quinta-feira, 11 de setembro de 2014

CULTURA:

Museu Câmara Cascudo abriga exposição de história e cultura indígenas
O Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) apresenta a exposição “Índios: os Primeiros Brasileiros” que está aberta para visitação até o dia 27 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e no sábado, das 13h às 17h.

O valor da entrada é de R$ 2 (inteira), no entanto, grupos de escolas públicas com visitas agendadas, idosos acima de 60 anos e crianças com até 6 anos não pagam entrada.

A exposição tem o objetivo de propor ao visitante um passeio pela história do Brasil, assinalando as diferentes formas pelas quais os indígenas foram vistos e incorporados ao processo de construção nacional. Com foco na região Nordeste, está integrada por quatro espaços distintos: o primeiro encontro, o mundo colonial (a história que se pode ler nos livros e documentos), o mundo indígena (outra narrativa) e o Brasil contemporâneo (com suas lutas e desafios).

“Esta é uma exposição itinerante em parceria com o Museu Nacional (MN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e com o Departamento de Antropologia (DAN) da UFRN, explica a diretora do MCC da UFRN, professora Sônia Othon.

Em paralelo, acontece também a mostra “Índios no Rio Grande do Norte: autoafirmação étnica e contemporaneidade”. Segundo a antropóloga do museu e curadora da exposição, Jussara Galhardo, o evento tem a finalidade de oferecer ao público visitante informações que irão facilitar o entendimento da realidade contemporânea dos grupos indígenas no Estado do Rio Grande do Norte, “em seus processos de autorreconhecimento étnico e de suas lutas políticas por meio do movimento indígena”.


Grupos com mais de dez pessoas devem agendar visita pelo telefone: 3342-4912.

Nenhum comentário:

Postar um comentário