quarta-feira, 16 de julho de 2014

COMUNIDADE DO ASSU:

PANON I
A comunidade de Panon I faz parte da mesorregião Mossoroense e da microrregião do Vale do Assu - várzea do Assu no estado do Rio Grande do Norte. Segundo o topógrafo Francisco Lucas as coordenadas geográficas de Panon I estão localizadas a 05 graus, 26 minutos e 255 segundos de latitude sul, e 36 graus, 56 minutos e 618 segundos de latitude oeste.
***      
O Panon foi a primeira comunidade rural do Assu a receber água encanada nos domicílios. No ano de 1975 foi construída uma caixa d’água. No entanto, segundo Zé Camelo, somente em outubro de 1978 foi iniciado o abastecimento d’água que veio a ficar pronto em março de 1979.
***
No ano de 1986 depois da comunidade de Martins ter sido praticamente destruída em conseqüência de duas grandes enchentes, em 1974 e em 1985, a população atingida veio à procura de abrigo em Panon. A prefeitura ajudou na construção de casas e doou aos desabrigados proporcionando um rápido crescimento da comunidade. Por esta razão em Panon I existe uma rua com a denominação de Martins.
***
No dia 06 de maio de 2002 a Prefeitura do Assu, tendo a frente o prefeito Ronaldo Soares, deu início as obras de pavimentação de ruas da comunidade de Panon e no dia 17 de maio do mesmo ano foi iniciada a construção da praça, uma área bastante espaçosa, que dá um ótimo aspecto de urbanização da comunidade. Os trabalhos foram concluídos no dia 15 de outubro de 2002. O sistema de iluminação da Praça de Panon foi acionado, sem inauguração, no dia 23 de dezembro de 2002.
***
Panon I possuí aproximadamente 250 casas residenciais com uma população estimada em 800 pessoas. Possui os seguinte equipamentos comunitários: ruas pavimentadas, posto de saúde, Igrejas, delegacia, posto dos correios, sistema de abastecimento de água, praças, escola, panificadora, lavanderia, mercadinhos, açougue, salão de beleza, barbearia... Além de outros tipos de comércio.
***

Informações fornecidas por José Lucas dos Santos – Zé Camelo no ano de 2005.
Foto ilustrativa: xadrezdobrasil.blogspot.com

Um comentário:

  1. Gostaria de receber teu e-mail. Eis o meu: dedeguimaraespjmp@hotmail.com

    ResponderExcluir