segunda-feira, 16 de junho de 2014

SUPERSTIÇÕES

Algumas adivinhações e superstições da festa de São João Batista que as moças de outrora faziam para descobrirem com quem iriam casar.

Os três pratos – separam-se três pratos sobre uma mesa. Num deles, põe-se debaixo um terço. Noutro uma aliança. O terceiro ficará sem nada. Manda-se então uma moça, que não viu a distribuição dos objetos sob os pratos, revirá um deles, o que quiser. Se coincidir com o que tem a aliança debaixo a moça casará. Se for o do terço, poderá ser freira. Sendo o prato sem nada, esta ficará possivelmente no caritó...

Os bolos de farinha – Escrevem-se os nomes de três rapazes (ou moças) em três pedaços de papéis. Depois se faz um bolinho de cada um, misturando-se com farinha molhada. Reza-se a Salve Rainha até “mostrai-nos”. Colocam-se em seguida os três bolinhos em um recipiente com água. O primeiro deles que subir à tona verificar-se-á o nome que contém dentro. Será o do futuro esposo ou esposa. 

Pingos de vela dentro d’água – Enche-se uma bacia meia d’água. Reza-se a Salve Rainha até “mostrai-nos” com uma vela acesa, deixam-se que caiam pingos dentro da água, até formar letras, que serão as iniciais da pessoa com quem se há de casar. 

A clara de ovo – Dia de São João, a moça que quer saber se casa, pega uma clara de ovo (de preferência de galinha preta) e bota dentro de um copo. No dia seguinte, assim que se levanta, vai olhá-lo. Se a clara do ovo formar um desenho semelhante a uma igreja, é casamento próximo; se formar o desenho de uma cruz ou cemitério, morte; um navio, viagem e assim por diante. 

O Espelho – Na véspera do dia de São João, passa-se um espelho em cruz, sobre uma fogueira. Depois, coloca-se o espelho em cima da casa, sem olhá-lo. No dia de São João, de manhã bem cedo, a pessoa levanta-se e vai vê-lo. Dizem que se vê, no espelho, o rosto do rapaz (ou da moça) com quem se casará.

A pessoa que avistar – A moça que deseja casar se a primeira pessoa que avistar no dia 23 de junho – véspera de São João, de manhã bem cedo, for uma mulher, não se casará naquele ano. Sendo homem, é certo o casamento.

O dente de alho – Dia 23 de junho, véspera de São João, planta-se um dente de alho para saber se o noivo ou namorado quer bem. Se no dia imediato aparecer a haste verde, é porque ele quer, se não aparecer a haste verde... Pode começar a cuidar para arranjar outro porque aquele só pretende passar o tempo. Dizem as superstições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário