quarta-feira, 25 de junho de 2014

PATRIMÔNIO DO POVO DO ASSU

CRIME CONTRA A ARQUITETURA ASSUENSE
O município do Assu é considerado pelos órgãos oficiais do Estado como detentor do maior acervo arquitetônico do interior do Rio Grande do Norte. Uma lei para assegurar este patrimônio foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada no ano de 2011 relacionando 39 prédios/monumentos que deveriam, ser devidamente preservados. No entanto, crimes contra este rico patrimônio do povo continua a ocorrer com o beneplácito dos poderes públicos constituídos (?).
Quantas cidades não gostariam de possuir um patrimônio deste? Quanto dinheiro está sendo gasto no Brasil na tentativa de reconstruir monumentos que fizeram histórias, como estes? Mas, infelizmente, não estamos dando o devido valor ao que temos. A cada dia ficamos mais pobres culturalmente para dar espaço a expansão comercial que poderia muito bem ter seus apogeus adequando e preservando estes espaços. 
Por exemplo: Este sobrado que por muitos anos abrigou a casa de morada do Coronel José Soares, o Hotel Bom Jesus, o Fórum João Celso Filho... Atualmente não possui mais suas laterais e sua fachada principal, provavelmente, será também demolida dentro de alguns dias para dar lugar a expansão do empreendimento comercial da Stock Frios - atacados.

Nossa cidade está sendo mutilada diariamente:
A quem apelar? 
Câmara Municipal?
Prefeitura Municipal?
Ministério Público?...
O patrimônio do Assu é nosso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário