terça-feira, 29 de abril de 2014

IPANGUAÇU:

SEGUNDA SEMANA MUNICIPAL DO 
LIVRO INFANTIL
Uma algaroba, livros que caem dos galhos e crianças em volta. Este foi o espaço escolhido para o inicio das atividades da II Semana Municipal do Livro Infantil, cujo tema traz neste ano, “Leituras da Infância: brincadeira, imaginário e palavra popular”. A programação segue até dia 30 desta semana busca fomentar a política de incentivo ao livro, à leitura e à literatura na cidade junto aos alunos de toda a rede municipal. As convidadas para este momentos foram às professoras Drª. Claudia Andrade/UFF e Profª. Ms. Patrícia Freixo/UERJ, que reunirão crianças e adolescentes em baixo da árvore ao lado da Escola municipal Professor Antônio Leandro de Lima Júnior, na comunidade de Luzeiro. Alunos de cinco escolas integraram a ciranda das palavras popular com a contação de histórias e dramatização.
Durante a tarde nesta segunda, o encontro continua na E.M Nelson Borges Montenegro, comunidade quilombola de Picada, na promoção o tema: Memória, História e Literatura Negra. No fim da tarde de hoje uma carreata Literária “Literatura para o povo” acontecerá em direção ao município vizinho de Assú. Logo a noite ocorre abertura oficial da II Semana Municipal do Livro Infantil realizada no espaço Pastoral Pe. Valtair Lira Lucas, na qual contará com a presença do prefeito interino, Geraldo Paulino, a secretária de Educação Jeane Dantas, diretores e professores da rede municipal. Na programação contará com a exibição do filme “Uma professora maluquinha”, baseado na obra infanto-juvenil homônima de Ziraldo, sendo concluindo com o debate pedagógico com professores e supervisores da rede de ensino municipal. Até o dia 30 serão desenvolvidos atividades de literatura nos bairros e comunidades, oficinas pedagógicas com professores, e roda das letras, contação de histórias e minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”.

Programação

29/04 – Terça-feira:

8h – 10h30: Literatura que encanta em cada canto

Atividades de mediação literária casa à casa nas seguintes comunidades/bairros: Nova Descoberta; Tabuleiro Alto; Língua de Vaca; Arapuá; Ilha Grande; Japiaçu; Picada; Pedrinhas; Luzeiro; Pataxó; e centro comercial e econômico da cidade.

14h – 17h: Oficinas pedagógicas em Leitura Literária e Educação na II Jornada Paulo Freire do Vale do Açu (UERN/Campus Assu)

30/04 – Quarta-feira:

8h – Roda das Letras (DaluzinhaAvlis e Djairo Alves)

Contação de histórias

Local: Caraibeira

Escolas convidadas: Nova Descoberta, Tabuleiro Alto, Língua de Vaca, Arapuá, Ilha Grande e Ovídio Montenegro.

14h – 17h: Minicurso “Poesia, Infância e Alteridade: a literatura infantil e seu papel formador”.

Local: Câmara Municipal de Ipanguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário