sábado, 18 de janeiro de 2014

POESIA



VOLTA AO TEMPO

DÊ UMA VOLTA NO TEMPO
BUSQUE NAS SUAS MEMÓRIAS
AS COISAS SIMPLES DA VIDA
PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

LATA DE LEITE COM AREIA
PUXADA ERA UM CARRÃO
JOGAR BOLA, TICA COLA
BOLA DE GUDE E PIÃO

CHEGAVA A HORA DO LANCHE
FARINHA COM RAPADURA
NINGUÉM CRESCIA COM TRAUMA
MAS, EITA VIDINHA DURA

COMER CARNE MEU AMIGO
ERA UMA VEZ POR SEMANA
NOSSOS PAIS FAZIAM MÁGICA
PRÁ VIVER COM POUCA GRANA

PRÁ ESTUDAR, UM CADERNO
E VONTADE DE APRENDER
A BOLSA, UM SACO PLÁSTICO
E UMA CARTA DE ABC

SE CAMINHAVA ATÉ LÉGUAS
PARA CHEGAR NA ESCOLA
A PROFESSORA BEM RÍGIDA
NUNCA PERMITIA COLA

NÃO TINHA BIBLIOTECA
LOCAL PARA PESQUISAR
O CONHECIMENTO DO MESTRE
PARECIA ATÉ BASTAR

ERA O ENSINO PRIMÁRIO
PELO NOSSO INTERIOZÃO
MAS A GENTE APRENDIA
COM FORÇA E DISPOSIÇÃO

ISSO É SÓ UM POUQUINHO
DE UMA INFÂNCIA, UMA VIDA
VOCÊ USA O FACEBOOK?
VAI AÍ, DÁ UMA CURTIDA

Autor: ROSIVALDO

Postado por RQBEZERRA

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

MÉRITO

UMA JUÍZA FEDERAL ASSUENSE
A assuense Moniky Mayara Costa Fonseca (foto), 27 anos, tomou posse no dia 15 de janeiro como Juíza Federal Substituta do Tribunal Regional Federal da 5ª Jurisdição em Recife – PE.

Moniki Mayara é filha de José ZAILTON da Fonseca e Maria ELIZABETH Soares Costa (Betinha). Bisneta de dois grandes empreendedores do Assu do ontem, o industrial José Constantino de Souza (Zé de Luizinho), e do comerciante Antônio Felipe de Medeiros.

No ano de 1995 Moniky deixou sua terra berço e foi morar em Natal com seus avós, Roberto (Betinho) e Terezinha (Tetê), onde estudou, se formou e galgou êxito em concurso para juíza do Tribunal Regional Federal da 5ª Região da capital pernambucana.

Parabenizamos aos amigos Zailton e Betinha e, de modo especial, a doutora Moniki por esta brilhante conquista, desejando muito sucesso no limiar de sua carreira profissional e que possa sempre desempenhar suas funções sustentadas nas pilastras do pensamento de Sócrates: "Há quatro características que um juiz deve possuir: escutar com cortesia, responder sabiamente, ponderar com prudência e decidir imparcialmente".

Parabéns!

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ABRAÇO AOS SEGUIDORES

Um forte abraço, bem apertado, a cada um dos 100 seguidores deste humilde blog.

CONVITE


Postado Por: 101 Livros do RN

LIVRO


A CJA Edições tem a honra de apresentar, em primeira mão, a capa do mais novo livro da escritora brasileira Kinha Costa, natural de Riachuelo/RN, que reside em Joanesburgo (África do Sul). Depois do sucesso de seus dois livros anteriores "Impressões de uma Matuta: Aventuras Brasileiras nos Países Baixos" e "África do Sul - Um olhar brasileiro", ela agora nos brinda com crônicas sobre Copas do Mundo. Em breve mais informações!

HERVAL TAVARES:


Depois de uma sucessão de tentativas frustradas de conquistar um mandato eletivo, em Assú e no Estado, o servidor público federal aposentado Herval Tavares decidiu que chegou de fato a hora de retirar-se definitivamente da cena político-partidária.

Herval revela-se totalmente decepcionado com a política e, a partir de agora, garante que ninguém mais o verá sendo concorrente a cargo algum.

Ele lamenta que, nas várias vezes em que se projetou como candidato – vereador, prefeito e deputado estadual – a população de Assú não lhe tenha dado a oportunidade de mostrar o que poderia fazer na condição de detentor de um mandato.

Os próximos desafios de Herval poderão ser no campo literário.

Ele confirmou que vem sendo estimulado por alguns amigos a relatar sua trajetória em livro, incluindo a convivência próxima que teve ao lado de dois dos principais líderes políticos da história do RN: os ex-governadores Aluízio Alves e Dinarte Mariz

Herval registra que sua vocação para a política se manifestou ainda na infância, quando decidiu abandonar sua residência para acompanhar a luta política de Aluízio Alves.

Depois, já radicado no Estado do RJ, pavimentou sua aproximação com o então senador Dinarte Mariz, que veio a alojá-lo no quadro de servidores do Senado Federal.

Caso aceite a missão de expor detalhes de sua vida numa obra biográfica, Herval também pretende destacar o que sempre se caracterizou como a bandeira de campanha nas vezes em que se exibiu como político: sua ação em prol do Assú e diversos outros municípios do RN, mesmo sem jamais ter tido a chance de ocupar um mandato eletivo.
Postado por Lúcio Flávio

FAMÍLIA FELIZ

Acontecerá hoje, quinta-feira, dia 16 de janeiro, no Atrios Recepções, a colação de grau dos alunos do curso de Fisioterapia - UFRN. Entre os concluintes nossa querida filha Natália Maria Barbosa Bezerra. Parabenizamos Natália e demais formandos desejando sucesso no limiar de suas vidas profissionais. Beijos e abraços!   

HISTÓRIA DO ASSÚ

PERSONALIDADE NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO ASSÚ

A Villa Nova da Princesa prosperava em todos os sentidos. Alguns de seus filhos já apareciam como destaques. Os habitantes lutaram com garra visando a liberdade política e administrativa do município. Apesar do Assú já possuir uma câmara independente de Natal e ser considerado município, ainda detinha o nome de Villa. Na luta pela emancipação destacamos três cidadãos: Francisco de Brito Guerra, Manoel Lins Wanderley e João Carlos Wanderley.
O Padre Francisco de Brito Guerra (desenho acima) - nascido na Villa no dia 18 de março de 1777, no cenário político norte-rio-grandense, e no regime monárquico, se destacou com uma brilhante folha de serviços, honrando a sua terra e seu Estado. Como deputado à primeira Assembléia Legislativa Provincial (1835-1837), instalada a 02 de fevereiro de 1835, foi neste ano, seu presidente.

Foi suplente de deputado-geral, com assento de 1831 a 1833 e reeleito para 1834-1837, quando então, foi eleito escolhido à Câmara Vitalícia ou Senado do Império para representar o Rio Grande do Norte, cuja posse se deu a 10 de julho de 1837, tornando-se o único norte-rio-grandense a alcançar essa elevada distinção.

Foi Visitador Geral, Professor de latim, Comendador da Ordem de Cristo, um dos fundadores do ‘O Natalense’ - o primeiro jornal a ser publicado no Estado. Ordenou-se em Olinda no ano de 1801. Suas primeiras letras foram recebidas na antiga Villa Nova da Princesa, hoje cidade do Assú.

A esta proposição se baseia em seu próprio depoimento quando, em 20 de novembro de 1844, ao fazer o seu testamento, declarava: “Sou natural da Freguesia do Assú” e mais, o Presidente da Província Dr. Casimiro José de Morais Sarmento quando da publicação da Lei nº 124 de 16 de outubro de 1845, elevando à categoria de Cidade a então Villa Nova da Princesa, assim se expressou: Pátria do finado Senador Francisco de Brito Guerra”. (Amorim, 1981; 53).
Fonte: Assu - Dos Janduís ao Sesquicentenário - Ivan Pinheiro

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

CULTURA

Moacy Cirne sempre vivo !









SÃO GONÇALO DO AMARANTE:


Ao contrário do prefeito do Assú, que comemorou seu aniversário em sessão especial organizada pelos vereadores que lhe dão sustentação na câmara e com alguns poucos cargos comissionados, o prefeito da cidade de São Gonçalo do Amarante, resolveu comemorar seu aniversário (hoje) inaugurando obras nas áreas de saúde e educação.

Inaugurou na manhã de hoje o Centro Municipal de Ensino Fundamental Dom Joaquim de Almeida, uma unidade escolar modelo que vai oferecer ensino em tempo integral para 200 alunos, localizada no Centro da Cidade. 

A tarde, Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo, inaugurará a Unidade Básica de Saúde do Novo Santo Antônio.

- Aahh, o prefeito de Guamaré, no dia de seu aniversário, foi as ruas e jogou futebol com seus conterrâneos. 

Maasss, o nobre prefeito do Assú preferiu ser reverenciado pelos edis, no melhor estilo 'beija mão' ou 'ame-o ou deixe-o'.

- Obs. do Blog: A creche modelo da cidade do Assú está em construção há 5 anos, já consumiu cerca de 2 milhões de reais do rico dinheirinho do contribuinte e... sem previsão para ser inaugurada. 
A cidade de Carnaubais inaugurou a sua creche modelo (começou a ser construída quase ao mesmo tempo que a de Assú) há mais de 1 ano.

Postado por Ana Valquíria.

CAMPEONATO POTIGUAR:

AMÉRICA
O América começa a temporada muito mais preocupado com a Copa do Nordeste que com o Estadual. O técnico Leandro Sena conseguiu recuperar o time na série B da temporada passada, que corria o risco de rebaixamento, ganhou um voto de confiança da direção americana e teve seu contrato renovado para 2014. Com isso, o treinador teve como, ao lado da sua comissão técnica e dirigentes rubros, montar todo o planejamento para a disputa da Copa do Nordeste. E conseguiu o principal, que foi manter quase que 95% do time titular. Deixaram o América apenas o lateral esquerdo Wanderson, o volante Coutinho e o atacante Rodrigo Pimpão. O goleiro Andrey, os zagueiros Edson Rocha e Cléber, o lateral esquerdo Rai, os volantes Márcio Passos e Fabinho e os atacantes Adriano Pardal e Max permanecem, não só no elenco, como também entre os titulares. Apesar de ter perdido Norberto, a permanência do camisa 10 Régis deu para Leandro Sena, uma base sólida para o início da disputa regional. “Estamos dando continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo em 2013. Conseguimos manter dois jogadores que estavam sendo pretendidos por grandes clubes e foi uma grande notícia. Acho que para o inicio de trabalho vamos manter um grupo entre 28 a 32 jogadores para iniciar o planejamento e vamos avaliando”, explicou. 

ABC
A direção do ABC decidiu manter o técnico Roberto Fernandes no comando do time, mas perdeu boa parte da base que disputou a reta final da Série B do Brasileiro. Do time titular, ficaram apenas os volantes Daniel Paulista e Somália, o meia Júnior Timbó (que, contundido, só vai entrar em campo na série B) e o atacante Gilmar. Outros jogadores que, em algum momento na temporada passada foram titulares, como o zagueiro Gílson, e os volantes Michel Schmoller e Rodrigo Santos, permaneceram no ABC. Até o momento, 17 novos reforços chegaram ao clube, com destaque para o goleiro Bruno Fuso, que veio da Ponte Preta/SP, o lateral direito Patrick, que pertence ao América/MG, o meia Diego Rosa, que foi revelado pelo Vasco da Gama/RJ e o atacante Lúcio Flávio, com passagens pela Ponte Preta e Guaratinguetá e que estava no futebol asiático. O volante Somália, um dos poucos remanescentes da temporada passada, sabe que o time ainda precisa buscar o entrosamento ideal para atingir um bom nível de disputa dentro de campo. Mesmo assim, ele garante que os jogadores que chegaram, estão cientes de que é preciso mostrar determinação para garantir lugar entre os titulares. “Chegaram bastantes caras novas, mas, que conhecemos de jogar contra. Eles precisam assimilar o que o técnico quer e se doar dentro de campo”, analisou.

ALECRIM
Visando entrar forte na competição, a diretoria saiu em busca de reforços, apesar de ter atravessado problemas políticos e financeiros no final do ano passado. Se no ano passado medalhões como Rico e Rui Cabeção eram a atração, esse ano o time verde conta com um elenco nada famoso. O último confirmado para disputar vaga no comando do ataque foi o centroavante Felipe Piraju, ex-Portuguesa de Desportos. O principal destaque do time comandado pelo experiente Wassil Mendes será o atacante Felipe Alves, ex-ABC e tido como uma das grandes promessas do futebol potiguar.
> Time base: Danilo; Gilberto Matuto, Romeu, Alexandre e Luiz Carlos; Leomir, Pedro Ivo, Danilo Lopes e Diego Mipibu; Felipe Moreira e Felipe Alves. Técnico: Wassil Mendes.

PALMEIRA
O Palmeira de Goianinha entra na competição estadual deste ano apostando em um velho artilheiro do futebol potiguar. Aos 35 anos, Quirino, que marcou época jogando com a camisa tricolor do Potyguar de Currais Novos comanda o ataque do Alviverde. Se no ataque a aposta é na experiência, no meio de campo o Palmeira vislumbra sucesso na juventude. Elton Santos e Davidson, ambos de 22 anos devem formar a dupla de criação do time.
Time base: Messi; Cuiabá, Jobert, Tiago Bob e Assis; Nino Juninho, Poti e Hendrich; Quirino e Rael. Técnico: Dário

BARAÚNAS

O Baraúnas vem com uma equipe bem renovada na tentativa de passar uma borracha na edição anterior do Campeonato Estadual, quando o time não conseguiu fazer uma boa campanha, além de ter caído para quarta divisão do futebol brasileiro. O time é novo não somente no sentido de ser formado com vários atletas que nunca estiveram defendendo a camisa do tricolor. Dos 28 jogadores do elenco profissional, 13 deles têm 21 anos ou menos. Esses atletas são em sua maioria formados nas categorias de base de grandes clubes do futebol brasileiro, que foram indicados pelo técnico Joel Cornelli.
> Time base: Érico, Reginaldo, Pedroza (Allef), Nildo e Renatinho; Batata, Gleison Paraíba, Vaninho e Da Silva; Kaká e Alan (Douglas). Técnico Joel Cornelli.

GLOBO
O Globo Futebol Clube é a grande novidade do campeonato estadual 2014. Depois de ser campeão da segunda divisão, o time montado pelo empresário Marconi Barreto, tem objetivos grandes na atual temporada. A primeira meta é conquistar uma vaga na série D desse ano e na Copa do Brasil de 2015. O time vai ser comandado por Higor César, que era auxiliar técnico e foi efetivado no comando da equipe. “A gente está montando um grupo muito bom”, disse o comandante da equipe de Ceará-Mirim. Entre os jogadores do Globo, estão o goleiro Sérvulo, que já teve passagem pelo América/RN, o zagueiro Robson, e o experiente lateral esquerdo Renatinho Potiguar, que foi ídolo no alvirrubro e também no ABC.
> Time base: não fornecido

POTIGUAR/MOSSORÓ
O Potiguar entra o ano com um sentimento misto marcado por otimismo, mas também preocupação. Sua diretoria executiva investiu pesado na importação de um time teoricamente forte, mas se viu obrigada fazer mudanças na comissão técnica antes mesmo de a bola rolar. A primeira aparição do alvirrubro em 2014 em jogo oficial ocorrerá na próxima sexta-feira, 17, na estreia na Copa do Nordeste diante do Treze/PB, em Mossoró, e só atuará pelo Campeonato Estadual a partir da segunda fase.
> Time base: Ramon, Tiago Granja, Genilson, Paulo Paraiba e Samuel (Thiago Baroni); Alexandre, Rogério, Raylan e Berg (Fidélis); Fabinho Cambalhota e Índio. Téc. Flávio Barros.

SANTA CRUZ
O Santa Cruz vai participar do Campeonato do Rio Grande do Norte pelo décimo ano consecutivo. Depois que ascendeu à elite, o clube nunca saiu e algumas vezes chegou a fazer frente aos considerados grandes do futebol estadual. Mas diferente de outras edições, o tricolor entra na disputa deste ano com o principal objetivo de se manter na primeira divisão. O orçamento reduzido e a demora na montagem do elenco justificam as pretensões modestas. Para alcançar a meta e quem sabe até surpreender, o Santa Cruz aposta em caras novas. O treinador é o jovem Carlos Júnior, 37 anos.
> Time base: Eridélson, Zé Paulo, João Carlos e Serginho; Fernandes, Marquinhos, Felipe Araripina, Diogo Tilico e Pintado; Thomas Anderson e Fábio Faquinha. Téc. Carlos Júnior.

ASSU
O ASSU vai começar o Campeonato Estadual com um time modesto, formado praticamente por atletas da casa e região. A comissão técnica, liderada por Neto Matias, também é caseira. No entanto, o alviverde espera surpreender. “A nossa equipe é simples, humilde, mas muito determinada. Podemos muito bem surpreender os adversários, até porque o futebol nos dias atuais está muito nivelado”, comentou o presidente Daílson Machado, que voltou a presidir o clube. Daílson era o presidente no memorável título estadual de 2009 e detém prestígio junto ao torcedor.
> Time base: Erasmo, Oliveira, Marcondes e Michel; Glaubinho, Marcelo Assu, Dinho, Kel e Leleu; Alexandre e Rafael. Téc. Neto Matias.

CORÍNTIANS
Problemas financeiros, falta de patrocinadores e várias trocas de treinadores antes mesmo do início do campeonato. Com esta realidade, o Corintians de Caicó entra na competição local, em princípio, brigando contra a queda para a segunda divisão de 2015. Sob o comando de Lobão, o clube não conseguiu, ao contrário de outras temporadas, firmar uma boa preparação. Outro fator complicador para a cidade de Caicó diz respeito ao eterno problema de manutenção do estádio Senador Dinarte Mariz – Marizão. O estádio carece de melhorias há anos.
> Time base: não fornecido

Fonte: Tribuna do Norte Postado por TATUTOM SPORTS/RQBEZERRA

PARABÉNS

Nossos filhos amados. Natália saindo (fisioterapeuta) e Ivan Filho entrando em Ciência & Tecnologia - UFRN. Família muito feliz. Obrigado meu Deus! 
PARABÉNS!!!!!!
Foto: Eu saindo e ele entrando... Falei que rasparia seu cabelo por bem ou por mal!! Parabenssss meu amor! Que agora seja só sucesso! #C&TUFRN #federal #calouro @ivanpinheiro_
Natália deixando Ivan Filho careca.

ATIVIDADE PARLAMENTAR

Deputado George Soares participa da 
IX Cavalgada de Irmã Lindalva em Assú

O deputado estadual George Soares participou neste domingo (12/01) da IX Cavalgada de Irmã Lindalva. O grupo foi formado por cavaleiros do Vale do Açú e regiões próximas que homenagearam a beata reconhecida pelo Vaticano, partindo da Igreja Matriz em Assú e encerrando o percurso na comunidade Molhada da Areia, onde a bem-aventurada nasceu.

A cavalgada teve um pequeno intervalo para um almoço com todos os participantes na Praça J. Keulle, em Assú. O encerramento em Molhada de Areia contou ainda com uma emocionante missa celebrada pelo padre Belarmino.

O deputado George Soares destacou a importância do evento, em que ele mesmo participa desde a primeira cavalgada, por ser uma grande homenagem à jovem freira assuense reconhecida por sua extrema bondade e generosidade. “Toda homenagem à Irmã Lindalva será sempre justa pelos seus exemplos de uma vida dedicada a ajudar o próximo”.
Assessoria Parlamentar Deputado Estadual George Soares

domingo, 12 de janeiro de 2014

FESTA IRMÃ LINDALVA:

Uma celebração eucarística, às 6h, abre a programação deste domingo (12) da festa da Bem-Aventurada Irmã Lindalva, em Assú.

A missa antecederá a realização de mais uma edição da Cavalgada de Irmã Lindalva, cuja saída se observará defronte a igreja matriz de Irmã Lindalva & São Cristóvão, no bairro da Cohab.

Outro evento social do domingo é o Almoço de Irmã Lindalva, a partir de 11h, a Praça de Eventos Radialista Jota Keully, no bairro Vertentes, tendo animação musical de Zé Sanfoneiro.

À noite, na sequência do novenário, a partir de 19h30, o domingo registrará a noite dedicada à juventude, e a reflexão se observará em torno do tema “O Sacramento da Penitência” com a homilia conduzida pelo padre Augusto Lívio e, concluindo, aConvivência Fraterna.

O itinerário festivo, iniciado no dia 07 deste mês, terá prosseguimento até a próxima sexta-feira (17).

CÂMARA DO ASSÚ:


A cidade do Assú foi palco, na ultima quarta feira, de uma cena inusitada: Os nobres, laboriosos, dispendiosos... edis realizaram sessão especial para marcar o dia do aniversário do prefeito.

Como poderíamos dizer em jargão bem popular? submissão não, à moléstia!

Bem, a sessão especial aconteceu na sede do legislativo assuense, com direito a transmissão pelas ondas da rádio local e contou com a presença de parte do primeiro escalão e alguns pouquíssimos outros cargos comissionados do poder executivo, do padre, da presidente da Associação Beneficente Irmã Lindalva (ligada a mãe do prefeito), da primeira dama, do vice prefeito e de mais umas 3 pessoas. Uuufffa.

Ahh, os nobres edis filiados ao PMDB vestiram azul (cor símbolo da campanha do prefeito).

Sim, a sessão foi animada e bem produtiva. Os 14 vereadores presentes a sessão pediram a palavra para parabenizar o prefeito pelo aniversário e pela descoberta que este será pai.

Sem preocupação com o tempo, sem pedir apartes, sem apresentar projetos, sem preocupação com os princípios da legalidade, improbidade e da economicidade, sem... os ativos e operantes edis elegeram o nobre prefeito como pessoa determinada e destemida.

Pois ééé... neste 08 de janeiro do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2014, a Câmara do Assú fez ver ao povo da cidade, que a república independente do Assú foi transformada, com as bênçãos da igreja, em império independente do Assú, com direito a poder moderador e ausência de poder judiciário.

Beeemm... após esta sessão solene inusitada (talvez a única realizada neste Brasil Plangente), os nobres e criativos edis convidaram o excelentíssimo prefeito a almoçar no oásis.

Vamos concordar, depois de interromper um recesso para laborar numa sessão especial, num ambiente pago com o rico dinheirinho do contribuinte, os nobres vereadores tinham mesmo que refrescarem-se e alimentarem-se no oásis, né mermo?

- Fotos: Blog de Aluizio Lacerda
Postado por ana valquiria