quarta-feira, 26 de novembro de 2014

LANÇAMENTO:

UM LIVRO ESSENCIAL *
Graças à sensibilidade da professora e escritora Conceição Flores, que reuniu um grupo de alunos em prol de um projeto inédito no Estado, foi lançado o primeiro dicionário de escritores potiguares da nossa história. Iniciativa louvável e convenhamos, extremamente desafiadora. Trabalhos dessa natureza tendem a sofrer críticas diversas, na grande maioria das vezes por omitir alguns escritores. Na verdade, já nascem desatualizados, devido a grande quantidade de autores que surgem a todo momento. Mas nada impede nem tira o brilho e a importância da obra.

O livro tem o intuito de deixar registrada a biografia de autores que, nascidos ou não no Rio Grande do Norte, contribuíram para difusão da nossa literatura. É uma excelente fonte de consulta e informação e grande aliado para estudantes e pesquisadores. Com inúmeras informações bibliográficas torna-se um instrumento eficaz para as nossas letras e junta-se a uns tantos livros essenciais para se conhecer a literatura potiguar.

Conceição Flores é doutora em educação e, embora não tenha nascido no Rio Grande do Norte, (natural dos Açores) é uma importante defensora da nossa literatura, inclusive leciona a disciplina Literatura do Rio Grande do Norte na Universidade Potiguar, promovendo encontros e debates entre alunos e a comunidade literária.

Seu livro, registrando mais de 500 nomes da nossa literatura, de Nísia Floresta até a contemporaneidade, constitui-se obra de referência indispensável, que dá uma enorme contribuição para a nossa cultura literária.

*Thiago Gonzaga, pesquisador da literatura potiguar.
Postado por 101 Livros do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário