966; 119).

Outra escritora que descreve sucintamente a festa do Padroeiro do Assu é a imortal Maria Eugênia Maceira Montenegro, no que se refere a crenças populares dentro dos festejos alusivos ao período junino.

“... Há muitas crenças populares, justamente às vésperas do dia 12 de junho, durante as festividades juninas: facas fincadas nas bananeiras, à meia-noite, mostram a letra da pessoa com quem se vai casar. Da mesma forma enrolam-se papeizinhos com as letras do alfabeto e são colocados num copo d’água. A letra que se desenrolar mostrará a inicial do futuro esposo ou esposa. Nesse dia, e no dia do padroeiro da cidade do Assú – São João Batista, - fogueiras são armadas em frente às casas, em todas as ruas, dando um aspecto místico e telúrico à cidade. Há quem chame o padroeiro de São João do Carneirinho...”. (Montenegro, 1978; 171).
   

A freguesia de São João Batista tem vivido, de forma fervorosa, a festa do seu Padroeiro muitos dos anos dominando as dificuldades causadas pelas secas e/ou pelas grandes cheias do Rio Assu. 
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro

CULTURA

Usada e transmitida na obra “Fuligens da Chaminé” pelo seridoense Manoel Dantas, o essencial da arte literária está na palavra. Não importa qual seja a vertente literária, prosa ou poesia, o autor imprime sua mensagem com todo o potencial significativo e sonoro, estabelecendo uma relação interessante entre o escritor e o leitor. Nos textos da obra, de certa forma entramos em contato com a nossa história, través de contos, poemas, glosas, trovas e cordéis. O que nos da à possibilidade de compreendermos melhor o nosso tempo, nossa trajetória e missão na terra. Manoel Dantas é natural de Caicó, “Fuligens da Chaminé” é seu livro mais recente lançado pela CJA edições (Cleudivan Jânio) e capa do poeta Hélio Alexandre.
Postado por 101 Livros do RN.

CAUSO

 
O saudoso Luiz de Rosa, lá do Assu, era aposentado pelo FUNRURAL - Fundo de Amparo ao Trabalhador Rural, recebia um valor praticamente irrisório, não representava quase nada para quem viveu toda a sua juventude e parte da maturidade vida de riqueza, recheada de orgia, farras intermináveis. Foi quando Walter Leitão lhe fez o convite para trabalhar na agricultura, plantar de meia, na sua propriedade agrícola. Pois bem, inverno chegando, Luiz em conversa amistosa nos alpendres daquela fazenda perguntou a seu novo patrão:
- Compadre Walter. O inverno tá chegando, o que é que nós vamos plantar?
Walter que não estava de bom humor, respondeu com aquela sua irreverência que lhe era peculiar: 
- Pica, Luiz! Vamos plantar Pica! 
Luiz não se deu por calado: 
- Compadre Walter. Plantar eu planto! Mas, não colho! 
Postado por Fernando Caldas

CONVOCAÇÃO

Uern: Instituição confirma convocação de 57 concursados; três são para Assú

O Diário Oficial do Estado, edição dessa terça-feira (04), publicou a nomeação de 57 candidatos aprovados no concurso público da Universidade do Estado do RN (Uern).
São 30 Técnicos de Nível Superior (TNS) e 23 para o cargo de Agente Técnico Administrativo para o Campus Central (Mossoró), e Campi Avançados de Assú (três para Agente Técnico Administrativo) e Patu (um Agente Técnico Administrativo).
Os nomeados deverão apresentar-se na Diretoria de Pessoal da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), em Mossoró, no período de 05 de fevereiro a 06 de março.
A posse dos candidatos será dia 07 de março, das 8h às 17h, de acordo com informação na página eletrônica da Universidade.
A lista nominal dos convocados e os documentos exigidos e mais informações para a posse podem ser visualizados no edital, que pode ser acessado AQUI.
Postado por Pauta Aberta.

SECA


Muito embora absorva o principal reservatório artificial d’água do RN – a barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves – a região do Vale do Açu passou a viver a real perspectiva de enfrentamento de racionamento hídrico. 

A hipótese foi admitida pela coordenadora de Gestão de Recursos Hídricos, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Joana D’Arc de Medeiros (foto). 

Ela focalizou tal questão numa entrevista na capital do Estado e o assunto mereceu repercussão na terça-feira (04) em matéria publicada pelo jornal Tribuna do Norte. Veja AQUI.
Postado por Pauta Aberta.

IMAGEM DO ASSU

LAGOA DO PIATÓ
Foto: Samuel Fonseca - Assuense
"Desde menino que eu sou curioso com as coisas, tenho vontade de aprender e estudar. Aprender alguma coisa para escrever o que eu fizesse, o lado bom e o lado ruim para deixar para os meus filhos". (Chico Lucas - Pescador do Piató - Assu). 

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares entrega emenda de R$ 200 mil para cobertura de quadra de esportes em Carnaubais

O deputado estadual George Soares entregou na manhã desta quarta-feira (05/02) à secretária estadual de educação Betânia Ramalho uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, destinada à cobertura da quadra de esportes da escola estadual Adalgisa Emídia da Costa, em Carnaubais.

A secretária Betânia Ramalho destacou o trabalho desempenhado pelo deputado George Soares em prol das melhorias na educação do Vale do Açú. “O deputado é defensor da educação e boa parte das ações do seu mandato estão ligadas à educação"O deputado é um defensor da educação e muitas das ações do seu mandato estão ligadas à educaçãoO deputado é um defensor da educação e muitas das ações do seu mandato estão ligadas à educação, disse Betânia.

O deputado George Soares também elogiou a secretária pela atenção dada aos seus pleitos. “A secretária Betânia Ramalho é sempre muito atenciosa e solicita em nossos pleitos, como foi na recuperação do CAIC em Assú".

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

POESIA

ARAPUCA
Eu armei uma arapuca,
Prá pegá a felicidade,
Ela veio e num entrô...
Mas, a esperança e a sodade,
Pisaram na taraméla
E a arapuca desarmô.

Autor: RENATO CALDAS - Poeta do Assu.

CULTURA

REVISTA ÍCONE

O Rio Grande do Norte ganhou mais uma edição cultural. Desta feita a revista Ícone - Turismo & Cultura no Nordeste. Em seu primeiro número trouxe artigos sobre: Boi Calemba, Clara Camarão, Clows de Shakespeare, Engenhos de Ceará-Mirim, Lígia França, Natal na Segunda Guerra, Newton Navarro, São Miguel do Gostoso e Solar Bela Vista. 

Em sua capa 'A Árvore do Amor' com texto de Antonio Nahud e fotografia de Morvan França. Vale adquirir e até colecionar esta Revista que contém um projeto gráfico arrojado e de alta qualidade. 

Foto e texto abaixo coletada no portal São Miguel do Gostoso. 
BARRA DE MAXARANGUAPE - A ÁRVORE DO AMOR

Compondo uma belíssima escultura natural, o chamado "árvore do amor", um abraço de duas gameleiras cujas copas se fundiram em uma só, é o cartão postal da Barra. As "moças casadeiras" amarram fitas coloridas nos galhos inferiores da árvore como simpatia para puxar sorte. Aí no cabo de São Roque, o ponto da América do Sul mais próximo da África, os nativos asseguram que o casal que se beijar embaixo do arco formado pelos troncos das árvores jamais se separará.

A crônica da Revista Ícone sobre a "árvore do amor" - uma das mais belas paisagens do litoral Potiguar, está simplesmente maravilhosa, imperdível. Para adquirir a Ícone poderá entrar em contato pelo e-mail: iconenordeste@gmail.com.

IMAGEM DO ASSU

 Foto: Jean Lopes - renomado fotógrafo assuense
A gente só serve de adubo para as plantas. Elas são milenares, nós só temos algumas centenas de anos. (Chico Lucas - pescador do Piató).

KUKUKAIA


ACESSE AGORA NO: www.virtualcult.com.br, a mais nova edição da sua revista KUKUKAYA DO MÊS DE JANEIRO/2014. Criação do poeta Alfredo Neves. Leia e mande a sua opinião no próprio site.
Postado por 101 Livros do RN

IGREJA

Padre Flávio Melo

De acordo com informação propagada na primeira edição do informativo mensal Precursor, elaborado pela Pastoral da Comunicação (Pascom), da paróquia de São João Batista, em Assú, o primeiro encontro de 2014 com agentes de pastorais e movimentos, animadores de bairros e comunidades rurais assistidos pela referida paróquia, será realizado no dia 11 de fevereiro em curso, uma terça-feira.
Será a partir de 8h nas dependências da secretaria da paróquia e seu objetivo será planejar o calendário paroquial correspondente a todo o ano de 2014. Dentro de tal programação, está prevista uma explanação do administrador paroquial, padre Flávio Melo, que exibirá o Planejamento Pastoral referente ao triênio 2014-2016, produzido pela Diocese de Mossoró.
Postado por Pauta Aberta

SECA

Tribuna do Norte – Quando a barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com todo o seu volume, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos, a vazão de água é de 18 metros cúbicos por segundo. No entanto, devido à seca, a vazão atual da barragem do Vale do Açu foi reduzida à marca dos 7,5 metros cúbicos por segundo. A redução na vazão da barragem Armando Ribeiro Gonçalves representa queda de 41,7% em relação ao volume de água disponibilizado para perenização do rio Piranhas-Açu, em períodos que o reservatório está com toda a sua capacidade de armazenamento de água.

A secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) já estuda a possibilidade de reduzir ainda mais a vazão de água pelas comportas da barragem, segundo a coordenadora estadual de Gestão de Recursos Hídricos, Joana D’Arc Medeiros. Ela explicou que, apesar da redução, ainda não houve impacto que indicasse a necessidade de racionar o abastecimento humano, mas a possibilidade não é descartada, caso as previsões para um inverno na região com chuvas de normal a abaixo do normal se confirmem. O nível atual da barragem Armando Ribeiro Gonçalves é de 806,2 milhões de metros cúbicos, o que representa 33,59% de sua capacidade.

Segundo Joana D’Arc, uma das medidas analisadas para conter o problema na região do Vale do Açu é baixar o nível de vazão da água pelas comportas da barragem, o que dependeria, segundo ela, de uma negociação com a Agência Nacional de Águas (ANA), que é a gestora do manancial construído em 1983 e administrado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
Postado por De Olho no Assu

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

PORTO DO MANGUE

“Essa obra vai impactar a região e todo o Rio Grande do Norte. Não tenho dúvidas de que Porto do Mangue será no futuro um dos municípios mais importantes do estado.
Rogério Marinho

“E preciso que a riqueza produzida aqui volte pra o Vale do Açu em forma de investimentos na saúde e educação. Eu apoio o projeto do porto, bem como a ZPE do Sertão, que infelizmente está adormecida por falta de apoio”.
Deputado George Soares.

“Esse terminal marítimo será a redenção do RN. Recebo investidores do mundo inteiro e saberão que o estado estará pronto com estrutura para atender a exigências dos grandes empresários”.
 
Silvio Torquato, Secretário de Desenvolvimento do RN.

“Só temos que aplaudir a iniciativa do prefeito Titico. O porto e outras obras como a ponte do Riacho do Cavalos, por exemplo, são alavancas do desenvolvimento. Quero dizer que as portas da Assembléia Legislativa está escancarada para os pleitos da região”.
Ricardo Motta, presidente da AL.

“Se prepare Porto do Mangue! Se prepare Rio Grande do Norte. Não vamos continuar perdendo para SUAPE, Pecém... È a hora do nosso estado e hoje foi plantada a semente do desenvolvimento”.
Henrique Alves, presidente da Câmara Federal. 
Postado por Toni Martins

SOLIDARIEDADE

UM ESPETÁCULO DE AMOR AO PRÓXIMO
No dia 7 de fevereiro, às 20h, o Teatro Municipal Dix-huit Rosado será palco para um grande espetáculo de solidariedade e amor ao próximo. Nesse dia, será realizado um evento para angariar recursos em prol de José Valdir de Oliveira, que passa por um tratamento médico de alto custo. O evento tem início previsto para as 20h da próxima sexta-feira, 7, e tem como atrações o Grupo Vina, a banda Radiola Clube e vários artistas convidados. Toda a renda arrecadada pelo evento será revertida para o custeio das despesas com o tratamento ao qual José Valdir vem se submetendo. Inclusive, o valor que seria pago como cachê para as atrações principais, já que tanto o grupo Vina quanto a banda Radiola Clube e os demais artistas que se apresentarão abraçaram a causa e doaram integralmente seus cachês.

SENHAS - Os interessados em participar do evento e colaborar com esse gesto de solidariedade já podem adquirir suas senhas antecipadamente, que estão sendo comercializadas no Café Bagdad, no Liberdade Shopping, e na MPB Pastelaria, na Praça de Convivência. Os valores das entradas estão divididos entre inteira (R$ 30,00) e meia (R$ 15,00).

IDEALIZADORES - O show beneficente intitulado “Viva Zé Valdir” foi idealizado por seus amigos. Entre os idealizadores estão Aécio Cândido, Anadja Braz, João Liberalino, Otília Neta, Elza Brito, Fátima Araújo, Carlos Lima, Rogério Dias, Emanuel Braz e Herbert Mota.

JOSÉ VALDIR - Natural do município de Assú, José Valdir é engenheiro agrônomo, poeta, instrumentista, cantor e compositor. Nos anos 1980, estudou e concluiu o curso de Agronomia na antiga Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Na primeira metade dos anos 80, José Valdir participou do grupo Sementes da Trupe, que, além dele, tinha como componentes Herbert Mota, Honorata (Nora), Júlia, Sabiá (percussionista) e Wilson Miguel. Segundo Herbert Mota, o grupo interpretava composições próprias, mas trazia para o cenário artistas excelentes, ainda que iniciantes e de pouca expressão em nível nacional, como é o caso de Tetê Espíndola, Almir Sater, Xangai, Vital Farias, entre outros. “Participamos do ‘Festival do Forte’ em Natal, em 1984, e fizemos apresentações em algumas universidades como em Campina Grande, João Pessoa e Natal. Temos várias composições daquela época que jamais foram gravadas. Não posso deixar de citar, para registro, as festas na famosa casa 14 da vila acadêmica da Esam, onde rolava muita música de qualidade, bem assim os inesquecíveis Shows de 1º de Maio que eram realizados em Mossoró onde José Valdi sempre participou. Desfez-se o grupo e cada um seguiu seu caminho, sem, no entanto, perder o contato. Valdir fez por merecer o curso e o diploma de engenheiro agrônomo e estabeleceu-se na atividade agrícola e permanece no Vale do Açu, executando a musicalidade, nas horas vagas”, lembra.

DOENÇA – Nos últimos dias de 2013, José Valdir foi acometido por problemas de saúde que demandaram um dispendioso e intensivo tratamento, que já está em curso para o combate a um tumor detectado na sua cabeça. O tratamento está sendo realizado em Natal.

DOAÇÕES – Além de participar do show em prol do tratamento de José Valdir, os interessados em contribuir para o custeio das despesas do tratamento podem fazer doações em dinheiro a através da conta 20.901-5, operação 51, agência 3293-X, do Banco do Brasil.
Informações enviadas pelo confrade do ICOP Kydelmir Dantas

IMAGEM DO ASSU

LAGOA DO PIATÓ
Pedra do Rosto - Porto Piató - Foto:Paula Vanina Cencig - UFRN
"A filosofia está em todos os setores do conhecimento, da sabedoria.
Cada um em seu lugar tem sua filosofia". 
(Chico Lucas - Pescador do Piató).

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa de reunião em Porto do Mangue para discutir Porto Graneleiro

A sexta-feira do deputado estadual George Soares foi bastante intensa e produtiva. O parlamentar assuense fez parte de um grupo formado por políticos e empresários que discutiram a viabilidade de implantação de um terminal marítimo em Porto do Mangue, na região do Vale do Açú.

Além do deputado George Soares, o encontro organizado pelo prefeito do município Titico contou com a participação do encontro presidente da Câmara Federal Henrique Eduardo Alves, do vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria – CNI – e ex-presidente da FIERN Flávio Azevedo, o ex-secretário de desenvolvimento do RN Rogério Marinho. A reunião aconteceu no ginásio poliesportivo de Porto do Mangue e terminou com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a FIERN e a prefeitura municipal para implantação do tão sonhado porto graneleiro, além do agendamento de uma audiência pública para aprofundamento do tema no dia 15 de fevereiro.

Em seu discurso, o deputado George Soares destacou a importância da obra para a economia do Vale do Açú e de todo o Rio Grande do Norte. “Essa obra é de suma importância para a implantação da ZPE do Sertão e, consequentemente, para o desenvolvimento do Vale e trará benefícios diretos a todos os potiguares. E todo projeto que seja benéfico para nosso estado terá sempre meu apoio incondicional”, afirmou o parlamentar que representa o povo do Vale do Açú na Assembleia Legislativa.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

AÇÃO PARLAMENTAR

Deputado George Soares visita local onde será construída praça em Porto do Mangue com recursos de emenda de sua autoria

O deputado estadual George Soares visitou na tarde da última sexta-feira (31/01) a comunidade do Rosado, no município de Porto do Mangue. A localidade foi beneficiada com uma emenda de autoria do parlamentar, no valor de R$ 200 mil, para construção de uma praça.

A visita do deputado foi uma solicitação dos vereadores Beel (PR) e Magnos Domingos (PR), além do secretário municipal de turismo Carlinhos Maia. Todos foram ao local acompanhados ainda pelo prefeito de Porto do Mangue, Titico. A expectativa de todos é pela liberação dos recursos pelo Governo do Estado durante o ano de 2014.

Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares