terça-feira, 2 de setembro de 2014

JÁ SE FORAM 95 ANOS...

A CHEGADA DO AUTOMÓVEL EM ASSU
Tornou-se um dos acontecimentos que por muito tempo serviu de comentário entre os varzeanos foi a chegada do primeiro automóvel, na tarde de 02 de setembro de 1919, procedente de Mossoró.

O referido automóvel pertencia a Francisco Borges, do comércio mossoroense, sendo guiado por Alcino Galvão. Seus passageiros eram Natanael Luz e Lourival Brasil. “que fizeram o percurso de Mossoró aqui em 2 horas e 35 minutos, numa estrada não desbravada ainda. O referido veículo era da marca Ford”. 

A curiosidade tem, às vezes, a sua feição pitoresca. Contam com segurança nos detalhes, que ao penetrar o automóvel na cidade, agonizava uma pessoa conhecida por Mascarenhas. Os circunstantes ao ouvirem o ruído do motor abandonaram o velório deixando o pobre morrer sem vela acesa. Acontece, porém, que já ao escurecer, outro veículo entrava na cidade. Tratava-se, ao que parece de uma experiência com a estrada de rodagem que estava sendo construída ligando Assu a Mossoró. Esse segundo automóvel tinha um dos faróis apagado. Logo foi apelidado de Saul, que era tipógrafo e músico na cidade, e tinha um olho cego.

Também neste ano (1919) o senhor Bilé Soares comprou um Ford em Recife, cujo chofer era o poeta Renato Caldas. 
Fonte: Assu da Minha Meninice - Francisco Amorim - 1982.
Revista Graúna -1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário