domingo, 16 de março de 2014

REVENDO A HISTÓRIA

Em 15 de março de 1852, Mossoró se desvinculou de Assú. 
Mossoró celebra hoje, 15 de março, 162 anos de emancipação política. Data que pela primeira vez é comemorada corretamente, já que nos últimos anos o aniversário da cidade vinha sendo festejado no dia 9 de novembro, em virtude do Projeto de Lei nº 2009/2004, de autoria do ex-vereador Júnior Escócia.

"O que aconteceu em 9 de novembro de 1870 foi a elevação da vila de Mossoró ao predicamento de cidade, conforme consta na Lei nº 620 da mesma data. Isso poderia ser chamado, se muito, de emancipação econômica. Em 15 de março de 1852, o povoado de Santa Luzia de Mossoró eleva-se à condição de vila". 

"A medida estabeleceu a criação da Câmara Municipal, fazendo a vila se desvincular politicamente de Assú, a quem sempre pertencera, formando assim um novo município", explica o historiador Geraldo Maia.

A celebração da emancipação política de Mossoró na data correta é resultado de projeto de lei do vereador Genivan Vale, sancionado em 2013 pelo Poder Executivo, instituindo, inclusive, o 15 de março como ponto facultativo nas repartições públicas municipais. 
O Mossoroense. Postado por Toni Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário