quarta-feira, 26 de novembro de 2014

REGISTRO DE VISITA PASTORAL:

TERMO DE VISITA
Assú sintetiza o que significa - é grande. Já não quero falar da grandeza deste rio que corta o município e lhe dá o nome e é sua maior riqueza; destas várzeas fertilíssimas onde os carnaubais por si só fazem uma riqueza inesgotável. Refiro-me a fé e a piedade de seus filhos a qual os põe em verdadeiros (...). Mais uma vez, m convenci da grandeza moral deste povo e edifiquei-me ante sua fé inabalável e sua sincera piedade. Chegamos a Assú, no dia 13 de outubro à tarde, e pensamos em passar 5 dias na Freguesia, distribuindo esses dias com a visita a Várzea. O Vigário protestou e os paroquianos exigiram que ficasse até o dia 18 na Cidade e só neste dia poderia partir para as capelas. Obedeci e não me arrependi. 
Preguei todas as noites e nas Missas que celebrava às 7 horas, a uma multidão sequiosa da Palavra de Deus; Crismei 4 dias; celebrei 4 Missas na Matriz e 1 no Colégio Nossa Senhora das Vitórias e uma na Capela de Sacramento.
Fui visitado pelas autoridades locais e pelas Associações da Paróquia, visitei a matriz que estava em boa ordem, graças ao zelo do Revmo Vigário Júlio Alves Bezerra.
resultado da Visita Pastoral na sede e nas capelas. Pregações - 19; Comunhões - 1.372; primeira Comunhão - 228; Batizados - 46; Casamentos - 13; Crismas - 673; Abjuração do Protestantismo uma. 
Visitei as Capelas de Sacramento, Boa Esperança, Santa Luzia e Rosário. Em todas, houve bastante movimento. É para lamentar não possa haver aqui um coadjutor porque sozinho, na Paróquia o Vigário se esgota e não pode dar conta exata de tudo. O Padre Júlio está convicto disso. A ele e a todos que com ele trabalharam com abnegação para o bom êxito da Visita Pastoral, meus sinceros agradecimentos e meu adeus. 
Assú, 22 de outubro de 1931.
Assinado. Monsenhor João Alves Ferreira Landim - Visitador Diocesano.
NOTA: A comitica compunha-se do visitador, Padre José Bensinger, M.S.F., e Clérigo José Adelino Dantas. A Capela é Nova Esperança e não Boa Esperança. 
Visitamos também o povoado Oficinas. Este povoado e o de Santa Lúzia está sem capelas: foram arrasadas nas enchentes de 1924. Reclamaram a reconstrução e felizmente o novo Vigário encontra-se muito interessado por isso. Em Sacramento está em construção uma verdadeira Igreja com 3 naves e uma torre central. Vai ser um templo artístico e encontramos as paredes bastante altas e talvez receba o teto ainda este ano. Nossos aplausos ao Vigário e aos Sacramentinos. 
Assú, 23 de outubro de 1931.
Monsenhor João Alves Landim, Visitador Diocesano. 
Livro de Tombo da Paróquia de São João Batista do Assú, N. III. p.2.
Fonte: História da Paróquia do Assú - Auricéia Antunes de Lima. Coleção Assuense - 2002.  
Foto: Blog do Fernando Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário