terça-feira, 22 de abril de 2014

CENÁRIO HUMANO DO ASSÚ

JOÃO COSME: 
HOMEM DE FÉ E BONDADE
Um homem simples, de bom coração, humilde e de fé é João Cosme (foto). Querido por todos na Paróquia de São João batista do Assú, tem serviços prestados em nossa cidade desde 1969. Seu João, já foi agricultor, seringueiro e na igreja foi catequista em diversas comunidades. Leigo sempre disposto a servir, só parou de atuar quando a velhice chegou, levando consigo a disposição que tinha para levar a mensagem do evangelho para aqueles que mais necessitavam.

João Cosme nasceu em Jucurutu em 02 de fevereiro de 1921, de família simples, desde muito cedo teve que trabalhar na roça para ajudar os pais no sustento da família, por isso estudou somente até a quarta série do ensino fundamental. Adulto, passando por dificuldades teve que viajar para o Amazonas, onde trabalhou no seringal, como soldado da borracha. Nessa época conheceu os padres Redentoristas que faziam missões no Amazonas, e com eles aprendeu um pouco mais de gramática e recebeu formação para celebrar a palavra e ensinar catecismo.

Após 8 anos, seu João volta para o nordeste depois de passar novamente por momentos difíceis e por um grave problema de saúde nos pulmões. Curado e mais uma vez precisando trabalhar, passou por São Rafael, Jucurutu e finalmente chegou à Assú. Aqui chegando para trabalhar em 1969, o agricultor nômade com os frutos do seu esforço compra um pequeno pedaço de terra, aonde hoje é seu endereço em nossa cidade.

Seu João Cosme atuou em nossa paróquia como catequista no bairro Vertentes, onde também foi voluntário na reconstrução da capela; no bairro São João e na comunidade de Bonita. Participou da Pastoral da Criança, pastoral da Saúde, onde produzia remédios caseiros; foi missionário, participando de missões populares em diversas comunidades e ainda participa do Terço dos Homens.

Hoje com 93 anos, João Cosme já não tem mais a força que tinha para fazer o que gostava ‘anunciar o evangelho’, mas é um exemplo para os devotos de São João Batista, uma pessoa admirável que durante a visita do Bispo Dom Mariano Manzana à nossa paróquia, em março de 2013, foi bem citado em todos os bairros e comunidades rurais.
Fonte: Jornal Precursor – Ano I – nº 03 – Abril/2014 - Paróquia de Assú/RN.
ATRAVÉS DESTE ESPAÇO PARABENIZAMOS SEU JOÃO COSME PELA SUA DEDICAÇÃO E AMOR AOS SERVIÇOS DA IGREJA, PELA SIMPLICIDADE COMO PESSOA HUMANA... UM CENÁRIO HUMANO DO ASSU.

QUE DEUS – NOSSO PROTETOR - POSSA RETRIBUIR SEUS PRÉSTIMOS COM MUITOS ANOS DE VIDA GOZANDO DE PLENA SAÚDE. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário