sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CURIOSIDADES:

Bairros da Cidade do Assú
         O perímetro urbano do Assú recebeu na terceira gestão do prefeito Ronaldo Soares, através do Plano Diretor, mapeamento por bairros. Foi aprovado pela Câmara Municipal Projeto de Lei regulamentando a denominação de todos os bairros da cidade do Assú. Este ato administrativo foi fruto da aprovação do Plano Diretor do Assú devidamente discutido em audiências públicas com a presença de representantes dos mais diferenciados segmentos da sociedade pública, civil e eclesiástica. O Plano foi transformado na Lei nº 015/2006, de 28 de dezembro de 2006.
O Assú conta hoje com 14 bairros. São eles por ordem alfabética: Alto São Francisco, Bela Vista, Carnaubinha, Casa Forte, Centro, Dom Eliseu, Farol, Feliz Assú, Frutilândia, Janduís, Lagoa do Ferreiro, Novo Horizonte, Parati 2000, São João e Vertentes.

VEJAM OS HISTÓRICOS DOS BAIRROS - SEGUNDA PARTE: 

Bairro Farol – alusão a um antigo farol existente a margem da estrada que adentrava a cidade do Assú de quem vinha de Natal. Nome também da propriedade da Família Montenegro. 

Nesta divisão geográfica as comunidades de São Jacinto e Quinta do Farol estão inseridas no bairro Farol; 

Bairro Feliz Assú – Nome oficializado pelo então Prefeito Lourinaldo Soares numa alusão ao seu slogan administrativo “Feliz Assú Prá Você”. A área de terra foi adquirida para construção do Cemitério Público São Vicente de Paula. Diante da necessidade de habitação, o restante dos terrenos foram loteados e doados para famílias “sem teto” que desejassem construir suas moradias, dando prioridades aos funcionários e servidores da Prefeitura. 

Bairro Frutilândia – Uma homenagem prestada pelo então prefeito Ronaldo Soares (primeira gestão ao loteamento doado pela PMA a pessoas de baixa renda, à época) poeta João Lins Caldas – autor de uma poesia e proprietário de um sítio com o nome Frutilândia. Acredita-se que o velho vate adotara este nome por se tratar de um sítio onde o mesmo cultivava diversos tipos de frutas. 

Bairro Janduís - Uma referência aos primeiros habitantes desta região os Índios Janduís pertencentes à Nação dos Tapuias, que habitavam o interior, falavam diversos idiomas e eram chamados Gentios da Língua Travada. 

Os Janduís eram os índios comandados diretamente pelo Rei Janduí e tinham como principal Aldeia ou Taba o local onde hoje está encravado o município do Assú. 

Bairro Lagoa do Ferreiro – referência a uma lagoa existente na região a qual era ponto de bebida de pássaros do tipo “Ferreiro”, espécie de araponga de canto metálico como o martelo do ferreiro na bigorna. 

Bairro Novo Horizonte – Uma referência a situação geográfica de planalto com relação ao Centro da cidade. Nele está inserido o Conjunto Manoel Soares – IPE. 

Bairro João Paulo II – Este bairro recebeu por muitos anos o nome de Parati 2000, nome adotado pelo então prefeito Lourinaldo Soares, numa sugestão do proprietário da propriedade Senhor Pedro Capistrano. Lourinaldo adquiriu 2.000 lotes de terrenos e fez a distribuição entre pessoas de baixa renda. Como estava próximo ao ano 2000 resolveu fazer uma referência à entrada do novo século quando as pessoas contempladas teriam a oportunidade de iniciar o milênio morando em suas casas próprias. 

Nesse bairro está inserido o Conjunto Habitacional Deputado Federal Nélio Dias – Parlamentar que muito contribuiu com o município e região. 

Bairro São João – É um bairro bastante antigo. Sua denominação é uma alusão a São João Batista – “proprietário” de toda a área geográfica da cidade graças a uma doação feita pela beata Clara Macedo ao Santo Padroeiro do município. No bairro também existe uma propriedade que outrora pertenceu a Paróquia que leva o mesmo nome. 

Bairro Vertentes - Uma referência histórica a um “buraco” que vertia água, de seca a inverno, abastecendo no passado, os moradores daquela região. A população apelidava a área como “Buraco d’água”. Os moradores se sentindo discriminados procuraram mudar este termo, segundo eles, pejorativo. Desta forma passaram a chamar de “Vertentes” - nome que possui uma sonorização mais poética.
Texto: Ivan Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário