quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ARTIGO:

O banquete literário de  
Anchieta Fernandes*
Em consequência da grande safra de livros e escritores que tem surgido nesse início de novo século, no Rio Grande do Norte, com certeza impõe-se a necessidade de novos trabalhos na área da crítica literária. Nos últimos meses fomos abastecidos de forma muito significativa, em tal área, para por fim o mito de que não tínhamos critica. Os livros “Uns Potiguares”, de Nelson Patriota, “Salvados”, de Manoel Onofre Jr., em terceira edição revista e ampliada e “Alguns Livros Potiguares” de Chumbo Pinheiro são obras com essa característica e que têm dado uma boa contribuição para melhor conhecimento dos nossos escritores, sobretudo os contemporâneos.
O escritor Anchieta Fernandes acaba de publicar pelo Sebo Vermelho Edições, outro livro riquíssimo, verdadeiro banquete de informações sobre livros e autores potiguares, “Literatura RN – Livros Selecionados”, uma coletânea de textos publicados pelo autor nos anos 90.
Nos últimos anos, Anchieta Fernandes é um dos escritores do Rio Grande do Norte, ao lado de Diva Cunha, Tarcísio Gurgel e Manoel Onofre Jr., que mais têm contribuído para valorização e divulgação da nossa literatura. A sua coluna “Literatura RN – Livros Selecionados”, que dá titulo ao livro, no Jornalzinho do Sebo Vermelho, foi de grande relevância para promover e divulgar a produção literária local nos anos 90.
As resenhas de Anchieta Fernandes são estruturalmente bem elaboradas, constituídas e alicerçadas no profundo conhecimento que ele tem de literatura e cultura potiguar. É evidente a boa intenção do autor em valorizar o que é nosso, o que é da terra. Em muitas dessas resenhas, Anchieta faz enfoques críticos assaz felizes, como por exemplo, do livro “Os Brutos” de José Bezerra Gomes, “Geração dos Maus” de José Humberto Dutra, “Inventario” de Myriam Coeli, “Quarteirão da Fome” de Raimundo Nonato, “Crônica da Banalidade” de Carlos de Souza. Em outras percebemos, algumas inclinações  pessoais do autor, por exemplo, como quando ele fala da obra “Ficcionistas Potiguares” de Manoel Onofre Jr., parece não  gostar de, não haver sido incluído  nesta obra como ficcionista.  Observa-se ainda, em uma ou duas resenhas, certo apadrinhamento ao escritor resenhado. Mas isto em nada as compromete, afinal a critica literária também  reflete o gosto pessoal de quem escreve.
È preciso ressaltar que o livro de Anchieta  não é uma antologia, mas sim uma espécie de panorama do que foi produzido em nossa cena literária  em meados ou no final do século passado. Salienta-se ainda  que ele foi muito feliz na seleção dos livros para comentar, pois todos, inclusive com fotos das capas, contribuíram de alguma forma para a nossa afirmação literária, e até para a literatura nacional, como “O Livro de Poemas  de Jorge Fernandes” e o trabalho dos poetas do poema-processo que estão quase  todos, individualmente, resenhados no livro - Moacy Cirne, Dailor Varela  Nei Leandro de Castro, etc.
Câmara Cascudo é justamente lembrado em excelentes resenhas sobre o “Dicionário do Folclore Brasileiro”, “História da Cidade do Natal” e “Canto de Muro”. Obras clássicas de Zila Mamede, Eulicio Farias de Lacerda, Homero Homem e Newton Navarro também são anotadas de forma bastante consistente e deixam um legado importantíssimo para  a literatura potiguar sem duvida alguma.
No futuro os estudantes e pesquisadores terão uma grande fonte de informações. Um livro indispensável para quem deseja conhecer um tanto da nossa cultura e história literária. Anchieta Fernandes, mais uma vez, contribui para as nossas letras de forma valorosa. 
*Thiago Gonzaga , pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário