domingo, 14 de dezembro de 2014

ASSÚ:

Enfim, a Diocese de Mossoró respondeu (indiretamente) uma pergunta que há muito eufaço neste espaço: A quem pertence o Instituto Padre Ibiapina?

- aparentemente administrada por uma empresa terceirizada (conforme contrato de locação de espaço, celebrado com a prefeitura do Assú), sem que a Paroquia de São João Batista e a comunidade católica local tivesse qualquer, digamos, ingerência, o IPI transformou-se em Complexo e, paradoxalmente, diminuiu significativamente sua inserção no mundo do ensino/aprendizagem formal. E em relação as ações sonhadas por padre Ibiapina, o distanciamento foi inscritível.

Agora, eis que a Diocese de Mossoró toma as rédeas da situação e iniciará 2015 com nova gestão, a qual será encabeçada pela ex secretária municipal de educação do Assú, Sandra Regina Alves. 

Resta-nos agora torcer para que a Paróquia de São João Batista e a comunidade católica da cidade consubstancie esta decisão da Diocese e também arregace as mangas para fazer os reparos devidos nos alicerces desta importante instituição educacional e filantrópica (?) sonhada por padre Ibiapina no século XIX e efusivamente apoiada por Minervindo Wanderley.

Postado por ana valquiria

Um comentário:

  1. Resgatar a história do IPI como é conhecido popularmente o Instituto Padre Ibiapina, e, ainda mais, saber a quem pertence é primordial. Sabe-se que foi a Paróquia de São João Batista que a fundou e depois? Houve doação? A quem? Como é escolhida a gestão? É uma gestão compartilhada da Paróquia com a Prefeitura Municipal de Assú? Com SEEC/RN? Pelo que consta, no Sistema de Gestão Tecnológica do MEC – FNDE que distribui equipamentos tecnológicos e internet banda larga), esta escola é pública e pertence a esfera estadual. Ver no site: https://www.fnde.gov.br/sigetec/consulta/escola_con2.php?codinep=24081566. Porém há ressalva, pois esta escola não consta no site do INEP/IDEB em nenhuma esfera administrativa pública: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=2730164 – estadual; http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=2730164 – municipal. No Censo de 2010 da SEEC/RN, o IPI aparece como escola estadual com um total de 926 estudantes, acesse: http://www.portal.rn.gov.br/content/aplicacao/seec/imprensa/enviados/noticia_detalhe.asp?nCodigoNoticia=34130. A quem pertence o IPI?

    ResponderExcluir