quarta-feira, 6 de agosto de 2014

PÁGINA ASSUENSE:

MUITOS deles, quando querem
Dar asas à inspiração,
Emigram para outras plagas,
Como aves de arribação. (8)
E, mesmo sentindo n'alma
Fundas saudades dali,
Vêm cantar seus amores
Às margens do Potengi. (9)

Autor: Romulo Chaves Wanderley 
* 03/04/1910
+ 07/08/1971
8 - Os assuenses são muito apegados à terra em que nasceram. Amam as suas tradições, o rio caudaloso que desce em janeiro em direção ao mar, os carnaubais, as suas glórias literárias e históricas, os versos dos seus poetas e as canções de seus seresteiros.
Alguns, porém, mais sonhadores e mais desejosos de um melhor lugar ao sol, emigram. O exemplo vem do século passado, quando João Carlos Wanderley e seu genro Luiz Carlos vieram para Natal, destacando-se nas letras, e na política. Além de intelectuais foram deputados provinciais e estiveram no governo da província na qualidade de vice-presidentes. O mesmo aconteceu a Elias Souto, ao Cel. Pedro Soares, e ao comandante Caldas, que também vieram para a capital, seguidos pelos seus filhos, todos ilustres. Os Lima, Ana, Deolindo, Nestor, Luiz Antônio e Galdino, para aqui vieram e aqui se educaram e brilharam, em diversos setores. 
No Recife, fixou-se, depois de ordenado em Roma, o padre Manuel Gonçalves de Amorim, historiador renomado, que defendeu a naturalidade potiguar de D. Antônio Felipe Camarão, o índio Poti, e em Natal, os Soares - Moisés, João, Antônio e Luiz Soares. 

9 - O autor se refere aos poetas e trovadores que, nascidos na terra dos carnaubais, tornaram-se cidadãos natalenses, em virtude de uma existência inteira vivida na capital da Província. Na nota anterior são citados alguns poetas, assuenses da gema, sendo digno de menção o poeta e trovador Deolindo Lima, que musicava os seus versos e os interpretava ao violão, com o pensamento voltado para a terra natal, de onde veio criança, juntamente com os seus irmãos. 
Ezequiel e carolina Wanderley e Antônio Soares também pertencem a esse grupo que poderíamos chamar de emigrados intelectuais da antiga Villa Nova da Princesa. 
Fonte: Canção da Terra dos Carnaubais - Rômulo Chaves Wanderley.
Foto: Por do sol no Rio Potengi e N. Sra. do Rosário - autor não identificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário